placardpt
Estrela perde por 1-4 na receção ao Arouca

E vão quatro na baliza amaldiçoada

No primeiro confronto de sempre entre Estrela da Amadora e FC Arouca, foram os visitantes que conseguiram dar continuidade ao seu bom momento na Primeira Liga. A turma de Daniel Sousa correu atrás do prejuízo e conseguiu levar os três pontos com mais uma vitória gorda (1-4), para juntar às que tem conseguido recentemente.

Para a equipa da casa, que até esteve na frente do marcador durante largos minutos, este é mais um capítulo da cada vez mais evidente maldição que se vive na baliza. A expulsão de Dida levou a formação tricolor a apostar na sua quarta opção para a posição de guarda-redes, num batismo que ficou diretamente ligado ao resultado final.

Estrela na frente, à capitão!

Por falar em inédito, o Estrela da Amadora não precisou de muito tempo para se colocar em vantagem e foi uma estreia absoluta a marcar no principal escalão do futebol português. Kialonda Gaspar, capitão e referência nesta formação tricolor, regressou ao onze após cumprir suspensão e deixou a sua marca ao 11º minuto do jogo, com uma cabeçada fulminante em resposta ao canto de Jean Felipe.

Regressou ao onze e estreou-se a marcar @Kapta+
A outra novidade no onze de Sérgio Viera foi André Luiz e o jovem ponta de lança emprestado pelo Flamengo também tentou deixar a sua marca. Já tinha sido o autor da primeira grande ocasião, ainda com o marcador vazio, e foi ele que tentou duplicar a vantagem caseira ao 31º minuto, terminando uma boa iniciativa individual com um remate por cima.

Do outro lado, o tridente ofensivo espanhol tentou, com a ajuda constante de Sylla, chegar a um golo que permitisse dar continuidade à boa série de resultados. Cristo González e Rafa Mujica procuraram a sua sorte com remates ambiciosos, antes de Jason se aproximar ainda mais, com um potente pontapé que acabou cuspido pela trave.

O crescimento do Arouca era evidente e começava a assustar os adeptos da casa, mesmo que isso não transparecesse nos constantes cânticos. Depois do pontapé ao ferro, a formação de Daniel Sousa não abrandou e chegou a colocar a bola dentro da baliza, num lance anulado porque Rafa Mujica, autor do golo, fez falta sobre Dida.

Mujica e Sylla, parceria importante na vitória do Arouca @Kapta+

Deu Arouca, com uma mão de Cambila

A primeira parte não foi amiga para o ponta de lança arouquense, que só recolheu ao balneário depois de ter visto Shinga negar-lhe mais uma ocasião flagrante com um corte decisivo, mas a baliza oposta trouxe sorte maior... Aos 47 minutos, a abrir o segundo tempo, Mujica finalizou o passe de Tiago Esgaio e pôde, por fim, celebrar o empate.

Expulsão foi momento decisivo @Kapta+
Havia, ainda assim, trabalho pela frente, já que a divisão de pontos se provava insatisfatória para ambos os grupos de jogadores. O Estrela tentou recolocar-se no caminho da vitória, mas acabou traído pela expulsão de Dida - guarda-redes recentemente destacado pelo zerozero -, que viu o vermelho direto após um infantil contacto com Mujica.

Foi um adensar da crise na baliza tricolor, que teve de ser entregue a um estreante de 21 anos. Edmilson Cambila foi lançado para o relvado e o batismo foi consumado com a defesa da grande penalidade, mas o que parecia ser uma noite de sonho acabou por se tornar num pesadelo para o guarda-redes angolano...

Um, dois três... Apesar do penálti defendido, a quarta opção do Estrela para a posição provou que a Primeira Liga ainda é um patamar demasiado elevado para si, e acabou por sofrer três golos, ficando mal na fotografia de cada um deles. Jason, Javi Montero e Bukia trataram de transformar a noite num 1-4 favorável ao Arouca.

Para encerrar o duelo desta quinta-feira, houve outro guarda-redes em evidência. Arruabarrena, da equipa visitante, esteve no centro de uma confusão que acabou por envolver vários jogadores e elementos das equipas técnicas.

jogos históricos
U Quinta, 28 Dezembro 2023 - 20:15
Estádio José Gomes
João Pinheiro
1-4
Kialonda Gaspar 11'
Rafa Mujica 47'
Jason Remeseiro 77'
Javi Montero 80'
André Bukia 90'

ESTÁDIO

Estádio José Gomes
Lotação9 800
Medidas105x68
Inauguração1957
Lances Capitais
11´
GOLO Est. Amadora!
Kialonda Gaspar marca
Kialonda Gaspar marca o seu 1º golo na prova (14 jogos)
38´
GOLO INVALIDADO FC Arouca
Rafa Mujica atira de cabeça para o golo, mas faz falta inequívoca sobre Dida e o golo é anulado
47´
GOLO FC Arouca!
Rafa Mujica marca
Rafa Mujica marca o seu 8º golo na prova (15 jogos)
71´
Cartão vermelho para Dida (Est. Amadora) Dida vê o seu 1º vermelho na prova (5 jogos)
75´
Cristo González (FC Arouca) falha a grande penalidade! Acabadinho de entrar na partida após expulsão de Dida, o jovem guardião angolano brilha e mantém o empate na partida
77´
GOLO FC Arouca!
Jason Remeseiro marca
Jason Remeseiro marca o seu 3º golo na prova (15 jogos)
80´
GOLO FC Arouca!
Javi Montero marca
Javi Montero marca o seu 1º golo na prova (12 jogos)
90´
+1
GOLO FC Arouca!
André Bukia marca
André Bukia marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
Positivo
Reação do Arouca

Após uma etapa inicial onde não foi capaz de desbaratar a organização tricolor, o Arouca reentrou de forma astuta e eficaz no segundo tempo. O empate na primeira jogada dos 45' complementares ajudou á reação, mas há que dar mérito à forma como os pupilos de Daniel Sousa soube aproveitar os momentos que a partida lhes ofereceu, nomeadamente, a expulsão de Dida.

