placardpt
Portimonense vence, mas vai ao play-off

Agridoce contrariar da história

2024/05/18 18:03
E6

Eis o agridoce contrariar da história. Na Primeira Liga e neste dérbi algarvio, nunca antes uma equipa tinha vencido na casa da outra. No dia da decisão, o Portimonense contrariou a história, venceu no mítico São Luís, mas não chegou para alcançar a manutenção direta na Liga Portugal Betclic.

De destino aviado, o emblema de Faro não tinha nada a perder ou a ganhar com o duelo. O futuro na Primeira Divisão já estava garantido, mas a turma de Portimão lutou até à última gota para o conseguir - e, para já, não deu e terá de disputar o play-off frente a AVS ou Maritimo.

Como se não houvesse amanhã

O Portimonense deu quase a vida para vencer este duelo - não literalmente, mas a frase clichê demonstra o quanto queriam permanecer, de forma direta, na Primeira Liga.

Entraram com tudo em jogo. Completamente entrosados, com um ataque fluido e uma gigante capacidade de encaixe para defrontar a defesa farense.

Foram precisos apenas dez minutos para Filipe Relvas - que acabou expulso do encontro - servir Hildeberto Pereira com classe e inaugurar o marcador. Havia esperança para os comandados de Paulo Sérgio.

A toada não esmoreceu e o Portimonense continuou a carregar com o que podia face à baliza de Miguel Carvalho. Deu frutos e Carlinhos chegou a aumentar a vantagem.

O Farense, fora de si próprio, parecia não estar ligado à corrente do jogo. Destacado em tarefas defensivas, não saíam disso e os adeptos presentes não estavam a gostar (de todo) da prestação.

Entre tudo e entre tanto…

Ser feliz custa quanto? Já dizia uma célebre canção portuguesa e é assim que se retratam estes 90 minutos do Portimonense.

Com enorme esperança e vontade de permanecer diretamente na Liga, fizeram o que podiam para se bater diante da turma de Faro que, apenas na segunda parte, se começou a revelar.

A toada ofensiva dos jogadores de José Mota apareceu e dificultou a vida à equipa adversária - tanto que Cristian Ponde conseguiu mesmo diminuir a vantagem portimonense e ainda fez sonhar com o empate.

O jogo prosseguiu com o domínio da formação da casa e, mesmo no final, quase se festejou. Lucas Ventura ainda alcançou o terceiro golo da formação de Portimão, mas, do Norte, chegou a notícia: o Boavista empatou no suspiro final diante do Vizela e matou as esperanças dos algarvios. 

Pela primeira vez num dérbi algarvio disputado na Primeira Liga, a formação forasteira venceu a equipa da casa, mas nem assim o contrariar da história soube pelo melhor. 



jogos históricos
U Sábado, 18 Maio 2024 - 15:30
Estádio de São Luís
Artur Soares Dias
1-3
Cristian Ponde 55'
Hildeberto Pereira 11'
Carlinhos 32'
Lucas Ventura 90'

ESTÁDIO

Estádio de São Luís
Lotação7 000
Medidas102x65m
Inauguração1922
Lances Capitais
11´
GOLO Portimonense!
Hildeberto Pereira marca
32´
GOLO Portimonense!
Carlinhos marca
55´
GOLO Farense!
Cristian Ponde marca
88´
Cartão vermelho para Filipe Relvas (Portimonense) por «destruir oportunidade clara de golo», como refere Artur Soares Dias
90´
+7
GOLO Portimonense!
Lucas Ventura marca
90´
+10
Cartão vermelho para Pastor (Farense)
Positivo
Que entrega!

Foi um jogo de alto nível do Portimonense, principalmente no que toca à primeira hora do duelo. Muita personalidade, muito entrosamento entre jogadores e um Carlinhos imparável.

Negativo
Não adiantou

Toda a personalidade demonstrada pelo Portimonense não chegou para inverter o rumo dos acontecimentos. Mesmo com a vitória histórica no S. Luís, o emblema de Portimão terá de passar pelo play-off.

Forma
Farense
2023/2024
39J
12V
8E
19D
55-61G
Portimonense
2023/2024
38J
10V
9E
19D
47-78G
O Árbitro

Artur Soares Dias, na generalidade, teve uma boa arbitragem. Decidiu bem nos dois cartões vermelhos que exibiu e pareceu ter um critério equivalente na marcação de faltas.

Fotografias(22)

Liga Portugal Betclic: Farense x Portimonense
Liga Portugal Betclic: Farense x Portimonense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FARENSE
EMPATE
PORTIMONENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Manutenção
2024-05-19 04h13m por mundial200
Muito feliz pelo Boavista e pelo Estrela dois históricos (um refeito, mas à mesma 😅) a conseguirem a manutenção mesmo à última. Sinto pela massa adepta do Portimonense mas também sei que o projecto está estagnado com interesses, jogadores de qualidade questionável e um treinador fixo que já tem ideias novas há bastante tempo. . . Espero que a situação financeira do Boavista melhore e volte a ter estabilidade, porque faz falta a este campeonato. SL 💚
Portimonense melhor, mas não deu
2024-05-18 19h38m por BlackCat
Foi o jogo que escolhi para assistir em direto na SportTV, pois tratava-se de um dérbi regional e parecia-me interessante.
A situação classificativa das duas equipas marcou o jogo. Com a situação resolvida, o Farense encarou a partida com demasiada tranquilidade e descontração e deu-se mal. Já o Portimonense, a tentar fugir ao "play-off", fez pela vida e mostrou mais vontade de ganhar, acabando recompensado.
Só que quem está dependente de terceiros arrisca-se aos maiores d...ler comentário completo »
Porque é que nunca jogaram sempre assim?
2024-05-18 18h41m por PortimonDesdePiqueno
Porque é que foi preciso estarem escostados à parede para ver esta equipa com esta atitude e vontade?
Porque é que em vez de agirem e de prevenirem, escolheram o reagir e o correr atrás?
Espero que transportem esta boa atitude e autoridade, hoje exibida, para os dois jogos do playoff. Talvez assim se possa contrariar a história e conseguir a manutenção.
De qualquer forma, e independentemente de como acabar a temporada, é necessário uma grande reflexão e, talvez, uma...ler comentário completo »
Portimonense
2024-05-18 18h32m por zlatan_21
Ingrata vitória, mas acredito que se safem se jogarem contra o AVS.
Se apanharem o Marítimo, aí a história deverá ser diferente.
Contudo, foi uma época razoável do Paulo Sérgio, pois a cada temporada recebe sempre uma palete de jogadores novos.
Farense
2024-05-18 18h24m por moumu
Boa época, José Mota sabe tirar bom proveito dos seus jogadores e conseguiu um ano tranquilo, pena para o Portimonense mas o orçamento é curto mas talvez se possam safar no play-off já que Maritimo e AVS não têm impressionado por ai além.
GS
Farense e Portimonense
2024-05-18 18h12m por GSCGrandeamor
O Farense fez um campeonato tranquilo, uma equipa com qualidade e o José Mota tem conhecimento suficiente para a I Liga.

O Portimonense tem na minha opinião um treinador que não tem qualidade de I Liga e nas últimas épocas tem escapado. . . veremos se esta conseguem. Mas se descerem, acaba por ser normal e esperado.

Saudações

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Sul-Americano
Oficial
Tigre vai voltar a casa
Era um sonho de sonho de Radamel Falcao e vai agora concretizar-se. O Millionarios, equipa colombiana que o ponta de lança sempre apoiou como adepto, anunciou esta chegada tão especial....