betano
    Treinador explica situação «difícil de gerir»

    Amorim e a polémica com a causa LGBT: «Não quisemos deixar o Mazraoui sozinho»

    2024/12/07 12:17

    A «situação sensível» deixou o balneário do Manchester United sem capacidade de ter uma decisão perfeita. Ruben Amorim admitiu-o ao explicar, pormenorizadamente, tudo o que envolveu os red devils e uma ação não realizada sobre a defesa dos direitos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgénero). 

    De um lado, Amorim teve um jogador sozinho: o marroquino Noussair Mazraoui; do outro, o restante plantel. O treinador fez questão de explicar os motivos que levaram a equipa a não envergar camisolas em defesa dessa comunidade minoritária. 

    «Foi a decisão do grupo, como tem sempre de ser. E houve três coisas a gerir», começou por referir o português, na conferência de lançamento ao United-Nottingham Forest

    «Primeiro, os valores do clube. Em relação a isso, acho que estamos de acordo e isso nem é uma questão. Estamos ao lado da comunidade LGBT. Em segundo, há uma questão religiosa e isso também deve ser respeitado [Mazraoui é muçulmano]. E há um terceiro aspeto, a harmonia do plantel. Somos uma equipa e não podíamos deixar o Nouss sozinho nisto», disse Amorim aos jornalistas. 

    «A maioria do plantel acredita em determinados valores, mas viu um dos nossos sozinho. E preferiu ficar junta. Tivemos de gerir estas três situações, fizemo-lo da melhor forma possível. Respeitamos todas as causas, mas também as crenças religiosas do Mazraoui.» 

    Peaky Blinders e uma única superstição

    Antes da conferência de imprensa, Amorim concedeu uma entrevista à Sky Sports e aproveitou para mostrar o seu lado mais social. 

    Admitiu ser fã indefetível da série Peaky Blinders - «Se não gostas de Peaky Blinders, não sou teu amigo, não te compreendo» - e revelou a sua única superstição. 

    «Tenho uma coisa com o Carlos Fernandes, que é meu adjunto. Pego em duas garrafas de água, dou-lhe uma e apertamos as mãos. É a única coisa.»

    Bem disposto e comunicativo, Amorim assumiu ter saudades «do sol e da comida de Portugal», embora garanta ser um bom cozinheiro. 

    «Sei cozinhar. A comida é boa aqui, mas sei fazer coisas simples. Arroz, saladas, sopa para os bebés. Pastel de nata? Não, estou a tentar manter a forma. Também vou ao ginásio, tenho de manter o casamento», referiu, entre gargalhadas, o treinador campeão pelo Sporting. 

    Sobre futebol, Ruben deixou dois apontamentos: revelou quem é a sua inspiração e falou dos objetivos para a época 24/25. 

    «O Mourinho é a minha referência. Temos de o dizer se somos portugueses. É uma regra em Portugal (risos). Estagiei com ele e aprendi muito. Foi especial. Não por causa dos treinos, mas permitia que falássemos com ele, que é a coisa mais importante num estágio. As conversas entre nós e como lida com os jogadores.»

    Para o seu United, no imediato, Amorim deixou a seguinte garantia: «O meu objetivo é que no final da época os adeptos vão ao estádio e saibam que vamos jogar assim, dominar. A consistência é importante.»



    Valor de Mercado
    33.00 M €
    Marrocos
    Noussair Mazraoui
    Nascimento/Idade1997-11-14(27 anos)
    PosiçãoDefesa (Defesa Direito)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ER
    jda
    2024-12-08 20h35m por Erkson-10
    Não anda por aí feito missionário, mas professa uma religião que é responsável pela morte de homossexuais, assim como o seu pensamento é condicionado por ela.
    Amorim
    2024-12-07 23h24m por anon428
    para os iluminados nestes comentários: ser lgbt e querer respeito não é uma ideologia
    Amorim
    2024-12-07 21h04m por Humildade
    Esteve bem e é assim que um treinador ganha o balneário. Apesar de eu achar estúpido ainda haverem pessoas amarradas nas religiões (são elas que criam guerras e diferenças). Mas também entendo do objetivo da campanha e claro entendo um futebolista obcecado pela religião que não queira usar o arco íris.
    Perante isto, todos somos livres, desde que não discriminemos ninguém, então acho que o uso da pulseira arco íris deve ser usada pela força de vontade individual e não por obrigação. ...ler comentário completo »
    Erkson-10
    2024-12-07 21h03m por jda
    Nunca li que o jogador em causa tenha andado a propagar a sua religião, qual missionário. Não temos que concordar com opiniões ou ideologias opostas, mas sim, temos que as respeitar, tanto porque estou certo que no Reino Unido não há lei que determine a morte com base na sexualidade de um indivíduo.
    ER
    AmoFutebolAmoSL B
    2024-12-07 17h40m por Erkson-10
    Temos mesmo de respeitar religiões onde se matam pessoas só porque são homossexuais. E se ele tiver um colega homossexual no balneário também deve tratá-lo mal só por isso?
    ZY
    Dúvida
    2024-12-07 17h22m por zyxw_4321
    Qual é o propósito de uma ação de apoio/solidariedade se ela é obrigatória? Assim não passam mensagem nenhuma.

