betano
    A carreira de Batigol

    Batistuta não consegue caminhar e pode ficar sem as pernas

    2015/06/15 11:31

    «Tudo na vida tem um preço», disse um dia Gabriel Batistuta e ele sabe-o bem. Aquele que alinhou em equipas de elite do futebol mundial passa hoje (e não é de agora) os dias carregando as dores nas pernas, umas pernas que fizeram miséria em tantas defesas por esses relvados do mundo, mas que hoje são elas, as pernas, a própria miséria na vida daquele que para os amantes da bola será eternamente Batigol, o maior artilheiro de sempre da seleção da Argentina (54 golos).

    Numa altura em que a imprensa argentina faz eco da possível amputação das pernas de Batistuta, o zerozero.pt recorda-lhe a carreira do avançado que nasceu em Reconquista, uma cidade do norte da Argentina.

    Um senhor dos golos

    Foi o jeito para a bola que fez o pequeno Gabriel correr sempre atrás do sonho e se enamorar pela redondinha. O jeito sempre teve, embora tenha recebido um "não" algumas vezes. Mas Gabriel nunca desistiu. Levantou sempre a cabeça e fez-se ao caminho por esse mundo fora, o mundo que testemunha para memória eterna os golos, as desmarcações e os festejos daquele que deixou de ser apenas o Gabriel de Reconquista para ser o Batistuta do futebol.

    A carreira foi recheada de golos. Tantas tardes/noites de glória de um avançado que aprendeu a balançar as redes mas agora balança ele na sempre dramática decisão de ficar sem pernas.

    É que mesmo depois de deixar os relvados, Batistuta ainda carrega as dores nos joelhos e tornozelos de uma carreira marcada por muitas infiltrações. Com muitas dificuldades para caminhar, Gabriel Batistuta tem, aos 46 anos, problemas físicos como se de um homem de 70 anos se tratasse.

    Em entrevista à TV Record do Brasil, em 2012, o antigo avançado já revelava não estar arrependido pelo facto de ter jogado tantos anos com infiltrações, pois o que mais queria «era jogar». E sempre jogou. E tanto que ele jogou.

    Aquele que um dia vestiu a camisola dos argentinos River Plate e Boca Juniors, entre outros clubes albicelestes, fez-se ídolo em Itália.

    Na Bota da Europa, o argentino alinhou em três emblemas: Fiorentina, Roma e Internazionale. Foi campeão na Cidade Eterna, com a Roma, em 2000/2001, e aí ganhou o apelido de Rei Leão, devido aos seus cabelos longos e pela garra dentro de campo.

    Batistuta com a camisola da Fiorentina ©Getty / Getty Images
    Mas é em Florença que está a marca maior de Batigol. Com a camisola da Fiorentina foram tantos os golos que tem até uma estátua na cidade de Florença. No total, 206 remates certeiros pela turma viola em 328 jogos oficiais. Ali jogou ao lado de nomes renomados da bola mas ninguém esquece a lendária dupla de Florença formada com o português Rui Costa.

    Em 2005, ao serviço do Al-Arabi SC do Catar (onde fez fortuna), decidiu colocar um ponto final na carreira. As dores já não eram suportáveis para a alta competição. Passou a viver uma rotina de jogador "reformado" mas este, ao contrário de outros tantos, não podia (e não pode) participar em peladinhas com os amigos, em jogos de solidariedade ou mesmo jogador no terreno lá de casa com o filho. As pernas já não deixam. Por isso, a decisão de cortar as pernas não é nova mas agora parece ser o cenário mais provável.

    Batistuta - o tal que para ir ao Mundial de 1998 teve de cortar o cabelo, pois Daniel Passarella, então selecionador da Argentina, não gostava das madeixas e dos longos cabelos de Batigol - ainda tem um sonho, o mesmo que nunca escondeu desde que pendurou as chuteiras: treinar o Boca Juniors e a seleção argentina. Resta saber se irá fazê-lo e, se assim for, com as pernas que o mundo da bola aprendeu a ver marcar tantos golos ou, pelo contrário, com próteses dos membros inferiores. A decisão está do lado dos médicos e de Batigol, ele que já não consegue caminhar!

