Rubrica PALAVRAS À SORTE (O Euro visto no ZZ)

      Compreender o tema Cristiano

      2024/07/07 12:45
      ENVIADO ESPECIAL Luís Rocha Rodrigues, em Hamburgo:

      «Palavras à Sorte» é a rubrica diária dos jornalistas do zerozero durante o Euro 2024. Todos os dias, na Alemanha ou na redação, escrevemos um apontamento pessoal sobre a competição e todas as sensações que ela nos suscita.

      As minhas últimas linhas na Alemanha são relativas a um tema que extravasa não só o Europeu que ainda decorre, como também quaisquer fronteiras mediáticas. O tema já há algum tempo se fala por cá - portanto, mentira a teoria de que não se discute - e chegou agora a várias outras pátrias que se apropriaram do assunto para também o discutirem. Cristiano Ronaldo e a sua continuidade ou não na seleção.

      Desde logo, qual espelho da sociedade, a tendência é a de extremar. Neste caso, do endeusamento da maior figura do futebol português até à intolerância em vê-lo com a camisola nacional. Considero-me um moderado, mas, acima de tudo, procuro ser ponderado e compreensivo. Consigo encontrar, em argumentos que não abraçam o extremo, visões válidas nos dois lados. Tentarei dar a minha, que não espero que seja aprovada, mas que conto que seja respeitada - um adjetivo a rarear, por estes dias.

      Fui defensor - quem me ouve regularmente no podcast Ataque Rápido poderá confirmar - de que o fim de ciclo de Cristiano Ronaldo deveria ter acontecido no final do Mundial. Fernando Santos fez o mais complexo (numa altura de aparente maior instabilidade emocional do capitão do que agora) e ambos incompatibilizaram-se. Saiu o Engenheiro e, de saída do futebol europeu e com uma má imagem na despedida do Catar (sozinho pelo túnel, enquanto a equipa parabenizava Marrocos e aplaudia o apoio dos adeptos), o cheiro a despedida sentia-se por todo o lado. Martínez, que aparenta ser um agregador e alguém que privilegia o bem-estar individual dos jogadores em busca do bem comum coletivo, optou por resgatá-lo.

      A partir daí, teria de ser até ao fim - salvo alguma lesão. Ou seja, até ao Euro, ainda para mais com o rendimento estatístico (sublinho, estatístico) de alguém capaz de marcar 50 golos por ano em tão avançada idade. 

      Ora, há algo que sobra depois deste Europeu: a probabilidade agora para que surja um fantasma chamado Cristiano (enquanto jogar) é manifestamente menor. O que não seria se o capitão não fosse incluído na convocatória. Ou mesmo se fosse suplente. Ronaldo deixou de ser um fantasma para a equipa - se tivesse saído em 2022, os números conseguidos na Arábia iriam sempre pairar sobre a seleção. Ao primeiro jogo sem golos, quão criticado seria Roberto Martinez por ter prescindido da maior figura da história do futebol português e uma das maiores do jogo?

      E, como podem ler, nada tem a ver com gratidão. A gratidão está nas homenagens em vida, nos atos de reconhecimento, nos prémios e galardões, mas não nas presenças em onzes. Eusébio, Futre e Figo não precisaram disso. Nem o quereriam. Cristiano Ronaldo também não precisa.

      Esteve pela história, pela importância, pela influência e também pelo mérito. Reconheço-o indubitavelmente. A seleção precisava de Cristiano e o Europeu também. Só que precisava de outro Cristiano e de outro Martinez.

