De 1995 a 2024, uma espera insuportável. Aí está a festa da Estrela Solitária: 29 anos depois, o Botafogo é campeão do Brasil.
Artur Jorge, portuguesíssimo de Braga, juntou este domingo o Brasileirão à Libertadores. Sete meses memoráveis para o treinador, depois de uma saída pouco simpática do SC Braga. É assim o futebol.
42 mil almas aconchegaram-se no Estádio Nilton Santos para voltar a celebrar sem fim. À vitória por 2-1 sobre o São Paulo (com um golo de Gregore já nos descontos) juntou-se a exibição e o resultado dececionantes para o Palmeiras de Abel Ferreira: derrota por 0-1 na receção ao aflito Fluminense - o tricolor das Laranjeiras salvou-se da descida.
Aos campeonatos de 1968 (com Jairzinho, Manga, Afonsinho, Paulo César Caju...) e 1995 (Túlio Maravilha, Donizete, Sérgio Manoel, Wilson Gottardo...), o Botafogo junta esta conquista de 2024, na melhor semana da riquíssima história dos alvinegros.
O champanhe para afogar as mágoas de 2023
O trabalho de Artur Jorge compensa, em larga medida, a tremenda desilusão de 2023. Uma desilusão que acentuou a crença num maldição que mais não era do que infelicidade e/ou incompetência desportiva e financeira, talvez potenciada por um estado de espírito derrotista.
A chegada do antigo defesa central português, aposta forte do homem dos milhões, John Textor, resultou em pleno. Foram 54 jogos sob a orientação de Artur Jorge, com 31 vitórias, dois títulos históricos e o crescimento de alguns nomes condenados a uma transferência para o Velho Continente: Igor Jesus, Luiz Henrique, Thiago Almada, Danilo Barbosa, já para não falar dos experientíssimos Alex Telles e Tiquinho Soares, dois ex-FC Porto.
Por falar em Igor Jesus, foi ele o autor do passe para primeiro golo neste domingo de decisões, marcado por Jefferson Savarino. O venezuelano recebeu e picou sobre o keeper Jandrei, ainda no primeiro tempo. Os paulistas ainda empataram por William Gomes, só para Gregore tornar tudo mais épico ao fazer o segundo dos botafoguenses aos 90+2.
O epílogo perfeito para uma história de assinatura portuguesa.
O nome de Artur Jorge justifica todas as manchetes, mas há mais portugueses merecedores de menção especial: Franclim Carvalho, André Cunha, João Cardoso e Tiago Lopes, elementos da comissão técnica, estão todos de parabéns.
É TEMPO DE ALEGRIA! 🇧🇷🏆
— Botafogo F.R. (@Botafogo) December 8, 2024
FORJADO NA CORAGEM, O BOTAFOGO FAZ HISTÓRIA MAIS UMA VEZ E CONQUISTA O BRASILEIRÃO! É CAMPEÃOOOOO! 💪🏾🔥 #TEMPODEBOTAFOGO #BOTAFOGOCAMPEÃO pic.twitter.com/OnJu3F8GWP