placardpt
    FC Porto vence em Braga

    Chama que demora a aquecer

    Desceu o pano. A Liga Portugal Betclic 2023/24 chegou ao fim com a aguardada batalha pelo terceiro lugar. SC Braga e FC Porto foram responsáveis por encerrar mais uma edição do principal campeonato português e tudo ficou na mesma. Os azuis e brancos venceram na Pedreira (0-1) e conseguiram o mal menor, o terceiro lugar, antes da final da Taça.

    Num jogo mais quente fora do relvado do que propriamente dentro dele, tendo em conta a boa moldura humana – mais de 23 mil pessoas – presente no anfiteatro dos Gverreiros do Minho, a estratégia do SC Braga ficou cedo condicionada por uma expulsão e teve de ser reajustada, mas o dragão pouco ou nenhum fogo teve para cuspir na finalização durante grande parte do encontro. Tudo mudou, perto do fim, pelo pé direito de Galeno.

    Altas temperaturas sem fogo

    Debaixo de um grande ambiente, os dois conjuntos tinham os olhos postos no último degrau do pódio, mas a visão arsenalista ficou turva ainda antes do primeiro quarto de hora: Víctor Gómez cometeu duas faltas, viu dois cartões amarelos e recebeu ordem de expulsão.

    No momento de maior instabilidade emocional dos homens da casa, o FC Porto aproveitou para rondar a baliza de Matheus e cheirar o golo. Não aconteceu e os bracarenses, já reorganizados com a entrada de Vítor Carvalho para o lugar de Pizzi, puxaram do espírito de sacrifício para manter fechados os caminhos para as redes.

    Ficou clara a sensação na primeira parte de que os minutos após a expulsão tinham sido a oportunidade de ouro dos dragões. O FC Porto não capitalizou nessa altura e o avançar do relógio tornou os caminhos cada vez mais estreitos para os portistas. Ao mesmo tempo, os minhotos atreveram-se a lançar um ou outro ataque, chegando até a pedir uma grande penalidade sobre Ricardo Horta à qual Nuno Almeida não atendeu.

    Temperaturas altas fora do relvado, um jogo um tanto ou quanto viril em dados momentos, mas o calor em torno de cada disputa de bola não contagiou os ataques, cujo poder de fogo na primeira metade foi quase nulo.

    Se lhe dão espaço…

    Mais rápido, incisivo e com sentido de baliza. O FC Porto entrou na segunda metade muito diferente, com o olhar de predador fixo na presa: Matheus e a baliza do SC Braga. Logo nos primeiros minutos, Otávio Ataíde acertou no ferro e Pepê, Francisco Conceição e Galeno obrigaram a uma, duas, três defesas de Matheus. Muito mais do que se tinha visto durante 45 minutos.

    O sentido do jogo era claro, com o FC Porto a dominar a posse e a procurar o melhor caminho, muitas vezes forçado pela periferia devido ao aglomerado de camisolas vermelhas em terrenos mais centrais. Mas ainda houve altura para as bancadas se entusiasmarem, numa grande arrancada de Cristián Borja, solicitado por Bruma, que não deu numa assistência primorosa para Ricardo Horta porque Wendell tirou o pão da boca ao internacional português quando este já tinha puxado a perna atrás.

    Os sinais iniciais foram positivos, mas rapidamente o FC Porto voltou a perder o poder de fogo. Apesar de rondar a baliza de Matheus, as oportunidades voltaram a tornar-se escassas, mas quando o SC Braga teve de arriscar para tentar ir buscar o terceiro lugar, o jogo tornou-se a praia de Galeno. 84 minutos e o brasileiro, sempre na sua passada larga, fugiu na profundidade, solicitado por Taremi, e rematou cruzado para o golo que decidiu a partida. Se lhe dão espaço…

    Contas fechadas, o FC Porto termina a Liga Portugal Betclic na terceira posição, com 72 pontos, mais quatro do que os arsenalistas. Segue-se a final da Taça, no Jamor, onde os portistas vão procurar não terminar a temporada sem vencer qualquer troféu.



    U Sábado, 18 Maio 2024 - 20:30
    Estádio Municipal de Braga
    Nuno Almeida
    0-1
    Wenderson Galeno 84'
    Estádio Municipal de Braga
    Lotação30 286
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 34
    A Chave

    Num nó que estava difícil de desatar, o FC Porto encontrou Galeno como antídoto no momento em que o SC Braga arriscou em busca do único resultado que lhe servia. O risco necessário dos Gverreiros acabou por ser chave para a vitória... dos dragões.

    O Árbitro

    Não foi um dia muito feliz para Nuno Almeida. Expulsou Víctor Gómez cedo, talvez até com algum exagero, e nunca pareceu capaz de controlar a partida daí em diante. 

    O Melhor
    Viver na profundidade

    Se há coisa de que Galeno gosta é de ver uma ala completamente livre para aplicar a sua passada larga em direção à baliza contrária. No momento em que arriscou tudo, o SC Braga ofereceu essa via aberta e o brasileiro imediatamente sobressaiu. Decisivo.