      Também não é novidade que me insurgi contra a sua utilização contra a Geórgia, numa decisão desnecessariamente arriscada, pela exposição do jogador a um problema crescente que se via em toda a sua linguagem corporal, a falta de golo para os recordes que o perseguem (não, não é assim), mas sobretudo pela gestão da equipa, recuperando uma sensação que parecia estar a desaparecer relativamente a um tratamento privilegiado, mesmo que em detrimento do bem-estar coletivo. No que deu? No deprimente espetáculo dado por Cristiano contra a Eslovénia, em que a tal obsessão pessoal lhe toldou o espírito coletivo que aparentava querer abraçar. A palmada de Oblak foi um autêntico despertar para Cristiano (restabelecer-se-ia contra a França, é verdade), atónito com o choque de realidade, tão visível nas incessantes lágrimas e num lote final de 15 minutos em que se absorveu no desalento pessoal e ignorou a necessidade coletiva. Tinha a braçadeira…

      E aqui chegamos a um ponto crucial na minha reflexão. Um ponto que não tem fontes de jornalista, só perceção. A braçadeira. Cristiano foi tornado líder demasiado cedo, ainda no tempo de Scolari. No auge da sua pujança, conseguiu que todos os da sua geração o seguissem, num formato de religião em jeito de seleção. Foi ele quem fez com que, não interessava o grupo, treinador ou adversário, o português passasse a não ter medo de acreditar. «Sim, mas Portugal tem Cristiano… e outros»

      A vida do capitão foi esta por mais de uma década. Pepe seguiu-o sempre. Miguel Veloso, Postiga, Patrício, Moutinho ou Bruno Alves também, enquanto puderam. Só que agora a geração já é outra. De repente, Cristiano tem ao lado Pepe, Patrício (terceiro guarda-redes, o que me parece uma bela forma de lidar com alguém que foi tão importante, pese embora ter sido suplente da Roma nos últimos meses)… mais nenhum dos seus. Vê, depois, uma geração diferente, que o idolatrou na televisão e que cresceu sob o barómetro dos «novos Ronaldos», mas que já tem comportamentos totalmente diferentes como futebolistas. 

      Não tem a ver com ser mais ou menos talentosa. É diferente. E, porque também lido com a liderança de uma equipa, não creio que a forma de liderança egocêntrica de Cristiano (porque a isso também foi habituado pelos da sua geração) possa ter frutos. Hoje em dia, um líder que esbraceje, proteste, reclame constantemente e não apresente o outro lado da moeda, muito dificilmente tem sucesso. Veja-se como atua Ruben Dias, o mais provável líder de futuro, que bebe da liderança corporativista e motivacional de Pepe. O outro lado da moeda é o apoio imediato na adversidade, o incentivo no mau passe ou na opção de rematar em vez de passar, o elogio público que Diogo Costa merecia depois da Eslovénia. 

      Cristiano Ronaldo nunca foi genuinamente esse líder, pese embora alguns momentos esporádicos com um toque - aos meus olhos - artificial. Talvez por isso, também nunca senti nos colegas da nova geração uma devoção que não fosse, também ela, artificial. 

      Este é, a meu ver, o maior sinal de que o fim chegou. Os indicadores não indiciam que se vá adaptar. 

      Caso assim não aconteça, o que é provável, visto que não há mensagens de despedida, aqui estarei na missão de tentar compreender a razão para tal. Porque a haverá, disso não tenho qualquer dúvida.

      P.S.: Neste artigo, optei por não valorizar o assunto Cristiano Ronaldo como marca. Talvez até fosse o exercício mais fácil e talvez se encontraria aí a melhor explicação. Provavelmente, é a maior marca portuguesa, mas merece ser analisado como futebolista, que nas camisolas vendidas não faz sentido julgá-lo. Sempre conseguiu gerir as duas vertentes demasiado bem (e tantos são os exemplos opostos) para que lhe seja apontado o que quer que seja. Muito menos entro na vertente familiar.



