betano
    «Perder o meu pai faz-me querer mudar»

    Aos 38 anos, Nani anuncia o adeus aos relvados

    2024/12/08 19:16

    Aos 38 anos, e depois de 21 épocas no futebol profissional, Nani anunciou o adeus aos relvados. A recente perda do pai foi um fator decisivo para a decisão do internacional português. 

    «Perder o meu pai fez-me querer mudar e estar mais tempo com a família», refere Nani num vídeo postado na conta oficial nas redes sociais. 

    Nani integrava o plantel do Estrela da Amadora e jogou pela última vez a 1 de novembro, na derrota por 5-1 em Alvalade. O extremo ainda esteve no banco de suplentes frente ao Nacional da Madeira, antes de ser surpreendido com a morte do progenitor. 

    «Têm-me surgido algumas oportunidades para seguir outros caminhos e isso faz-me acreditar que estou pronto», continua Nani, no anúncio oficial do adeus aos tempos de futebolista. 

    «Por exemplo, a academia que estou a construir para os mais jovens. Como sabem, tudo tem um fim e neste momento tomei a iniciativa de tomar uma decisão muito importante, talvez a mais importante da minha vida profissional, de deixar de jogar como profissional.»

    No vídeo de despedida, as últimas palavras que se escutam pertencem a Ricardo Quaresma, um dos inseparáveis companheiros: «Lá vai o Nani, vai marcar um golo, vai dar um mortal, lá vai o Nani.»

    A FPF, através de uma mensagem do presidente Fernando Gomes, associou-se ao momento. 

    «Nani não foi apenas um jogador de excelência, mas também um modelo de perseverança, inspirando gerações de jovens atletas em Portugal e no mundo. Neste momento de despedida, quero expressar a minha profunda gratidão a Nani por tudo o que ele fez pelo futebol português.»

    Três Europeus, um Mundial e a glória em 2016

    Nani é um dos príncipes dos últimos 20 anos do futebol português. Vestiu a camisola da Seleção Nacional em 112 jogos oficiais e fez parte da seleção campeã da Europa em 2016. Além do torneio em França, Nani participou em mais dois Europeus (2008 e 2012), um Mundial (2014) e uma Taça das Confederações (2017). 

    Em 2010 falhou a fase final do Campeonato do Mundo, na África do Sul, depois de se lesionar na clavícula esquerda. 

    O palmarés está altura do seu brilhantismo enquanto executante. Ganhou uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, quatro vezes a Premier League, três vezes a Taça de Portugal. Faltou a faltar-lhe um campeonato português com o seu clube do coração, o Sporting. 

    Nos leões realizou 141 jogos oficiais em três períodos diferentes, mas foi no Manchester United que esteve mais tempo e foi mais feliz: 230 jogos e 42 golos entre 2007 e 2015. 

    No último verão decidiu voltar a Portugal, para finalizar o brilhante percurso, e ainda ajudou o Estrela da Amadora em dez presenças oficiais. As últimas. 

    A dor pelo falecimento do seu herói, o pai, foi demasiado forte para lhe permitir a continuidade na relva.  



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Maxaqueen
    2024-12-10 09h26m por Lezama
    Foi muito melhor do que o Quaresma, que só foi bom no Porto e no Besiktas.

    O Quaresma nunca seria titular naquele United, não tinha qualidades, atenção que falei no plural, para isso.
    Lezama
    2024-12-10 01h26m por Maxaqueen
    Mas também não se pode dizer coisas como que foi irregular ou comparar a jogadores como o Quaresma quando não foi o caso.
    Luís Nani
    2024-12-10 01h07m por Master_Guardiola
    Um grande jogador que, na minha opinião, foi um dos melhores jogadores portugueses neste século. Aliás, é um dos melhores jogadores portugueses de sempre, sem dúvida.

    Foi um extremo imprevisível, mágico, com bom remate de fora de área. Marcava grandes golos, quer com o pé direito, quer com o pé esquerdo. Tinha muitas qualidades.

    Concordo com o Maxaqueen, chegou a ser um dos melhores do mundo quando esteve no Manchester United e foi nomeado para os 23 f...ler comentário completo »
    Nani
    2024-12-09 17h23m por moumu
    Uma bela carreira, os meus parabéns sim senhor, foi selo de qualidade no SCP e MU.
    Exageros
    2024-12-09 12h32m por Lezama
    Para enaltecer o bom jogador que o Nani foi não precisamos de mentir a nós próprios ou dizer coisas sem sentido nenhum.