    Se a Premier League quer apoiar grupos LGBT, não precisa de envolver os jogadores. Já em França aconteceu algo semelhante. Se os jogadores não tiverem escolha, eles não estão a apoiar as causas, apenas a fazer de painel publicitário.
    Não há qualquer polémica
    2024-12-07 17h14m por lmperial
    Polémica só existe nas cabeças doentes.
    Isto é a sociedade ocidental hoje em dia, uma sociedade em decadência a pique.
    Quando as pessoas viam as cores do arco íris e associavam apenas e só ao arco íris, as pessoas tinham uma mente mais sã. Hoje em dia não
    canelax
    2024-12-07 16h55m por pafizef
    100% de acordo!
    DI
    viva o ódio!
    2024-12-07 16h51m por DingyPT
    Lá está, um tema que em vez de unir, apenas separa. . . Este tipo de campanhas já só está a gerar o oposto. . Sim todos devemos de nos respeitar enquanto individualidades, sim devemos apoiar causas e grupos minoritários, mas acho que a abordagem correta aqui seria apenas e só demonstrar respeito.

    As pessoas vêm futebol pelo futebol. . . estas questões, nem os políticos entram em acordo e depois querem que futebolistas sejam o exemplo da sociedade? por amor de deus. . . . ...ler comentário completo »
    Ruben Amorim. . .
    2024-12-07 16h40m por AmoFutebolAmoSLB
    Muitíssimo bem, e assim se começa a deixar uma marca em todo o balneário.

    Não se trata de deixar alguém para trás, trata-se de mostrar que cada um é importante de modo semelhante, e se ficar para trás, todos o acompanharão. . . é um filosofia fantástica de união.


    Sobre as ideologias e os direitos de cada um. . . todos são livres, desde que não imponham a sua liberdade aos restantes. Claramente que seria este o caso. . . um jogador, que por ideol...ler comentário completo »
    Ruben Amorim
    2024-12-07 15h26m por jda
    A mostrar, mais uma vez, de forma serena que o caracteriza, que é um ótimo gestor de homens enquanto elementos parte de uma equipa. O grupo decidiu agir como um só, nada mais há a dizer.
    BL
    FutebolMaravilh a
    2024-12-07 15h10m por Bluething
    Mais que ridículo é o teu comentário.

    Seremos agora porventura obrigados a aceitar a homossexualidade como paradigma da sociedade?

    Não discriminar é uma coisa, ter que levar com a sua ideologia é outra.
    Futebol e uma comedia
    2024-12-07 15h04m por canelax
    Se for para apoiar a ucrania ou israel n se pode prq isso e politica e n se mistura com futebol. . . mas se for pa apoiar a comunidade lgbtqied73od4us+ ja se pode. . pensava q cada um era livre de ter uma opiniao propria mas isso parece ser uma ilusão
    MA
    oh
    2024-12-07 14h57m por Matouzo
    não ha causas mais importantes para abraçar neste momento? o titanic afundar e nos a tocar violino
    AU
    Causa LGBT
    2024-12-07 14h34m por auribrancos
    Não têm capacidade para fazer a sua agenda passar com argumentos. Usam a força. Cada vez mais estarei contra estas iniciativas. Até achava que era uma causa que tinha uma essencia justa, mas acabou

    Nunca os apoiarei. Não significa que vá inferiorizar a comunidade, porque nunca o fiz, mas estas iniciativas? Tudo para o lixo
    Futebolmaravilh a1
    2024-12-07 14h34m por afonsofarinha
    Trate se psicologicamente, não é por que uma pessoa não apoia essa causa ridícula que é homofóbico, ridículo é você
    Amorim ridículo
    2024-12-07 14h29m por FutebolMaravilha1
    Não quiseram deixar um homofóbico sozinho? Oh que pena dele. . . Tenham paciência, deixar de fazer algo importante por causa de um ignorante é absurdo. Não o queriam deixar de parte? Eduquem-no e façam-no evoluir como pessoa
    ER
    lol
    2024-12-07 14h24m por Erkson-10
    E caía-lhe os parentes na lama? Grave é em pleno 2024 ainda haver quem acredite em amigos imaginários e siga instituições criminosas como qualquer uma das religiões.
    BL
    LGBT
    2024-12-07 13h34m por Bluething
    Incrível como estas personagens querem impor a sua ideologia.

    Se são diferentes que façam bom proveito mas deixem os outros em paz.
    henriqueptd
    2024-12-07 13h22m por simaoandrade1997
    Não diria melhor. Estas ações de "solidariedade" já começam a beirar o ridículo.
    Têm os seus direitos, tal como qualquer ser humano, agora a sociedade querer impor a defesa de certos valores e impor a defesa de certas ideologias é simplesmente ridículo.
    Acho bem!
    2024-12-07 13h18m por henriqueptd
    Falam tanto na liberdade e depois impõe aos jogadores que defendam certos valores. Diria que não vão haver consequências mas com um cristão como o Marc Guehi vamos ver
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    «Vai conseguir algo importante por Portugal»: Joel Robles confia em Roberto Martínez
    Liga BETCLIC
    com video
    Guarda-redes trabalhou com o técnico
    Entrevistado pelo zerozero, Joel Robles falou sobre o atual selecionador nacional e, entre muitos elogios, recordou o tempo que passou com ele em Inglaterra, ao serviço do Wigan e do Everton.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 16-01-2025, 20:43
    moumu 16-01-2025, 20:39
    BL
    Bluething 16-01-2025, 20:36
    tiger1974 16-01-2025, 20:35
    Lezama 16-01-2025, 20:23
    ZY
    zyxw_4321 16-01-2025, 19:58
    edgarlima 16-01-2025, 19:41
    Zarokmaster1 16-01-2025, 19:41
    AP
    apsd93 16-01-2025, 19:32
    AP
    apsd93 16-01-2025, 19:30
    Vic-16 16-01-2025, 19:28
    Maxaqueen 16-01-2025, 19:27
    AP
    apsd93 16-01-2025, 19:22
    Vic-16 16-01-2025, 19:12
    f1950 16-01-2025, 19:09
    ZY
    zyxw_4321 16-01-2025, 19:04