     

    Argentina
    Gabriel Batistuta
    Nascimento/Idade1969-02-01(56 anos)
    PosiçãoAvançado (Ponta de Lança)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    JO
    Batistuta
    2015-06-16 03h10m por JohnnyEye
    Situacao horrivel, grande jogador que foi, espero que lhe corra tudo bem, as melhoras.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Que noticia horrível
    2015-06-15 19h46m por JHendrix
    Batistuta! Foi dos grandes craques dos meus tempos de miúdo. Sentia cada camisola que vestia, fosse viola, giallorossi, ou albiceleste. Marcava golos que se fartava, e foi sempre um grande profissional. Recordo-me do dia em que marcou um golaço à Fiorentina, com a camisola da Roma. Não festejou. Grande Batigol! Infelizmente o seu desejo de jogar, e de querer dar tudo pelo futebol, estão a traí-lo numa idade mais avançada. Deus queira que corra tudo bem.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    BE
    Infiltrados
    2015-06-15 19h36m por beau
    Ainda esta epoca os benfiquistas acusaram o F. C. do Porto em que Jakson Martinez tinha jogado contra o Benfica, e que tinha jogado infiltrado, não sei se foi verdade ou mentira, mas Mantorras acabou cedo para o futebol e com Eusébio aconteceu o mesmo
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AZ
    Força Batistuta
    2015-06-15 19h07m por Azulforte
    É triste verificar esta situação, oxalá este grande craque tenha capacidade para ultrapassar este mais importante desafio da sua vida e espero que Batistuta sirva de exemplo para os clubes olhem primeiro para o Homem e só depois para o atleta, dado que nada é mais importante que a vida e a saúde. Força Batistuta!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    PI
    *
    2015-06-15 19h04m por Pirisca
    Por momentos n me lembrei q esteve no Inter. . . . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    PI
    Batistuta
    2015-06-15 18h58m por Pirisca
    Talvez o melhor jogador de q tenho memória que nunca tenha jogado num clube grande europeu.

    De resto claro, de lamentar esta situação. .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    JA
    Que triste notícia
    2015-06-15 18h53m por JaoVictorDias
    Muito triste realmente ler q um dos maiores atacantes q vi jogar corre esse perigo. Cresci vendo ele arrasar defesas pela Roma, Fiorentina e pela seleção Argentina. Dizem q nós Brasileiros temos uma rivalidade com nossos "Hermanos" o q é mesmo verdade, mas diante de uma notícia dessa, não há como deixar de nos entristecer. #ForçaBatGol
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Batistuta
    2015-06-15 18h12m por FCP_18 via mobile
    Este era grande jogador, avançado de muita qualidade, é pena a situação porque está a passar. .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Notícia muito triste
    2015-06-15 15h52m por _edu_
    não tenho palavras.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    NO
    batistuta
    2015-06-15 14h59m por notaartistica
    não sabia desta situação dele. é sempre triste ver que há pessoas, seja quem forem, terem que ficar sem partes do corpo, neste caso as pernas, para não ter que passar a vida com dores. infelizmente a medicina ainda não chegou tanto á frente.
    mas ainda mais triste quando se trata de alguém que deu um uso ás pernas que alegrou tanta gente e que inspirou muita gente a tentar seguir-lhe as pisadas. vamos a ver se consegue manter as suas pernas (esperemos que sim) ou se vai ter mesmo q...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Lat1no
    2015-06-15 14h41m por Ahly
    Infelizmente já tinha lido esta noticia a una anos atrás, e não é brincadeira!
    Mas temos um caso recente em Portugal de um jogador que jogu infiltrado e acabou a carreira cedo, o Mantorras, e haverá muitos mais que desconhecemos neste momento, mas que daqui a uns anos vamos ficar a conhecer
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    LF
    . . . .
    2015-06-15 14h41m por LFRDAR
    Boa tarde.
    De certo, todos lamentamos esta situação. Batistuta é uma referência do futebol mundial e deverá sê-lo para todos os 'pontas de lança/avançados' ou aspirantes a isso mesmo. Ainda assim, gostaria de deixar um reparo à 'malta do zerozero'. Penso que o não se devia recorrer à expressão 'cortar as pernas' numa situação tão sensível.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Triste noticia
    2015-06-15 14h27m por moonstruck
    Lamento muito mesmo esta noticia que impressiona. Batistuta uma referencia daquela Fiorentina dos anos 90. E como ele haverá tantos jogadores de alta competição agora com 50 anos a pagar com a saude a medicina desportiva dos anos 90 do "desenrasca la o gajo para jogar este fim de semana".
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Batistuta
    2015-06-15 14h08m por carlosfcpfan via mobile
    É triste. . . :(
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Bat
    2015-06-15 13h35m por 200lbs via mobile
    Fiquei mt triste c esta notícia. . .