      Valor de Mercado
      15.00 M €
      Portugal
      Cristiano Ronaldo
      Nascimento/Idade1985-02-05(39 anos)
      PosiçãoAvançado (Ponta de Lança)

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Toupeiral
      2024-07-08 21h38m por Sir_jaof
      A ver se percebi. . .
      Jota terá dado lesionado e assumir que não aguenta 90min foi. . . Culpa do C Ronaldo. . .
      . . . Gonçalo Ramos tendo uma má época, onde em 2024 tem apenas 2 jogos completos, sendo o último a 6 de Abril foi. . . Culpa do C Ronaldo. . .
      . . . André Silva após prometer muito, teve problemas de adaptação na sua última equipa, acabando emprestado à Real Sociedad, onde teve problemas físicos só estabilizando no fim da época. . . Adivinharam, culp...ler comentário completo »
      A LIÇÃO 2012 de Vicente del Bosque. . .
      2024-07-08 16h18m por Toupeiral
      Nas vésperas do Europeu 2012, Del Bosque era interpelado pela imprensa espanhola por ter deixado fora da convocatória para o europeu 2012 jogadores históricos que tinham sido campeões europeus em 2008 e campeões do mundo em 2010, para lá dos títulos ganhos nos seus clubes durante essa era.

      Del Bosque respondeu peremptoriamente: «SOU TREINADOR E FUI JOGADOR. E SEI QUE NÃO PODES DE MANEIRA NENHUMA BARRAR O CAMINHO À NOVA GERAÇÃO SÓ PORQUE JÁ ATINGISTE A GLÓRIA E RECLAMAS DISSO...ler comentário completo »
      Já tinha falado. . .
      2024-07-08 14h30m por Sir_jaof
      Qual a alternativa melhor à C Ronaldo!?

      Paulinho!?
      nJota que disse no Euro não saber se conseguia aguentar 45 ou 90min!?
      André Silva que andou com problemas físicos e só estabilizou agora no fim da época!?

      Gonçalo Ramos o "novo Félix", que faz 1 bom jogo e desaparece por 20, que teve a época que teve, onde em 2024 fez apenas 2 (DOIS) jogos completos, um em Janeiro e outro a 6 de Abril!?!

      Por falar em Felix, as tantas deve ser ele o ...ler comentário completo »
      Uma Selecção CAPTURADA por um. . .
      2024-07-08 13h47m por Toupeiral
      . . . ego INFANTILIZADO, e bloqueado pela NEGAÇÃO face à INCAPCIDADE de GERIR e ACEITAR o NATURAL fim de carreira.
      CR7
      2024-07-08 12h56m por moumu
      Uma coisa parece certo ele só deve encerrar a sua carreira em 2026 após o mundial caberá a Martinez decidir o que quer fazer dele na seleção, este euro foi um fiasco para CR7 e há que estudar alternativas.
      AN
      Cacau_13
      2024-07-08 11h57m por AnAccount
      Calma amigo, não sei se leste tudo o que escrevi, referi mais abaixo que Ronaldo sozinho na frente como tem sido até aqui é impossível de continuar.

      Primeiro, queria qualquer equipa em Portugal ter um avançado como o Mitrovic, único stress dele é ferver por pouca coisa omo a maioria dos sérvios.

      Segundo não falei do Neymar por razões óbvias, já o Benzema teve 33 jogos, ora o triplo dos 10 que falaste.

      Terceiro para alguém que parece desprez...ler comentário completo »
      CA
      AnAccount
      2024-07-08 08h10m por Cacau_13
      13 assistencias. . .
      POIS vai la ver as assistencias. . houve um jogo que fez dois remates falhados a baliza e contaram como assistência. .
      O problema de falar de estatisticas sem as ver da nisto.

      Ele tem assistencias que a bola bateu nele e contou como assistencia. . .

