O primeiro nulo do Euro

Alguém tinha de estragar a festa

Ao 21º jogo, o primeiro nulo do Euro 2024. Oportunidades existiram, mas Países Baixos e França não foram capazes de mexer no marcador (0-0). Com a Áustria por perto, tudo em aberto para a última jornada do Grupo D.

O grande perdedor da noite acaba por ser a Polónia, seleção que vê a eliminação da prova confirmada precocemente. Sem Mbappé, poupado após a recente fratura do nariz, os gauleses não conseguiram ter frutos da maior superioridade no jogo.

Um teste às forças

Do ponto de vista tático e no futebol jogado, o início de jogo foi bastante rico em Leipzig. Koeman deu uma nova cara à Laranja num 4x4x2, com o veloz Frimpong a ser o primeiro responsável por criar perigo dentro das quatro linhas.

Precaução com a recuperação de Mbappé @Getty /

No lado francês, a mobilidade das peças sem Mbappé, que não saiu do banco. Rabiot ocupou diferentes terrenos e Griezmann teve ainda mais liberdade. De braçadeira de capitão no braço, Antoine foi o grande motor ofensivo dos Bleus até ao descanso.

A bola esteve perto de ambas as balizas, embora tenha ficado a noção de maior desconforto para os Países Baixos no terreno. Elementos como Xavi Simons e Memphis Depay pouco conseguiram receber com espaço. A organização montada por Deschamps teve os seus frutos, apesar de alguns avisos sérios do talento presente do outro lado.

O espetáculo foi bom, mas a expetativa era de melhoria após o descanso. Acabou por não ser assim, com a França a assumir as despesas e os Países Baixos menos capazes de saírem de forma competente para o ataque.

Thuram, Tchouaméni e Griezmann rondaram o golo, embora o grande momento da segunda parte tenho sido um golo anulado a Xavi Simons, após a equipa de arbitragem descortinar influência de Dumfries - mais apagado que o habitual - no raio de ação de Mike Maignan.

As alterações não tiveram um grande impacto e o desejado golo não chegou. Ambições intactas, embora sinais mais fortes da França, em especial depois do descanso.

Griezmann esteve infeliz na finalização @Getty /



jogos históricos
U Sexta, 21 Junho 2024 - 20:00
Red Bull Arena
Anthony Taylor
0-0

ESTÁDIO

Red Bull Arena
Lotação47 069
Medidas105 x 68 m
Inauguração2004
Positivo
O aspeto tático

As duas equipas interpretaram de excelente forma as estratégias montadas por Koeman e Deschamps, ambas com dinâmicas diferentes ao que estas seleções tinham apresentado na primeira jornada. Um duelo bastante rico neste aspeto.

Negativo
Laranja conservadora

Percebeu-se a estratégia montada por Ronald Koeman e a equipa conseguiu alguma segurança contra um grande candidato ao título. Contudo, ficou a ideia que existia talento para os Países Baixos incomodarem de outra forma o rival desta sexta-feira. O encontro com a Áustria é extremamente perigoso. 

Forma
Países Baixos
2023/2024
6J
4V
1E
1D
15-3G
França
2023/2024
6J
3V
2E
1D
7-4G
O Árbitro

Nem sempre assertivo nos lances não decisivos. Dumfries parece estar no raio de ação de Maignan no golo anulado aos Países Baixos, momento de interpretação da equipa de arbitragem.