    Nani
    2024-12-09 11h23m por TomPen
    Apesar de repentina, percebo a decisão tomada.

    Teve uma boa carreira. E vai ter sempre a minha gratidão pela sua prestação no EURO 2016. Pode ter sido discreto mas acredito ter sido dos nossos melhores jogadores nesse sucesso.

    Obrigado Nani, disfruta do tempo com a família.
    jsilva77
    2024-12-09 09h56m por Maxaqueen
    As duas partes compõem o atleta e se nalguma falhar, a carreira fica comprometida.
    O Quaresma podia ter a capacidade que tinha, mas era muito mais imprevisível e menos profissional e isto também faz parte.
    Se fôssemos pelo que diz, temos de acreditar à força que o melhor jogador da história foi o Carlovich, ídolo do Maradona, só porque ele o viu a fazer jogos alucinantes por equipas dos regionais da Argentina.

    A parte profissional é tão importante como o talento.
    JS
    Maisinform
    2024-12-09 08h05m por jsilva77
    Discordo, apesar de achar os dois bons jogadores, mas . . . Nani muito menos entusiasmante, muito menos mágico, muito menos técnico, muito menos imprevisível . . . Apesar de achar que os dois tinham fraca cabeça, considero que Quaresma conseguia ser pior que ele, por isso, nunca teve a mentalidade para vingar, para além do feitio que se falava . . . A meu ver, Quaresma poderia ter sido dos melhores do mundo, tinha todas as condições, vi nele coisas perfeitamente monstruosas e mira...ler comentário completo »
    AU
    Messinaldo
    2024-12-09 04h53m por auribrancos
    Brinca na areia não têm lugar no futebol atual. O Xico não tem cabecinha para a parte tatica, mas com trabalho consegue se tornar um jogador melhor. Tem é de, precisamente, largar essas brincadeiras e usar essa habilidade para se soltar dos adversários sem bola, para se antecipar na manha, para baralhar os defesas sem bola. Fintas só quando absolutamente necessário pois na esmagadora maioria das vezes há um colega que oferece uma linha com menos risco que um 1v1 contra um profissional (d...ler comentário completo »
    NANI
    2024-12-09 01h03m por Messinaldo
    Grande jogador que passou pela nossa seleção !

    Olho agora para o futebol " moderno " em Portugal e sinceramente só vejo o F. Conceição com esse futebol de rua a ir para cima do Adversário com fintas . Espero que voltemos a ter nani , quaresma , figo , cristiano ronaldo com essa atitude , sem medo de ter a bola nos pés e arriscar fintar !
    AU
    E a camisola que roubaste?
    2024-12-08 22h29m por auribrancos
    Onde está?
    pedrinho_dgl
    2024-12-08 22h29m por Maxaqueen
    Mesmo assim foi crucial numa boa campanha na Champions que o Sporting fez nesse ano.
    Só não teve mais capítulos porque houve um árbitro que achou que o Jonathan Silva tinha uma mão na cara, mas enfim. . .
    lmperial
    2024-12-08 22h27m por Maxaqueen
    Claro que sim, mas teve de ter a prestação individual também pesa.
    Por exemplo, nessa equipa do United, tinha ainda Berbatov que até foi o melhor marcador da liga inglesa e nem sequer figurou entre os 23 primeiros desse ano.
    Teve mérito para isso acontecer e não há muitos que consigam.
    PE
    Bela carreira
    2024-12-08 22h27m por PedroPico10
    Grande Nani , parabéns pela tua carreira , uma carreira bonita e com bastantes títulos 👏🏻👏 27995;
    Nani
    2024-12-08 22h20m por pedrinho_dgl
    Um dos mais talentosos de sempre a representar as quinas. Pode não ter tido uma carreira consistente no topo, mas foi um dos extremos mais entusiasmantes a contemplar o nosso futebol.
    Quanto ao percurso no Sporting teve várias etapas, mas foi sempre um jogador util, pena nao se ter comprometido mais ao clube no seu primeiro regresso.
    anon428
    2024-12-08 22h15m por Maxaqueen
    Pois sim. . .
    Agora não ineterssa para nada.
    Estou a falar do prémio de 2011, já agora.
    Maxaqueen
    2024-12-08 21h52m por lmperial
    Para ter ficado em 22° foi porque fez uma época muito boa, mas obviamente deveu-se muito ao sucesso do United nesse ano.
    O Rui Patrício se não me engano também ficou em 11° ou 12° na bola de ouro em 2016 por causa do nosso Europeu.
    Já era tempo
    2024-12-08 21h49m por Triper
    Foi um grande jogador no seu auge, no United, mas depois dessa fase tornou-se um jogador muito individualista, porque meio que achava que conseguia ainda mudar resultados quando a qualidade já não estava lá (foi horrível vê-lo novamente no Sporting a mandar batatas para a estratosfera com colegas de equipa em melhor posição para rematar; notava-se que já não era o Nani de antigamente).