      CA
      AnAccount
      2024-07-08 08h09m por Cacau_13
      Craques como MITROVIC?
      LOL pois esse é o que compete com CR. .
      O resto quase nao joga NEYMAR e BENZEMA juntos nao tem nem 10 jogos.
      CA
      50 golos na ARABIA
      2024-07-08 08h08m por Cacau_13
      Metade deles de encostar ou de penalty. .
      futebol11fc
      2024-07-08 00h13m por Maxaqueen
      Vá lá, já admite a colherada. . .
      Há 2 comentários atrás nem isso.
      Não deixa de ser uma ressalva para tapar o caso do Ronaldo que é bem mais claro e alarmante que esses 2.
      Eu não criei monstro nenhum.
      Como disse, eu limitei-me a denunciar o que estava a fazer e você reagiu e reage mal a essa observação.
      Primeiro veio com a desculpa das duas vezes que referiu que o Ronaldo não era intocável, depois admite que afinal meteu o Bruno Fernandes e Bernanrdo Si...ler comentário completo »
      CR7
      2024-07-08 00h11m por OJ_Silva
      ainda é um grande jogador mas não pode ser indiscutivel. . . não sei o que ele e o treinador pensavam mas foram os dois um fiasco. ronaldo pode ser util a entrar aos 70 ou 75m de jogo mas 90 ou 120m é o que foi. cristiano ronulo. chacota internacional. pos se a jeito com a desmedida ambição
      tink
      2024-07-08 00h01m por AngelEyes
      Também gostava muito de ver o SC na seleção. Se não fosse ele, o JJ também era bem pensado.
      Gostava que o Martínez começasse este novo ciclo para o Mundial (com uma Nations pelo meio) com algumas mudanças. O Pepe continua a ser muito bem-vindo, mas só deveria ser utilizado em jogos de importância maior, para dar mais espaço aos jovens para evoluírem e terem tempo de jogo com a camisola da seleção.
      Já o caso Ronaldo, por mim, era para encerrar em setembro. Ele não quer ass...ler comentário completo »
      TI
      Briosa amor
      2024-07-07 23h46m por tink
      Dizer que Fernando Gomes deve demitir-se por escolher treinadores fracos é de rir! A FPF tem feito um trabalho fantástico em todas as suas vertentes. No futsal, melhorou a liga masculina e feminina e garantiram melhores financiamentos, aumentaram as seleções e nos últimos anos trouxeram vários títulos europeus e mundiais. No futebol de praia idem, sucesso semelhante. No futebol feminino, o trabalho está à vista e não tem mácula. No futebol de formação, organização de competições e distr...ler comentário completo »
      AN
      Ronaldo
      2024-07-07 23h37m por AnAccount
      Penso que culpar só o Ronaldo por 10 anos de futebol horroroso (2014-2024) não é justo. Por muito que se diga que ele joga na Liga Saudita e o quão medíocre é essa Liga - é realmente medíocre - não deixou de ter números impressionantes na época.

      51 jogos, 50 golos e 13 assistências, na mesma Liga onde craques bem mais novos como Mahrez, Saint-Maximin, Mitrovic, Mané, Benzema, Carrasco, Firmino, etc não conseguiram chegar sequer perto dos números do Ronaldo, tem que te...ler comentário completo »
      AU
      CupGameMerchant
      2024-07-07 22h52m por auribranco
      É uma Liga de qualidade, logo abaixo de ligas como a nossa e a Holandesa. Tem nomes fantásticos por lá, a paixão é enorme, bons técnicos, joga-se bem

      Falas mas não deves acompanhar
      EGO DE RONALDO ELIMINOU PORTUGAL
      2024-07-07 22h41m por Lusitano
      Os jogadores portugueses e Portugal inteiro não podem ser vítimas do EGO do RONALDO, que só vive para os seus êxitos pessoais.
      Como escreve o jornalista Daniel Riolo no RMC Sports:
      Cristiano arruinou a competição de Portugal. Portugal é uma equipa de que gosto, sempre o disse, tem jogadores extraordinários. Depois de 2016, quando ganharam o Campeonato da Europa, como digo, é incrível que não tenham melhores resultados. Compreendo que o Cristiano Ronaldo é uma lenda, ma...ler comentário completo »
      Pendu
      2024-07-07 21h13m por CupGameMerchant
      Todo acabado para o futebol de grande nível. Está a jogar na liga das areias e dos camelos por algum motivo
      Maxaqueen
      2024-07-07 20h57m por futebol11fc
      E eu expliquei porque meti a "colherada" do Bruno e do Bernardo no meu segundo comentário. São jogadores que estão no auge, estiveram bem abaixo em vários jogos durante o Euro e também não foram substituídos (daí os intocáveis) na esmagadora maioria deles (só o Bruno agora contra a França).
      Tu criaste um "monstro" na tua cabeça como se eu estivesse a dizer algo de absolutamente ridículo e a utilizar desculpas esfarrapadas para este caso, quando a única coisa que quis dar a entender é ...ler comentário completo »
      futebol11fc
      2024-07-07 20h49m por Maxaqueen
      Da minha parte não falei de titularidades de ninguém, falei de estar a comparar casos que não têm a ver uns com os outros e estar a desculpar uns com os outros.
      futebol11fc
      2024-07-07 20h47m por Maxaqueen
      Você não entende nem repetindo.
      Vou repetir novamente.
      Você diz isso sobre o Ronaldo mas ao mesmo tempo mete a colherada do Bernardo Silva e do Bruno Fernandes.
      É preciso fazer um desenho? É preciso recuperar o que escreveu?
      Portanto, você escreve algo do género "o Ronaldo não é intocável, mas o Bernardo, mas o Bruno" e por isso temos de esquecer as alfinetada que deixou sobre esses 2.

