O Japão iniciou, este domingo, a campanha na edição de 2023 da Taça Asiática com um triunfo. Com o sportinguista Hidemasa Morita no onze inicial, os nipónicos bateram o Vietname por 4-2 e somaram os primeiros três pontos no grupo D.
A equipa comandada por Hajime Moriyasu colocou-se em vantagem logo aos 11 minutos, por intermédio de Takumi Minamino, mas não se livrou depois de um grande susto. Nguyen Dinh Ba (16') e Pham Tuan Ha (33') operaram a reviravolta no marcador e colocaram os vietnamitas em vantagem.
Antes que a surpresa começasse a ganhar força, os japoneses repuseram a normalidade no marcador com dois golos de rajada: Minamino bisou em cima dos 45' e assistiu logo a seguir para um grande golo de Keito Nakamura (45+4'). Na segunda metade, o encontro manteve-se em aberto no que diz respeito ao resultado, até que Ayase Ueda sentenciou o duelo com um golo aos 85'. Nesta altura, Morita já estava no banco de suplentes, depois de ter sido substituído aos 77 minutos.
O Japão assume a liderança do grupo D, mas fica à espera de conhecer o resultado do outro encontro da primeira jornada para perceber se tem ou não companhia no topo. O confronto entre Indonésia e Iraque está agendado para esta segunda-feira.