    Espero no entanto que tenha sorte no futuro com a sua Academia e que com ela apareçam novos ...ler comentário completo »
    Nani
    2024-12-08 21h48m por AngelEyes
    Muitos esquecem-se, mas foi dos melhores extremos do mundo entre 2009 e 2012. Foi muito decisivo nos títulos do United pós-Ronaldo e depois ainda mostrou um bom nível no Sporting e na Turquia, para além de ter sido um dos heróis da Seleção na conquista do Euro.
    Pode não estar no mesmo patamar de algumas lendas nacionais, mas foi um dos melhores jogadores que produzimos neste século, sem dúvida. Aquela celebração vai deixar saudades!
    Maxaqueen
    2024-12-08 21h32m por anon428
    bola de ouro é um concurso de popularidade
    lmperial
    2024-12-08 21h01m por Maxaqueen
    22º na eleição para a Bola de Ouro em 2011 significa o quê, então?
    Ele foi um jogador de topo, não foi um fora de série mas conseguiu chegar ao topo com um rendimento muito regular.
    É isto que se diz dele aqui e corresponde à realidade.
    Obrigado Nani!
    2024-12-08 20h59m por hugotiago
    Excelente carreira, obrigado por nos proporcionares grandes momentos!
    tarik
    2024-12-08 20h58m por Maxaqueen
    Pois, mas casos do Pepe são uma excepção e não uma regra.
    Você vai mesmo buscar a excepção que confirma a regra.
    Além de que está a falar de um central quando aqui está em causa um extremo, ou seja, posições que implicam um desgaste diferente.
    TA
    Maxaqueen
    2024-12-08 20h37m por tarik
    Então o Pepe que o diga. Que com 41 anos fez ver a muita gente e ainda hoje seria titularissimo do FCPorto.
    O Nani foi-se arrastando ao longo dos últimos anos.
    Contudo(!) e como disse, no seu prime, mete qualquer um da nossa seleção num bolso. No Manchester foi muito bom jogador. E a história está lá escrita. O resto é conversa
    Nani
    2024-12-08 20h34m por lmperial
    Boa carreira sim senhor, mas jogador muito irregular desde sempre. Não façam dele o que não foi só porque termina agora a carreira.
    No Man. United foi um jogador importante em determinadas fases, mas nunca teve a regularidade para ser assim tão preponderante. Na seleção igual. Fazia um grande jogo e depois já só se o via passados 3 ou 4.
    Ainda assim, um bom jogador que merece uma boa despedida.
    12
    Tópicos Relacionados
    Jogador
    Equipa

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto: há braço de ferro entre Anselmi e Cruz Azul
    FC Porto
    Mercado
    Técnico está de saída do México
    Uma autêntica novela mexicana. Depois de, esta quinta-feira, depois do jogo contra o Olympiakos, André Villas-Boas ter confirmado negociações por Martín Anselmi, eis ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Muhamad 24-01-2025, 07:58
    f3rvedor 24-01-2025, 07:44
    filipeOliveiraCosta 24-01-2025, 07:32
    BenHur87 24-01-2025, 07:08
    moumu 24-01-2025, 06:26
    moumu 24-01-2025, 06:24
    moumu 24-01-2025, 06:22
    moumu 24-01-2025, 06:19
    moumu 24-01-2025, 06:16
    moumu 24-01-2025, 06:12
    moumu 24-01-2025, 06:10
    moumu 24-01-2025, 06:07
    moumu 24-01-2025, 06:06
    RI
    ricardoborgs123 24-01-2025, 02:24
    _Drifter7 24-01-2025, 01:33
    dp_69 24-01-2025, 01:19