placardpt
    Confirmação foi dada por Frederico Varandas

    Amorim será o treinador do Sporting em 2024/25: «É um dos melhores do mundo»

    2024/05/20 19:00

    Frederico Varandas eliminou, esta segunda-feira, todas as dúvidas que pudessem existir em torno do futuro de Rúben Amorim. Na cerimónia de receção ao campeão nacional, na Câmara de Lisboa, o presidente do Sporting anunciou a continuidade do treinador!

    «No futebol diz-se que não há memória, mas eu tenho. Lembro-me em 2018 o clube estar numa guerra civil, de sermos falados pelos piores motivos e episódios de violência, mas hoje somos falados por uma festa com mais de 100 mil pessoas unidas pelo amor ao nosso clube. Lembro-me que em 2018 o clube detinha apenas 66 por cento da SAD e que iríamos perder a maioria do capital para os bancos. Hoje detemos 88 por cento da SAD e o Sporting é livre e dono do seu futuro.»

    No seu exercício de memória, em paralelo com um 2018 que antecedeu a sua eleição, o presidente do Sporting fez mais referências a outras evoluções financeiras e até ao número de sócios, antes da grande revelação relativamente ao treinador:

    Rúben Amorim
    Sporting
    Total

    212 Jogos
    148 Vitórias
    33 Empates
    31 Derrotas

    453 Golos
    184 Golos sofridos

    ver mais �
    «Lembro-me que em 2018 quase nenhum treinador querer vir treinar o Sporting. Hoje temos um dos melhores treinadores do mundo», começou.

    «Temo-lo hoje, temo-lo há quatro anos e temo-lo para o ano. E não é pela vertente financeira nem pela falta de interesse de outros clubes que ele permanece aqui, ano após ano. Permanece aqui porque o Sporting é um clube que lhe dá proteção, estabilidade, condições para ter sucesso e sobretudo ser feliz. Obrigado, mister Amorim. O mérito é teu.»

    Rúben Amorim é o treinador do Sporting desde 2020. Conquistou cinco troféus oficiais, incluindo dois títulos de campeão nacional e pode, este domingo, celebrar a dobradinha.

    «Acho que já fizemos a festa que tínhamos a fazer...»

    Minutos mais tarde, na varanda da Câmara de Lisboa para o habitual momento de festa com os adeptos, também Rúben Amorim deu por si com um microfone na mão. Não fez qualquer referência a essa revelação da sua continuidade, uma vez que o seu foco está na final da Taça de Portugal.

    «Eu acho que já fizemos a festa que tínhamos a fazer, temos jogo domingo. Arrumávamos as nossas coisas e arrancávamos. Queria agradecer muito o vosso apoio, o meu muito obrigado especialmente aos jogadores. Quero que saibam que o nosso corpo está aqui, mas a cabeça já está no Jamor e queremos muito ganhar a Taça de Portugal», disse.

    A final da Taça de Portugal, frente ao FC Porto, está marcada para as 17h15 de domingo, no Estádio Nacional do Jamor.



    Portugal
    Rúben Amorim
    NomeRúben Filipe Marques Amorim
    Nascimento/Idade1985-01-27(39 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    FunçãoTreinador

    Fotografias(50)

    Final da Taça de Portugal: FC Porto x Sporting
    Final da Taça de Portugal: FC Porto x Sporting

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    NuAroundHere
    2024-05-21 17h17m por AngelEyes
    Exatamente! O Gyo foi um jogador que potenciou o modelo do Amorim e o treinador também tem muito mérito, na medida que soube adaptar o seu estilo ao grande avançado sueco. Sem Gyokeres, o Sporting até podia continuar a ser a equipa com as melhores rotinas e com o melhor futebol praticado em Portugal, mas a probabilidade de isso se traduzir em título baixaria para metade ou menos que isso.
    SCP sem Gyo
    2024-05-21 16h36m por NuAroundHere
    claramente não seria campeão. Basta olhar para a pontuação. Não para a diferença de 10 pontos, mas 80-83 daria para ser campeão em muitos anos à vontade. Este slb, mesmo a ser irregular como foi, tendo em conta o abaixamento do fcp também seria campeão com naturalidade.

    Basta também olhar para o que o scp foi só com o Paulinho e com ele. O hujlmand tb foi importante mas basta lembrar que antes dele também já lá estiveram Ugarte, palhinha ou M. Nunes.

