O Ferreira do Zêzere é a primeira equipa apurada para as meias-finais da Taça de Portugal. A final eight arrancou, esta quarta-feira, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, com os achigãs a confirmarem o favoritismo perante o CF Sassoeiros com um resultado expressivo: 2-11.
Apesar das bancadas despidas, natural tendo em conta o dia da semana e o horário pouco convidativos à presença de público, os adeptos presentes terão saído satisfeitas, pese o resultado desnivelado. O encontro foi aberto, recheado de lances junto das duas balizas e de um caos que tanto deu dor de cabeça aos treinadores, como deu animação para quem assistiu de fora.
A entrada tímida do conjunto da II Divisão, numa velocidade claramente abaixo do adversário, foi rapidamente penalizada pelo Zêzere. Aos sete minutos, os primodivisionários já venciam por 0-4, com golos de Jô Cambangula (2'), Alan Gitahy (3'), Francisco Oliveira (4') e Natan Minatti (7').
Durante esses primeiros minutos, o CF Sassoeiros foi uma equipa ausente do jogo, incapaz de ferir a baliza defendida por Nilton, mas também de se defender minimamente dos ataques contrários. Os vários erros cometidos pela equipa menor cotada, tanto ao nível do passe como da cobertura dos espaços, abriram a porta para uma série de transições venenosas da parte do Ferreira do Zêzere. A expulsão de Rafa Lopes, aos dez minutos, também não ajudou.
Na adversidade, o conjunto de Cascais uniu-se para travar a avalanche ofensiva do Zêzere durante os dois minutos em inferioridade numérica. A pouco e pouco, o CF Sassoeiros soltou-se e começou também a conseguir ter presença nos últimos metros da quadra. As duas equipas ficaram ainda tapadas por faltas muito cedo, mas nem por isso travaram a agressividade. No meio do caos, três livres de dez metros, dois para o CF Sassoeiros e um para o Ferreira do Zêzere. Só Gonçalo Rodrigues, já depois de falhar o primeiro, encontrou o alvo para reduzir para 1-4 (15').
O jogo partiu, as duas equipas arrancaram constantemente para junto das balizas e a eficácia do Ferreira do Zêzere permitiu avolumar o resultado ainda antes do descanso. Natan Minatti fez o 1-5, aos 16 minutos, e Rodrigo Lemos reduziu no minuto seguinte. Seguiu-se um par de grandes chances que o CF Sassoeiros não aproveitou e Rui Fortes anotou o 2-6 ainda antes do descanso.
Outro nível
A diferença de nível competitivo das duas equipas acabou por se fazer notar em grande escala, mas a entrada do CF Sassoeiros na segunda metade foi bem melhor. A equipa do segundo escalão esteve, aliás, por cima do encontro durante alguns minutos, mais perigosa e a dar que fazer a Nilton.
O guardião manteve-se sem sofrer mais golos, no entanto, e o CF Sassoeiros foi perdendo gás com o avançar do relógio. Aproveitou o Ferreira do Zêzere para construir um placard cada vez mais dilatado, muitas vezes embalado por uma exibição de encher o olho de Alan Gitahy.
Rafael Silva (24'), Djaelson (25'), Barreto (28'), Natan Minatti (29') e Rui Fortes (33') fizeram o gosto ao pé na etapa complementar e levaram o marcador para os dois dígitos. O Ferreira do Zêzere teve ainda boas chances para anotar mais golos, mas o jovem Tiago Rosário teve uma boa entrada no jogo e realizou várias defesas de qualidade.
Sem grandes dificuldades, o Ferreira do Zêzere está apurado para as meias-finais da Taça de Portugal. Os achigãs ficam à espera do vencedor do confronto entre o Sporting e o ACD Ladoeiro.