betano
    Nacional leva a melhor contra o Santa Clara

    Eficácia e consistência no tira-teimas insular

    Após tantos jogos onde criou muito mais do que marcou, o Nacional foi mais cínico e concretizador, na décima jornada da Liga Portugal Betclic - a vítima foi o Santa Clara. O conjunto madeirense, desta forma, saiu por cima no clássico entre arquipélagos (2-0).

    Depois dos desaires na Taça da Liga - na casa dos dois maiores da capital -, Nacional e Santa Clara, com lutas diferentes pela frente, voltaram a virar o foco para o campeonato.

    Taxas de acerto contrastantes

    Na Choupana, foram os açorianos a entrar melhor. Gabriel Silva entrou a todo o gás, umas rotações acima dos defesas contrários. Chegou com facilidade à área contrária, mas sem criar ocasiões concretas.

    Se, de um lado, o grande problema era criar ocasiões, do outro não houve dificuldade em finalizá-las. Em duas incursões à área açoriana, os madeirenses marcaram dois golos.

    Um cruzamento antecipado de Garcia viajou com precisão até à cabeça de Isaac Tomich. Aí, à entrada da pequena área, o jovem avançado brasileiro cabeceou - belo gesto técnico - para o primeiro. Sem grandes esforços, o segundo surgiu pouco depois, com naturalidade. O aniversariante Adriano Firmino esticou o braço e, na área, de forma displicente, tocou com a mão na bola. Grande penalidade convertida com sucesso por Rúben Macedo.

    O Santa Clara tentou reverter a marcha, mas sem sucesso. Gabriel Silva ainda insistiu - dispôs da melhor ocasião visitante; obrigou Lucas França a uma enorme defesa -, mas pouco havia a fazer face ao primeiro tempo desinspirado e pouco confiante. Aproveitou o Nacional, que ainda ameaçou o terceiro antes do descanso.

    Inglório esforço

    O regresso aos balneários fez bem à formação de Ponta Delgada. No recomeço do encontro, as vontades ficaram bem visíveis: reduzir a desvantagem e segurar o 2-0. Por isso, o Santa Clara teve mais bola e rondou a área adversária -  Gabriel Silva, adivinhe-se, foi sempre o mais ativo e perigoso.

    Ainda assim, a dificuldade açoriana em criar oportunidades claras persistiu. A segunda parte - bem mais faltosa e amarelada -, com o passar do tempo, só comprovou que esta não era a noite do Santa Clara. Em contrapartida, aproveitou o Nacional, que ainda conseguiu sair com perigo para o ataque em duas ocasiões.

    Com esta vitória, o Nacional foge da zona de descida e sobe ao ao 15º lugar. O Santa Clara desce até ao sexto lugar.

    jogos em destaque

    U Segunda, 04 Novembro 2024 - 20:15
    Estádio da Madeira
    Fábio Veríssimo
    2-0
    Isaac Tomich 9'
    Rúben Macedo 13' (g.p.)

    ESTÁDIO

    Estádio da Madeira
    Estádio da Madeira
    Portugal
    Choupana - Funchal
    Lotação5 200
    Medidas105 x 68
    Inauguração1998
    Positivo
    Atirar a contar
    Atirar a contar
    Destaque positivo para a taxa de acerto do Nacional. Soube aproveitar o melhor período que teve na partida - logo depois da boa entrada açoriana - e isso foi o suficiente para saltar para a frente do marcador e, posteriormente, vencer a partida.
    Negativo
    Pouco mais que um
    Pouco mais que um
    Sobretudo na primeira parte, Gabriel Silva esteve praticamente abandonado no processo ofensivo do Santa Clara. Bem tentou remar contra a maré, mas sozinho era mais complicado. Precisava de apoio, algo que não teve esta noite.
    Forma
    Nacional
    2024/2025
    11J
    2V
    2E
    7D
    8-18G
    Santa Clara
    2024/2025
    12J
    7V
    0E
    5D
    14-15G
    O Árbitro
    O árbitro Fábio Veríssimo esteve de mão leve. Mostrou vários cartões amarelos durante o encontro; contudo, tirando os exibidos por protestos, todos os amarelos foram percetíveis. Portanto, apesar de parar muito o jogo, não sai da Madeira com uma nota negativa.
    Sondagem

    RESULTADO SONDAGEM

    NACIONAL
    EMPATE
    SANTA CLARA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Las
    2024-11-05 14h13m por CDN_Mike
    O Carlos Daniel não sei, mas o Danilovic recebe de certeza. O Witi de certeza que recebe muito bem também ou não largava o conforto de jogar em Portugal. O Gustavo e o Chuchu, também de certeza que recebem mais e o Vitória é um projeto mais aliciante.