    O Pior
    Podia ter sido muito mais

    Fica a sensação de que o encontro podia ter sido muito mais do que acabou por ser. A expulsão de Victor Gómez condicionou muito a equipa da casa e o jogo mudou completamente ainda dentro do primeiro quarto de hora.

    Forma
    SC Braga
    2023/2024
    53J
    31V
    8E
    14D
    106-77G
    FC Porto
    2023/2024
    52J
    35V
    6E
    11D
    100-45G
    Sabia que...by playmaker stats
    Maiores diferenças pontuais do FC Porto para o campeão desde que a vitória vale 3 pontos (1995/96):
    18: 2023/24
    15: 2015/16
    13: 2013/14
    FC Porto termina o campeonato a 18 pontos do campeão: maior diferença dos portistas para o 1.º classificado desde 1972/73
    FC Porto volta a ganhar em Braga: a sua última vitória no terreno dos bracarenses tinha sido em 2018/19
    Nas 10 últimas épocas, o SC Braga só não terminou o campeonato fora dos 4 primeiros lugares por uma vez: em 2016/17 ficou no 5.º lugar
    O SC Braga termina o campeonato entre os 4 primeiros lugares pela 7.ª época consecutiva
    SC Braga termina o campeonato no 4.º lugar: os bracarenses vão entrar na 2.ª pré-eliminatória e têm que ultrapassar 3 fases eliminatórias para chegar à Liga Europa
    Em campeonatos com 34 jornadas, esta é a pior pontuação do FC Porto (72 pontos) desde 2004/05, quando fez 62 pontos
    FC Porto termina o campeonato com a melhor defesa da prova (27 golos sofridos)
    FC Porto termina o campeonato no 3.º lugar: é a pior classificação dos portistas desde 2015/16
    FC Porto termina o campeonato no 3.º lugar: os portistas ficam sempre no pódio desde 1975/76
    FC Porto termina o campeonato no 3.º lugar: os portistas têm entrada direta na Liga Europa

    Fotografias(46)

    Liga Portugal Betclic: SC Braga x FC Porto
    Liga Portugal Betclic: SC Braga x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Braga - Porto
    2024-05-19 14h19m por danimoura
    As análises à arbitragem nos jogos do Porto são deveras hilariantes. . . há uns anos tentaram à força toda criar um caso com o Romário Baró num jogo contra o Guimarães, a Sport TV até teve a distinta lata de colar esse lance a um penalti claro que ficou por assinalar contra o Benfica e a favor do Portimonense, um lance onde o Baró, à saída da grande área do Guimarães faz uma falta e todos ficaram indignados como o árbitro não mostrou o segundo amarelo. . . no jogo de ontem, pelos vistos to...ler comentário completo »
    redlegion
    2024-05-19 14h05m por Bracara__Avgvsta
    O empurrão, até dou de borla, se é falta ou não, mas a mão é clara. Ainda tens o lance do Bruma, que ia ficar isolado, e o árbitro, em vez de deixar o lance seguir para depois o VAR analisar, prefere apitar. Até podíamos ter perdido o jogo, a jogar de igual para igual, mas o árbitro preferiu ser o centro das atenções e acabou por estragar o jogo.
    JS
    Infelizmente
    2024-05-19 11h22m por jsilva77
    A maioria dos comentários centra-se num não caso . . . A expulsão do jogador do Braga, à luz das leis do jogo, é justa . . . Agora, nuns casos o árbitro deveria contemporizar, noutros deve seguir as regras, já que elas existem, enfim . . . As pessoas gostam é de polémicas, parece que gostam pouco de futebol porque pouco se fala dele nas caixas de comentários . . . Já agora, é fácil cair em cima da equipa de arbitragem mas, e o jogador ??? A pessoa imprudente que se colocou à mercê d...ler comentário completo »
    Pinho352
    2024-05-19 11h04m por rubenferreira877
    Isso dos arbitros estrangeiros e mito, ja tivemos durante 2 ANOS alguns arbitros estrangeiros aqui em portugal e faziam a mesma coisa dos portugueses, mesmo na grecia os arbitros estrangeiros sao criticados. . . . Quando voces, os genios perfeitos perceberem que o arbitro tambem erra e nao ´é (ou pelo menos a grande maioria) de forma prepositada. . . .

