Portugal goleou Coreia do Sul

Despedida de gala!

A seleção feminina nacional terminou em beleza esta janela internacional e, numa exibição de gala - especialmente na 1ª parte -, goleou a Coreia do Sul por 5-1. Nota muito positiva para as comandadas de Francisco Neto.

Depois da vitória por 3-1 sobre a Chéquia, a seleção feminina subia o nível dos jogos de preparação e defrontava a República da Coreia, no Estoril, e, como esperado, Francisco Neto promovia uma grande rotação no onze inicial, mantendo apenas quatro nomes - Telma Encarnação, Ana Seiça, Diana Gomes e Joana Marchão - face ao último jogo.

Que gala!

A vitória contra a Chéquia tinha convencido, mas Portugal sabia que esta Coreia do Sul era mais exigente e isso ficou bem patente nos primeiros minutos, perante a boa pressão alta das sul-coreanas, que ia dificultando a construção a partir de trás da turma portuguesa. Apesar disso, Portugal mostrou-se paciente, aguentou um par de sustos e criou vantagens no miolo, ao baixar Andreia Jacinto na construção, o que libertou as colegas mais adiantadas para ter bola.

Joana Marchão fez o 1-0 @FPF
Apesar disso, o golo inaugural caiu meio como que do céu, à passagem do minuto 18, quando Joana Marchão surpreendeu, rematou de muito longe e viu a guardiã Kim Jung-Mi ficar mal na fotografia e colocar autenticamente a bola dentro da baliza, quase em câmara lenta. Isto abriu o jogo, uma vez que as sul-coreanas se balancearam para a frente e deixaram de apostar tanto no jogo direto da capitã Kim Hye-ri e diagonais da jovem Casey Phair. Portugal aproveitou e, 20 minutos depois, Telma Encarnação, numa transição rápida - algo feliz, com a bola a desviar numa defesa, no remate -, fez o 2-0.

Este golo claramente deitou abaixo as sul-coreanas, que cada vez conseguiam esconder menos bem as suas claras fragilidades defensivas, principalmente na transição e compensação posicional. Portugal aproveitou e teve um final de 1ª parte fulminante. Aos 45', Jéssica Silva aproveitou uma perda de bola em zona proibida e serviu Andreia Faria - que até permitiu uma 1ª defesa - para o 3-0. Dois minutos depois, aos 45+2, Jéssica Silva e Andreia Jacinto fizeram uma bela combinação no corredor central e a avançada surgiu isolada na cara do golo, atirando para o 4-0. Portugal com uma 1ª parte de gala.

Segunda parte

Os números aparentavam que o jogo estava resolvido, mesmo com 45 minutos por jogar, mas a Coreia do Sul não baixou os braços e entrou forte na 2ª parte, com as entradas de Son Hwayeon e Chaerim Kang a trazerem mais presença na área e dinamismo lateral. Portugal, contudo, aguentou-se bem, percebeu que a pressão sul-coreana estava altíssima e soube explorar as costas da defesa, com um grande passe de Joana Marchão, aos 52', a desmarcar Jéssica Silva na cara da guardiã Kim Jung-mi. A jogadora do Benfica não tremeu e Portugal chegou à mão cheia de golos.

Portugal esteve sempre por cima @FPF
Este golo português claramente deitou a baixo a boa entrada sul-coreana e o jogo acalmou bruscamente, especialmente depois das comandadas de Francisco Neto perceberem a menor pressão e começarem a gerir bem a posse de bola e rimo a seu proveito. Perante isto, Francisco Neto começou a fazer a rotação esperada para um jogo destas características e promoveu mesmo a estreia oficial com a camisola das quinas da central Giovana Maia.

Apesar do ritmo já bem menos atrativo do jogo, a República da Coreia voltou a dar ares da sua graça e acelerou o jogo, o que causou, de certa forma, alguma surpresa à defensiva lusitana. Resultou claramente, visto que à passagem do minuto 80' a ala Lee Young-ju cruzou na direita em direção à baliza, Inês Pereira ficou mal na fotografia e defendeu para a frente, para o coração da área e Son Hwa-yeon só teve que encostara para o 5-1 final. Apesar disso, Portugal não manchou uma grande exibição, houve ainda espaço para a estreia de Sierra Cota-Yarde e terminou em beleza esta janela internacional.

jogos em destaque
U Terça, 27 Fevereiro 2024 - 18:15
Estádio António Coimbra da Mota
5-1
Joana Marchão 18'
Telma Encarnação 37'
Andreia Faria 45'
Jéssica Silva 45' 52'
Son Hwa-yeon 80'

ESTÁDIO

Estádio António Coimbra da Mota
Lotação8 000
Medidas105x68
Inauguração1939
Lances Capitais
18´
GOLO Portugal!
Joana Marchão marca
37´
GOLO Portugal!
Telma Encarnação marca
45´
GOLO Portugal!
Andreia Faria marca
45´
+2
GOLO Portugal!
Jéssica Silva marca
52´
GOLO Portugal!
Jéssica Silva marca
80´
GOLO República da Coreia!
Son Hwa-yeon marca
Positivo
(Portu)gala

Contra um adversário mais exigente que a Chéquia, Portugal demonstrou grandes argumentos, que deixam água no bico para a evolução desta seleção. Foram letais ofensivamente a explorar todos os erros e muito coesas defensivamente, não dando espaço à crença sul-coreana.

Negativo
Há espaços para mais dificuldades

Não é propriamente algo negativo, mas algo que se deve apontar. Depois desta janela internacional, fica a ideia que este tipo de adversários já é curto para o nível atual da nossa seleção. Talvez no futuro deva ser testada contra adversários mais exigentes.

Forma
Portugal
2023/2024
7J
2V
0E
5D
8-14G
Coreia do Sul
2024
1J
1V
0E
0D
2-1G
O Árbitro

A romena Ana Maria Terteleac teve um jogo relativamente fácil, apesar de algumas picardias saudáveis e não excessivas, e controlou bem a partida. Nada a apontar.

Fotografias(10)

Jogos Amigáveis Feminino: Portugal x República da Coreia
Jogos Amigáveis Feminino: Portugal x República da Coreia

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Este nível é «curto» mas veio para ficar
2024-02-27 20h57m por GERRARDandRONALDINHO
Porque, infelizmente, Portugal desceu à Série B da Liga das Nações, portanto ainda vai ter que defrontar muitas seleções deste nível. . .
Há vários anos que aqui digo: Portugal pode perfeitamente competir e vencer qualquer seleção que esteja entre a posição #30 e #10 do ranking - jogos com a Noruega, com a Suíça, com a Áustria, com o Japão, com a Austrália e até mesmo este, p. e. , têm provado cada vez mais isso.

Pena o golo sofrido. . . GRs continuam a ser o cal...ler comentário completo »
SA
Grande Neto
2024-02-27 20h51m por santossantos
Vida complicada para os haters.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Playmaker
2 últimos em jogo quase decisivo
FC Vizela e GD Chaves defrontam-se esta Segunda pelas 20h15m, em jogo a contar para a 29.ª Jornada da Liga Portugal Betclic, numa partida que coloca frente a frente o 17.º e o 18.º da ...