betano
    Equipa da Vila das Aves venceu por 2-1

    AVS sobe de divisão, mantendo a tradição

    É dia de festa em Vila das Aves. No primeiro ano com esta nomenclatura, o AVS conseguiu uma histórica subida ao primeiro escalão. O AVS venceu o Portimonense por 2-1 na segunda mão do playoff, depois de já ter vencido em Portimão por 1-2.

    Mercado apontou o primeiro golo da partida, num jogo onde foi indubitavelmente o elemento mais desiquilibrador. Benny aumentou a vantagem perto dos 90´ com um golo de belo efeito e, já fora de horas, Carrillo reduziu as contas, de nada valendo. 

    Venceu quem foi mais forte e competente, no último jogo de Jorge Costa antes de rumar à direção desportiva do FC Porto. O Portimonense, depois de alguns anos na corda bamba e com um projeto com bases algo suspeitas, cai sete épocas depois ao segundo escalão. Manteve-se a tradição, desde o regresso do playoff há quatro épocas, que dita que a equipa que chega da II Liga se superioriza ao 16º do primeiro escalão.

    Manda quem ganha

    Os primeiros minutos foram tudo menos vistosos. Nervos à flor da pele, muitos duelos a meio-campo e pouca bola perto das balizas. A expressão que mais se adequava à turma de Jorge Costa era bola para o mato, que o jogo é de campeonato, neste caso, de playoff. Sem correr riscos atrás, os da casa foram conseguindo gerir bem a vantagem e ganhar confiança para, mais tarde, procurar conforto mais à frente no terreno. 

    @Catarina Morais / Kapta +

    Depois de 20 minutos com o Portimonense a tentar encontrar os espaços para ferir o adversário - sem muito sucesso - o AVS conseguiu estender-se no terreno e criar as primeiras ocasiões de perigo. Mercado - sempre em profundidade - ora à esquerda, ora à direita, ia sendo o alvo dos ataques dos avenses. O jogo ficou animado e os avenses estiveram perto de abrir o marcador. Primeiro, Nenê cabeceou ao lado e, logo depois, Vinícius foi obrigado a uma grande defesa a remate de Mercado. Do outro lado, Simão teve de se esforçar para travar um remate de Hélio Varela. Pelo meio, Tunde lesionou-se e Eric Veiga estreou-se na temporada, na última partida da mesma. Insólito. 

    Num curto espaço de tempo, o jogo foi do oito ao oitenta e esse ritmo foi-se mantendo ao longo do primeiro tempo. As transições dos da casa continuavam a atormentar os algarvios e Mercado, continuava a fazer das suas, já fixado à esquerda do ataque. O equatoriano foi para cima, Nenê desviou e Alaba, já isolado, atirou novamente contra Vinícius. 

    Já perto do final do primeiro tempo, João Pinheiro foi perentório e expulsou Edson Farias por uma alegada agressão. Artur Soares Dias, no VAR, não corroborou da decisão e chamou o juiz ao monitor. A decisão foi revertida - e bem - pois a ação de Edson não pareceu suficiente para uma expulsão direta. 

    Lei do Mercado e do mais forte

    A necessidade dos comandados de Paulo Sérgio era obvia: marcar. Embora a equipa parecesse algo inoperante e desacreditada no primeiro tempo, transparecia a ideia de haver esperança nos intervenientes, não havendo qualquer alteração o intervalo. O Portimonense continuou desastrado e, à terceira grande oportunidade do AVS, foi de vez que a bola entrou. Erro de Lucas Ventura, que permitiu a Nenê ganhar a bola e, de seguida, um  erro clamoroso de Pedrão ofereceu o golo ao, até então, MVP da partida: John Mercado. 

    Perante a desvantagem, agravada desde o minuto 7´ do segundo tempo, sentiu-se ainda mais a falta de capacidade mental e futebolística para reagir dos algarvios. Pouca entrega, pouca clarividência e muitos nervos. Paulo Sérgio tentou mexer - fez as cinco alterações antes dos 75´- e até com alguma discórdia entre os jogadores. Hildeberto ponteou uma garrafa e Carlinhos quase se recusou a sair, inconformado com a decisão do seu treinador. 

