betano
    Chegou a hora do «jogo do século»

    Benfica x Sporting: antevisão, ausências e onzes prováveis

    Publicado em: 2025/05/09 23:00
    Atualizado em: 2025/05/12 19:15
    Benfica x Sporting: antevisão, ausências e onzes prováveis

    Rui Borges apelidou a 325ª edição do dérbi eterno como «o jogo do século». Não é caso para menos. Mesmo que não haja Marquês neste sábado, a Liga Portugal Betclic 24/25 vai ficar praticamente decidida na Luz, na penúltima jornada que opõe os dois primeiros classificados.

    Veja Também

    O cenário, caro leitor, é bastante simples. Se o Sporting vencer, sagra-se bicampeão nacional. Se o dérbi terminar empatado, os leões partem em vantagem para a última jornada. A vencer só por um golo de diferença, as águias só dependem de si para serem campeãs em Braga; caso batam o maior rival por dois golos ou mais, levantam o troféu assim que João Pinheiro arbitrar para o fim. Com este cenário, ora se não é o jogo do século!

    Fazer a festa em casa

    Comecemos, então, esta antevisão pelos anfitriões, que querem fazer a festa junto dos seus, na última vez que o Estádio da Luz abre portas na presente temporada.

    Águias podem confirmar título em casa @Kapta+

    Para as competições internas, os encarnados já não perdem desde a deslocação a Rio Maior. Nessa noite, num ralhete que se tornou público, Bruno Lage acabou por transformar a equipa, que desde então só perdeu pontos por uma ocasião - em casa, frente ao FC Arouca. Até ao momento, a única derrota caseira interna ocorreu frente ao Sporting... de Braga, na jornada posterior ao desaire em Alvalade, na primeira volta.

    Para este encontro, a grande dúvida no onze persiste nos três homens que vão servir de apoio a Pavlidis. Kokçu deve atuar pelo meio, Akturkoglu e Amdouni - saiu lesionado no Estoril - foram titulares no último encontro e Di María parece estar pronto para voltar a reclamar o seu lugar. DahlSchjelderup e Bruma também são opções para as posições.

    Na antevisão ao jogo grande, Bruno Lage ressalvou a importância da proximidade dos adeptos e garantiu que o Benfica vai jogar «para a família benfiquista» - veja todas as declarações aqui.

    Leão com fome de bicampeão

    Do outro lado, Rui Borges não poupou nas palavras e puxou a responsabilidade para si: afirmou que este é o «jogo do século» e o mais importante da sua carreira - veja todas as declarações aqui.

    À semelhança de Bruno Lage, também Rui Borges não deve ter grandes dúvidas no setor defensivo: as interrogações surgem do meio-campo para a frente. Recentemente regressados de lesão, Pote e Morita - ambos longe da melhor condição física - ainda não têm um lugar assegurado no onze inicial. No sentido oposto, relegado para o banco nos últimos duelos, Quenda pode ser um trunfo interessante, resta saber se a titular ou com o decorrer do jogo.

    A loucura na jornada anterior... ao título? @Sporting CP

    De resto, o passado recente do leão é positivo, mas não tão contundente. São cinco vitórias consecutivas - a última foi sofrida, com um golo de Eduardo Quaresma ao cair do pano - e só não são mais pelo empate caseiro, frente ao SC Braga.

    O embalo é importante, mas o que está no horizonte ainda é mais: os leões entram em campo com dois resultados para terem o título muito bem encaminhado - a vitória, que confirma a conquista, e o empate.

    Impedidos de dar o contributo no jogo do século vão estar Manu Silva, Alexander Bah e Renato Sanches - Amdouni está em dúvida - do lado da casa. Os vizinhos estão impossibilitados de usar Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões.

    O que nos diz a história

    Águias e leões mediram forças, como frisado anteriormente, por 325 ocasiões. Ao todo, a vantagem é encarnada, com 139 vitórias e 115 derrotas. Olhando exclusivamente para os duelos na Luz, a diferença acentua-se: foram 85 vitórias caseiras no inferno encarnado, em 154 jogos, e somente 33 vitórias leoninas.

    Contudo, o Sporting pode agarrar-se ao passado recente nesta rivalidade. Há seis jogos que os verde e brancos não perdem contra o Benfica. Além disso, o cenário que as águias precisam para se sagrarem campeões diante do eterno rival - vitória caseira por dois ou mais golos - não acontece desde 2014.

