placardpt
Sporting superou o Vitória SC

Até se ouvem os violinos

O Vitória SC prometia ser um adversário difícil, especialmente sendo uma das duas equipas que já bateu o Sporting nesta Primeira Liga, mas não parece haver maneira de travar o líder...

Um, dois, três. Contamos assim os golos e também os pontos somados pela equipa de Rúben Amorim, que caminha a passos largos para o 20º título de campeão nacional. Até ao soar dessa campainha, a música vai tocando. Este domingo ficou para trás a marca dos 130 golos na época, algo que já não acontecia desde que tocavam os cinco violinos! 

Entre a euforia e o controlo

Foi em clima de festa que o Sporting foi recebido em Alvalade, duas semanas depois do último jogo caseiro. Música, cartazes e pirotecnia pintaram uma bela imagem pré-jogo, numa altura em que os adeptos locais acreditam cada vez mais no melhor desfecho para esta campanha. Não se pode é dizer que o arranque do jogo tenha estado à altura do que o estádio exigia.

@Kapta+
Circulação letárgica, longe de qualquer uma das balizas, foi a entrada, até que começaram a surgir sabores mais interessantes. Corria o vigésimo minuto quando surgiu a primeira ocasião flagrante. Era Geny Catamo, novo herói verde e branco, quem procurava o golo, até Borevkovic cortar em cima da linha. Foi só 10 minutos depois que a bola entrou, num lance finalizado por Pedro Gonçalves.

Em desvantagem, o Vitória começou a mostrar-se mais. Subiu as linhas e assumiu a posse de bola, mas nunca conseguiu criar verdadeiro perigo - Jota Silva começou o jogo no banco e essa ausência foi sentida. O golo só esteve perto num lance em que Israel derrubou Afonso Freitas para o que seria certamente grande penalidade se o ala vitoriano não estivesse fora de jogo.

A equipa de Rúben Amorim lidou bem com esse ascendente, uma vez que a subida das linhas adversárias permitiu ao Sporting explorar a profundidade mais frequentemente. Foi num raro momento de posse prolongada do Sporting, já em cima do intervalo, que Gyökeres encerrou uma sequência de cinco jogos sem marcar. O sueco foi apenas uma das personagens numa jogada brilhante do coletivo.

@Kapta+

Mais um passo

Na procura de segurança e conforto, nada como fazer o 2-0 no último lance da primeira parte. Assim, a gestão é bem mais fácil, especialmente frente a um adversário que já tinha conseguido a proeza de derrubar o leão durante a primeira volta do campeonato.

Bastaram quatro minutos do segundo tempo para uma nova erupção em Alvalade. 3-0! Pote lançou Francisco Trincão, que trabalhou bem para assistir o 24º golo de Viktor Gyökeres nesta edição da Liga. 

@Kapta+
A partir daí, desapareceram as dúvidas que pudessem existir em torno do desfecho do jogo. Os três pontos estavam assegurados, de maneira que os adeptos da casa, purificados de qualquer tipo de ansiedade, dedicaram-se a expressar o seu apoio de formas menos habituais. Além dos cânticos, as bancadas deram um pequeno espetáculo de luzes e ainda fizeram dançar uma onda, enquanto os vitorianos, no seu canto, também mantiveram o apoio.

Em campo, tudo se mantinha fácil. O Vitória tentou, mesmo passando a ter mais espaço no ataque, mas o Sporting continuou a criar perigo. Chegou a festejar o 4-0, marcado por Marcus Edwards assim que entrou, mas esse foi invalidado por fora de jogo.

Após o apito final, mais uma volta ao estádio, em agradecimento pelo apoio incansável. De volta, as bancadas voltaram a sublinhar as suas vontades: «Eu quero ser campeão outra vez!», dizia a tarja. Amorim parece empenhado para fazer exatamente isso.

U Domingo, 21 Abril 2024 - 20:30
Estádio José Alvalade
Cláudio Pereira
3-0
Pedro Gonçalves 30'
Viktor Gyökeres 45' 49'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 30
Lances Capitais
30´
GOLO Sporting!
Pedro Gonçalves marca
45´
+3
GOLO Sporting!
Viktor Gyökeres marca
49´
GOLO Sporting!
Viktor Gyökeres marca
80´
GOLO INVALIDADO Sporting
Edwards ainda atira a contar na recarga feita em plena área, mas o lance acabou por ser invalidado face ao fora de jogo de Gyökeres
A Chave

Minuto 45+3: Viktor Gyökeres regressou aos golos e duplicou a vantagem do Sporting mesmo em cima do intervalo. A partir daí, foi tudo fácil.

O Árbitro

Nada a assinalar na exibição de Cláudio Pereira.

