Sporting e Benfica encontram-se em igualdade pontual à passagem para a última jornada, mas os leões apresentam vantagem no confronto direto. Será a 32.ª vez em que o campeão português será decidido na última partida do campeonato e só numa houve surpresa.
Veja Também
- T6, Ep.41 - Deixam tudo para a última
- Já há horários para a última jornada da I Liga e há «maratona» no sábado
- Só um milagre salva o Boavista: as contas da salvação para a última jornada
- FC Porto com mão e meia no pódio: eis os cenários a ter em conta
O histórico é amplamente favorável à equipa leonina, já que somente numa ocasião o líder cedeu a posição nestas condições. A última, e única, vez que tal acontecimento ocorreu foi em 1954/55. O Belenenses entrou na última jornada na liderança, mas empatou com o Sporting e o campeão foi o Benfica.
Na altura, um bis de José Águas ajudou os encarnados a fazerem a sua parte. No Estádio José Manuel Soares, um golo de João Martins - histórico avançado do Sporting - a quatro minutos dos 90 entregou de bandeja o título ao maior rival leonino.
70 anos depois, na última jornada do campeonato, o Sporting recebe o Vitória SC, que procura também ganhar pontos na luta pelas competições europeias. Já o Benfica visita o SC Braga, que, matematicamente, ainda tem possibilidades de ultrapassar o FC Porto e de chegar ao 3.º lugar, mas de forma muito irrisória.
Ambos os duelos da última jornada serão realizados no próximo sábado, às 18h00.
O título de campeão ???????? vai ser decidido na última jornada pela 32.ª vez - e só por uma vez houve uma reviravolta na classificação na última ronda: em 1954/55, o Belenenses entrou na última jornada na liderança mas empatou com o Sporting e o campeão foi o Benfica pic.twitter.com/D8HWqP2UOW
— Playmaker (@playmaker_PT) May 12, 2025