      Você é uma anedota a argumentar, isso sim. . .
      E eu
      2024-07-07 20h43m por futebol11fc
      Nem contestei a titularidade deles, como muitos aqui fizeram (para entrar o Chico por exemplo), mas sim o estatuto de intocáveis
      Maxaqueen
      2024-07-07 20h42m por futebol11fc
      "Para tentar desculpar", quando nesse mesmo texto disse 2 vezes que o Ronaldo não deve ser intocável. . .
      Davas um bom empresário do Bernardo e do Bruno, que de facto, coitados, não podem mais do que o que fizeram no Euro e ai de quem os contestar que estará a "desculpar e tapar" o grande TEMA RONALDO.
      Por amor de Deus
      futebol11fc
      2024-07-07 20h31m por Maxaqueen
      Você dedicou um texto inteiro para tentar desculpar e tapar uma situação.
      Em cinco linhas denunciei isso.
      Não acrescentei na sua cabeça.
      Quanto aos outros, como já tive oportunidade de dizer, serem ou não inquestionáveis é discutível, mas estarão neste momento mais próximos de ter esse estatuto do que o Ronaldo neste momento.

      Com isto prova que não compreendeu patavina do que eu escrevi.
      Depois ainda tem a lata de dizer que não acrescentei nada...ler comentário completo »
      ZY
      Ronaldo, Bruno e Bernardo
      2024-07-07 20h23m por zyxw_4321
      São dois assuntos diferentes. O Ronaldo, aos 39 anos, já não tem algo a acrescentar à seleção. Até admito que possa jogar a Nations League, mas o Mundial devia estar fora de questão, em absoluto.

      Agora, tentar argumentar que falar de Bruno Fernandes e Bernardo Silva é desviar o assunto é pura má fé. Para os jogadores estratosféricos que são nos clubes, o que fizeram até hoje pela seleção é demasiado curto. O Ronaldo, com a idade deles, tinha feito mais por Portugal do...ler comentário completo »
      Maxaqueen
      2024-07-07 20h02m por futebol11fc
      Escreveste 5 linhas e não acrescentaste nada ao que eu tinha dito, exatamente por serem 2 jogadores no auge e tão elogiados por todos pela sua qualidade é que têm que ser cobrados a esse nível e estiveram longe disso nesta prova. Aliás, o Bernardo na seleção nunca teve sequer perto de atingir um nível exibicional para ser intocável, o Bruno ainda "liderou" a equipa durante a fase de qualificação mas no torneio ainda teve prestações abaixo das do Bernardo. Quanto ao Cris, disse no comentário 2 vezes que tem de deixar de ser intocável
      12
      Tópicos Relacionados
      Jogador
      Competição

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Liga Europa
      com video
      Médio abordou tema antes do jogo da Liga Europa
      Sobre a hipótese de se tornar treinador, João Moutinho não descartou a ideia mas garantiu que tal não será realidade num futuro próximo. A propósito, ...