O Melhor
Pote de coisas boas

Abriu o marcador com uma finalização bem ao seu estilo. Depois, serviu o golo de Gyökeres com uma assistência perfeita, ao alcance de muito poucos. Ainda iniciou a jogada do terceiro golo, para provar que continua a ser um dos jogadores mais influentes do campeonato nacional. Uma exibição brilhante de Pedro Gonçalves.

O Pior
Plano falhou

Deixar a figura maior no banco é sempre uma decisão arriscada. Álvaro Pacheco tomou-a, com o objetivo de poupar Jota Silva para uma fase final do jogo à qual dificilmente chegaria se fosse titular, mas correu mal. Sem o internacional português, o Vitória SC criou pouco perigo e acabou por sofrer três golos antes da substituição.

Forma
Sporting
2023/2024
49J
37V
7E
5D
131-46G
Vitória SC
2023/2024
39J
22V
6E
11D
61-44G
Sabia que...by playmaker stats
O Sporting regista a 5.ª goleada em 15 jogos em Alvalade na Liga Betclic 2023/24:
V 3-0 Vitória SC
V 6-1 Boavista
V 5-0 SC Braga
V 8-0 Casa Pia
V 3-0 Moreirense
É a primeira vez que o Sporting atinge as 15 vitórias em 15 jogos (100%), numa edição da Liga, no novo Estádio José Alvalade (desde 2003).
Na história do Sporting só por duas ocasiões o clube atingiu as 15 vitórias com 100% de aproveitamento em casa: 1979/80 e 2023/24

Caso vença o Portimonense ou o Chaves, o Sporting fará história, atinge pela primeira vez 16+ vitórias em cas na Liga Portuguesa.
Sporting iguala o máximo de vitórias consecutivas (8) na Liga Betclic 2023/24.

As duas de séries de 8 vitórias consecutivas estão intervaladas com a igualdade a 3 golos em Vila do Conde frente ao Rio Ave (3-3)
O Sporting completa uma volta invicto na Liga Betclic 2023/24 (16V, 1E).

A última derrota dos leões aconteceu a 9 dezembro 2023 em Guimarães à 13.ª jornada.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
VITÓRIA SC

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Pois. . .
2024-04-22 19h22m por Blueonblue
até quero ver a conspiração encarnada se o Jota Silva for para o banco e entrar aos 59 minutos!!!
LadyBug
2024-04-22 18h45m por Tobin
E a senhora o que diz ao facto dos jogadores das equipas que vão defrontar o Benfica serem constantemente amarelados ou expulsos nos jogos anteriores a defrontarem o Benfica, beneficiando o Benfica da ausência dos mesmos por suspensão?

Essas insinuações devem ser porque não viu o jogo, com ou sem Jota Silva dificilmente o Guimarães (ou mesmo o Benfica) ganharia aquele jogo.
LadyBug
2024-04-22 16h15m por Maxaqueen
Diriam que ficou no banco um jogador sem capacidade para ser titular nos 3 grandes no banco do Vitória.
Ou seja, o desfecho não seria diferente com ou sem ele de início. . .
Está quaseeee
2024-04-22 14h54m por Aleaotejano
Jogo a jogo mais 3 pontos. Ja se sente, é impossível ignorar. Estás muito perto, Sporting.

Arranjar GR tem de ser a prioridade. 24/25 nao pode ser isto novamente.
Platinum-Return s
2024-04-22 10h40m por Maxaqueen
Não é indiferente quem faz o primeiro golo.
O Pote é conhecido por essa característica que diz, ou seja, rematar de uma forma quase clínica à baliza e isso tem particular importância nos jogos mais exigentes.
Viu-se isso em Braga na primeira volta, por exemplo.
Sportinguistas
2024-04-22 10h13m por Sporting_Adepto_1906
Seja onde for Nós Queremos é o Sporting Campeão
Grande vitória
2024-04-22 09h52m por ricardolouromartins
Contra o mais forte adversário dos que falava. Agora é continuar a onda e vencer no Dragão.
p120571@gmail. com
2024-04-22 06h54m por p120571
O título já não deve fugir ao Sporting. Justo vencedor do jogo e do campeonato. Pessoalmente, tenho pena que já não deva dar para chegar aos 100 golos marcados. . . era bonito
SCP
2024-04-22 05h43m por moumu
Este resultado diz bem do poderio da equipa, com um 11 bastante equlibrado e com uma frente de ataque muito boa, serão justos campeões e os adeptos do SCP devem esperar que Amorim fique, já fez uma bela história no clube.
futebol11fc
2024-04-22 03h56m por monsmagaius
Concordo inteiramente contigo, fizeste uma boa análise. Postura, comunicação, liderança e modelo de jogo do Alvaro Pacheco encaixam bem neste Sporting da nova era.
Álvaro Pacheco
2024-04-22 03h44m por futebol11fc
Acho que pode estar aqui uma boa opção para nosso treinador na próxima temporada, caso se confirme a saída do Rúben, que ainda está longe de estar certa como muitos querem fazer parecer.