    Por fim, um dado, no mínimo, curioso. Se tivermos em conta a pontuação do campeonato desde a chegada de Bruno Lage ao comando técnico encarnado, o Benfica estaria na liderança. Se fizermos o mesmo a partir do momento em que Rui Borges sucedeu a João Pereira, o Sporting estaria na frente. Constância e qualidade.

    Chega de palavras, por mais bonitas e explicativas que sejam. Os intervenientes e, sobretudo, os adeptos estão prontos para o grande jogo. O dérbi eterno vai parar o país e ditar um campeão. Quem será: Benfica ou Sporting?



    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    A diferença passa por... Estatísticas Liga Portugal Betclic 2024/25

    7,38
    Rating
    8,08
    17,72
    Expected Goals
    27,13
    19
    Golos
    39
    7
    Assistências
    8
    22.0 M €
    Valor de Mercado
    77.0 M €

    Sabia que...by playmaker stats

  • O Sporting soma o 20.º jogo sem perder na Liga
  • Na última jornada, o Sporting recebe o Vitória SC, enquanto o Benfica se desloca a casa do SC Braga
  • Para ser campeão, o Benfica tem que fazer um resultado melhor do que o Sporting
  • O Sporting entra em vantagem na última jornada: depende só de si para ser campeão
  • Ainda não há campeão: a Liga 2024/25 vai ser decidida na última jornada
  • Matheus Reis cumpre o jogo 200 pelo Sporting
  • Akturkoglu é o 1.º turco a marcar no dérbi entre Benfica e Sporting
  • + assistências Benfica 2024/25: 11 Pavlidis 10 Akturkoglu 9 Kokçu 8 Di Maria 8 Aursnes
  • Pavlidis é o melhor marcador do Benfica esta época e, agora, também o jogador com + assistências - ultrapassou Akturkoglu
  • 11.ª assistência de Pavlidis esta época, a 7.ª no campeonato
  • 1.º golo de Akturkoglu num Clássico do futebol português
  • 16.º golo de Akturkoglu pelo Benfica, o 11.º na Liga
  • 5.º jogo consecutivo que o Sporting inaugura o marcador na Luz
  • Diomande também cumpre o jogo 100 ao serviço do Sporting: 89 a titular 6 golos 1 assistência 1 título Estreia em fevereiro de 2023, frente ao Rio Ave
  • 3.ª época consecutiva que Trincão marca 10 + golos numa época: 2022/23: 13 2023/24: 10 2024/25: 10
  • Trincão marcou aos 4 minutos: golos + rápido do Sporting na Luz desde 2007, quando Liedson marcou aos 2 minutos
  • Otamandi viu o 3.º amarelo na Liga: não recebia um cartão na prova desde o dérbi da 1.ª volta
  • 2.º golo de Trincão ao Benfica: já tinha marcado em 2022/23, em Alvalade
  • 1.ª vez que Trincão chega aos 2 digitos nos golos e nas assistências numa só temporada
  • 10.º golo de Trincão esta época, o 9.º no campeonato
  • Gyokeres cumpre o jogo 100 pelo Sporting
  • EQUIPAS
  • Se vencer, o Sporting sagra-se bicampeão nacional
  • O Benfica pode sagrar-se campeão: para isso, tem que vencer por dois ou mais golos de diferença (o que, em casa, não consegue frente ao Sporting desde 2013/14)
  • Benfica e Sporting têm a melhor defesa desta edição da Liga Portugal Betclic (26 golos sofridos)
  • O Sporting tem o melhor ataque desta edição da Liga Portugal Betclic, com 85 golos marcados
