Terminada mais uma edição Liga BPI, chegou a hora do zerozero distinguir a melhor jogadora da competição em 2024/25. Cristina Martín-Prieto, internacional espanhola e avançada do Benfica, foi a grande vencedora da presente edição.
Chegou a Portugal pelas portas do Seixal no último verão. Com 32 anos, foi uma das melhores marcadoras da Liga Espanhola na passada temporada ao serviço do Sevilla, clube que representou por sete anos em duas passagens distintas.
Cajasol Sporting, SC Huelva e UDG Tenerife foram os outros clubes que a avançada chamou de casa e que a ajudaram a singrar na carreira.
Na atual temporada, na Liga BPI, Cristina Martín-Prieto foi a melhor marcadora da competição, com 19 golos em 22 jornadas e somou, ainda, três assistências. Num panorama global, com a camisola encarnada, contam-se 30 golos e cinco assistências em 37 jogos.
Recorde-se que esta é uma escolha promovida pelo zerozero, dando voz aos treinadores de cada uma das equipas que fazem parte da atual edição da Liga BPI que fizeram questão de se envolver nesta atribuição. Cada elemento do júri elegeu as três melhores jogadoras da presente edição, sem poder votar em atletas do próprio clube e de acordo com o seguinte sistema de pontuação: cinco pontos para a melhor jogadora, três pontos para a segunda melhor e um ponto para a terceira melhor. Nos mesmos moldes, mas com maior peso no resultado final, o painel do Primeiro as Senhoras integrou também o júri.
No que respeita ao panorama feminino, Cristina Martín-Prieto sucede a Olivia Smith, Francisca Nazareth, Andreia Norton e Telma Encarnação, atletas distinguidas pelo nosso portal em 2023/24, 2022/23, 2021/22 e 2020/21, respetivamente.
Classificação final:
-
Cristina Martín-Prieto (SL Benfica)
-
Cláudia Neto (Sporting CP)
-
Nycole Raysla (SL Benfica)
-
Taty Sena (SC Braga)
-
Beatriz Fonseca (Sporting CP)