É um treinador que começou lá em baixo, mas que tem subido degrau a degrau, sempre com muita competência: pegou num Vizela no Campeonato de Portugal (ainda não havia Liga 3) e, com duas subidas seguidas, colocou-os na Primeira Liga. Depois, ainda com muitos jogadores que tinham vindo com ...ler comentário completo »
Já cheira a "Marques "?
2024-04-22 01h22m por miguelcarvalho244
Marquês. Cum caneco, então em Lisboa só há o Marquês para os festejos? Grande aldeia. O Boavista tem a rotunda da Boavista. O Porto os aliados. Depois chamam parolos aos outros. . .
Parabéns ao Sporting
2024-04-22 00h41m por jorgemartins575
Pelo título, merecem completamente, equipa mais personalizada e competente ao longo de toda a época
Os meus parabéns
Tem o melhor treinador, o melhor defesa, o melhor jogador do meio campo que para mim e o Hjulmand e principalmente o melhor ponta de lança da liga e melhor jogador de seu nome Victor Gyokeres e quando assim é merecem completamente o título
Para o ano espero que o meu clube dê muita luta ao Sporting para termos uma liga equilibrada e não esquecer o Porto também
Jogo
2024-04-21 23h33m por Maxaqueen
O Vitória entrou em campo com uma estratégia mais de contenção para enervar o Sporting e aguentar o jogo para numa fase mais adiantada poder lançar os trunfos ofensivos que tinha no banco (se é que se pode chamar ao Nélson Oliveira trunfo, mas isso é outra conversa).
A estratégia até resultou durante pouco menos de meia hora em que o Sporting não parecia estar muito confortável, mas com o golo do Pote a equipa soltou-se e avançou para uma exibição muito segura.
O primeiro golo ...ler comentário completo »
JS
Parabéns ao justo campeão
2024-04-21 23h28m por jsilva77
O Sporting fez uma boa exibição, sempre embalada por Gyorkeres, como sempre o foi durante toda a época, com raríssimas exceções e . . . um Pote que parece ter tido a lesão na melhor altura, uma vez que voltou muito melhor e tem ajudado bastante este Sporting, não deixando qualquer espécie de duvidas sobre quem será o campeão e não permitindo qualquer veleidade ou esperança ao SLBenfica. Não haja duvida que a vitória contra o SLBenfica foi decisiva, uma vez que uma derrota no Dragão poder...ler comentário completo »
Jogo
2024-04-21 23h17m por pedrinho_dgl
Resultado justo, o Sporting voltou a fazer uma exibição fantastica e não permitiu resposta ao Vitória.
Grande destaque para o Gyokeres e Pote, que foram os mais influentes. Mas no geral, toda a equipa jogou bem.
Boa arbitragem do Cláudio Pereira, bem ao seu estilo com critério largo. Gosto muito deste árbitro, ainda nao tem muita experiência mas tem a mentalidade que se quer.

Acho que depois deste jogo temos o titulo na mão. Agora só resta saber quando. ...ler comentário completo »
Sporting
2024-04-21 23h08m por Sporting_Adepto_1906
Esta quase

Mais 2 Vitorias e Somos Campeões
Para mim
2024-04-21 22h54m por GreenUchiha
Somos campeões , maior parte da malta que eu conheço tinham muito receio mas eu tinha a certeza que íamos ganhar e bem . Para mim era payback, perdemos lá injustamente e sabia que o Sporting ia vencer ! Cada vez mais perto ! SL
ZO
Marques
2024-04-21 22h50m por ZooMarine
Já cheira a MARQUES
Sporting
2024-04-21 22h45m por Tobin
Que equipa! Dá prazer ver esta equipa a jogar.
O 2 golo é um hino ao futebol.
Não esquecer que o Vitória Guimarães é uma das melhoras equipas do campeonato o que honra ainda mais a vitória do Sporting.

Felizmente aquele lance com o Israel era fora de jogo caso contrário teria sido penalti. Foi uma saída desastrada do Israel.

O próprio treinador do Vitoria, Álvaro Pacheco admitiu que o Sporting mereceu a vitória e o possível título campeonato, is...ler comentário completo »
ZY
Sporting
2024-04-21 22h38m por zyxw4321
Ótimo jogo. Conseguiu-se tudo o que podia ser objetivo: vitória, sem sofrer golos, os jogadores em risco não viram amarelos, o Gyökeres voltou aos golos, registo caseiro perfeito. . . Tudo fixe.

Não gostei de um ou outro erro do Israel hoje, felizmente não tiveram consequências.

Faltam 5 pontos. Está perto.

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Mercado
Lateral em final de contrato
Depois de três temporadas de dragão ao peito, o lateral esquerdo português João Mendes está de saída do FC Porto e tem muito mercado interessado em adquirir os ...