Pelas passagens pelas equipas técnicas das equipas Sub-23 e B do Sporting - além dos Sub-19 na Youth League -, João Pereira chega ao comando da equipa principal dos leões com um grande conhecimento dos talentos de Alcochete.
Uma nova era traz, por norma, novos rostos. Com um calendário apertado e algumas lesões, há talento na formação para os campeões nacionais lançarem na elite.
O zerozero preparou-lhe uma lista de cinco jovens que podem estar próximos de dar o salto. Concorda com as nossas escolhas?
Lucas Taibo (18 anos)
O Sporting tem estado atento nos últimos anos ao mercado jovem espanhol - Adam Arvelo e Paulo Iago são outros exemplos - e o galego integrou-se muito bem nos escalões de formação dos leões.
Desde a chegada em 2022, o defesa central já passou pelos conjuntos Sub-17, Sub-19, Sub-23, B e A, onde se estreou na reta final da partida para a Taça de Portugal em Portimão.
Consistente no rendimento, integrou recentemente trabalhos das seleções jovens espanholas e renovou até 2029 pelos leões. Não faltam opções no Sporting para a posição, mas o facto de jogar preferencialmente com o pé esquerdo pode acelerar o desejado salto.
Henrique Arreiol (19 anos)
Segundo jogador que João Pereira mais vezes orientou, o madeirense tem evoluído bastante nas últimas épocas e é um médio cada vez mais completo.
Adaptou-se confortavelmente esta época ao contexto de Liga 3, através de um físico imponente e um jogo de pés em grande melhoria.
Hjulmand, Morita e Daniel Bragança têm dividido as duas posições do meio-campo, o que abre as portas à entrada de mais um médio no contexto de equipa A, com o avançar da temporada.
Mauro Couto (18 anos)
Atento, o Sporting atacou este talento no Paços de Ferreira e avançou mesmo para a sua contratação, depois de alguns meses de empréstimo.
Os sinais já tinham sido positivos, porém, a adaptação a ala elevou o jogo do internacional jovem português para outro nível, sendo um dos grandes destaques do início de temporada da equipa B.
Bom de drible e de definição cada vez mais refinada, podemos estar perante um caso parecido aos de Geny Catamo e Geovany Quenda.
João Simões (17 anos)
Terminou a era Rúben Amorim integrado na equipa principal e o esperado é que continue neste percurso.
Desde cedo apontado como um dos principais talentos da geração de 2007 de Alcochete, o criativo destaca-se pela habilidade em condução e a chegada a zonas avançadas, através de um pé esquerdo açucarado e inteligência na movimentação.
Capaz de jogar em várias posições, as braçadeiras de capitão - tanto no Sporting como nas seleções jovens - são prova de maturidade.
Mais um algarvio com capacidade para voar alto no futebol português.
Flávio Gonçalves (17 anos)
Uma das grandes surpresas dos últimos meses na formação do Sporting e, por isso, talvez a aposta mais arriscada deste grupo.
Num curto espaço de tempo, o extremo saltou escalões e conseguiu ser titular na equipa B, além de registar excelentes exibições na Youth League.
Capaz de jogar entrelinhas e de definir bem nestes espaços, as comparações com Pedro Gonçalves têm surgido em força. Não é uma má referência para o recente internacional jovem português.