placardpt
    Vítima de doença prolongada

    Artur Jorge, glória do FC Porto e antigo selecionador nacional, faleceu aos 78 anos

    2024/02/22 10:30

    Artur Jorge, antigo selecionador nacional, faleceu esta quinta-feira, aos 78 anos. O antigo jogador e treinador lutava contra uma doença de foro neurológico há vários anos. 

    «É com profunda tristeza que a família de Artur Jorge Braga de Melo Teixeira comunica o seu falecimento, esta madrugada, em Lisboa, após doença prolongada. Morreu serenamente, rodeado dos seus familiares mais próximos», informou a família.

    Figura maior do futebol português, Artur Jorge deixou a sua marca primeiro como jogador e, posteriormente, como treinador, quando foi o primeiro técnico luso a vencer uma Taça dos Campeões Europeus, ao serviço do FC Porto, em 1986/87

    Apelidado de Rei Artur, Artur foi sete vezes campeão português, quatro enquanto jogador do Benfica e três enquanto treinador do FC Porto. Orientou ainda a seleção nacional em duas ocasiões distintas - primeiro em 1990 - e a seguir ao Euro de 1996 (prova em que comandou a Suíça). 

    Recorde, em baixo, a vida e obra do antigo técnico: 

    [Em atualização]
    Portugal
    Artur Jorge
    NomeArtur Jorge Braga de Melo Teixeira
    Nascimento1946-02-13
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoAvançado (Ponta de Lança)

    Fotografias(2)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ZH
    VerdeRubro
    2024-02-23 13h56m por zhar
    Criou conflictos dentro do clube , destruiu metodologias de treino , soberba que ele era o maior e os outros não sabiam nada . . . por ai fora. . coisas que anos mais tarde repetiu na seleção ate o Sá Pinto se passar da cabeça . . .
    ZH
    VerdeRubro
    2024-02-23 13h52m por zhar
    Isaias , Paneira , Mozer , Rui Aguas , Cesar Brito , . . . . . todos jogadores historicos e corridos do Benfica pelo artur jorge . . . todos! quem foi metido nos 2 anos que seguiram? Nelo e Tavares do Boavista , King e Hassan do Farense , Marcelo e Paredão do Tirsense (vinham aos pares) , Amaral, Paulão. . . todos estrelas que ainda passados quase 30 anos todas as paginas de flops se lembram deles. . . todos! Transformou o Benfica num entreposto de cepos que eram comprados num ano...ler comentário completo »
    zhar
    2024-02-22 23h21m por VerdeRubro
    Acho que estás a ser demasiado exagerado, explica-me como o Artur Jorge "destruiu por completo uma equipa de sucesso" e "rebentou aquilo tudo"?
    Foi ele que vendeu o Rui Costa à Fiorentina? Ou o Schwarz ao Arsenal? Foi o Artur Jorge que contratou 10 jogadores de catadupa? Entre eles muitos estrangeiros que fizeram com que o treinador tivesse de riscar do plantel os russos e o Ailton por falta de vagas. Lembraste da Parmalat?
    Para mim o maior erro do Artur Jorge foi ter deixado o ...ler comentário completo »
    Correção
    2024-02-22 21h09m por Shunsuke__Nakamura
    O jogo será em casa do Gil Vicente*
    Rei Artur 👑
    2024-02-22 20h49m por Shunsuke__Nakamura
    Grande treinador! Esteve em muitos países na sua carreira de treinador. O mais curioso é que andou a treinar em Portugal e depois foi para França repetindo-se isto por umas 3 vezes.
    A Liga dos Campeões foi o grande título da sua carreira, sem dúvida. Viena estará para sempre no seu coração( e no nosso também).
    Dia 25, vamos tentar trazer a vitória em nossa casa para homenagear a carreira e o legado deste grande homem.
    Descanse em paz, Rei Artur 👑
    ZH
    RC1996
    2024-02-22 19h14m por zhar
    Mais uma vez. . não é a falta de sucesso desportivo. . . foi destruir por completo uma equipa de sucesso , rebaixar jogadores historicos no clube ate abandonarem o clube , contratar uma quantidade enorme de jogadores de fraquissima qualidade em 2 mercados de verao . . . o clube ja estava mal financeiramente mas ao menos tinha uma boa base na equipa principal . . ele chegou e rebentou com aquilo tudo
    T1JYM3/zhar
    2024-02-22 18h52m por RC1996
    É como eu digo, eu só li acerca do homem. Dizem que de facto essa passagem pelo Benfica foi um pouco infeliz mas acima de tudo a decisão de contratar cabe á direção como sempre. Se apostaram nele e ele não teve a altura, tem na parte financeira culpa a direção e na parte desportiva o treinador. Como eu disse, eu sou muito jovem para conhecer o trabalho dele e a situação do futebol em PT naquela altura, aliás , eu como portista , rejubilo-me de um Penta campeonato que não vi, mas se o B...ler comentário completo »
    Artur Jorge
    2024-02-22 17h34m por VerdeRubro
    Um dos grandes nomes do futebol como atleta e treinador e também como pessoa.
    Será sempre lembrado pelos adeptos da Académica e do Benfica dos anos 60/70 como um enorme ponta de lança e pelos adeptos do Porto dos anos 80 como o treinador que lhes deu o Céu.

