FC Porto vence Gil Vicente

    Ataque à liderança com assalto à capoeira (5x0)

    2013/01/28 21:50

    No ataque à liderança, o FC Porto não sentiu grandes dificuldades para bater o Gil Vicente. Os portistas derrotaram a equipa de Barcelos por 5x0, no Dragão, no jogo que fechou a 16ª jornada da Liga portuguesa.

    Dragões nem deixaram os galos levantarem a crista

    O Gil Vicente tinha sido uma das poucas equipas que conseguiu roubar pontos ao campeão nacional na primeira volta. O FC Porto empatou em Barcelos mas os gilistas sabiam que a dificuldade agora era maior. Os azuis e brancos, a jogar em casa e em velocidade cruzeiro rumo ao título – lado a lado com o Benfica – não iriam facilitar no cerco ao primeiro lugar. E a verdade é que não facilitaram mesmo.

         Posse de bola ao intervalo: 83% para o FC Porto e apenas 17% para o Gil Vicente. Tiki-taka?
    Se as dificuldades eram esperadas, os jogadores de Vítor Pereira trataram de confirmar que não estavam para brincadeiras. É que o FC Porto teve uma entrada muito forte e garantiu uma vantagem confortável muito cedo na partida.

    Logo aos quatro minutos, Danilo abriu o ativo com a ajuda de Cláudio. O brasileiro correu pelo lado direito, fez a diagonal para a zona central e disparou de pé esquerdo; a bola ainda bateu no gilista Cláudio e acabou por trair o guarda-redes.

    O Gil Vicente ia mostrando grandes dificuldades em travar os portistas e a missão complicou-se (ainda mais) com o segundo golo em tons de azul. O relógio marcava 12 minutos quando Vítor Vinha desviou a bola para o fundo da sua própria baliza, após uma jogada de Otamendi.

    Contado assim... não é de estranhar, pois, que jogo tivesse apenas um sentido: a baliza do Gil Vicente. Era fácil, muito fácil para o FC Porto. O jogo circulava, as jogadas apareciam e reinava a tranquilidade no onze portista.

    Ao intervalo... dois para o FC Porto e zero para o conjunto de Barcelos. Ah, Liedson era a estrela nas bancadas. O Levezinho desdobrou-se em fotografias e é, por assim dizer, uma estrela do grupo mesmo antes de se estrear com a camisola portista.

    Muito FC Porto, pouco Gil e uma expulsão que complicou ainda mais

    No recomeço... mais do mesmo. O FC Porto a esticar futebol e o Gil Vicente a defender-se como bem podia.

    No entanto, a primeira ocasião de golo da segunda parte foi dos homens de Paulo Alves; aos 52 minutos, Brito disparou uma «bomba» e a bola a saiu perto do poste esquerdo da baliza de Helton, após uma perda incrível (pouco habitual) de Fernando a meio-campo.

    Defour fez o terceiro golo portista ©Catarina Morais
    Mas os azuis e brancos têm outras armas que a equipa minhota não tem. Assim, o terceiro golo apareceu logo aos 54 minutos. O belga Defour levantou o estádio, após um 'bailinho' no lado esquerdo da grande-área, num pontapé forte e sem hipóteses para o guarda-redes do Gil Vicente.

    O terceiro golo selou o triunfo portista. A equipa de Barcelos tentava não sofrer mais perante o FC Porto mas a tarefa – que difícil estava – pior ficou com a expulsão de Cláudio. O 'patrão' da defesa gilista teve uma entrada dura sobre Moutinho e viu o segundo amarelo e respetivo vermelho.

    A pista azul fechou ao som do Cha cha cha

    Com o terceiro golo, os 24 mil 202 adeptos que se apresentaram no Dragão, viram o FC Porto a controlar a partida e a ameaçar as redes do Gil Vicente de quando em vez. Três golos de diferença, diga-se, permitiam ao FC Porto recolher para si o estatuto de líder do campeonato, ainda que empatados pontualmente com o Benfica.

    No entanto, a falta de esclarecimento do Gil Vicente na defesa (no ataque nem existiu) escancarou o caminho ao FC Porto para o quarto golo. Aos 75 minutos, Varela atirou de cabeça para o fundo da baliza, após uma assistência de classe de Castro.

    Os restantes minutos serviram apenas para agoniar os jogadores do Gil Vicente e para os bicampeões nacionais tentaram o quinto golo. E ele apareceu. Tente adivinhar.... Jackson Martínez, claro.

    Fugiu aos centrais e na cara do guarda-redes não falhou. Um golo digno de ponta-de-lança. Um goleada destas fechou, pois, ao ritmo de Cha cha cha.

    O FC Porto soma agora 42 pontos - tal como o Benfica - e o Gil Viente segue com 15 nos lugares mais baixos da tabela.
     