    Ves n casos da champions e na liga europa/ conference cada arbitro do mais amador que existe, o que deveria ser implantado e...ler comentário completo »
    PI
    Jogos
    2024-05-19 10h11m por Pinho352
    Este jogo é apenas um de muitos que caracterizam a liga portuguesa, ou seja, quando há algo em jogo, tal como sucedeu no Casa Pia x Sporting ou no Benfica x Chaves, entre muitos outros, existe sempre a intervenção misteriosa da equipa da arbitragem e a decisão vai sempre a favor dos grandes.
    Por isso é que este futebol português está podre e cada vez com menos adeptos, só com uma vassourada nos árbitros e alguns dirigentes e começando a implementar medidas que já surgiram em países...ler comentário completo »
    BL
    Época medíocre
    2024-05-19 07h50m por Bluetrain
    O SC falhou muitas a vezes a berrar em vez de pensar. Por isso, foi expulso demais.
    Quanto aos jogadores, no campeonato o FCP ficou em décimo nos melhores marcadores (Evanilson) e em oitavo em assistências (Galeno). Tudo muito fraco.
    Só a Taça pode dar alguma luz nesta época, mas vai ser muito difícil.
    O AVB que salve o FCP.
    FCP
    2024-05-19 02h18m por moumu
    Època um pouco discreta apesar de garantir lugar directo na fase de grupos da liga europa, é claro este jogo ficou condicionado pela expulsão muito cedo, creio que o Braga fez uma boa época e espero que chegue à fase de grupos da liga europa.
    Expulsão condicionou o jogo
    2024-05-19 01h01m por BlackCat
    O jogo acabou por ficar condicionado pela expulsão logo aos 12 minutos. É certo que o Victor Gomez se "pôs a jeito", mas acho o 2º amarelo algo forçado. Não sendo a falta demasiado clara e tendo o jogador já um cartão amarelo, julgo que o árbitro deveria ter tido mais bom senso, avisando o jogador de que, a a partir dali, haveria tolerância zero. É assim que normalmente se faz nas principais competições da UEFA.
    A partir daí, quase "só deu Porto" e o triunfo portista acabou por ...ler comentário completo »
    Braga
    2024-05-18 23h39m por SCBFAN
    Deu para lutar pelo 3 lugar até ao fim. Foi uma época de sofrimento e espero q o próximo ciclo seja mais próspero do q este.
    Necessária uma pequena revolução neste plantel, nomeadamente ao nível defensivo.
    Bracara__Avgvst a
    2024-05-18 23h35m por redlegion
    Começa logo com um empurrão ao Moutinho que o impede de chegar à bola.
    Jogo
    2024-05-18 23h34m por redlegion
    Finalmente acabou este sofrimento, infelizmente não deu para sacar um 3º lugar. Houve de facto muita alma neste últimos jogos e cumpriu-se o objetivo mínimo.

    Posso desculpar-me com a má arbitragem que tivemos hoje que impediu mais uma subida ao pódio, mas com o Porto a dar tantos tiros nos pés, tínhamos tudo para ficar à frente deles, mas a culpa é de quem mantém um distribuidor de coletes demasiado tempo como treinador, mesmo que lhe tenha caído uma Taça da Liga do céu.
    SC Braga
    2024-05-18 23h28m por Bracara__Avgvsta
    Tinha tudo para ser um grande jogo, mas o árbitro decidiu acabar com o jogo aos 12 minutos. Vi agora o lance do golo e o Eustáquio só consegue fazer o passe para o Taremi porque a bola bate na mão. VAR a dormir. É o que é. Nada a apontar à equipa que, com menos um, ainda tentou. A época foi mal planeada e, mesmo assim, conseguimos ficar no quarto lugar.
    Braga
    2024-05-18 23h19m por OrgulhoBracaro
    Só nos resta agradecer pela alma nestes últimos jogos e neste jogo. Infelizmente lutamos contra as forças externas habituais no lado azul e branco, mesmo assim lutamos até ao fim. Não deu para mais e felizmente a época acabou. Começar a reforçar a bem equipa em todas as posições mais limitadas e tenho a certeza que na próxima época terminaremos nos 3 primeiros lugares.
    Return of Platinum
    2024-05-18 23h08m por ikercasillasbestgk
    É como o Zaidu não é? Marca ao Benfica é o rei, já não tem fraquezas, já sabe cruzar, defender, marcar o adversário etc. , Poupa-me. . .
    A lei do ex
    2024-05-18 22h51m por Messinaldo
    Nunca falha
    Enorme
    2024-05-18 22h49m por JAM79
    Concordo, o árbitro arruinou o jogo que tudo tinha para ser excelente, não me parece que o 2° cartão amarelo tenha sido nem mostrado (o 1° sim).
    Agora vamos ver na próxima semana contra uma equipa muito forte, temos de dar tudo para vencer, boa semana!
    Galeno
    2024-05-18 22h47m por Return_of_Platinum
    Galeno enorme, a todos os níveis; foi assobiado durante o jogo todo, sempre que tocou na bola; marca um golo que sela o nosso 3º lugar. . . e nem sequer festeja, por respeito à antiga casa. Ora tomem lá uma bofetada de luva branca, corja que vai aos estádios assobiar os atletas. #Respect.
    EN
    Braga
    2024-05-18 22h39m por EnormeSCB
    Nada a dizer, deram tudo mais era difícil quando um palhaço decidiu aparecer e abrir o circo em 15 minutos, depois perdeu os cartões. Podia ter sido diferente mas não quiseram assim. Final de época ficamos aquém do objectivo no campeonato e levamos um caneco, preparar bem a próxima época e voltar com novas objectivos e ambições. Força Braga!