Estão encontrados os primeiros dois semifinalistas do Campeonato do Mundo. Este domingo, no arranque dos quartos de final, Brasil e Ucrânia confirmaram o favoritismo sobre os respetivos adversários e carimbaram o passaporte para a penúltima fase da competição, agendando desde já encontro entre si por um lugar na final.
A seleção brasileira foi a primeira a garantir o apuramento. Num confronto escaldante com Marrocos, o Escrete não deixou margem para dúvidas e reforçou a candidatura à vitória final com um triunfo muito bem conseguido (3-1). Os golos de Marcel Marques (11'), melhor marcador da competição, e Leandro Lino (17') deram vantagem na primeira metade, com Dyego a dilatar já no segundo tempo (28'). Os marroquinos ainda tentaram reentrar na discussão com um golo de Otmane Boumezou (34'), mas não conseguiram mais do que isso.
Os golos ficaram praticamente todos reservados para o segundo jogo do dia. A Ucrânia bateu a Venezuela, responsável pelo afastamento chocante da Espanha nos oitavos de final, por 9-4.
A primeira parte foi mais disputada do que a segunda, onde a questão física passou fatura aos venezuelanos. No primeiro tempo, enquanto houve pernas, a Venezuela conseguiu em alguns momentos fazer uso da dimensão física para equilibrar minimamente um confronto onde era claramente inferior. Com muito espírito de luta, os venezuelanos mantiveram-se dentro da discussão, mas na reta final da primeira metade descolaram para não mais conseguir recuperar.
Abakshyn (5', 16' e 18'), Shoturma (14'), Shved (20'), Semenchenko (21'), Sukhov (27'), Cherniavskyi (32') e Mykytiuk (38') fizeram os tentos ucranianos. Francia (6'), Viamonte (16'), Vidal (17') e Morillo (30') marcaram para os sul-americanos.
A Ucrânia vai, desta forma, defrontar o Brasil nas meias-finais da prova. Os outros dois semifinalistas vão sair dos confrontos desta segunda-feira, o primeiro a colocar frente a frente França e Paraguai e o segundo a opor Argentina e Cazaquistão.