placardpt
Portistas derrotam o Casa Pia

Dragão quer livrar-se da doença

Há duas formas de encarar uma doença: ou se sucumbe, por entre lamentos e desesperos, ou se reage e, na fraqueza, se responde com atitude. O FC Porto ainda está doente, com sintomas que não são de agora e que explicam muito do que foi a temporada, mas há algo inegociável na postura de Sérgio Conceição e dos seus: cerrar o punho e enfrentar a doença de frente. Depois de três jornadas sem ganhar, os portistas já tinham apresentado melhorias na passagem à final da Taça, a meio da semana, e agora voltaram a fazê-lo, com um triunfo por 1-2 em Rio Maior.

Sofreram novamente e tiveram de contar com Cláudio Ramos para, qual médico de reserva (o residente Diogo Costa ainda permanece no boletim clínico), manter as pulsações regulares. Mesmo com suores frios, uma temperatura mais regular e uma boa injeção na luta pelo 3.º lugar. Isto no último jogo antes de uma decisão vital para o clube, no sufrágio do próximo sábado. Seja continuidade, seja mudança, o dragão precisa de estabilidade para que a saúde seja outra.

Até quando parece saudável

Galeno abriu o ativo @Kapta+
Alguns estariam em dúvida, diminuídos fisicamente, mas foram para jogo. Aparentaram estar bem melhor do que se podia prever, sobretudo Francisco Conceição, um dos maiores agitadores da primeira parte portista. E foi precisamente pela asa direita que o dragão mostrou saúde futebolística, com o precioso auxílio que Pepê ali emprestou sempre que pôde descair para a sua zona mais habitual. Cerca de meia hora de muito bom nível, com oportunidades, bola na trave e um golo justo.

Outros estariam em aparente melhoria, mas com um défice que já parece crónico, antes da saída final. Taremi, a poder aproveitar a ausência do castigado Evanilson, demorou bastante a conseguir-se ligar a equipa e, estranhamente, pareceu muito mais distante dos companheiros do que a proximidade geográfica de uma equipa posicionada no meio-campo contrário poderia sugerir.

Por fim, os que não acertam com os medicamentos e permitem que o corpo do dragão continue sem qualquer imunidade, à mercê das flechas que lhes podem desferir. Tão distante da solidez de outras épocas, o setor defensivo voltou a ser permeável e, no contexto aparentemente mais favorável do jogo, expôs-se a um Casa Pia que não descurou a possibilidade de ainda evitar a derrota na ida para o intervalo.

Nuno Moreira empatou o jogo @Kapta+
Não só o conseguiu, por Nuno Moreira, como se atreveu a dar a volta ainda nesse período. Experimentou o FC Porto um novo antídoto, chamado Cláudio Ramos, rapidamente destacado na taxa de eficácia com várias grandes intervenções que disfarçaram o vírus contagiante dos erros defensivos, pelo qual Otávio se mostrou contagiado.

Mesmo quando Nico González descobriu uma vitamina revigorante, num excelente pontapé, para que a equipa se voltasse a colocar em vantagem, a intranquilidade não desapareceu na equipa de Sérgio Conceição.

Também por mérito do Casa Pia, destemido e corajoso na vontade de ombrear com uma das equipas mais fortes do campeonato, ainda que em clara instabilidade. Gonçalo Santos rapidamente afastou o vírus da descida e, agora, pode valorizar os jogadores com posturas que também valorizam o espetáculo.

Na valorização dos pontos, que ainda é o melhor antídoto no futebol para as crises, o dragão levou a melhor.

U Domingo, 21 Abril 2024 - 18:00
Estádio Municipal de Rio Maior
Manuel Oliveira
1-2
Nuno Moreira 37'
Wenderson Galeno 31'
Nico González 56'
Estádio Municipal de Rio Maior
Lotação12 000
Medidas105x68
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 30
A Chave

Segurar o empate: parece estranho dizê-lo numa primeira parte dominada pelo FC Porto, mas os últimos minutos, já com 1-1 no marcador, foram de aperto para os dragões e valeram as importantes defesas de Cláudio Ramos. Ir para o intervalo a perder seria terrível.

O Árbitro

Arbitragem com alguns lances de dúvida. Na primeira parte, apitou falta portista sobre Neto num lance em que não parece ter havido (e os dragões ficariam em ótima posição para marcar). No segundo tempo, dois lances na área portista, primeiro num pisão de Wendell (a bola ainda não estava em movimento), depois numa saída de Cláudio Ramos, a acabar. Em ambos, Manuel Oliveira decidiu bem ao não marcar penálti.

O Melhor
Dinamismo à direita

Baixou com a saída de João Mário e o recuo de Pepê, mas merece referência pela boa primeira parte que o FC Porto fez pelo lado direito. Francisco Conceição, aparentemente curado, entendeu-se muito bem com Pepê e ambos criaram enormes dificuldades a Lelo e companhia.

O Pior
Estabilidade defensiva

Cláudio Ramos mostrou ser bastante útil à equipa, mas não apaga o facto de ter sido dado espaço de sobra ao adversário para os contra-ataques. Otávio não esteve bem e os laterais também foram permeáveis.