    Jorge Costa colocou o jogo no bolso, reforçando o miolo e as alas ofensivas e conseguiu sair em transição com vontade de gerir a posse, mas com bastante clarividência. Numa das transições, Mena - quase nunca utilizado mas com uma excelente entrada - bailou pelo lado direito, soltou para Benny e o criativo do AVS fez um golo de grande pintura. Três golos de vantagem e tudo decidido em Vila das Aves. 

    Já nos descontos, Carrillo reduziu para o Portimonese e seguiram-se cenas lamentáveis de pancadaria no relvado. Sem conseguirmos perceber muito o que aconteceu, Pedrão e Fernando Fonseca acabaram expulsos e, de seguida, o jogo terminou, com o AVS a carimbar, finalmente, a subida ao primeiro escalão

    jogos históricos
    U Domingo, 02 Junho 2024 - 19:45
    Estádio do Clube Desportivo das Aves
    João Pinheiro
    2-1
    John Mercado 52'
    Benny 89'
    Ronie Carrillo 90'

    ESTÁDIO

    Estádio do Clube Desportivo das Aves
    Lotação6 230
    Medidas105x67
    Inauguração1981
    Lances Capitais
    52´
    GOLO AVS!
    John Mercado marca
    89´
    GOLO AVS!
    Benny marca
    90´
    +4
    GOLO Portimonense!
    Ronie Carrillo marca
    90´
    +7
    Cartão vermelho para Fernando Fonseca (AVS), depois de ter encostado a cabeça a Igor Formiga. Formiga também merecia o vermelho, pela entrada absurda sobre Fonseca
    90´
    +8
    Cartão vermelho para Pedrão (Portimonense)
    Positivo
    Super Mercado

    Foi o elemento mais desequilibrador do AVS. Esteve em todos os lances de perigo da sua equipa e marcou o golo que colocou o AVS na frente do marcador. Jovem com muito potencial, a observar na Primeira Liga 24/25

    Negativo
    Tão pouco...

    Tudo faltou ao Portimonense. Grande passividade, pouca capacidade mental e futebol deprimente. Foi pior nos dois jogos e acabou por merecer a descida. A imagem final deixada foi paupérrima, com conflitos e mau futebol. 

    Forma
    AVS
    2023/2024
    42J
    24V
    5E
    13D
    59-44G
    Portimonense
    2023/2024
    40J
    10V
    9E
    21D
    49-82G
    O Árbitro

    Arbitragem assertiva de João Pinheiro. Com muitos casos passíveis de discussão, comandou bem o jogo e, enquanto pôde, serenou os ânimos.

    Sondagem

    RESULTADO SONDAGEM

    AFS
    EMPATE
    PORTIMONENSE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Nem bom nem mau
    2024-06-03 16h47m por Lezama
    Nem um nem outro merecem estar na Primeira Liga.

    Uma não é uma equipa mas parece uma equipa, a outra é uma equipa mas não parece uma equipa.

    Pena pelo Marítimo isso sim.
    p120571@gmail. com
    2024-06-03 14h16m por p120571
    Eu estou completamente à parte das discussões que li em comentários anteriores. Nada tenho contra o Aves, mas preferia que tivesse ficado o Portimonense por ser mais um clube do sul. Apenas isso. . . Em relação ao playoff, acho bastante interessante, e não é por acaso que têm sido sempre os da segunda liga a subir!!!
    Também acho que o nosso futebol não é assim tão mau. . . Era apenas preciso a Comunicação Social dar mais visibilidade a outros clubes que não os grandes. . . Descent...ler comentário completo »
    Mais descidas? Credo!. . .
    2024-06-03 14h16m por BlackCat
    Há por aqui quem ache que mais descidas seriam boas para o nosso futebol. Estão totalmente errados.
    Nos anos 80, após um suposto caso de corrupção na 2ª Liga que envolveu o Famalicão, os famalicenses foram impedidos de subir ao escalão principal. Um ou dois anos depois, o clube foi inocentado e reintegrado na então 1ª Divisão, que foi alargada, nessa época, de 18 para 20 clubes. Foi decidido, então, que desceriam 6 equipas e da 2ª, então dividida em 3 zonas, subiriam 4 (os 3...ler comentário completo »
    ZY
    Rodrialex77
    2024-06-03 13h37m por zyxw_4321
    É claro. Um sistema onde o 8° da 2a Liga pode ter prioridade sobre o 3° numa luta pela subida é visionário. O 9° ir às competições europeias em vez do 6° na 1a Liga é revolucionário.

