«Estádio da Luz», nome da casa do Sport Lisboa e Benfica, local onde não se consegue vencer para os clubes franceses.
Veja Também
- Razia no meio-campo: cinco miúdos que podem ter espaço com Bruno Lage
- Benfica x Monaco: antevisão, ausências e onzes prováveis
- Monaco com baixas de vulto para a deslocação ao Estádio da Luz
Desde 1967 que o Benfica recebe emblemas gauleses na sua casa, em Lisboa. Os registos provam que os encarnados sempre presentearam os gauleses com grandes golos e boas exibições, que nunca permitiram uma única vitória dos visitantes desde essa data.
A primeira visita, a estrear o relvado enquanto convidado francês, foi o Saint-Étienne. Os verts deslocaram-se ao terreno luso para disputar a primeira mão da segunda ronda da T. Campeões Europeus 1967/68.
Com golos de José Augusto e Eusébio, grandes referências no clube, os encarnados venceram por 2-0, no que foi um dos primeiros passos da longa caminhada até à final da prova, onde saíram derrotados perante o Manchester United.
Desde então, neste largo período que se estende até ao presente, as águias realizaram mais 17 duelos em casa com dez rivais gauleses, entre os quais somam 12 vitórias e cinco empates.

Um cromo repetido tem sido o Paris SG, o clube desta lista que mais vezes visitou a «Lumière». Com um golo em todas as partidas, os encarnados venceram nas três primeiras partidas - em 2007, 2011 e 2013 - e empataram na última, em 2022, depois de Lionel Messi abrir o marcador e Danilo Pereira retomar a igualdade no resultado após apontar um auto-golo.
O ex-atleta dos parisinos, Ángel Di María é o melhor marcador de sempre dos encarnados, em casa frente a equipas francesas, com três encaixados - dois a partir da marca dos onze metros frente ao Toulouse e um frente ao Marseille -, todos eles a contar para Europa League.
1 Jogos, 1V 0E 0D (DG: 1-0)
Últimos Resultados:
24/25: ASMF 0-1 SLB
24/25: ASMF 2-3 SLB
14/15: ASMF 0-0 SLB
14/15: SLB 1-0 ASMF
10/11: SLB 3-2 ASMF
ver mais >>
O Monaco, adversário dos encarnados nesta terça-feira, é uma das formações gaulesas que soma 100 por cento de derrotas com os encarnados na Luz, assim como Toulouse, Montpellier, Saint-Étienne, Lille, Nantes e Lyon.
Mão pesada nas receções do Benfica, que escapou, por empates, em atingir o Bordeaux e o Bastia, que se juntam aos conjuntos dos parisiens e dos gones, já mencionados acima.
Posto isto, uma garantia: o AS Monaco precisa de fazer o que nunca foi feito para atingir os oitavos de final.