«Hoje [segunda-feira] o andebol espanhol está de luto. Manolo Montoya deixou-nos nas últimas horas. Era um treinador superlativo e uma excelente pessoa. Queremos deixar os nossos pesâmes à sua mulher, Marga, ao seu filho Victor, e a toda a sua família e amigos».
Foi desta forma que a Federação Espanhola de Andebol anunciou a notícia que está a marcar a atualidade do país vizinho. O antigo técnico contava com um longo passado na modalidade e passou por diversas experiências ao mais alto nível chegando, inclusive, a treinador-adjunto de Espanha, entre 2010 e 2013.
Ainda assim, foi no CB Granollers que passou a maior parte da carreira. Começou o seu trajeto em 1992/1993 chegando, numa fase posterior, ao SD Octavio, Sant Martí-Adrianenc, Espanha, Catar (treinador-adjunto), Roménia e Irão, sendo que a última experiência remonta para o ano de 2022.
«Lamentámos profundamente a morte de Manolo Montoya, nosso treinador em duas etapas distintas: entre 1992-1997 e 2002-2007. Conseguiu conquistar três títulos, sendo que o seu legado irá perdurar para sempre na história do clube», referiu o CB Granollers na nota emitida nas plataformas oficiais.
Hoy el #balonmano español está de luto. Acaba de fallecer el bueno de Manolo Montoya, un entrenador superlativo y una excelente persona.
— RFEBalonmano (@RFEBalonmano) September 2, 2024
Desde el dolor más profundo, transmitir el pésame a su mujer, Marga, a su hijo Victor, y a toda su familia y amigos
DEP pic.twitter.com/qPb4kpawAo