A expressão «barril de pólvora» é a mais apropriada nesta altura. Jimmy Butler parece estar na porta de saída dos Miami Heat e, segundo o jornalista da ESPN, Shams Sharania, já entregou uma lista de equipas ao seu agente para onde gostava de ser trocado.
Segundo as mesmas informações vindas da ESPN e de outros órgãos, essas equipas são os Phoenix Suns, os Dallas Mavericks, os Houston Rockets e os Golden State Warriors.
Jimmy Butler está no último ano do contrato com os Heat, ainda que tenha uma opção para estender por mais um ano, no valor de 53 milhões. O que este pedido mostra é que as negociações para uma possível renovação estão quebradas, sendo que no verão o extremo rejeitou uma oferta inferior ao máximo que podia receber, que está fixado nos 243 milhões de dólares por quatro anos.
Apesar da saída de Butler ser possível, não se afigura fácil. Primeiro, o all-star recebe 48,7 milhões, com a opção que se falou anteriormente. Esse valor não é fácil atingir numa troca durante a temporada, especialmente numa altura em que as equipas ainda estão num processo de adaptação ao novo acordo de trabalho, que gere as regras orçamentais de cada equipa.
Depois, em segundo lugar, apesar de ser um all-star e um jogador que já provou ser capaz de liderar uma equipa para lutar pelo um título (esteve duas vezes nas finais com os Heat), o extremo é um jogador que tem sofrido com lesões nos últimos anos. Esses problemas afastaram-no dos últimos play-offs e tem diminuído as suas prestações.
Das quatro equipas que estão na lista de Butler, os Suns são a mais improvável. A equipa de Phoenix está no 2º nível (2º apron) de equipas que mais gastam, o que significa que está extremamente limitado nas trocas que pode fazer. Para se perceber, os Suns não podem juntar dois contratos para chegar ao valor do contrato de Butler. As restantes equipas não estão tão limitadas, mas uma troca deste nível não se afigura fácil, especialmente durante a temporada.
O empresário de Jimmy Butler, Bernie Lee, recorreu à rede social X para desmentir algumas das informações avançadas por Shams Sharania.