    E o que dizer de as equipas da 3a Liga nunca poderem ser promovidas? Meritocracia no seu melhor. O futebol nos Países Baixos é um belo exemplo.
    andsleve
    2024-06-03 13h29m por redlegion
    O mais importante é exatamente isso.
    Redlegion
    2024-06-03 12h38m por andsleve
    Eu só quero um projeto sustentável que represente bem a minha vila. A divisão onde compete pouco me importa, mas obviamente que quanto mais acima possível melhor. A próxima época vai ser dificílima com luta pela manutenção, não duvido disso
    andsleve
    2024-06-03 12h09m por redlegion
    Não adianta passar o tempo a explicar a quem não quer aprender. Um dia alguém escreveu aqui que só interessa falar das SAD´s quando é para dizer mal e eu concordo absolutamente.
    Que vocês tenham todo o sucesso.
    afonsofarense20 00
    2024-06-03 11h18m por andsleve
    Mais arroz? É perguntar onde estão os 2 milhões que a Câmara disse que era para usar no Cevadeiro. É veres os vandalismos, assim como vi comentários sobre isso de pessoas de VFX a criticar a Câmara de Vila Franca e não o AVS.

    Quanto a ser ambicioso, uma SAD que chega a uma terra e renova imensa infraestrutura, traz uma equipa técnica completamente nova, muda grande parte do plantel 300 km e ainda o complementa com reforços, acaba um centro de treinos e sobe no mesmo ano, n...ler comentário completo »
    Portimon
    2024-06-03 11h03m por afonsofarense2000
    Deve estar a trollar. O AVS um projeto ambicioso??????????
    Vilafranquense
    2024-06-03 11h03m por afonsofarense2000
    Se os adeptos os tivessem no sitio tinham ido a tribunal denunciar as ilegalidades desta SAD, que arranjaram pessoas para votar a favor dos 10%. Há que ser realistas a culpa também é dos sócios que nada fizeram para impedir que esta atrocidade viesse a acontecer. Mas pronto mesmo que estes nunca se viessem a fundir iamos ter o CD Cova da BSAD nos profissionais. . . ela por ela
    Chupak
    2024-06-03 11h02m por AmoFutebolAmoSLB
    Eu sou da opinião que deveriam descer e subir ainda mais equipas, eu diria que 3 diretamente e o 4º e o 5º a jogar dois jogos para a permanência.

    Este ano desciam as 3 que desceram (Chaves, Vizela e FCP B), com um Boavista (15º) a jogar com o Marítimo (4º) e Paços de Ferreira (5º) frente ao Estrela da Amadora (14º).

