Final da Conference League em Atenas

      Desdenham, mas todos a querem

      Joga-se esta quarta-feira a terceira grande final da história da UEFA Conference League. Com AS Roma e West Ham como clientes premium desta jovem prova europeia, Fiorentina - repetente nestas andanças - e Olympiacos tentam levar para casa uma taça com crescente peso nos objetivos das equipas que nela competem. Com palco em Atenas, o desafio passa por agarrar o Partenon - célebre templo helénico - dos tempos modernos.

      Com pouquíssimas baixas de ambos os lados para um dos embates mais importantes das respetivas histórias - Ortega está em dúvida do lado grego, Sottil está fora das contas viola face a um problema no ombro -, nada menos se espera que duas equipas na máxima força, tal como a ocasião obriga

      Em curva ascendente desde que José Luis Mendilibar assumiu a batuta, mesmo depois de mais um ano longe do cetro de campeão, o emblema do Pireu tem uma hipótese soberana de dar o primeiro título internacional ao futebol helénico, na primeira final europeia da sua história. Contexto suficiente para o «entusiasmo» relatado na antevisão,  pelo técnico do gigante grego.

      «Estou a testemunhar em primeira mão o entusiasmo e a motivação dos meus jogadores. Estão ansiosos pelo jogo. Acreditam nas suas capacidades, têm dado tudo nos treinos e estão ansiosos», disse o técnico que já levantou uma Liga Europa ao serviço do Sevilla.

      Com vários jogadores lusos entre as opções mais prováveis, é num internacional marroquino que se depositam as maiores esperanças em fazer a diferença: Ayoub Kaabi, autor de 10 (!) golos nesta memorável campanha.

      Sem hipóteses de discutir o título grego, nem por isso se verificaram muitas mexidas no sempre escaldante embate contra o Panathinaikos do último fim de semana, antevendo-se o mesmo cenário para esta final. Chiquinho, Podence e David Carmo são os prováveis representantes lusitanos (de início) nesta final, sem esquecer, claro, Artur Soares Dias, árbitro da partida.

      Já Vincenzo Italiano reconheceu o adversário desta quarta-feira como «uma equipa forte e agressiva», sublinhando «o facto de ter vencido duas vezes o Aston Villa» para constatar a qualidade grega. Fatores que não retiram o grande objetivo de vencer o troféu, depois da «experiência da época passada.»

      Com uma jornada de Serie A ainda pela frente, há que destacar a única alternativa da turma de Florença poder trepar na hierarquia europeia para a próxima temporada. Sem possibilidade de sair do oitavo lugar, a Fiorentina vai, na pior das hipóteses (se voltar a perder a final), voltar a disputar a Conference League na próxima época.

      À procura de colocar termo à seca de títulos vivida desde 2000/01 - venceu a Taça de Itália nessa época -, a formação viola tem em nomes como Bonaventura, Mandragora, Nicolás González ou no ex-Académica e Sertanense, M'Bala N'Zola, qualidade suficiente para vingar o insucesso da pretérita temporada.



      U Quarta, 29 Maio 2024 - 20:00
      OPAP Arena
      Artur Soares Dias
      1-0
      a.p.
      Ayoub Kaabi 116'
      OPAP Arena
      Lotação32 500
      Medidas105m × 68m
      Inauguração2022
      Convocatória
      Olympiacos
      Fiorentina
      R Castigos
      [não há registo]
      [não há registo]
      a Lesionados

      Ortega (em dúvida)

      Sottil (lesão no ombro)

      p Restrições
      [não há registo]
      [não há registo]
      R Em risco
      [não há registo]
      [não há registo]
      w Outros convocados
      [não há registo]
      [não há registo]
      Forma
      Olympiacos
      2023/2024
      56J
      34V
      9E
      13D
      116-63G
      Fiorentina
      2023/2024
      56J
      24V
      17E
      15D
      89-67G
      A diferença passa por...
      Olympiacos
      Nicolás González
      Fiorentina
      Ayoub Kaabi

      Estatísticas (Europa Conference League 2023/24)

