betano
Última jornada foi este domingo

As 20 equipas despromovidas do Campeonato de Portugal

Publicado em: 2025/04/13 18:09
Atualizado em: 2025/04/16 14:35
As 20 equipas despromovidas do Campeonato de Portugal

Foi domingo de decisões no Campeonato de Portugal, com a última jornada das quatro séries da prova. Desta forma, ficaram definidas as 20 equipas que vão descer aos distritais.

Guarda FC, Sp. Pombal, Fabril Barreiro, Moura e Operário Lagoa, que ainda acalentavam o objetivo manutenção, acabaram por ver confirmada a queda.

No lote de despromovidos, destaque para o histórico Gondomar SC e o Pevidém, equipa que defrontou o Benfica na presente edição da Taça de Portugal.

Os despromovidos 

Série A: GD Joane (AF Braga), Pevidém SC (AF Braga), Os Sandinenses (AF Braga), Dumiense/CJP II (AF Braga), Atlético dos Arcos (AF Viana do Castelo);

Série B: Guarda FC (AF Guarda), Gondomar SC (AF Porto), SC Coimbrões (AF Porto), Marítimo B (AF Madeira), SC Régua (AF Vila Real);

Série C: Sp. Pombal (AF Leiria), União 1919 (AF Coimbra), Sertanense (AF Castelo Branco), Alcains (AF Castelo Branco), Pêro Pinheiro (AF Lisboa);

Série D: Fabril Barreiro (AF Setúbal), Moura (AF Beja), Operário Lagoa (AF Ponta Delgada), Barreirense (AF Setúbal), Estrela FC (AF Évora); 



Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Campeonato de Portugal
2025-04-16 23h04m por Riba21
Este modelo é um erro e andamos neste problema à décadas, já com a antiga 3ª divisão.
Não pode haver tanta equipa a descer, o campeonato perde a sua verdade desportiva. Há equipas que ao inicio da 2ª volta já estão praticamente despromovidas, já nem vão lutar a sério nos restantes jogos que faltam.
No máximo deveriam descer 3 equipas por série. O problema são as equipas do distrital mas aí é que se tem de mexer. Tem de haver um mini campeonato entre os apurados dos distrita...ler comentário completo »
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Modelo da CP
2025-04-16 23h47m por Gigaseven
Não concordo de maneira nenhuma que se limite a entrada de campeões distritais. A alteração que deve ser feita é apenas e só meter mais duas equipas em cada série e assim diminuindo a percentagem de descidas em relação ao total de equipas
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Campeonato de Portugal
2025-04-16 22h07m por lvrs1
Eu propunha um modelo a duas fases.

Primeira fase: 10 séries de 12 equipas. Cada série constituída por equipas de 2 distritos geograficamente próximos (Madeira e Açores ficam na mesma série). Cada equipa joga com cada uma das outras apenas uma vez, 11 jogos.
4 primeiros de cada série passam ao apuramento de subida, onde se juntam as equipas de duas séries (5 séries de 8 equipas), restantes 8 vão à fase descida (10 séries de 8).

Segunda fase: Cada séri...ler comentário completo »
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
LA
Não podemos estar sempre a mudar. . .
2025-04-14 16h01m por Lavrov
Vejo muita discussão sobre o formato do Campeonato de Portugal. Não há formatos competitivos perfeitos, este modelo está em vigor desde a época passada e tem de existir estabilidade nos formatos competitivos, estar sempre a alterar tudo não é solução.
O principal problema do CP é mesmo a questão da percentagem de descidas elevad...ler comentário completo »
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Coimbrões
2025-04-14 07h28m por moumu
Pena assim não há clubes de Gaia no CP!
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Subidas dos distritais
2025-04-14 01h32m por Amoreira1939
Não concordo com impedir campeões distritais de serem promovidos. Percebo quem o justifique com a existência de mais clubes e de clubes mais fortes em associações como Lisboa, Porto, Aveiro, Braga em relação a Portalegre, Castelo Branco, Guarda, mas acho que isso iria limitar mais o acesso de clubes dos distritos do interior aos nacionais. É uma questão de distâncias e população, em Portalegre, Beja e Évora, as principais povoações estão mais distantes umas das outras do que nos distr...ler comentário completo »
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
AU
zzsilva
2025-04-14 00h52m por auribrancos
Editado a 2025-04-14 00h56m
Só se for pelo tamanho do comentário. Ainda sou do tempo que se escrevia e lia, mesmo por cá, a textos com mais de 5 ou 6 linhas

O que menos quero é apanhar com os haters dele. Ele diz coisas com alguma substância (apesar de muitas vezes termos visões opostas, sobretudo politicamente) mas depois dá-me a sensação que gosta de trolling, e trolling eu não suporto, e não quero levar por tabela de quem está no troll com ele. Quando comento é por motivo sério e, mesmo que pos...ler comentário completo »
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Campeonato de Portugal
2025-04-14 00h37m por Amoreira1939
Como já referi em outro tópico, a FPF quando fundiu a 2ª B e a 3ª no CNS fez asneira da grossa, e quando criou a Liga 3 já foi tarde demais para corrigir e esqueceu-se completamente do CP.