    A segunda liga é muito competitiva e existem muitas equipas que mereciam subir e ficam a marcar passo. Ao invés, a luta pela manutenção aumentar...ler comentário completo »
    Parabéns ao AVS!
    2024-06-03 09h33m por PortimonDesdePiqueno
    Absorvido pela frustração e desolação da descida, esqueci-me de dar os parabéns ao AVS pelo feito. Foi totalmente merecido. O futebol português precisa de projectos arejados e ambiciosos como este.
    Kurika
    2024-06-03 09h09m por redlegion
    Clubes com crescimento sustentado sem entrar em loucuras neste país? Inadmissível. . .
    Vilafranquense
    2024-06-03 08h15m por ricardocunha251
    Agora além do casa pia jogar em rio maior, vamos ter o vilafranquense a jogar a 300km, o futebol português está cada vez pior.
    AVS
    2024-06-03 07h53m por moumu
    Parabéns pela boa época, vai ser preciso reformular para tentar manter o AVS na 1ª liga, contrtações com nome e com critério (até no estrangeiro como fazem outras equipas com sucesso) que a 1ª liga é para duros, resta saber como os donos querem encarar a subida, tem que ser com a máxima seriedade.
    BL
    Positivo
    2024-06-03 07h26m por Bluetrain
    Foi justo em o AVS subir. Trabalharam unidos para isso. O Jorge Costa merece ter orgulho no seu bom trabalho.
    Liga Portugal
    2024-06-03 07h21m por afonsofarense2000
    Por mim podem acabar com a liga. Como é que se permite ter uma empresa fantasma na primeira liga???
    TI
    A Liga do faz de conta. . .
    2024-06-03 05h26m por tiaguix
    https://www. instagram. com/p/C7hX4iFNwQE/?utm_source= ig_web_button_share_sheet
    Nené de volta?
    2024-06-03 02h07m por Sotkio
    Qual fantasma do Natal de há 20 anos, será que ainda vou ver o Nené marcar golos na próxima primeira liga?

    Como se diz na net, under rated mas la está, se és bom nota se.
    Play-off 1. Liga
    2024-06-03 01h35m por zlatan_21
    Sinceramente não esperava que o AVS vencesse novamente, mas assim foi e por isso são os justos vencedores deste play-off.
    O Portimonense já andava a pedi-las e este ano aconteceu mesmo.
    Vamos ver se vão continuar a trazer 50 jogadores por temporada ou se irão mudar de estratégia.
    Vilanova
    2024-06-03 00h28m por Kurika
    O pessoal é "preso por ter cão e preso por não ter". Se o clube investe nas infraestruturas, formação, etc (como o Famalicão parece estar a fazer) está mal.
    Mas se andassem a fazer contratações milionárias com o dinheiro das vendas, também estava mal porque esbanjam tudo.
    Não se percebe o que querem. . . .
    VI
    PSC
    2024-06-03 00h00m por Vilanova1
    Cheira-me que ainda se vai safar novamente pelas mesmas razões do vitoria de setubal. . .
    VI
    Dietmar
    2024-06-02 23h59m por Vilanova1
    Parte desse dinheio (grande parte) ainda nao recebeu, sao acordos de pagamento, com percentagens futuras, atrasos de pagamento, etc. Do que recebeu, perto de 5M (hotel incluido), estão no centro de treinos da Sad na Academia do clube. Agora quanto à questão em si , a Sad é uma empresa e é quem gere, qual a dúvida?
    JamaicaNN
    2024-06-02 23h31m por -Light-
    Não entendo esse comentário visto que desceram desceram 2 equipas do norte e só subiu um! Mas realmente, existe uma concentração de clubes do norte e da região de Lisboa
    A crónica de uma descida anunciada.
    2024-06-02 23h24m por PortimonDesdePiqueno
    Desde o início que estava à vista de todos que isto ia correr mal. Bem, de quase todos. Pois a administração, contra todas as evidências, mantinha a convicção de dispor de um grupo de trabalho de "grande qualidade". Uma cambada de alienados é o que eles são.
    Foi uma despromoção merecida e justa e um banho de realidade para aquela gente. Vou esperar impacientemente o que tem a dizer Don Theodoro sobre este descalabro. E se esta descida o vai fazer repensar e reformular o projecto....ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    VÍDEO | Diogo Costa reage à derrota na Luz: «Vamos trabalhar com a faca nos dentes»
    Liga BETCLIC
    com video
    Guarda-redes promete trabalho
    Na noite deste domingo, o FC Porto foi vergado no Estádio da Luz ao perder por 4-1. Diogo Costa, na zona mista, deu a cara e reagiu ao resultado.
    Jogos
    Portugal
    Liguilha I/II Divisão
    Jornada 1