    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem

    RESULTADO SONDAGEM

    FC PORTO
    EMPATE
    GIL VICENTE

    Quadro completo (Jornada 16):


    Liga ZON Sagres 2012/13: veja aqui tudo sobre a edição

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Vitor Pereira
    2013-01-29 14h46m por sandeman
    Há pessoas que após um bom jogo já elegem o Vítor Pereira como um herói e um grande treinador. . .
    O Porto fez de facto um grande jogo contra o Gil Vicente, marcou muitos golos, e mais importante que isso, continuou sempre a pressionar mesmo estando em vantagem. Os jogadores não estiveram fixos no terreno, continuaram sempre a movimentar-se em direcção à baliza contrária. O Danilo passou grande parte do tempo no meio campo adversário, o Fernando apareceu várias vezes em zona de fi...ler comentário completo »
    ME
    Para quem
    2013-01-29 11h20m por Menaco23
    Dizia que nao tinhamos extremos nem banco lol Xega esta altura olho para plantel do Porto, fizeram aquilo que foi, ou seja retocar as zonas mais fracas, foram buscar um jogador que sabe jogar na ala e no meio caso falte o luxo, izma pode jogar ali sem problema. . . faltava tal PL para dar descanso ao jackson e nao comprometer qualidade de jogo ele veio. . . . defour ta ser surpresa . . . . fica faltar fucile caso falte o danilo. . . mas como defour ta jogar nao m surpreendia nada que o metes...ler comentário completo »
    PO
    erro
    2013-01-29 11h09m por pokersoul93
    *campeonato. . . ah vcs percebem :)
    PO
    Jogo
    2013-01-29 11h08m por pokersoul93
    Uma exibição de excelência do FCPorto!! Neste jogo mostrou-se o porquê do Porto ganhar o campeonata tantas vezes. . . Força FCP!!
    unreal_returns_ ch_zh
    2013-01-29 09h47m por DoLB1
    Está aqui um dos críticos do VP mas também uma pessoa que sabe reconhecer os erros. . .

    A época passada, o Porto só não perdeu o campeonato derivado a algumas substituições, que fizeram o porto perder muitos pontos, pq os restantes clubes a lutarem pelo título ainda fizeram pior.

    VP está mais maduro, não tomou o mesmo rumo do AVB (que na minha opinião, quis subir mais do que podia e "deu-se mal", tem outro meio campo com jogadores que anteriormente ainda era...ler comentário completo »
    G1
    Jackson, Lucho , Moutinho e Defour
    2013-01-29 03h15m por g1ao
    Mais um grande jogo do fcp, muito futebol coletivo e individual, da gosto ver este porto. Gostei de ver o golo do Jackson, apesar de um golo simples, revela muita tecnica, sentido de posicionamento e sobretudo uma enorme capacidade goleadora. Lucho e Moutinho iguais a si mesmos, de jogo para jogo sao o coraçao da equipa e aqueles passes fatais e cheios de beleza que encantam um estadio. Um grande AVE Defour, bons jogos, a mostrar-se a altura deste porto e de substituir James e a contra...ler comentário completo »
    PO
    Boas
    2013-01-29 01h51m por Portista_James10
    : Paulo Henrique, avançado de 23 anos do Tranzonspor, é o principal alvo do Sporting para reforçar o ataque neste mercado de inverno e, na condição de empréstimo até ao fim da temporada (com opção de compra), concorrer com Ricky van Wolfswinkel, caso o holandês resista à cobiça que o cerca.

    Com 1, 85 m de altura, Paulo Henrique teve uma época de sonho na Bélgica, ao serviço do Westerlo, em 2010/11: disputou 39 jogos (32 no campeonato, sete na taça) e facturou 22 golos (18 no campeonato, 4 na taça).
    N1
    . . .
    2013-01-29 01h18m por N10_Aimar
    Grande passe do numero 57 no 5 golo do porto.
    CDCFOREVER1
    2013-01-29 01h10m por eduardextreme
    Ele não deve saber as assistências do clube dele. lol
    Porto
    2013-01-28 23h40m por Jay-Jay_Okocha
    Demos um banho de bola a uma equipa que pelos jogos que vi não merece estar na Iª liga.
    Peço desculpa, mas o Gil Vicente só consegue arrancar pontos aos grandes com favorecimento de arbitragens ou metendo o autocarro de 2 andares a tapar a baliza do Adriano (melhor jogador da equipa, de longe). Contra os pequenos obviamente não posso comentar pois não vejo os jogos, mas dos jogos que vi, pouco ou nenhum futebol mostram. Não sei o porquê, porque no ano passado praticavam um futebol...ler comentário completo »
    _A
    Spider_boy16
    2013-01-28 23h40m por _Anger_
    es bruxo por achares q o porto ganhava na boa ao gil?

    se contrariasses tds e dissesses, antes do jogo de braga, que o porto chegava la pela diferença de golos, aí ainda ficava com duvidas, eras um dos poucos portistas a pensar q o benfica ganharia em braga. Agora depois do jogo achar q o porto chegava ao topo nao pela dif de pontos mas de golos é facil. . . . eu apostei 6-0 vê la lol

    SP
    _Anger_
    2013-01-28 23h36m por Spider_boy16
    hein? Entao esta semana chegaria lá como? de escadote?