  • Na Liga Portugal Betclic, o Sporting não perde há 20 jogos
  • Nos 33 últimos jogos realizados em casa na Liga Portugal Betclic, o Benfica só perdeu um
  • Em casa, o Benfica marca na Liga Portugal Betclic há 50 jogos
  • Nos 10 últimos jogos realizados na Liga Portugal Betclic, o Benfica marcou sempre dois ou mais golos
  • Na Liga Portugal Betclic, o Benfica marca há 16 jogos - a última vez que ficou em branco foi, precisamente, diante do Sporting, na 1.ª volta
  • Na Liga Portugal Betclic, o Benfica não perde há 13 jogos - soma 12 vitórias e um empate neste registo
  • O Benfica venceu nove dos 10 últimos jogos
  • CONFRONTOS
  • Este é o terceiro jogo entre as duas equipas esta época: na 1.ª volta da Liga Portugal Betclic, o Sporting venceu por 1-0, enquanto que na final da Allianz Cup registou-se um empate a um golo, com triunfo dos encarnados no desempate por grandes penalidades
  • O Sporting marcou nas 12 últimas deslocações a casa do Benfica
  • O Benfica marcou nas 10 últimas receções ao Sporting
  • Nas 10 últimas deslocações a casa do Benfica, o Sporting só venceu por uma vez: 1-3 em 2021/22
  • O Sporting não venceu nas três últimas deslocações a casa do Benfica (dois empates e uma derrota)
  • O Sporting marcou nos oito últimos jogos realizados frente ao Benfica
  • Nos oito últimos jogos realizados entre as duas equipas, o Benfica só venceu um: 2-1 em casa, na época passada
  • O Sporting está invicto frente ao Benfica há cinco jogos (no tempo regulamentar)
  • TREINADORES
  • Bruno Lage enfrentou Rui Borges em três ocasiões, registando uma vitória, um empate e uma derrota
  • Rui Borges enfrentou o SL Benfica em cinco ocasiões, registando uma vitória, dois empates e duas derrotas
  • Bruno Lage enfrentou o Sporting CP em sete ocasiões, registando quatro vitórias, um empate e duas derrotas
  • EQUIPAS
  • O Sporting CP só perdeu um dos 13 últimos jogos realizados fora de casa
  • Fora de casa, o Sporting CP marca há sete jogos
  • Fora de casa, o Sporting CP vem de nove jogos consecutivos sem perder.
  • Fora de casa, o Sporting CP soma seis vitórias consecutivas
  • Nos últimos 20 jogos, o Sporting CP só perdeu um
  • O Sporting CP marca há 13 jogos
  • O Sporting CP não perde há 15 jogos
  • O Sporting CP soma cinco vitórias consecutivas
  • O SL Benfica só perdeu um dos 10 últimos jogos realizados em casa
  • Nos últimos 12 jogos, o SL Benfica só perdeu um
  • O SL Benfica marca há 12 jogos
  • O SL Benfica não perde há 10 jogos
  • O SL Benfica soma quatro vitórias consecutivas
  • CONFRONTOS
  • SL Benfica e Sporting CP já se defrontaram por 324 vezes, com 139 vitórias dos encarnados, contra 115 triunfos dos leões
  • No Estádio do Sport Lisboa e Benfica, o SL Benfica apresenta vantagem nos duelos frente ao Sporting CP: 85 vitórias em 154 jogos. Os leões somam 33 triunfos
  • Na Liga Portugal Betclic, realizaram-se 181 jogos entre as duas equipas, com 83 vitórias do SL Benfica, 47 empates e 51 triunfos do Sporting CP
  • Sondagem