Forma
Casa Pia AC
2023/2024
36J
12V
10E
14D
39-45G
FC Porto
2023/2024
47J
31V
5E
11D
90-41G
Sabia que...by playmaker stats
FC Porto continua invicto frente ao Casa Pia: 9 jogos, 8 vitórias e um empate
FC Porto volta às vitórias no campeonato, depois de 3 sem jogos sem triunfos na prova (1E 2D)
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
CASA PIA AC
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
MA
Penalti
2024-04-22 11h55m por malaguetapura
Ahah, se aquilo é penálti, temos 100 penáltis num jogo. Só mesmo fanáticos, e alguns jornalistas, é que podem sequer falar nesse lance. Um lance que em Inglaterra nem sequer seria comentado, porque é um lance normal de contacto num jogo, como outros 100 ou 200. Simplesmente ridículo. . . ao que chegou o jornalixo em Portugal.
Platinum
2024-04-22 11h39m por JAM79
Aquele penaltie??? Queres dizer Aquele lance, se aquilo era penaltie, o lance do Nanu à uns anos atrás dava pena de morte!
Quanto ao João Mário, vejo aqui muitas críticas, mas é o melhor que temos, e na minha opinião dos que mais tem crescido, Wendell e Varela estão rebentados, Galenos vai pelo mesmo caminho, F. Conceição quando aprender a soltar a bola vai ser um excelente jogador, lá está, se alguma vez aprender. . . Cláudio Ramos muito mal batido no golo do Casa pia, bom jogo de resto.
FC
Porto
2024-04-22 09h38m por Fcpflaw2506
Já fizemos jogos piores, mas teimamos em desperdiçar oportunidades em superioridade no contra ataque ou mesmo quando estamos sobre o meio campo adversário. Nota-se que a confiança não é a melhor, a equipa está a acusar o desgaste e mesmo não tendo grandes soluções é preciso mexer mais cedo quando se vê a equipa a ficar sem fôlego para disputar bolas. No próximo jogo contra o Sporting não há que ter medo de assumir que não somos favoritos e jogar mais na expectativa, até porque aí é quando s...ler comentário completo »
FCP
2024-04-22 05h51m por moumu
Boa vitória fora num campo dificil em principio ficam pelo 3º lugar sem problemas, vamos ver como correm as eleições e o defeso que é necessário reforçar a equipa.
HA
Qualidade
2024-04-22 00h15m por Halibut
Na próxima época temos que reforçar a defesa fraquinha que temos, até nem sequer renovava com Pepe mas acredito que ele ainda vá renovar e sendo assim no máximo seria para o banco, é preciso sangue novo, o Wendell não é mau jogador mas precisamos melhor e para mim vendíamos Zaidu, devíamos contratar um lateral esquerdo de grande qualidade e que acima de tudo saiba defender bem, o mesmo para a direita, vendia o João Mário e vinha um lateral direito com Martim ou Rodrigo Pinheiro a subirem, ...ler comentário completo »
CO
Não se esqueçam
2024-04-22 00h04m por ColorBlue
Os jornalistas do ZZ são "portistas" segundo os iluminados cá do burgo.
Se são, sobrecompensam bastante. Irra.

Enfim.
ZeroZero
2024-04-21 22h03m por Sir_jaof
Já percebemos que não houve dúvidas foi quando Taremi recentemente, com o Vitória, vai a uma disputa de bola com Varela, ambos fazem o mesmo movimento, mesma posição do corpo. . .
. . . A diferença, é que Taremi foi o único que jogou a bola, e Ramos também, ou seja, se jogador do FCP jogar a bola fica a dúvida se faz falta, já quem não joga, não importa.

Esclarecido da vossa capacidade de análise.
Zerozero
2024-04-21 21h30m por davidesantos321
Benefícios de duvida muito estranhos. Sim senhora. O Benefício de dúvida era não ter apitado antes. O Benefício de dúvida foi ter acertado nos lances do wendell e do Cláudio ramos. Que imParcialidade toTal.
Conceição ball
2024-04-21 20h44m por A_Drifter
O Francisco a fazer 30 mil rotundas a ele próprio aos companheiros, 20 remates sem angulo contra os adversários, Cruzamentos que nem para a área vão.
Taremi é um fantasma autêntico, não se vê o homem a fazer impacto no jogo literalmente.
A que minuto saem ? A 5m dos descontos.
FC
zerozero
2024-04-21 20h32m por Fcpflaw2506
A vossa parcialidade a comentar arbitragens é de rir! No lance do Wendell, a jogada nem começou e no lance do Cláudio Ramos é notório que ele joga a bola havendo depois o contacto! Mais duvidoso é a falta assinalada do Nico e o árbitro interrompe logo a jogada quando o Pepê ficou cara a cara com o Gk do Casa pia, não seguiu o protocolo!
Já agora
2024-04-21 20h26m por Blueonblue
a apreciação ao árbitro nesta crónica é de uma parcialidade gritante!

Para o Zerozero, há duvidas no lance? Dediquem-se ao xadrês!
ER
Zerozero
2024-04-21 20h24m por eric7hag
Duvida no ultimo lance ?
Lembro-me da analise ao lance do nanu há uns anos e comparado com esta análse é só giro.
Mais um jogo fraco
2024-04-21 20h23m por OJaime_Pacheco
Mas 3 pontos importantes na luta pelo terceiro lugar.
Caso o Vitória hoje perca então está basicamente arrumado dessa luta e fica só Porto e Braga na corrida.
Próximo jogo quero ver o grande AVB no lugar seu por direito.
[. . . ] !
2024-04-21 20h23m por Blueonblue
estes jogadores brasileiros, sem qualidade nenhuma a não ser a palhaçada, estragam o futebol português.

O lance limpo e normal entre o Cláudio Ramos e o dito cujo, é digno de figurar no livro da piores simulações que o futebol já viu.

Pior, pior, só mesmo a daquele jogador brasileiro do Palmeiras, na final da Libertadores, quando o árbitro lhe dá uma palmadinha nas costas e o fulano atira-se para o chão aos berros como se tivesse sido agredido!!!
ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Mercado
Lateral em final de contrato
Depois de três temporadas de dragão ao peito, o lateral esquerdo português João Mendes está de saída do FC Porto e tem muito mercado interessado em adquirir os ...