Sondagem

RESULTADO SONDAGEM

PAÍSES BAIXOS
EMPATE
FRANÇA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Enfim
2024-06-22 15h39m por AngelEyes
Não concordo nada com esta regra de fora de jogo. Acho que só devia ser aplicada quando fosse claro que tenha havido interferência do jogador em fora de jogo na jogada. Há golos em que isso é claro e outro em que não. O de ontem não era claro, por isso só posso dizer que não concordo, embora aceite que a decisão possa estar correta pelo tal argumento "foi dentro da margem da lei". Com este tipo de regras só estamos a tirar aquilo que é o momento alto de um jogo de futebol: o golo.
...ler comentário completo »
HA
Jogo
2024-06-22 14h59m por Halibut
Sem Mbappe a França perde muito na frente e isso nota-se bem, já a Holanda acho que pode fazer mais, falta-lhes ali presença na área, o Depay não é ponta de lança e eu em vez de jogar com ele naquela posição colocava-o a jogar pela esquerda e o Gakpo puxava para a direita, jogar com Dumfries e Frimpong no mesmo 11 é desnecessário, dois laterais direitos. . . Ou jogava Dumfries ou Frimpong e entrava o tal ponta de lança, Werghorst ou Zirkee
Há, há, ha
2024-06-22 13h59m por carlosferrari266
Então o Maignan não se fez ao lance porque foi impedido de se fazer ao lance? Em que planeta? Ele não se fez ao lance, porque nem sequer viu a bola partir, 😂. E não me venham com histórias que a sua visão estava bloqueada/obstruída: quando a bola entra, o Dumfries estava claramente atrás do guardião gaulês! Vamos por partes: estava em posição de fora de jogo? estava. Tocou na bola? Não! Tocou no GR adversário? Não! Tocou em qualquer outro adversário? Também não! Teve qualquer interf...ler comentário completo »
AU
Não há espaço para interpretações
2024-06-22 12h48m por auribranco
O Maignan podia ter-se feito ao lance na mesma, se tivesse feito e o defesa tivesse condicionado esse movimento, aí sim

O Maignan nem se fez, por isso nem devia ser fdj posicional

Para não falar que ele estava mais que batido à partida. Claramente.

França sempre levada ao colo. Ainda me lembro daquele golo que os colocou na prova contra a Irlanda. Ou na Liga das Nações

A França é uma vergonha. Jogam muito mas estão salvaguardado...ler comentário completo »
Arbitragens. . .
2024-06-22 11h43m por AmoFutebolAmoSLB
Surpreendido pelo debate em torno deste jogo ser por causa da arbitragem. . . !

É um facto que quem gosta dos franceses vai dizer que a arbitragem foi limpa, e quem gosta dos holandeses vai dizer o contrário. . . e quem é neutro?!

Por mim, França, Espanha, Holanda, Inglaterra e Croácia, eram todos eliminados na fase de grupos e ficavam somente as super potências restantes. Mas não dá. . . porque Espanha e França são mesmo muito fortes e irão cavalgar a onda...ler comentário completo »
Maxaqueen
2024-06-22 10h18m por TomPen
Estou surpreendido que me tenhas falado assim.

Eu não disse que o árbitro foi decisivo no desfecho. O golo foi um lance difícil, em que eu posso não concordar com a decisão tomada pela equipa de arbitragem, mas percebo a lógica dessa decisão. Não achei produtivo fixar-me nesse lance.

Mas o árbitro não precisa de ser decisivo para ver que beneficiou uma das equipas. Basta apenas mudar o critério de lance para lance para tal acontecer. Reparei que teve um crit...ler comentário completo »
TomPen
2024-06-22 07h50m por carlosferrari266
. . . França *fazia o pressing; . . . *fartamos de elogiar (raios partam este corrector automático), lol.
TomPen
2024-06-22 07h45m por carlosferrari266
Totalmente de acordo. Nem sobre a dualidade de critérios me pronunciei, até agora, porque não foi decididamente isso que estragou a festa; mas já agora aproveito a boleia. Empurrões, agarroes (um nítido de estilo de tackle de rugby, no nariz próximo da bandeira canto, nas barbas do juiz de linha, já na reta final do encontro quando a França dizia o pressing final), uma tesoura gravíssima, etc. tudo isto e mais passou em claro. Mas pronto, só não admite ou não viu quem não quer ver. ...ler comentário completo »
VanNistelrooy
2024-06-22 03h35m por Maxaqueen
É para isso que o árbitro lá está: para ARBITRAR.
O problema é que as pessoas não sabem ou não querem perceber isto e fazem figuras disparatadas.
TomPen
2024-06-22 03h33m por Maxaqueen
Os contorcionismos que se fazem.
Ao menos quem admite que o golo está errado tem uma posição clara e não umas meias tintas como essas onde você se mete.
Portanto, você vai buscar um conjunto de lances que em nada tiveram influência decisiva no jogo e tenta com isto justificar um benefício da França.
Começa logo enquinado isto.
Depois, interpreta um conjunto de lances em que nuns pode estar certo e noutros pode estar errado.
Quem é que decide isso?
...ler comentário completo »
carlosferrari26 6
2024-06-22 03h29m por Maxaqueen
Portanto, a decisão é certa mas como foi ao encontro de outras decisões que se tomaram no passado, já passa a ser errada ou duvidosa.
Que raio de lógica é esta?
Ou está certa ou está errada e se estiver certa, não há meios certos ou algo do género.
Isso é conversa para encher.
França
2024-06-22 03h07m por moumu
Não tem deslumbrado e desta vez sem Mbappé o seu maior finalizador mostrou algumas dificuldades mas acho que estas 2 equipas passam e deixam a austria de fora também
França
2024-06-22 01h12m por TomPen
Foi beneficiada, mesmo assumindo que o golo foi 100% bem anulado sem espaço para interpretações contrárias.