    RESULTADO SONDAGEM

    BENFICA
    EMPATE
    SPORTING

    Fotografias

    Liga Portugal Betclic: SL Benfica x Sporting CP
    Liga Portugal Betclic: SL Benfica x Sporting CP

    Quadro completo (Jornada 33):


    Liga Portugal Betclic 2024/25: veja aqui tudo sobre a edição

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TI
    Ataque cardíaco que eu vou ter
    2025-05-10 14h44m por TiagomarquesFSma
    Eu acredito plenamente que, enquanto eu estiver a ver o jogo, eu vou ter um ataque cardíaco. Vai ser um jogo de ENORMES emoções, com as duas equipas a apostarem mais no ataque, mas também com bons defesas.

    Onze inicial do SL Benfica:
    Guarda-redes: Anatholy Trubin;
    Defesas: Álvaro Carreras; Nicolás Otamendi; António Silva; Tomás Araújo;
    Médios: Di María; Florentino Luís;
    Médios ofensivos: Fredrick Aursnes; Orkun Kökçü; Kerem Aktürkoğlu;
    ...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SLB vs SCP
    2025-05-10 11h11m por pedrinho_dgl
    Não ha muito a dizer de novo. É um jogo de tripla que é completamente decisivo.
    O Sporting parte em vantagem pq tem mais margem de erro, mas o Benfica joga no seu estádio. Tudo pode acontecer e cada detalhe vai contar.
    Espero que o Sporting seja mais maduro do que tem mostrado. Temos que ir pela vitória. O Benfica está obrigado a ganhar e temos que ser inteligentes para usar isso a nosso favor.
    Que seja um grande jogo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Jogo
    2025-05-10 10h22m por orgulhovermelho
    Aí está o grande jogo do campeonato, o jogo que poderá decidir o título, se não decidir hoje, vai deixar alguem já com uma mão no título. Eu acredito que vamos vencer, não será fácil , mas na Luz perante os nossos temos de ganhar, não sei se será por 2 golos, mas o importante é ganhar. Penso que o 11 que será escolhido e o que está aqui em cima apresentado, mas eu não jogaria com o Di Maria a titular, apesar de todos sabermos que o Di Maria aparece sempre nestes momentos, é isso pode...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    HA
    Equipas
    2025-05-10 09h55m por Halibut
    No Sporting colocava Morita no lugar de Debast, jogava Hjulmand e Morita, depois colocava o Quenda no lugar do Pote, se querem ser Campeões é entrar para ganhar.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    BENFICA-SPORTIN G, FAVORITO O SPORTING
    2025-05-10 09h43m por mario1953
    A 33ª. jornada da Liga Portugal Betclic, destinou-nos, o velho e eterno clássico do futebol português, o derby dos derby, onde está marcado para o Estádio da Luz(?), o SL Benfica-Sporting CP, o jogo número 91, e a decisão de um título. Nos 90 jogos já disputados, 53, 3% de vitórias para o Benfica 27, 7% de empates e 18, 8% de vitórias para o Sporting. Sem arriscar muito, direi que o favoritismo está para o lado do Sporting, que mesmo jogando fora do ambiente, tem condições para s...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AR
    Meu amor
    2025-05-10 12h15m por armabranca
    se queres ser jornalista não podes ser tao parcial
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZY
    Espero
    2025-05-10 08h16m por zyxw_4321
    Editado a 2025-05-10 08h20m
    Espero bem que nenhum jogador do Sporting grite "sim" durante o jogo. . . !
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    zyxw_4321
    2025-05-10 08h28m por TomPen
    O CR7 vai tar na casa dele na boa, soluça e grita "sim".
    Vai ser tão alto que o árbitro em Lisboa vai ouvir e apitar livre.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    prognóstico
    2025-05-10 07h31m por moumu
    0-0
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Prognóstico
    2025-05-10 02h54m por carocha2023
    2-1
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Morita
    2025-05-10 02h03m por TomPen
    Vai jogar o jogo do título no seu aniversário. Yikes.

    Otanjoubi Omedetou!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Prognostico
    2025-05-10 00h59m por tipmaster
    Benfica 2 vs Sporting 1
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Sporting
    2025-05-10 00h33m por Schmyokeres
    Gostava que o Rui Borges apostasse no maior preenchimento do meio campo e, por consequência, iria permitir a utilização no 11 titular dos melhores\mais atacantes alas, Geny Catamo e Maxi Araújo.

    Para mim era:

    Rui Silva

    Eduardo Quaresma
    Ousmane Diomandé
    Gonçalo Inácio

    Geny Catamo
    Zeno Debast (6)
    Morten Hulmand (interior)
    Hidemasa Morita (interior)
    Maxi Araújo

    Francisco Trincão (solto, atrás do Viktor)
    Viktor Gyökeres
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Jogo
    2025-05-09 23h19m por sporting99
    Acho que vai ser um empate e tudo se resolve na ultima jornada com vantagem confortável para ser bi.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Prognóstico
    2025-05-09 23h05m por Ze_Pancada
    Vítor Joca a bisar na baliza errada.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    U Sábado, 10 Maio 2025 - 18:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    João Pinheiro
    1-1
    Kerem Akturkoglu 63'
    Francisco Trincão 4'

    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Benfica: Leandro Barreiro convocado à seleção do Luxemburgo
    Benfica
    Convocados
    Médio jogou 42 jogos esta época
    A seleção nacional do Luxemburgo anunciou, esta sexta-feira, a convocatória para os jogos particulares frente a Eslovénia e República da Irlanda. Nela figura ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    TI
    ti_maria_69 23-05-2025, 14:54
    tiger1974 23-05-2025, 14:43
    David_Villa 23-05-2025, 14:31
    0_Matematico 23-05-2025, 14:30
    tcb9277 23-05-2025, 14:12
    Ispeaksempolemicas 23-05-2025, 14:05
    Douto 23-05-2025, 13:49
    cmtcosta 23-05-2025, 13:31
    Ispeaksempolemicas 23-05-2025, 13:13
    0_Matematico 23-05-2025, 13:01
    MO
    Motamaral 23-05-2025, 12:27
    moumu 23-05-2025, 12:22
    lmperial 23-05-2025, 12:18
    LBAS 23-05-2025, 11:35
    Aleaotejano 23-05-2025, 11:14
    sparagufas 23-05-2025, 11:04