Está a chegar a Liga Betclic 2024/25 e o zerozero dá-lhe a conhecer cada uma das 12 equipas, numa antevisão com tudo o que precisa de saber. As mudanças no plantel, a estrela e ainda declarações exclusivas dos treinadores.
Este verão foi de renovação e revolução no Sporting. Terminou o ciclo de Pedro Nuno Monteiro com os leões, mas não se ficou por aqui e o plantel foi remodelado, com apenas quatro jogadores a manter-se. O objetivo é claro: regressar à rota dos títulos, que têm fugido nos últimos anos (último conquistado foi a Taça Hugo dos Santos em 2022/23).
Plantel: Apenas três jogadores da equipa principal, e alguns jovens, se mantêm face à época passada, pelo que este é um Sporting muito renovado e claramente em busca de algo novo. Houve investimento, principalmente olhando para o lote de estrangeiros e alguns deles prometem ter impacto significativo na Liga.
Estrela: Face à renovação feita, são muitas as incógnitas neste Sporting, mas olhando para o que se viu na pré-época, há potencial de impacto entre alguns nomes, nomeadamente os norte-americanos Nick Ward - forte no jogo interior - e os bases Kenney Funderburk e Reggie Johnson Jr.
Treinador: Depois de uma pausa de dois anos na carreira, Luís Magalhães está de regresso ao ativo e a uma casa que bem conhece. É um treinador de créditos firmados, respeitado a nível nacional e que provou no passado saber como conquistar títulos. O plantel, e a liga, está diferente desde a sua última passagem, por isso será interessante ver a sua abordagem.
Plantel e reforços: «Estamos contentes com a nossa equipa. Tem dado bons indicadores de trabalho. É uma equipa equilibrada, trabalhadora e focada nos objetivos desta temporada. Um dos nossos grandes focos foi a construção de um plantel novo com uma base forte encarar os próximos anos. Procurámos construir uma equipa coesa, com uma base sustentável para o futuro. Na preparação desta época, procurámos atletas por posições, com várias valências e, sobretudo, com características que assentem na nossa ideia de plantel para o futuro.»
Objetivos: «Sabemos o clube que representamos e no Sporting CP jogamos sempre para ganhar. Vamos fazer tudo para poder estar nas decisões das competições.»
Liga: «No último ano, houve equipas como a Ovarense e Oliveirense que fizeram épocas muito boas. Foram muito competentes na escolha de estrangeiros. E tudo também depende muito da construção dos plantéis. No entanto, os três grandes conseguem, muitas vezes, manter os jogadores por mais tempo e isso pode ser uma vantagem relativamente às restantes.»