Singapura não está no centro dos holofotes do futebol mundial. Longe disso até. Ainda assim, o Lion City Sailors não se conformou com o estatuto «de segunda linha» e desafiou a história do futebol asiático. O clube, que conta com nove (!) portugueses nos seus quadros, tornou-se a primeira equipa de sempre de Singapura a chegar a uma final de uma grande competição internacional.
Veja Também
Este é um feito distante da realidade portuguesa e europeia, mas inédito para o país que tem, sensivelmente, seis milhões de habitantes. Depois de ultrapassar os australianos do Sydney FC, nas meias-finais, o emblema avançou para a final da Champions League Two (equivalente à Liga Europa), que será jogada em solo singapuriano, no Bishan Stadium.
O zerozero não ficou indiferente a este feito histórico e procurou conhecer melhor o projeto do clube, que conta com uma verdadeira armada lusa. Desta forma, estivemos à conversa com Diogo Costa e Francisco Couto. Dois jovens portugueses com tarefas distintas no sucesso recente do grupo, que deixaram largos elogios ao emblema.
Os Sailors podem mesmo conquistar o triplete esta temporada. Sagraram-se campeões, no passado dia dez de maio, da Liga de Singapura, com uma larga vantagem para o segundo classificado, vão jogar a final internacional, no dia 18 de maio e, além disso, o conjunto orientado por Aleksandar Rankovic encontra-se nas meias-finais da Taça de Singapura.
Uma oportunidade soberba para o clube fazer história e tornar-se uma verdadeira referência no futebol asiático.
*por Jorge Ricardo