      OlympiacosFiorentina
      818Golos marcados257
      710Golos sofridos138
      8
      8
      Jogos
      11
      7
      7
      10
      Golos Marcados
      4
      8
      Sondagem

      RESULTADO SONDAGEM

      OLYMPIACOS
      EMPATE
      FIORENTINA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Prognóstico
      2024-05-29 17h28m por carocha2023
      1-2
      Difícil para os Grandes.
      2024-05-29 17h06m por Sotkio
      Em Portugal só os grandes tem condições de chegar a uma final deste nível, mesmo sendo a terceira taça. Mas como agora já não se baixa de umas taças para as outras, creio, um Sporting tinha de ficar em 5 lugar na liga para então ir á Conference. Pode ser estratégia para épocas como as do Porto, descontando a taça dar LE. Certo?

      Qualquer taça com este âmbito competitivo é valiosa. Ganhar troféus europeus aumenta muito a capacidade de uma equipa competir. O exemplo do Sevil...ler comentário completo »
      Desdenham
      2024-05-29 10h09m por DSantos11
      Não confundam desdém com desconhecimento. Infelizmente, Portugal ainda não teve uma equipa a fazer mais de 2 jogos na fase final desta competição, e por isso não é falada em Portugal, mas acreditem que o dia que algum dos 3 grandes ganhar isto (acho que pode acontecer), passa a ser uma competição muito badalada.
      Dito isto espero que continue muitos anos, porque ter uma terceira competição é muito saudável para o futebol europeu, e para dar títulos europeus a clubes que os merecem ...ler comentário completo »
      Nem é para desdenhar
      2024-05-29 10h05m por mikev
      Quem me dera ter um clube Português a disputar uma final europeia, seja ela Liga Europa ou Conference League.
      É sempre (prestigiante?) tanto para o clube como para a nossa Liga.
      Quem é que desdenha?
      2024-05-29 09h52m por nickname00
      Óbvio que não é a Champions, nem a Liga Europa, mas é um troféu europeu, dá bastante dinheiro aos vencedores e tem sempre o seu prestigio. Já para não falar que o troféu em si é dos mais bonitos da atualidade, na minha opinião.

      As únicas pessoas que ainda vejo a criticar esta competição são miudagem do Twitter e Ingleses (esses desdenham tudo, pelos vistos). A Roma e o West Ham foram excelentes primeiros vencedores e demonstram que a competição é excelente e tem dado desta...ler comentário completo »
      VAI SER UMA FINAL INTERESSANTE
      2024-05-29 09h33m por mario1953
      No OPAP, na cidade de Atenas, realiza-se a 3ª. final da Europa Conference League da época de 2023/24, cujos finalistas são o Olympiacos da Grécia e a Fiorentina de Itália, que repete a presença da final da época transata. Como afirmam os intendidos as finais são para serem ganhas. Talvez uma vitória para os transalpinos.
      ZY
      Olympiacos
      2024-05-29 07h56m por zyxw_4321
      Estou a torcer por eles hoje. Seria um título bonito, e uma representação daquilo para que foi criada a Conference League. Boa sorte mais logo.
      Olympiacos
      2024-05-29 07h53m por unsub
      depois dos sub-19 ganharem a UEFA Youth League , pode a equipa principal ganhar a Conference League seria historico para o Olympiacos
      prognóstico
      2024-05-29 05h00m por moumu
      Olymapiakos 2 - Fiorentina 1 (a. p. )
      eu sou Portista e nao a desdenho. .
      2024-05-29 04h40m por hugosilva508
      é um troféu europeu. . . fica sempre na historia. . . ainda uns tempos atras falei com um velhito do sporting e ele disse me que o momento mais feliz q teve do sporting foi quando ganhou a taça das taças. . . um troféu europeu é sempre importante

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Brasileiro
      Mengão tem liderança à mercê
      Mais uma madrugada de Brasileirão, mais histórias para contar. Na última noite o Botafogo de Artur Jorge e o Palmeiras de Abel Ferreira estiveram em cena e nenhum deles conseguiu ...