    Não deixa de ser verdade que o Rui Alves é um agarrado ao dinheiro, mas duvido que pudesse fazer algo contra a vontade desses jogadores
    auribrancos
    2024-11-05 13h07m por CDN_Mike
    Estava a falar do ataque, porque o meio-campo conseguimos colmatar bem as saídas com matheus dias no lugar do danilovic e o penha no lugar do carlos daniel (que não era titular em todos os jogos). O ataque é que é miserável.

    A situação do Danilovic tem muito que se diga, pelo que sei o Nacional ofereceu contrato mas apareceu o kaiserslautern, algo não correu bem por lá e quando voltou o Nacional já tinha matheus dias e somaré. Penso que ofereceu contrato na mesma mas aparece...ler comentário completo »
    CDN_Mike
    2024-11-05 13h01m por Las
    E os mancos que compraram são assim tão mais baratos?

    Os jogadores que foram para o Marítimo recebem mais do que se tivessem ficado no Nacional? E aquele tipo africano que estava aí há séculos e foi de repente para a arábia?

    A ideia que passa é que o Alves quer comprar barato, pagar pouco e vender por muito. Já deu no passado mas agora. . . vamos lá ver. . .
    AU
    CDN
    2024-11-05 11h51m por auribrancos
    O Marítimo é das Arabias? Perderam dois dos melhores para lá, Carlos Daniel e Danilovic

    O Danilovic até quis voltar da Alemanha, mas li que vocês já não o quiseram por orgulho (não sei se é verdade) então ele como queria ficar na Madeira foi para o Maritimo
    Las
    2024-11-05 10h18m por CDN_Mike
    É difícil aguentar jogadores na equipa quando estão por empréstimo ou em final de contrato, especialmente quando aparece um Vitória ou um clube das Arábias a oferecer propostas. . .
    Nacional
    2024-11-05 01h34m por moumu
    Vitória muito suadada pelos adeptos, quiça como dizem abaixo o plantel precise de uns ajustes em Janeiro mas para já não se tem safado mal contra equipas do seu campeonato.
    Bom resultado
    2024-11-05 00h07m por Las
    Fico contente pelo Nacional, já estava a precisar desta vitória há tempos e é um digno representante da Madeira.

    Só não percebo como é possível terem despachado/deixado sair quase todos os jogadores do MEiO campo para a frente que ajudaram a subir à primeira divisão e agora jogam uma batelada de marretas!

    O treinador até pode ter uma boa ideia de jogo e os atletas querem muito mas o Rui Alves já gerou melhor os plantéis!!!
    auribrancos
    2024-11-04 22h59m por CDN_Mike
    O Butzke só serve para ganhar bolas aéreas, o Tiago Reis nem isso e o Dyego Sousa é o eterno lesionado. . . Só sobra o Isaac que mesmo falhando de baliza aberta no final da primeira parte, é o melhor. Extremos, só para termos noção da falta de qualidade, o Ruben Macedo é titular, onde na época passada ficava no banco. É preciso urgentemente de reforços mais capazes no ataque quando Janeiro chegar.

    Também tinhamos oportunidade contra Estoril, Arouca e Casa Pia, no fim vai depender da nossa finalização.
    AU
    CDN_Mike
    2024-11-04 22h41m por auribrancos
    Já precisavam. É que até jogavam bom futebol, mas os vossos avançados são simplesmente muito maus. O Butzke é um grande tosco e o Tomich jesus, com 20 anos consegue ser melhorzinho mas não muito, vale a idade. E extremos muito fracos a servi-los

    Vale o bom meio campo

    Têm agora uma oportunidade de fazer 6 pontos e respirar melhor. Estrela que está numa fase má, e depois Boavista que é o osso que todos querem roer, mas que às vezes é duro (mas bem explorado chegam lá)
    Santa clara
    2024-11-04 22h36m por VerdeRubroCSM
    Equipa sensação da prova subiu à cabeça de alguns jogadores. 3 pontos oferecidos na choupana
    Finalmente
    2024-11-04 22h28m por CDN_Mike
    Uma vitória que nos escapa há muito e jogando pior que noutros jogos, mas o que importa são os 3 pontos que nos vão ajudar para a próxima jornada. Vamos equipa, rumo à manutenção!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ruben Amorim aborda mercado: «Há muito para fazer antes de pensar em comprar e vender»
    Futebol Inglês
    Técnico mostra-se focado no preste
    Têm sido constantes as notícias que ligam o Manchester United, de Ruben Amorim, a uma ida forte ao mercado em janeiro, m as o técnico português destacou que há muito ...