placardpt
Conheça Vladan Kovacevic

De sangue quente e acusado de traição: eis o novo guarda-redes do Sporting

O Sporting mexeu-se de forma rápida no mercado e espera ter resolvido um dos pontos débeis - são cada vez menos - do plantel. Vladan Kovacevic foi esta quarta-feira oficializado em Alvalade, com a expetativa de competir pela titularidade na baliza com Franco Israel.

Destemido e envolvido num imbróglio entre seleções, o bósnio vai abraçar o maior desafio da sua carreira, que esteve perto de passar pelo Benfica. 

Conheça melhor o percurso do jogador de 26 anos.

Passos firmes e em crescendo

Não tendo um salto imediato para o estrelato, Kovacevic tem vindo a construir a carreira a pulso e com passos firmes. Alguém que apesar do interesse gerado, não perdeu o foco e optou por subir de patamar nos momentos certos.

Sem contar com um empréstimo na transição para o futebol sénior, o Sporting é o terceiro clube que representa como profissional. Prova dessa procura pela estabilidade.

Conseguida a afirmação natural no FK Sarajevo do modesto futebol bósnio, o primeiro grande salto acontece em 2021, com a mudança para o Raków. As dúvidas se estaria preparado para a aventura polaca foram, porém, rapidamente dissipadas. 

qEstive muito perto do Benfica. A minha cabeça já estava em Lisboa e as malas já estavam feitas para viajar
Vladan Kovacevic, outubro de 2023

Com uma defesa decisiva nas grandes penalidades, acabou por dar um grande contributo para a conquista da Supertaça no primeiro dos 113 jogos realizados pelo clube.

Durante três épocas, um percurso de evolução e com os erros a aparecerem cada vez menos. Ainda assim, a concentração pode e deve ser limada na passagem por Alvalade.

Duas vezes melhor guardião do campeonato polaco, contribuiu para a histórica conquista do primeiro campeonato pelo Raków, além de participações em todas as temporadas nas competições europeias. Foi nesse contexto que o Sporting, na fase de grupos da Liga Europa, pôde ver de perto um nome referenciado.

Associado a vários emblemas durante este período, o bósnio era um nome também seguido pelo Benfica e esteve muito perto da rumar às águias em 2022. No último verão, ainda com Kovacevic na lista, a escolha dos encarnados recaiu em Trubin.

Acabou por ser o Sporting a puxar o gatilho.

Zero internacionalizações: o conflito com a FIFA envolvida 

Um dado que rapidamente salta à vista: apesar de muita qualidade, Kovacevic não tem nenhuma internacionalização A. A razão? Um caso polémico e que obrigou a intervenção da FIFA.

O guarda-redes nasceu na Bósnia, mas tem origens sérvias com cerca de 30 por cento da população do país. Fez o seu percurso nas seleções jovens dos azuis e amarelos, com a integração em algumas convocatórias da seleção principal. A estreia, porém, nunca aconteceu.

Seleção da Bósnia parece fechada a Vladan @Getty /

A ansiedade pela falta de oportunidades e algum mau-estar levaram a um deteriorar da relação entre o guarda-redes e a estrutura federativa. Alegando o seu casamento, o jogador não respondeu a uma chamada para integrar uma janela competitiva da seleção e acabou alvo de julgamento público, sem defesa das entidades bósnias.

As críticas precipitaram a decisão de Kovacevic em representar a seleção da sérvia, opção que levou a acusações de traição no seu país. Bem presentes estão os conflitos sangrentos que marcaram uma violenta guerra no território bósnio na década de 90.

Para infortúnio do guarda-redes, a FIFA acabou por não aceitar este pedido para representar a seleção sérvia. O selecionador das águias, Dragan Stojković, admitiu em março de 2023 que tinha convocado o jogador caso a autorização tivesse sido conseguida.

Aos 26 anos, Kovacevic acaba por ter fechadas as portas de qualquer seleção, associado a um rótulo de traidor para os fervorosos adeptos bósnios.

Uma decisão com sérias consequências, talvez sem o melhor acompanhamento.

Como joga?

Não é imune a erros, no entanto, coragem não lhe falta. Comunicativo e sem medos, Kovacevic alia altura a bons reflexos, além de capacidade para sair da baliza. 

A saída a cruzamentos e o controlo do jogo aéreo são aspetos de superioridade em comparação com os guarda-redes mais recentes do Sporting, embora com margem para afinação. O jogo de pés tem tido uma grande evolução e dá garantias à elevada exigência que Rúben Amorim revela aspeto.

Apesar dos muitos jogos registados como titular, nota importante para uma análise num nível competitivo inferior e um grande salto para a dimensão Liga dos Campeões.

Provavelmente não é o nome firmado que os adeptos esperariam, mas acaba por ser uma opção - dentro do valor investido - bastante interessante dos leões para 2024/25.

Está encontrado o novo dono da baliza?

Aos 26 anos, o maior desafio da carreira @Sporting CP



Bósnia e Herzegovina
Vladan Kovacevic
NomeVladan Kovačević
Nascimento/Idade1998-04-11(26 anos)
Nacionalidade
Bósnia e Herzegovina
Bósnia e Herzegovina
Dupla Nacionalidade
Sérvia
Sérvia
PosiçãoGuarda Redes

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Rp
2024-06-10 17h39m por bombeiro368
Mas está tudo maluco? Trazer o rato do RP depois do que ele fez nem ele nem nenhum dos que fugiram que nem ratos voltaram a vestir o nosso símbolo
NM
Alvibranco
2024-06-06 15h45m por nmprongs
ah sim Alvibranco, a minha sugestão seria na ótica de não se trazer o kovacevic, ou seja, ter-se ido buscar um GR formado e com provas dadas como o RP, invés do kovacevic que apesar de tudo ainda terá que provar que tem capacidade para defender as balizas de Alvalade.