Negativo
Redes sem guarda

A meio de uma autêntica razia de opções na baliza, o Estrela sofreu mais um revés e este teve culpa de Dida. A agressão a Rafa Mujica deixou os tricolores reduzidos a dez unidades e expôs o jovem que o rendeu, Edmilson, lançado de forma inesperada ao assédio final do Arouca, também ficou ligado ao resultado final.

Forma
Est. Amadora
2023/2024
18J
5V
4E
9D
19-27G
FC Arouca
2023/2024
22J
8V
5E
9D
34-30G
O Árbitro

A deixar a partida correr de forma a que o ritmo não quebrasse, João Pinheiro teve nos 20' finais a decisão mais importante ao decidir expulsar Dida, o que, na nossa análise, foi a decisão mais adequada.

Fotografias(21)

Liga Portugal Betclic: CF Estrela da Amadora x FC Arouca
Liga Portugal Betclic: CF Estrela da Amadora x FC Arouca
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
EST. AMADORA
EMPATE
FC AROUCA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Aroucafan
2023-12-30 04h41m por mundial200
A partir de usarem o ano de opção, que presumo que seja do clube, que acho que só na NBA é que os jogadores também direito de ter anos de opção
AR
rayman
2023-12-29 15h10m por Aroucafan
Estás enganado. O Mújica tem contrato até Junho 2025.
TI
Daniel Sousa
2023-12-29 14h36m por tink
Acredito que será o próximo treinador português a treinar um grande. Este Arouca tem um plantel tremendo e bem orientado ficará entre o 6o e o 9o. O Estoril também está a crescer para essa luta.
Aroucafan
2023-12-29 13h51m por rayman
O Mujica acaba contrato no fim da época. Ou sai agora ou o Arouca perde um dos melhores ativos a custo 0. O meu palpite é que vai para Braga como opção para a saída do Abel ou do Banza.
No entanto não me importava nada que viesse para Guimarães em Janeiro xD O ataque do Vitória precisa de reforços e o Rafa era soberbo.
Platinum_Return s
2023-12-29 13h30m por redlegion
Exatamente. E digo que agressões gratuitas como a de ontem deviam valer 10 jogos de suspensão.
AR
FC Arouca
2023-12-29 12h32m por Aroucafan
Algumas infos sobre o mercado do FCA.

Hamache é mesmo reforço. Vem colmatar a lesão grave do Mateus Quaresma.
Arouca está a tentar o regresso do João Basso, negócio é dificil, vamos ver o que é possível fazer.

Existem propostas para as saídas de Mújica e Sylla, mas o objetivo é segurar até ao final da época.
simao57
2023-12-29 11h54m por redlegion
Então o Dida agride um adversário quando simplesmente se podia desviar dele e "a expulsão é muito muito forçada"? As coisas que se dizem para justificar o injustificável. . .
Arbitragem
2023-12-29 10h59m por simao57
O erro faz parte de qualquer profissão, o problema é que os arbitros não são penalizados pelos erros que cometem. O que vai acontecer é que para a semana em vez de apitar na primeira liga, vai o fazer na Grécia ou na Segunda Liga e ganha só menos um bocadinho.

João Pinheiro é um bom arbitro mas neste jogo esteve mal, a expulsão é muito muito forçada e minutos antes marca um fora-de-jogo contra o Estrela que na sequencia da penalty mas a bola veio da cabeça do Esgaio.
Arouca
2023-12-29 04h10m por moumu
Bom trabalho de Daniel Sousa, ontem viu o trabalho facilitado pela expulsão depois de um a agressão ridicula de Dida que deitou tudo a perder!
Arouca
2023-12-29 00h15m por Bluething
Quem o viu e quem o vê!
Ainda perdia quando apostei comigo mesmo, que menos de 3 seria derrota.
A forma desenvolta, elástica, e os passes precisos, que são o pão do futebol, regressaram ao Arouca com este jovem treinador.
Já o Estrela, por absurdo que pareça, fez-me lembrar o FC Porto.
Cortes atabalhoado, jogadores amontoados e sobretudo um futebol sem carisma, sem nexo e com muita correria, como se os jogadores fossem atletas e não futebolistas.
...ler comentário completo »
Arouca
2023-12-29 00h00m por ricardocunha251
A provar que o ex treinador é fraco! Com uma equipa destas perdeu muitos pontos desnecessários.
AR
FC Arouca
2023-12-28 22h55m por Aroucafan
Mais uma grande vitória. Vão ter de levar connosco mais uma época pelo menos na 1º Liga.

Rafa Mújica, que craque.

O Daniel Ramos ia levar-nos ao abismo com este plantel, surreal. . .

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Inglês
Técnico tem contrato até 2025
Assegurada a conquista do tetracampeonato, ao serviço do Manchester City, Pep Guardiola abriu o jogo quanto à sua continuidade em Manchester e fez uma revelação: ...