    Era e é um dos meus jogadores favoritos de criança. . .

    Espero q haja esperança de poder minimizar a coisa. . . Boa sorte batistuta!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    melhoras
    2015-06-15 12h47m por katanga-azoriano via mobile
    Melhoras tudo de bom
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    LI
    batistuta Fifa 1 e pes 1
    2015-06-15 12h46m por LigaPortuguesaPT via mobile
    Ia busca lo há fiorentina no pes 1 e Fifa 1
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    EX
    Borrego
    2015-06-15 12h45m por Exterminador_Divinal
    nos anos 90 havia muita coisa errada no futebol
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SO
    Triste Notícia
    2015-06-15 12h43m por SoccerNinja
    Bem, a ser verdade, é uma notícia que em entristece bastante. Um dos melhores avançados que vi jogar. Desejo-lhe o melhor.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Verdade?
    2015-06-15 12h15m por Lat1no
    Já tive oportunidade de ler esta noticia noutro site e todas as pessoas que comentavam diziam que era falsa, portanto só acredita quem quer
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    BO
    Batigol!!
    2015-06-15 12h04m por BORREGO35
    Sem duvida um dos melhores ponta de lanças de sempre!!!. . . infelizmente por vezes os jogadores tornam-se mercadoria dos próprios clubes que tudo fazem para meter a suas estrelas a jogar a qualquer custo, Batistuta tem certamente responsabilidades, mas os clubes por onde passou tem muita culpa também.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZZ
    Batistuta
    2015-06-15 11h56m por zzFan
    O mal de jogar com infiltrações. Já nem andar pode, ao ponto que as coisas chegam, que ainda vai ter de amputar as pernas. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    EX
    Batistuta
    2015-06-15 11h55m por Exterminador_Divinal
    o meu pl preferido de sempre o que ele queria era jogar por isso se submeteu a várias e várias infiltrações como só queria jogar não pensou no futuro e que agora está-se a mostrar nunca curou as lesões como devia ser e destruiu por completo aquelas pernas que várias defesas tinham destruido
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Triste notícia
    2015-06-15 11h42m por PalancaFCP via mobile
    Já há muito que se cogitava essa possibilidade, espero que haja uma solução.

    Um dos meus PL preferidos de sempre! Se se confirmar, espero/desejo que tenha tanta força e garra como tinha enquanto jogador. Força!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Palmeiras volta às vitórias no Paulistão
    Futebol Brasileiro
    Triunfo confortável fora de casa
    Foi contra o modesto Inter de Limeira, equipa que na época passada disputou a Série D do Brasileirão, que o Palmeiras acabou com a série de dois empates no Campeonato ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    nmcsv 14-02-2025, 08:44
    RicardoJoaoC 14-02-2025, 08:40
    mario1953 14-02-2025, 08:30
    Aleaotejano 14-02-2025, 08:27
    TheBlankSpace 14-02-2025, 08:21
    petitor 14-02-2025, 08:09
    Aleaotejano 14-02-2025, 08:09
    petitor 14-02-2025, 08:04
    ricardocunha251 14-02-2025, 07:57
    Sotkio 14-02-2025, 07:56
    hugoviseu881 14-02-2025, 06:54
    moumu 14-02-2025, 04:42
    moumu 14-02-2025, 04:40
    moumu 14-02-2025, 04:38
    moumu 14-02-2025, 04:37
    moumu 14-02-2025, 04:36