O Sporting confirmou, esta quinta-feira, o favoritismo frente à AD Fundão e garantiu o passaporte para as meias-finais da Taça da Liga. Na Póvoa de Varzim, os leões venceram por 4-1 e colocaram-se mais perto de poder voltar à final de uma prova que já conquistaram por quatro vezes.
A equipa de Nuno Dias praticamente resolveu a questão na primeira parte, com um brilharete do fixo Tomás Paçó. O camisola 4 esteve diretamente ligado aos três golos conseguidos pelo leão na etapa inaugural e encheu a quadra com mais uma grande exibição.
Domínio quase total
O Sporting foi sempre a equipa com maior iniciativa ao longo dos primeiros 20 minutos, mas precisou de algum tempo para desfazer o nulo. Só aos dez minutos, numa falta cometida pelo guarda-redes Obina e que lhe valeu o cartão amarelo, é que os sportinguistas puderam festejar pela primeira vez. Alex Merlim tocou curto para o lado esquerdo e Tomás Paçó, sem oposição, rematou cruzado para o golo.
Apesar da vantagem, o campeão nacional não parou de procurar dilatar a diferença e continuou a dispor dos melhores lances. Aos 16', a equipa da Beira Baixa deu sinal de vida no último terço e Henrique Rafagnin teve que travar Mário Freitas por duas vezes. Na resposta, Obina fez uma grande defesa para negar o golo a Tomás Paçó, mas o fixo insistiu no minuto seguinte e chegou ao bis num grande lance individual.
A fechar a primeira parte, o suporte de vídeo voltou a ser decisivo. O Sporting pediu a verificação de um lance entre Obina e Tatinho, queixando-se de um corte com o braço do guarda-redes fora da área, e a equipa de arbitragem teve a mesma interpretação. Obina viu o cartão vermelho direto e o Sporting ainda teve tempo de aproveitar a superioridade numérica para chegar ao 3-0 antes do intervalo. A assistência foi de Tomás Paçó e Zicky Té, ao segundo poste, só teve de encostar.
Gerir até final
A segunda parte trouxe um Sporting em ritmo de gestão, mas ainda assim por cima no encontro. Os verde e brancos tiveram algumas ocasiões para chegar ao 4-0, inclusive pelo reforço Tatinho, que desenhou um grande lance individual, mas falhou a finalização.
Do outro lado, foi também por via do individual que a AD Fundão tentou reentrar na discussão. Lucas Rocha fez tudo sozinho e fez tudo bem, finalizando a jogada com um remate de pé direito, fora da área, que bateu Henrique Rafagnin. Contudo, a resposta leonina foi quase imediata e Alex Merlim, num lance caraterístico, fugiu da esquerda para dentro e rematou colocado para selar as contas.
Apurado para as meias-finais, o Sporting já sabe que vai ter um confronto de leões. A equipa de Nuno Dias vai medir forças com o Leões de Porto Salvo, que afastou o Caxinas.