betano
      Análise ao rendimento do central

      Como Debast é visto na Bélgica: «Pode crescer com a mentalidade de Conceição ou Sá Pinto»

      2024/12/09 18:11
      ENVIADO ESPECIAL a Bruges:
      E4

      Verão de 2024. Depois do fim da temporada 2023/2024, o Sporting entrou no mercado de transferências em busca de mais um defesa para a estratégia montada por Ruben Amorim. Após algumas semanas de procura, análise e reflexão, era altura de dar as boas-vindas a Zeno Debast, jovem central belga que passou toda a sua (curta) carreira com a camisola do Anderlecht.

      «Decidi jogar no Sporting na próxima época. A minha escolha foi inspirada na confiança que este clube histórico deposita em mim. O Sporting é o passo certo porque os seus desafios desportivos correspondem às minhas ambições», disse na altura o camisola seis dos verdes e brancos.

      Um dos jogadores que rapidamente ganhou o lugar @Kapta+
      «As conversas com o treinador, Rúben Amorim, também me convenceram completamente. Ele, juntamente com a sua equipa, deu-se ao trabalho de me acompanhar durante meses e estou convencido de que me ajudará ainda mais no meu desenvolvimento como futebolista profissional», acrescentou.

      A 4 de julho de 2024, o Sporting anunciou a chegada de Debast, depois da participação no Euro 2024 com a seleção da Bélgica. Vários meses findados, chegou a hora de fazer um pequeno balanço relativamente ao impacto que o jovem de apenas 21 anos tem tido em Alvalade. Embarque connosco nesta análise com a ajuda de Bart Lagae, jornalista belga do Sportwereld, conhecedor da realidade que rodeia/rodeiou o central.

      «Se cometeres um erro na Premier League...»

      Para começarmos este ponto de vista, é necessário recuarmos até à formação de Debast. O belga começou a dar os primeiros toques na bola no Anderlecht, uma das maiores equipas do país. Um conjunto conhecido pela sua formação, lançando diversos jogadores para a elite do futebol mundial: Vincent Kompany, Youri Tielmans ou Romelu Lukaku, por exemplo.

      Em 2020/2021, a estreia pela equipa principal. Sob o comando técnico de... Vincent Kompany, o camisola 96 foi lançado aos 94 minutos no empate a duas bolas diante do Club Brugge. Curiosamente, do outro lado estava um jogador com bastante importância na história leonina: Bas Dost, avançado neerlandês que marcou 93 golos em 127 jogos realizados.

      Zeno Debast
      2024/2025
      19 Jogos  1251 Minutos
      1   1   0   02x

      ver mais >
      Após outra temporada com a maior parte da utilização nos juniores, em 2021/2022, o central ganhou o lugar na equipa principal em 2022/2023, realizando 49 encontros. Foi crescendo a olhos vistos e atraiu o interesse de diversos emblemas europeus. A escolha recaiu no Sporting, habituado a moldar jovens atletas para outro tipo de patamares.

      Começaram a surgir várias perguntas: será que foi a escolha certa? O que é que Debast pode acrescentar a uma equipa que se sagrou campeã na época transata? E quais as principais qualidades de um internacional belga que já participou numa grande competição como o Euro 2024? Tentámos procurar (a maior parte) das respostas a estas questões e entrámos em contacto com Bart Lagae, jornalista belga.

      «Acho que a transferência para o Sporting foi uma boa escolha. Antigamente, se fosses do Anderlecht para o Sporting não seria considerado um passo em frente, mas a turma belga encontra-se na mó de baixo. Já não são campeões desde 2016/2017, no entanto, continuam com boas escolas de formação. Outro exemplo recente recai no Jérémy Doku, que está no Manchester City, considerado por muitos um 'jogador típico' proveniente do Anderlecht», começou por dizer o belga.

      Primeira internacionalização senior foi em 2022 @Getty /
      «As pessoas começaram a perceber que os melhores atletas precisavam de disputar as melhores competições (UEFA Champions League) para poderem evoluir e jogar num nível elevado. No que toca ao Debast, as opiniões estavam um pouco divididas. Existiam pessoas que achavam que ele ia para uma liga com outro tipo de visibilidade, tal como a Premier League. Outras entendiam que ele precisava de trabalhar alguns princípios do seu jogo», acrescentou, antes de falar do aspeto consensual para a massa adepta.

      «Existia algo em que todos estavam de acordo: o Sporting encontra-se num excelente momento. Foi uma 'jogada' inteligente da sua parte. Claro que tens de estar num nível de topo para vestir a camisola do clube, mas se cometeres um erro, as pessoas vão perdoar-te. Na Premier League, por sua vez, o cenário é diferente, pois serias 'afastado da equipa' e não regressarias ao onze inicial tão cedo», explicou.

      «É muito popular entre os adeptos do Anderlecht»

      Apesar da Liga Portugal Betclic não ter o mesmo protagonismo, fama ou qualidade da Premier League, o central continua no radar de Domenisco Tedesco, selecionador belga que permanece confiante nas capacidades do jovem de apenas 21 anos, que já foi chamado para representar o seu país em 16 ocasiões distintas.

      Enfrentou Róbert Bozeník, avançado do Boavista, no Euro 2024 @Getty /
      «Ele é muito popular entre os adeptos do Anderlecht. Cresceu no clube. As pessoas gostam dele porque conta com um passe longo preciso e tem bastante técnica para um central. Isso deve-se, em parte, a ter começado a sua formação como médio e não como defesa. Essas qualidades fazem parte do futebol moderno. Numa fase tardia é que recuou no terreno.»