    Mas ...ler comentário completo »
    Luva branca
    2024-05-21 14h37m por Ispeaksempolemicas
    O Sporting ainda vai ficar com o Amorim e Gyokeres para a próxima época e o Benfica vender o João Neves. Seria mais uma chapada na nossa cara.
    Rúben Amorim
    2024-05-21 13h11m por futluug
    Claramente, atualmente, é o melhor treinador em Portugal!!
    Fez deste Sporting campeão, onde se compararmos plantéis na baliza é o pior dos 3, no centro da defesa está muito bem servido, mas Diomandé vem da 2ª liga, Inácio é uma aposta de Amorim, Quaresma outra aposta de Amorim, St. Juste e Costes com muita qualidade, na ala direita Esgaio não teria lugar com qualquer outro treinador e Geny Catamo é um produto de Amorim (dois empréstimo zero aproveitamento), Fresneda teve uma é...ler comentário completo »
    AngelEyes
    2024-05-21 12h31m por pedrinho_dgl
    Estamos a discutir qual das 2 verdades é mais verdade.
    Nunca saberemos, mas foram os dois principais fatores para a má primeira parte ou 60 mins do clássico.
    Uma boa maneira de ver o impacto do Inácio na ala esquerda, é olhar para o 2 golo do Porto, onde a pressão e o posicionamento foram muito maus e permitiram ao Martim fazer aquela cavalgado. É só ver nesse golo o movimento do Inácio e é claro que ele estava confuso sobre o que fazer, se ia à bola ou se recuava para nao largar o Conceição.
    andra-alexandre 485
    2024-05-21 11h34m por AngelEyes
    E então? Só porque não marcou 2 golos nos primeiros 15 minutos, já fez zero? E o resto do jogo? Enfim, depois nós é que somos demasiado exigentes.
    O Nuno Santos foi muito importante, não disse o contrário, mas com um Paulinho em vez do sueco, nunca na vida teriam conseguido levar 1 ponto do Dragão.
    AN
    AngelEyes
    2024-05-21 11h06m por andra-alexandre485
    O Gyo entrou aos 45 minutos e fez o que até aos 60 minutos? Zero

    O Nuno entrou aos 60 minutos e mudou completamente o jogo.

    Nuno entrou para lateral esquerdo, Inácio para central e saiu o Diomande que só joga como central pela direita e nesse jogo jogou como central pela esquerda.

    O Francisco nunca mais tocou na bola e até teve de sair, o Martim tremeu.
    AN
    OJaime_Pacheco
    2024-05-21 10h59m por andra-alexandre485
    tu calados eras um poeta, ou melhor vidente.

    Só falta dizeres que sem o Gyo o campeão era o Porto.

    O Gyo ficou jogos no banco e o Sporting ganhou, o Gyo teve jogos sem marcar e assistir e o Sporting ganhou.

    Todos os jogadores foram fundamentais. Hju no meio campo, Nuno Santos com as suas assistências, Geny Catano que deu outro tipo de jogo ao Sporting, Franco Israel com enormes defesas que permitiu o Sporting ganhar jogos, Trincão nos últim...ler comentário completo »
    pedrinho_dgl
    2024-05-21 10h19m por AngelEyes
    Eu vi o jogo contra o Porto e acho que a ausência do sueco foi, sim, muito sentida. O Sporting, tanto contra o Porto como contra o Benfica, quando se sentia mais apertado, metia a bola lá para a frente e estava lá o Gyokeres para as receber e criar oportunidades de golo. No dragão, bem que tentaram, mas o Paulinho nunca conseguiu corresponder. O Inácio na esquerda foi um problema, concordo, mas a ausência de Gyokeres foi outro ainda maior.
    Câmara Lisboa
    2024-05-21 09h41m por Aleaotejano
    Foi a melhor noticia de ontem. Manter o treinador é meio caminho andado. Manter o Gyokeres vai ser a outra metade.

    No entanto, têm-me assustado os rumores dos GR estarem muito parados. É preciso alguém na baliza para realmente acrescentar. Se acontecer, ficam reunidas as condições para mais conquistas na próxima época.