Mas ele só perdeu o lugar para o Svilar porque a Roma assenta num projeto desportivo, tipo os clubes de Portugal, comprar barato, formar e vender por milhões, e o RP já não tem idade para dar grande retorno...ler comentário completo »
AL
nmprongs
2024-06-06 13h37m por Alvibranco
O Rui Patrício é uma compra desnecessária. Ia ocupar muita folha salarial, sem grande beneficio desportivo. Tendo Kovacevic e Israel, Rui Patricio torna-se obsoleto. A ter vindo era para o lugar do Kovacevic, mas um GR que perde o lugar para o Svilar merece um grande LOL não sei se seria capaz de ganhar o lugar no Sporting
NM
3dA
2024-06-06 12h51m por nmprongs
Consigo perceber o que dizes e espero que confirme essas caracteristicas que mencionas, mas já li que com a bola nos pés, não é um Adan, onde aí até o Israel poderá ser melhor, mas vamos ver sim.

A diferença de idades entre um e o outro é muito ténue, por isso acho que ambos serão opções válidas, qual poderá partir em vantagem, diria eventualmente o kovacevic mas vamos ver.
3D
nmprongs
2024-06-06 12h22m por 3dA
Kovacevic vem claramente para ser o dono da baliza, Israel até tem qualidades mas Amorim sabe que não está pronto. Pelo menos para já. Este sérvio, do pouco que vi, tem muita personalidade e parece ser forte naquilo que tanto Adán como Israel pecam - saídas dos postes e controlo da profundidade. Vai ser titular.
parita
2024-06-06 11h58m por unsub
porque as regras entretanto mudaram , para que o Kovačević pudesse representar a Servia tinha de ter dupla nacionalidade antes dos 21 anos e antes de ser chamado á seleção A da Bósnia pela primeira vez
ele quando teve no banco da Bósnia no apuramento par o euro 2020 só tinha nacionalidade bósnia
NM
solrac1980
2024-06-06 10h56m por nmprongs
Não sei se vai ser o GR titular do SCP, vem literalmente para disputar o lugar com o Israel, agora quem será o titular ou quem irá estar na baliza do SCP nos jogos de champion, vamos ver. . .

Efetivamente também estava à espera de um nome mais sonante e seguro, tipo o regresso do Rui Patricio ou outro GR tipo Adan, com carreira mas já perto da reforma, contudo, veio este jogador e vamos ver, poderá ser uma agradavel surpresa.

No jogo do SCP com o Rakow foi sem duvida o melhor em campo pelo Rakow, agora vamos ver. . .
Não conheço este moço de lado nenhum
2024-06-06 09h02m por ramiroo
Mas pelo que li aqui, tem tudo para fazer uma grande carreira no Sporting
No Ano passado
2024-06-06 08h48m por solrac1980
Era curto para o Benfica de Champions ter este mesmo Guarda Redes (ainda com Odysseias no plantel), este ano já é dos melhores que cá pararam.
Enfim, já dá para Champions.
PA
FIFA mal
2024-06-06 08h48m por parita
Não percebo esta dualidade de critérios. Qual é o mal de jogar pela Sérvia se nunca jogou pela selecão A da Bósnia? O Diego Costa fez 2 jogos (amigáveis) pela selecão A do Brasil e foi posteriormente autorizado a jogar por Espanha.
E até casos como o do Lucas João, como já disseram aqui. Foi internacional por Portugal nos sub-20, sub-21 e equipa A, e agora joga por Angola.
Tudo bem que os jogos nos quais o Lucas João participou por Portugal eram todos amigáveis, mas no ca...ler comentário completo »
FL
Dúvida
2024-06-05 21h52m por fllcortez
Pronto, eis a explicação à minha dúvida que me deixava reticente em relação à sua qualidade. E a fifa a prejudicar uma carreira por simples estupidez. . . enfim.
AL
Acusado de traição?
2024-06-05 18h56m por Alvibranco
Dizer a verdade não é acusar de nada. Traiu a sua Pátria-Mãe, depois de a representar. E foi logo juntar-se à SÉRVIA, inimigos recentes do seu país

Óbvio que as portas da Bósnia têm de estar permanentemente encerradas

Quanto às portas da Sérvia, não faz sentido a FIFA deixar um jogador sem seleção desta forma. Nem renunciando à cidadania bósnia? É o mesmo com Max Kilman e a Ucrânia por causa de internacionalizações pela inglaterra no futsal quando era futebol...ler comentário completo »
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Inglês
Competição arranca a 16 de agosto
Já é conhecido o calendário da Premier League 2024/25. O primeiro jogo está agendado para o dia 16 de agosto. 

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

CapitaoHaddock 18-06-2024, 09:43
Aleaotejano 18-06-2024, 09:39
Aleaotejano 18-06-2024, 09:37
BETUXA 18-06-2024, 09:33
ShaunTheSheep 18-06-2024, 09:32
Zelig 18-06-2024, 09:19
AmoFutebolAmoSLB 18-06-2024, 09:16
SE
Sergio_1991 18-06-2024, 09:15
AmoFutebolAmoSLB 18-06-2024, 09:15
solrac1980 18-06-2024, 09:13
XP
xpress 18-06-2024, 09:05
ShaunTheSheep 18-06-2024, 09:00
nickname00 18-06-2024, 08:57
schols18 18-06-2024, 08:54
ShaunTheSheep 18-06-2024, 08:54