Para mim uma opção era:
-- Liga 3 com 24 equipas, em 3 séries de 8. Faziam-se 4 voltas, cada equipa disputava 28 jogos. O vencedor de cada série subia diretamente à 2ª Liga, os 2 últimos desciam ao CP.
-- Campeonato de Portugal com 60 equipas, em 6 séries de 10. Fazia-se...ler comentário completo »
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
AU
Amoreira1939
2025-04-14 01h58m por auribrancos
Sobre a Liga 3, acho que está bem feita, os primeiros anos foram fabulosos, ótimo futebol, bons jogadores, mas há que vigiar o nivel competitivo.

As equipas mais fortes que vinham "engrossando o caldo", que tinham bases e estruturas demasiado fortes para o escalão e jogam um futebol diferenciado foram subindo todas (Torreense, Leiria, Alverca, Felgueiras) e agora vai o Lusitânia e o Sporting B provavelmente.

Já da II Liga (e a provar que devem descer mais...ler comentário completo »
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
auribrancos
2025-04-14 21h16m por Amoreira1939
Eu acho até que deviam descer 3 equipas diretamente da 1ª Liga para a 2ª Liga e da 2ª Liga para a Liga 3. E podiam diminuir as Ligas Profissionais para 16 equipas.

A razão pela qual eu sugeri aumentar o número de equipas da Liga 3 de 20 para 24 com 3 séries era para dar subida direta ao campeão de cada série, e porque acho que as equipas B deviam estar limitadas no máximo à Liga 3. E com 3 séries as equipas do Centro não estariam sujeitas à quantidade de equipas dos eixos Brag...ler comentário completo »
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
SA
BlackCat e anon428
2025-04-14 00h16m por santoss221
Também pensei nisso no acentuar das diferenças entre as AF's mais poderosas e as restantes. Também não vejo bem a lógica de um play-off tipo Viana do Castelo-Coimbra.

Acho que o melhor é reeditar a antiga terceira divisão nacional com as seis séries mantendo o mesmo nome de campeonato de Portugal se assim entenderem mais o campeonato dos Açores.
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
ZZ
santoss221
2025-04-14 00h37m por zzsilva
Até concordo com o teu comentário. Às tantas o grande erro foi terem acabado com a antiga Terceira Divisão Nacional de futebol.
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
AU
Jorge-Fernandes
2025-04-14 00h14m por auribrancos
Não sei se já jogaste futebol, mas se alguma vez estiveste no meio tens que ter uma coisa em conta. A maioria destas equipas que sobem dos distritais não têm o minimo de condições, e mesmo as que estão no CP metade não tem. Cada vez menos acontece, mas em alguns casos na Liga 3 acontece (pode haver dinheiro um ano ou outro a disfarçar, mas. desaparece e aparece todo o amadorismo da estrutura)

Dois principios têm de ser respeitados - todos os distritos de Portugal têm de ter ...ler comentário completo »
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
auribrancos
2025-04-14 01h36m por Amoreira1939
"A maioria destas equipas que sobem dos distritais não têm o minimo de condições"

Exato. Não faltam exemplos: Oriental Dragon, Canelas e Fontinhas na Liga 3, Guarda Desportiva, Sintra Football, Rio Maior SC, Oleiros, Alvarenga no CP. E mesmo no distrital de Portalegre ainda tivemos o Villa AC.

E algumas destas equipas são de AFs bem fortes.
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
BlackCat
2025-04-13 23h58m por anon428
o segundo modelo que sugeres só iria acentuar ainda mais as diferenças entre as equipas das AFs mais fortes e das mais fracas
se já é complicado manterem-se no CP no modelo atual, a solução na minha opinião nunca deveria passar por tornar mais complicado o acesso ao mesmo; concordo mais com o alargamento do número de equipas, sem aumento do números de escalões de divisões, e abolir de vez com os campeonatos por fases que são uma autêntica aberração
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
É necessário encontrar alternativas
2025-04-13 23h43m por BlackCat
Concordo com a maioria dos comentários aqui produzidos.
Desde logo, é absurdo que descem 5 das 14 equipas de cada série, ou seja, 35, 7% do total.
Logo, há necessidade de encontrar alternativas. Proponho duas:
1) A mais simples seria alargar o CP para 64 clubes, divididos em 4 séries de 16 clubes cada, mantendo-se a descida de 20 equipas, 5 de cada série como até aqui. Mesmo assim, ainda desceriam 31, 75% do total, o que continua a ser, na minha opinião, demas...ler comentário completo »
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Atenção aos Açores
2025-04-14 18h00m por RUISAB
Nos açores já só sobe um clube, num campeonato de 3 Associações, logo não faz sentido irem disputar mais um play-off de subida
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Número de equipas
2025-04-13 22h42m por andsleve
Não é uma questão de "Quem vem do distrital não se safa a não ser que tenha muito investimento", é uma questão de praticamente metade da liga descer. Nesta divisão tem que haver sempre 20 descidas, mas é preciso um alargamento para acomodar essas 20 descidas.
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
AU
Andsleve
2025-04-14 00h23m por auribrancos
O nivel entre o CP e as distritais não muda grande coisa, pelo menos fora da luta pela subida. Sendo que algumas lutam pela subida mesmo após subir diretamente da distrital.

