Está praticamente concluída a primeira eliminatória da Taça de Portugal, na sequência de uma maratona de domingo que trouxe, inclusive, algumas surpresas. O Beira-Mar, por exemplo, ainda fintou por duas vezes a derrota, mas acabou mesmo por ceder no desempate por grandes penalidades e despediu-se de forma precoce da Prova Rainha. O Fafe e o Leça FC são outros exemplos de equipas que foram afastadas esta tarde.
Em Coimbra, na visita ao União 1919, o Beira-Mar foi afastado da prova. Os aveirenses sofreram o primeiro golo da partida aos 60 minutos, por intermédio de Hugo Figueiredo, e foram empatar já para lá da hora, aos 90+3', por Carlos Silva. No prolongamento, Jefferson Ramos devolveu a liderança aos da casa (109'), mas a história repetiu-se: três minutos para lá dos 120', Bernardo Dentinho fez um auto-golo e levou o duelo para as grandes penalidades, onde o União 1919 se superiorizou por 4-2.
Em Fafe, duelo de equipas de Liga 3, com os fafenses a receberem o Amarante FC. Apesar de jogarem fora de portas, os campeões em título do Campeonato de Portugal impuseram-se com grande classe - e grandes golos - aos anfitriões e selaram o apuramento com uma goleada (1-4). Dinho (9'), Ká Semedo (39' e 45') e Faissal Zangré (56') marcaram para os visitantes, sendo que Filipe Cardoso (40') fez o golo da equipa da casa.
Ainda no Norte, mas em Leça da Palmeira, o Leça FC esteve por duas vezes na frente do marcador perante a AD Marco 09 e jogou com mais uma unidade desde os 41 minutos, mas ainda assim não conseguiu sair por cima. Aos golos de Pedro Martelo (46') e Garro López (85') houve respostas de Luizinho (79') e Bruno Guimarães (88') e, nas grandes penalidades, os visitantes venceram por 1-3.
Noutros resultados relevantes, o SC Salgueiros caiu, após prolongamento, no reduto do Aliança de Gandra, da distrital da AF Porto (2-1). O Belenenses passou na visita ao Sp. Viana (1-2) e continua em prova.