Regressa a Primeira Liga! Regressam os jogos entre os principais emblemas do futebol português, as tardes de bola, de heróis marcantes e golos inesquecíveis. Quis o destino que dois emblemas conhecidos da Segunda Liga - AVS e Nacional - medissem forças neste regresso.
Tiveram a felicidade - e o engenho - de subir, mas agora a música é outra. Todos os pontos contam para, mais tarde ou mais cedo, carimbar a fuga ao principal receio - a despromoção. Para isso, o objetivo tem de estar, para ambos, naquilo que só o Nacional conseguiu fazer na época passada: vencer.
Isso mesmo, caro leitor. Em 23/24, AVS e Nacional defrontaram-se duas vezes, ambas para o campeonato. Seja no Norte ou nas ilhas, o Nacional levou sempre a melhor e sempre pela margem mínima: 0-1 na primeira volta, 2-1 na segunda. Dois triunfos que ajudaram o emblema alvinegro a «roubar» o segundo lugar ao conjunto de Vila das Aves.
Contudo, já não estamos em 23/24 e, desde o fim da última temporada até agora, muita coisa mudou nas duas equipas. Vítor Campelos assumiu o comando técnico do AVS, após a saída de Jorge Costa, e o Nacional tem 15 novos jogadores no plantel, algo exigente, mas que não tira o sono a Tiago Margarido, como o próprio já admitiu
Tendo em conta que as mudanças foram muitas, torna-se complicada a tarefa de prever o que quer que seja para o jogo de sábado. Por isso, resta-nos olhar para a amostra dada na pré-temporada.
Com todos os contextos que tornam os amigáveis apenas e só isso mesmo, importa destacar que as pré-temporadas de ambos foram semelhantes: com mais vitórias que derrotas - quatro no caso insular, seis no nortenho - os dois conjuntos experienciaram os três resultados - inclusive, derrotas contra emblemas da Segunda Liga. O FC Porto B foi o único adversário comum a AVS e Nacional: contra os dragões, o AVS perdeu (2-1) e o Nacional venceu (2-1).
Como é natural nesta fase da competição, o que mais existe são dúvidas no ar: desde os esquemas táticos, aos jogadores, chegando, inevitavelmente, ao resultado final - impossível de prever. Assim sendo, AVS e Nacional têm uma oportunidade de ouro para, contra um adversário que olham nos olhos, somarem os primeiros pontos e entrarem com o pé direito na Liga Portugal Betclic 24/25.