Falando da distrital do Porto, e suponho que as outras mais fortes são assim, o top 6/8 dava uma serie bem competitiva do CP.

A questão de ser dificil "estabilizar" no Campeonato de Portugal não acho pertinente. Fosse um escalão profissional, acho que sim, um clube que sobe deve consegu...ler comentário completo »
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
ZZ
auribrancos
2025-04-14 00h34m por zzsilva
Estava a ler o teu comentário e quase te confundi com o Krato.
Foi apenas uma impressão minha.
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
SA
Campeonato de Portugal
2025-04-13 23h20m por santoss221
Com as excepções das três maiores associações de futebol em que as divisões de elite ou de honra são comparáveis com uma série do campeonado de Portugal os clubes das outras associações de futebol só safam com investimentos avultados para mantrer as equipas no campeonato de Portugal ou não têm pedalada e descem. O exemplo da AF de Portalegre com meia dúzia de equipas é paradigmático, na minha opinião devia haver um "regional" entre as associações de futebol do Alentejo entre os distritais e o campeonato de Portugal.
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
ZZ
andsleve
2025-04-13 22h47m por zzsilva
Aumentar as séries como já foi ou criar uma divisão entre os distritais e o Campeonato de Portugal com a junção de duas ou três AF's?
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Zzsilva
2025-04-14 07h29m por andsleve
Eu não sei qual é o formato ideal e ainda bem que não faço parte da FPF para decidir isso! Mas acho que aumentar o próprio CP faz mais sentido que criar uma quinta liga neste momento, porque o problema ia passar do CP para a liga abaixo. É esperar que a FPF faça um bom trabalho e resolva isto da melhor maneira
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Concordo
2025-04-13 22h30m por AlexSobral
Plenamente com o que foi dito em baixo.
Em primeiro lugar, as competições nacionais deveriam ter todas as mesmas designações. Liga 1, Liga 2, Liga 3 e Liga 4. Isto de cada campeonato ter o seu nome é típico de país de terceiro mundo.
Depois claro, o modelo de competição do CP é absurdo. O ano passado na AFBeja desceu o Vasco da Gama da Vidigueira e subiu o Moura. Este ano desce o Moura e soube o Vidigueira. É um exemplo dos constantes sobe e desce neste campeonato. Assi...ler comentário completo »
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
DE
CP
2025-04-13 21h50m por degasrobloxian
Acho que deviam descer menos equipas. Quem vem do distrital não se safa a não ser que tenha muito investimento. Começo a pensar que devia haver uma reformulação, como uma divisão a mais ou uma mudança de formato. Para quem não vai à fase de subida o campeonato acaba cedo. .
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
ZZ
degasrobloxian
2025-04-13 22h44m por zzsilva
Depende do que queiram fazer, acho que não vão mudar nada, mas concordo com o comentário.
Ou aumentam as séries do Campeonato de Portugal, e como já foi, ou façam mais uma divisão entre os distritais e o CdP com a junção de duas ou três AF's. Acho que falta mais uma divisão na pirâmede do futebol português.
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
CP até quando tomar uma atitude.
2025-04-13 21h48m por Jorge-Fernandes
Já alguns anos que venho a alertar do que se passa na competição campeonato de Portugal. Todos os anos é a mesma coisa, descem 20 para subir 20. Isto faz 35% das que iniciam o campeonato descem. Digam me lá uma coisa, se na primeira divisão descessem 6 equipas todos os anos em 18 possíveis, como era possível as equipas terem previsibilidade nos seus investimentos.
Este ano o Tirsense disputa a 2ª mão da taça de Portugal sem terem mais competição. Faz sentido o Apuramento de campeã...ler comentário completo »
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
12

Tópicos Relacionados

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

filipeOliveiraCosta 22-05-2025, 07:21
moumu 22-05-2025, 02:17
moumu 22-05-2025, 02:14
30_Romagnoli 22-05-2025, 01:54
FO
Formiga1979 22-05-2025, 01:28
Amoreira1939 22-05-2025, 01:07
Amoreira1939 22-05-2025, 01:06
nameless 22-05-2025, 00:44
Douto 22-05-2025, 00:19
Amoreira1939 22-05-2025, 00:17
Gigaseven 22-05-2025, 00:16
moumu 22-05-2025, 00:12
Douto-rado 22-05-2025, 00:11
Platinum_Bom_Natal 22-05-2025, 00:03
Platinum_Bom_Natal 22-05-2025, 00:02
ST
States 22-05-2025, 00:00