A luta pela liderança da Liga Betclic está ao rubro. A jornada sete da competição trouxe a primeira derrota do Sporting e houve quem aproveitasse devidamente o tropeção do líder para encurtar distâncias para o topo da tabela.
Começando exatamente pela escorregadela do leão: na visita a Oliveira de Azeméis, o Sporting foi derrotado pela UD Oliveirense. A equipa do distrito de Aveiro manteve a invencibilidade caseira, ao vencer por 90-85, e é um dos emblemas que aproveitou para se aproximar na classificação. Wes Washpun foi a grande figura do encontro, com 23 pontos, seis ressaltos e cinco assistências que levaram a equipa ao quinto triunfo em seis jogos.
A um ponto do comando ficou o Benfica, que bateu de forma tranquila a Ovarense por 84-52. Os encarnados dominaram grande parte do jogo e só relaxaram no último período, altura em que a partida já estava sentenciada. Ivan Almeida (16 pontos) e Trey Drechsel (14 pontos e cinco ressaltos) estiveram em plano de evidência num embate no qual Norberto Alves utilizou todos os jogadores disponíveis.
Para além de UD Oliveirense e Benfica, também Portimonense e FC Porto seguem numa alta perseguição ao topo da tabela. Os algarvios continuam a deslumbrar no arranque da temporada e bateram o Lusitânia por 67-64, resultado que permitiu alcançar a quinta vitória em seis jogos no campeonato. O coletivo de Portimão esteve em destaque, com quatro dos cinco titulares a apontarem mais de dez pontos cada.
Os dragões, por outro lado, consumaram a quinta vitória em outros tantos jogos na receção ao Imortal. O resultado de 93-67 é esclarecedor do domínio azul e branco, com particular destaque no departamento individual para Anthony Barber e Cleveland Melvin. O primeiro rubricou 23 pontos e foi o melhor marcador da partida, ao passo que o segundo apontou 17 pontos e juntou-lhes quatro ressaltos, todos eles ofensivos.
Ainda nesta jornada, o CD Póvoa saiu de Guimarães com uma vitória após duplo prolongamento. Os poveiros bateram o Vitória SC por 74-83, com 18 pontos e 12 ressaltos de Dana Tate Jr.. O Esgueira, por sua vez, somou uma muito necessária vitória na receção à AD Galomar, por 84-74. Tobi Ewuosho foi a figura, com 22 pontos, seis ressaltos e cinco assistências.
FC Porto 93-67 Imortal
Vitória SC 74-83 (a.p.) CD Póvoa
UD Oliveirense 90-85 Sporting
Esgueira 84-74 AD Galomar
Portimonense 67-64 Lusitânia
Benfica 84-52 Ovarense