Foi nas faltas a meio do campo que isso se pronunciou. Durante 80% do encontro, um francês caía no chão no meio do campo e o árbitro apitava logo. Quando era um neerlandês com contacto, o árbitro mandava-o levantar. Muito mais permissivo com os franceses que com os neerlandeses. Só igualou o critério no final do jogo, depois de anular o golo.

Confess...ler comentário completo »
Roubo
2024-06-22 00h50m por Seidecor
Golo mal anulado mas já e habitual ajudarem os franceses
Pois
2024-06-22 00h49m por carlosferrari266
Foi precisamente um lance de interpretação (ou terá sido a interpretação de um lance?) da lei do fora do jogo que já proporcionou uma Liga dos Nações de bandeja aux bleus. Pois qualquer que fosse a decisão seria correcta e aceitável, mas se dúvidas houvesse decide-se a favor dos suspeitos do costume, n'est ce pas?
Golo anulado
2024-06-22 00h12m por Blueonblue
Como já disseram aqui, é uma questão de interpretação, sendo que ambas do ponto de vista lógico estão certas.

Do ponto de vista emocional, poderemos dizer que Dumfries está mesmo ao lado do Maignan impedindo de se fazer ao lance, como do outro lado poderão dizer que Maignan mesmo sem o Dumfries a estorvar, já não teria capacidade de reação para defender.

É a beleza do futebol no seu esplendor. Agora dizer que a França é lavada ao colo. . . francamente!
Só podia dar nisto!
2024-06-21 23h07m por BlackCat
É certo que o jogo começou animado, com uma oportunidade para cada lado. Mas, ao quarto de hora, depois de Griezmann ter uma perdida incrível, já as duas equipas estavam encaixadas, embora o meio-campo francês tivesse alguma supremacia e não deixasse os neerlandeses "porem o pé em ramo verde".
Na 2ª parte, a toada manteve-se, com uma ou outra incursão perigosa, em especial por parte dos gauleses, mas a verdade é que o jogo parecia não ter balizas: sempre que chegavam perto dest...ler comentário completo »
Golo anulado
2024-06-21 22h50m por VanNistelrooy
É um daqueles lances em que qualquer decisão do árbitro seria correcta. É uma questão de interpretação.

Quem está do lado da França vai dizer que foi uma boa decisão, quem está do lado da Holanda o contrário.
AU
França ladroagem
2024-06-21 22h36m por auribranco
A serem levados ao colo de forma execrável. Golo 100% limpo anulado aos Países Baixos. Que assalto à mão armada!!!!

Big five??? Em poder e influências. . . com muito menos recursos Portugal e Holanda fazem a festa
França
2024-06-21 22h06m por carlosferrari266
Beneficiada. Descaradamente. Não e primeira, e tenho tudo para crer que não será a última. . .

OUTRAS NOTÍCIAS

II Liga
Rodolfo Landim comentou processo de aquisição
Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, confirmou esta segunda-feira que o emblema brasileiro tem negociações a decorrer para adquirir o Leixões SC.