    Os meus comentários foram postados depois do jogo do Braga. . .

    Como contrariam as minhas opinioes eu até pensei que era bruxo, mas afinal pelo que dizes nao sou. . Fico mais descansado :D . LOL
    _A
    Spider_boy16
    2013-01-28 23h30m por _Anger_
    lol bruxo? não. . . .


    toda a gente achava q o porto hj chegava ao 1o lugar, agora muitos deles (ate tu quase de certeza) é q não pensava q o porto chegasse la. . . . pela diferença de golos ;)
    SP
    BRUXO
    2013-01-28 23h26m por Spider_boy16
    Tal como disse há uns dias, Porto passeia contra o Gil e sobe ao topo da classificação. . .

    Benfiquistas podem começar a destilar ódio e a começar a engolir as palavras que serviram para me contrariar no outro dia. .

    FACIL ! Fevereiro vai ser negro para o Slb, boa sorte!
    _A
    vitor210
    2013-01-28 23h24m por _Anger_
    dificil. . . . lol



    têm q jogar tdas as semanas com a mms equipas, so c calendarios iguais ou entao no fim da época
    ME
    The_Cs1_O_Mestr e
    2013-01-28 23h23m por Menaco23
    extremo nao digo, pk de extremos puros so temos 1 é o atsu na minha opiniao, é um falso extremo. . . . mas msm assim axo varela importante no estilo jogo de porto
    _A
    __Jozef_Stalin_ _
    2013-01-28 23h20m por _Anger_
    isso é qd se fala de pessoas que merecem o beneficio da duvida. . . .
    ME
    como ja disse
    2013-01-28 23h17m por Menaco23
    Sebá de longe bem melhor e preparado que o kelvin para equipa A, tem ja um sentido apurado de colectivo essencial aliado capacidade individual para jogar numa equipa com estas rotinas. . . . axo que kelvin ainda tem comer mt sopa. . . por mim ficava em definitivo na B. . . . este sebá continuar assim vai ser uma surpresa!. varela tenho o criticado mas la esta hoje fez um jogo mt bom. . . mas é raro ver isto nele, regularidade mas é um importante jogador principalmente nos desafios mais exigen...ler comentário completo »
    _A
    __Jozef_Stalin_ _
    2013-01-28 23h13m por _Anger_
    não merece outra resposta pelo q disse, e pelas pessoas que ofendeu
    boavista
    2013-01-28 23h11m por titafcp
    foi o grande clube
    MO
    malta
    2013-01-28 23h05m por Mordeafoca
    nao percebo, só querem mandar vir uns com os outros , nem de futebol falam
    eu
    2013-01-28 22h57m por titafcp
    lido com um grupo de miudos de 15/16 anos na minha paróquia, eles não respeitam ninguém
    Tenho vergonha de ser portista. . .
    2013-01-28 22h56m por PortistaVencedor
    mais escutas. . . e pelos vistos são mesmo realidade. . . http:/ /www. youtube. com/watch?v=bD-SNIV_n0k
    _A
    CDCFOREVER1
    2013-01-28 22h53m por _Anger_
    p semana espero dizer te o mm q pensas hj. . .


    "olha p baixo" eheheheh
    __Jozef_Stalin_ _
    2013-01-28 22h53m por redwings
    lol
    jogos históricos
    U Segunda, 28 Janeiro 2013 - 00:00
    Estádio do Dragão
    Paulo Baptista
    5-0
    Danilo 4'
    Steven Defour 54'
    Silvestre Varela 75'
    Jackson Martínez 90'
    Vítor Vinha 11' (p.b.)
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Benfica
    com video
    Médio luxemburguês em zona mista
    Leandro Barreiro, médio do Benfica, falou na zona mista, após o empate das águias frente ao Celta de Vigo. O luxemburguês garantiu que o foco da equipa passa por lutar por ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    tenshi 13-07-2024, 22:42
    CupGameMerchant 13-07-2024, 22:42
    CupGameMerchant 13-07-2024, 22:37
    EL
    El_tigre44 13-07-2024, 22:34
    EL
    El_tigre44 13-07-2024, 22:33
    EL
    El_tigre44 13-07-2024, 22:31
    HD
    HD_L 13-07-2024, 22:30
    EL
    El_tigre44 13-07-2024, 22:30
    luishenriques729 13-07-2024, 22:30
    JS
    jsilva77 13-07-2024, 22:28
    HD
    HD_L 13-07-2024, 22:27
    EL
    El_tigre44 13-07-2024, 22:27
    alexSlb 13-07-2024, 22:26
    luishenriques729 13-07-2024, 22:25
    lmperial 13-07-2024, 22:19
    AU
    auribranco 13-07-2024, 22:13