      «A maioria dos adeptos belgas diz que ele é 'ok'. O grande problema é que comete sempre, pelo menos, um erro nos encontros com a camisola do Bélgica. Acaba por ser normal tendo em conta que foi talhado para tarefas mais atacantes», disse ainda o jornalista, que acredita que pode ser alguém importante na seleção num futuro próximo.

      qPossui qualidade e, se estiver ao seu melhor, será uma peça interessante para a nossa seleção. Neste momento, porém, é sempre um risco
      Bart Lagae, jornalista belga
      «Precisa de aprimorar determinados aspetos defensivos e, agora, encontra-se numa equipa melhor, numa liga mais competitiva comparativamente à belga. Ou seja, se tudo correr bem, tornar-se-à um jogador cada vez mais completo. É jovem e tem uma grande margem de progressão. Será uma peça interessante para a nossa seleção se estiver ao seu melhor. Neste momento, porém, é sempre um risco», explicou.

      Assim sendo, quais os aspetos que será necessário afinar? «Concentração, tomada de decisão e posicionamento, essencialmente. Ele precisa de perceber que é um defesa, tem de jogar simples e, por vezes, parece demasiado confortável com a bola nos pés. Portugal é o país ideal para evoluir, têm uma mentalidade vencedora incutida. Jogadores como o Sérgio Conceição [n.d.r passou pelo Standard Liège] ou o Ricardo Sá Pinto [n.d.r passou pelo Standard Liège] estavam sempre a dizer que precisavam de ganhar todas as competições. Acho que vai evoluir com esse pensamento.»

      Estreia em falso, mas...

      O início de Zeno Debast no futebol português esteve longe de ser fácil. A estreia, essa, ocorreu na Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, diante do FC Porto. Os leões, depois de terem começado a ganhar por 3-0, deixaram que os azuis e brancos passassem para a frente do marcador e, consequentemente, conquistassem o troféu após o apito final.

      Partida contra o FC Porto serviu de aprendizagem @Catarina Morais / Kapta +
      O belga acabou por sair aos 91 minutos, deixando para trás uma exibição abaixo do esperado. O nervosismo do primeiro jogo afetou o seu rendimento, no entanto, tal não impediu que os adeptos sportinguistas perdessem a crença no atleta que custou quase 16 milhões de euros aos cofres leoninos.

      Os minutos falam por si: 1251 em 19 partidas realizadas com a camisola do Sporting. O treinador mudou (João Pereira entrou para o lugar de Ruben Amorim), porém, o defesa continua a ser uma peça fundamental na estratégia leonina, pese embora a lesão sofrida recentemente. Não sabemos se será titular no regresso ao seu país, porém, tudo indica que irá voltar a pisar um relvado que lhe é familiar...



      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Erro casting
      2024-12-10 14h29m por tekmosaic
      Maior esta época é Vladan Kovacevic. Nosso campeonato existe bem melhor.
      Zeno Debast tem qualidade mas falha no plano mental e comete erros básicos.
      Já que falam António Silva, esse não é nada especial. Nem qualidade tem para ir seleção.

      Marcus Edwards, outro que falha no plano mental. Era vende-lo.
      Ricardo Esgaio , anda a fazer numero
      ES
      Debast
      2024-12-10 09h46m por Estebam
      Com bola é um central acima da média, o problema é a defender. . . comete imensos erros.
      Também o acho extremamente magro, por exemplo o António Silva, quando chegou à equipa principal, também era bastante magrinho e durante o verão fizeram-no ganhar massa muscular. Com o debast deviam fazer o mesmo, aquelas pernas parecem 2 palitos.
      Supertaça
      2024-12-10 09h41m por Lezama
      Se jogasse no Benfica e a primeira exibição que fizesse fosse como aquela que fez na Supertaça, estava crucificado e ainda hoje falavam disso. Perde uma bola que não dá golo porque, se não estou em erro, o chapéu do Galeno saiu mal e a seguir faz aquela rosca que dá mesmo golo.

      Mas pelos vistos é habitual, na seleção comete sempre um erro não é? É por dois erros na seleção que tentaram, e vamos ver se não tiveram sucesso, queimar o António Silva.
      A exagerar um pouco
      2024-12-10 09h36m por al_capone_lusitano
      Até factualmente, com a influência de Debast na equipa do Sporting, bem longe de ser dos mais influentes. Parece-me a mim que poderia ser médio porque tem um problema como central: é bom em tudo. . . excepto no que se pede a um central.

      jogos em destaque

      U Terça, 10 Dezembro 2024 - 20:00
      Jan Breydelstadion
      Anthony Taylor
      2-1
      Casper Nielsen 84'
      Geny Catamo 3'
      Eduardo Quaresma 24' (p.b.)
      Tópicos Relacionados

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Carvalhal assume-se «cansado»: «Prometi-me não carregar mais em cima da equipa»
      Taça de Portugal
      com video
      Desabafo do técnico do SC Braga
      O desabafo de Carlos Carvalhal, que assumiu os erros coletivos e individuais da equipa, que não quis voltar a criticar.

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      443MD 16-01-2025, 02:34
      HA
      Halibut 16-01-2025, 01:36
      johny016 16-01-2025, 01:25
      FO
      Formiga1979 16-01-2025, 01:25
      Maisinform 16-01-2025, 01:09
      PortimonDesdePiqueno 16-01-2025, 01:05
      pafizef 16-01-2025, 00:29
      ER
      Erkson-10 16-01-2025, 00:16
      ER
      Erkson-10 16-01-2025, 00:13
      DabidBTV 16-01-2025, 00:13
      One82 16-01-2025, 00:02
      SCBFAN 15-01-2025, 23:47
      robbiefowler9 15-01-2025, 23:47
      ER
      Erkson-10 15-01-2025, 23:32
      O_Jaime_Pacheco 15-01-2025, 23:29
      robbiefowler9 15-01-2025, 23:16