    Bonita festa, por mim adoptamos a Cuca Roseta para cantar a marcha em Alvalade, sempre! x)
    Maxaqueen
    2024-05-21 09h04m por pedrinho_dgl
    "Sem o Gyokeres esta temporada seria papel quimico da época passada". Isto é absurdo, ninguem pode prever isto.
    O maior problema do jogo do Dragao nao foi nao ter o Gyokeres, mas sim ter o Inácio a ala esquerdo, que descaracterizou a equipa completamente. A nossa superioridade começou quando o Nuno Santos entrou.
    Amorim
    2024-05-21 05h27m por moumu
    Boa noticia para os adeptos do SCP, ficam com o coach campeão e se mantiverem a maior parte do jogadores poderão ser bicampeões portugueses e fazer boa figura na Champions, embora creio que a época 2024/2025 seja mais exigente.
    Eu concordo
    2024-05-21 04h34m por OJaime_Pacheco
    Também não me importo que o RA fique porque é capaz do melhor e do pior.
    Agora o Gyokeres é que podia ir embora.
    Ele fez a diferença no Sporting e acredito que sem ele o Sporting não seria campeão. O homem carregou sozinho a equipa e quem disser o contrário está iludido.
    pedrinho_dgl
    2024-05-21 02h16m por Maxaqueen
    Passou de ter um pino a ter um verdadeiro ponta-de-lança.
    Isso é que fez toda a diferença e pode ter a certeza que sem o Gyökeres esta temporada seria papel químico da época passada.
    O jogo no Dragão deixou isso muito claro porque enquanto o Paulinho esteve em campo como referência ofensiva a equipa foi inexistente e com a entrada de Gyökeres, mesmo limitado fisicamente, a equipa subiu de rendimento automaticamente.

    O problema do Amorim foi o que já disse no ano...ler comentário completo »
    jsilva77
    2024-05-20 22h40m por pedrinho_dgl
    A presença do Gyokeres faz se notar ainda mais porque o Sporting passou de ter apenas um ponta de lança (Paulinho) para ter um ponta de lança de elite. Ou seja, passou do 8 para 80.
    O ano passado foi um ano mau, que correu mal, mas nem tudo estava mal como ficou provado.
    O Sporting não vai cair assim tanto de rendimento se perder o Gyokeres, desde que não volte a ter só uma opção para jogar na frente. Se perdermos o Gyokeres virá outro. E ainda sobra dinheiro para compra...ler comentário completo »
    JS
    pedrinho_dgl
    2024-05-20 21h59m por jsilva77
    "Ao contrário do que já foi dito, obviamente o Amorim é mais importante do que a permanência de qualquer jogador. "

    Muito sinceramente, e lá está, as opiniões . . . Há situações em que o treinador é mais importante que qualquer jogador mas, neste caso, e em particular, do Sueco Gyorkeres, penso que os números deste Senhor desmentem essa situação. Principalmente quando poucas mudanças ocorreram num plantel que ficou num modesto 4º lugar na época passada, e que, tirando u...ler comentário completo »
    Amorim
    2024-05-20 21h45m por pedrinho_dgl
    Se ficar é a melhor vitória que temos neste defeso. Ao contrário do que já foi dito, obviamente o Amorim é mais importante do que a permanência de qualquer jogador.
    O Gyokeres se sair, não sai a custo 0, muito pelo contrário, certamente deixa os cofres recheados e permite a contratação de um substituto mais o fortalecimento de uma ou duas posições.
    Se o Sporting perdesse o Amorim, teria um desafio muito maior. Provavelmente perderia a equipa técnica. O seu substituto pod...ler comentário completo »
    Afinal
    2024-05-20 21h19m por Ronaldinho-gaucho
    Entao afinal nenhum tubarão vai pegar no guardiola 2. 0🤔
    JS
    Pode ficar à vontade
    2024-05-20 20h35m por jsilva77
    Agora, o Gyokeres já é outra história, esse . . . Apesar de gostar de ver os melhores jogadores na nossa Liga, sei que, se ele ficar . . . Os adversários terão muitos problemas e o Sporting estará mais perto do sucesso . . . Infelizmente, não estou a ver o meu FCPorto a poder pescar uma truta como essa para fazer a diferença e dar o salto que precisamos de dar, portanto . . . Já o SLBenfica, é o único que poderá tentar sacar uma truta dessas por valores acima dos 20M€ . . . Portanto,...ler comentário completo »
    Sporting
    2024-05-20 20h11m por sporting99
    Só precisamos de reforços como os deste ano , poucos , mas bons!
    Na minha opinião , vinha um GR , 1 central, 1 extremo ( acho que o edwards vai ser vendido) e 1 pl .
    Se vendermos o diamonde + champions+ algumas vendas de jogadores que não tenham qualidade para o plantel e ficamos com uma boa margem para gastar!
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Euro
    Lista conta com um nome português
    Apesar da grande controvérsia em torno da baliza germânica, Julian Nagelsmann depositou as suas fichas em Manuel Neuer, para total desalento de Marc ter Stegen. Na sua terceira ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    CapitaoHaddock 25-06-2024, 15:49