Na Catedral, foi o OC Barcelos quem sorriu nesta final do Campeonato Placard. Com a necessidade de recorrer a prolongamento, o tento tardio de Gonçalo Alves fez sonhar o FC Porto, mas o conjunto barcelense contrariou a narrativa.
Veja Também
Os conjuntos empataram a um golo num tempo regulamentar que teve ritmo elevado e muita disputa em todas as zonas do campo, mas que viu Miguel Rocha e Pol Manrubia decidir o desfecho.
As contas da ficam do Campeonato ficam, agora, empatadas, com uma vitória para cada uma das formações nesta série.
Equilíbrio, intensidade e decisão
O emblema barcelense abriu o marcador logo no início da segunda parte, quando Luís Querido, depois de ultrapassar a linha de meio-campo, rematou forte para o fundo da baliza, beneficiando da visão limitada do guarda-redes Xavi Malián, que esteve bloqueado pelos adversários. Esta vantagem animou a equipa, que aumentou a pressão ofensiva nos minutos seguintes.
O jogo foi também marcado por diversas situações físicas intensas, com cartões azuis a jogadores de ambas as equipas, bem como um penálti assinalado ao OC Barcelos, que acabou por ser desperdiçado graças a uma excelente defesa de Xavi Malián.
Os guarda-redes foram protagonistas destacados, com Malián e Conti Acevedo a realizarem defesas espetaculares que impediram mais golos e mantiveram o equilíbrio até ao fim. A qualidade destes momentos trouxe um elevado nível de emoção para as bancadas.
No final dos 50 minutos regulamentares, eis o empate. Em superioridade na pista, Gonçalo Alves, à frente do círculo central, rematou com intensidade e Conti não conseguiu evitar a ida a prolongamento.
No tempo adicional, Edu Lamas viu cartão azul e, de livre direto, Miguel Rocha não desperdiçou a oportunidade de colocar o OC Barcelos na frente do marcador e dar mais esperança na luta pelo título.
Com o passar dos minutos e o aproximar do final do encontro, a tensão agravou-se e os ânimos aqueceram, mas Pol Manrubia fechou as contas com o derradeiro tento do duelo que selou o 3-1 no marcador. Após o golo, Ricardo Ares foi expulso por protestos.
OC Barcelos e FC Porto reencontram-se no próximo domingo pelas 18 horas no Dragão Arena.