    Dono de uma grande personalidade e de uma história de vida riquíssima.
    Enquanto profissional de futebol era um ser humano muito acima da bitola normal para o meio, teve um período infeliz no Benfica como trei...ler comentário completo »
    RC1996
    2024-02-22 16h24m por T1JYM3
    A contratação dele para treinador do benfica em 1994(creio eu) foi um dos motivos para o descalabro das finanças do benfica nos anos seguintes.
    Claro que não é culpa dele nem foi só isso que fez o benfica passar anos em "vietname" mas a contratação dele, sobretudo para tirar do cargo um homem que tinha ganho campenato e taça no ano anterior (Toni), nunca foi aceite pelos benfiquista àquela direção.
    Acho que é nisso que o zhar estava a referir-se.
    ZH
    RC1996
    2024-02-22 16h19m por zhar
    Sim teve. . eu era vivo e como adepto vi com os meus olhos o "trabalho" que teve que em apenas 1 ano destruiu por completo anos e anos da equipa senior de futebol e arruinou ainda mais as finanças que ja estavam em muito mal estado do clube. . . uma equipa de topo europeia foram todos afastados/escorraçados para fora clube e substituidos aos pacotes por jogadores que mal sabiam chutar uma bola que ainda hoje são recordados em paginas e paginas como os maiores flops do clube. . . não foi o uni...ler comentário completo »
    zhar
    2024-02-22 16h02m por RC1996
    Ganhou 4 campeonatos e duas bolas de prata e teve responsabilidades elevas a deixar o clube na extinção? Eu ainda não era vivo mas pelo que tenho lido, todo o futebol português devia estar grato ao Sr. que criou o sindicato de jogadores, ganhou a primeira taça dos campeões europeu dum treinador português. Só vi gratidão até agora por parte do mundo do futebol. Essa afirmação da tua parte creio que não foi muito feliz mas é a tua opinião. Abraço.
    ZH
    jorgemartins575
    2024-02-22 15h52m por zhar
    hmm ok. . . só estranho ver benfiquistas a elogiar uma das pessoas que tiveram responsabilidades elevadas a deixar o clube num estado de quase extinção. . . é realmente uma figura incontornavel na historia do benfinca. . .
    Zhar
    2024-02-22 15h33m por jorgemartins575
    Queria dizer que ele se notabilizou pelo Benfica porque ganhou 4 campeonatos
    Era assim que eu queria dizer no comentário que fiz anteriormente
    ZH
    jorgemartins575
    2024-02-22 15h25m por zhar
    "Incluindo o benfica"? hmmm?
    Artur Jorge
    2024-02-22 15h13m por jorgemartins575
    Um nome incontornavel na historia do Desporto e do Futebol em particular em Portugal e pioneiro na conquista da Liga dos Campeões por parte do Porto em 1987 e no crescimento do Porto a nivel europeu e tambem nos outros clubes por onde passou incluindo o Benfica
    Ficará para sempre na memória de todos
    Condolências á familia
    Descanse em paz Artur Jorge
    AT
    Grande Artur !
    2024-02-22 13h52m por ateles
    icónico, intemporal , um dos pioneiros da implementação deste futebol moderno (a vários níveis) , e muito mais . Descansa em paz Artur !
    Artur Jorge
    2024-02-22 13h48m por Marat_Izmailov--7
    Faleceu um nome forte em Portugal e lá fora! As minhas condolências, Rei Artur!
    RIP "Bigodes"
    2024-02-22 13h30m por Triper
    Quando o vi treinar alguma equipa Portuguesa já foi na sua fase menos boa, mas deixou um legado invejável para trás que será sempre recordado goste-se ou não dos clubes por onde passou.
    RIP
    2024-02-22 13h11m por Miudo
    Curiosamente também treinou Al Hilal e o Al Nassr.
    DEP
    2024-02-22 12h54m por PalancaFCP
    Descanse em Paz sr. Artur.
    Último golo oficial
    2024-02-22 12h06m por Citadino
    Vi ao vivo o seu último golo oficial, curiosamente contra a Académica, pelo Belenenses, em 1977/78 a sua última época como jogador. Pouco depois terminaria a carreira devido à fratura de uma perna num treino no Estádio Nacional, uma tesoura de Alexandre Alhinho. Foi um ponta de lança único, exímio dentro da área no jogo de cabeça e nos famosos pontapés de moinho.
    FC
    Artur Jorge
    2024-02-22 11h31m por Fcpflaw2506
    Um nome que fica para sempre marcado no futebol português e no meu clube! Condolências à família e amigos e que descanse em paz.
    Artur Jorge
    2024-02-22 11h26m por FCP_18
    Descansa em paz, lenda do futebol português!
    ti_maria_69
    2024-02-22 11h24m por Riba21
    Não sei se foi corrigido o texto mas está bem indicado, apesar de poder ter sido escrito de outra forma.
    Ele foi selecionador português depois do Euro96, sendo que no Euro96 foi selecionador suiço.
    Artur Jorge
    2024-02-22 11h20m por moumu
    Além de campeão europeu pelo FCP, foi depois bicampeão francês com o PSG nos inicios dos anos 90, deixou a sua marca no futebol europeu, passagem curta como selecionar foi em clubes que conquistou a maior parte dos seus titulos, fico triste pela sua morte, levou o FCP ao ceptro europeu apesar de não ser o favorito na final. RIP.
    12
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    OM 0-0 SLB em direto!
    Começou a 2ª parte no Vélodrome! Acompanhe aqui o Marseille x Benfica em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ZY
    zyxw4321 18-04-2024, 21:09