placardpt
      Sporting empata em Bérgamo

      Agora é no pequeno lago dos tubarões

      2023/11/30 19:42

      Uma vitória colocava o Sporting na luta pelo primeiro lugar até à última gota de suor, mas, mesmo não tendo conseguido o objetivo, porque o empate deu o apuramento (e o primeiro lugar) ao adversário, o conjunto leonino garantiu o apuramento para o play-off da Liga Europa, beneficiando do empate Raków na Áustria.

      Um mal menor numa partida com duas partes distintas. Uma mais cinzenta e outra recheada de cores, marcada, acima de tudo, pela entrada relâmpago de Marcus Edwards e do desperdício de Pedro Gonçalves. A finalização custou, muito provavelmente, uma eventual vitória...

      Gyö ameaçou, Scamacca efetivou

      As contas do jogo de cartaz do grupo D eram fáceis de fazer. O Sporting, para ambicionar o primeiro lugar, estava obrigado a vencer em Bérgamo, enquanto à turma local bastava o empate. Amorim deixou Coates no banco e colocou St. Juste para monitorizar os arranques de Lookman, além de Trincão para o lugar de Edwards. A primeira correu particularmente bem, a segunda nem por isso - o ex-extremo do Barcelona, desinspirado, saiu ao intervalo.

      O protagonismo foi dos avançados. Scamacca, o panzer dos italianos, chamou até si o protagonismo desde cedo. Trocou as voltas a Matheus Reis e companhia e apareceu várias vezes na cara de Adán. As posições irregulares só não anularam a sua marca ao minuto 23. Mais uma vez, o possante avançado, lançado na profundidade, criou mossa, efetuando um remate forte para o fundo das redes leoninas, num lance em que o guarda-redes espanhol poderia ter feito melhor.

      O Sporting voltou a evidenciar problemas defensivos - sobretudo nos lançamentos para as costas - e falhou alguns passes. A dupla neerlandesa De Roon-Koopmeiners encheu o campo, assim como Éderson, diminuindo o raio de ação de Morita e Hjulmand. Por isso, somente um rasgo de Gyökeres, à sua imagem, serviu para ameaçar a baliza de Musso, numa arrancada que terminou com uma bola a beijar um dos postes.

      O intervalo apareceu e a aura verde e branca não foi muito positiva. A finalização de Pote que poderia dar o 1-1 (aos 35') deu a entender isso...

      O ciclone e o anti

      Geny Catamo e Marcus Edwards entraram para os lugares de Trincão e Esgaio e abanaram, com ar fresco, o futebol leonino. Rúben Amorim identificou, precisamente, os pontos mais débeis dos 45 minutos.

      Logo a abrir, o moçambicano esteve perto do golo e Scamacca, num raro lance em que Lookman fugiu e teve espaço para correr, quase gelou o ímpeto. A partir daí, deu muito Sporting, com Edwards, de forma clara, a mostrar-se em excelente plano.

      O inglês, vagabundo em termos posicionais, baralhou os adversários com as suas arrancadas, permitindo vários lances clamorosos na cara de Musso. A linha exageradamente subida do adversário também contribuiu para esse desfecho.

      Edwards fez o empate, através de um golo que resultou numa boa combinação com Gyökeres, e levou com um anticorpo da mesma equipa. Isto porque Pote teve uma noite para esquecer: duas oportunidades de ouro e, no total, um hat-trick desperdiçado que custou a discussão do primeiro lugar. O apuramento foi conseguido, face ao resultado do outro jogo do grupo, mas pela frente vão estar os tubarões da Champions...

      U Quinta, 30 Novembro 2023 - 17:45
      Atleti Azzurri d´Italia
      Michael Oliver
      1-1
      Gianluca Scamacca 23'
      Marcus Edwards 56'
      Atleti Azzurri d´Italia
      Lotação24 642
      Medidas108x65
      Inauguração1928
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo DJornada 5
      Lances Capitais
      GOLO INVALIDADO Atalanta: Gianluca Scamacca atira a contar, mas o golo é invalidado por fora de jogo. Lance para ser avaliado pelo VAR.
      23´
      GOLO Atalanta!
      Gianluca Scamacca marca
      Gianluca Scamacca marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
      56´
      GOLO Sporting!
      Marcus Edwards marca
      Marcus Edwards marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
      Marcus Edwards marcou o seu 19º golo na equipa (84 jogos)
      A Chave

      Neste caso, por efeitos contrários, o desperdício de Pedro Gonçalves. Desperdiçou um «hat-trick» e fez com que a história leonina nesta prova fosse bastante diferente à entrada para a última jornada.

      O Árbitro

      Arbitragem correta de Michael Oliver.

      O Melhor
      Espetáculo, Marcus!

      Gyökeres voltou a ser uma figura importante, mas a entrada de Marcus Edwards - também a de Catamo - mudou completamente o jogo do Sporting, que passou a ser muito mais perigoso e ameaçador. O inglês trocou as voltas aos adversários, marcou e criou. Aposta ganha.

      O Pior
      Não está polido

      Sobretudo na primeira parte, o Sporting, além da falta de agressividade, voltou a demonstrar alguns problemas defensivos, revelando dificuldades para tapar o espaço central/ala e as costas. A Atalanta, por Scamacca, aproveitou bem, mas não foi tão feliz na segunda parte.

      Forma
      Atalanta
      2023/2024
      18J
      9V
      4E
      5D
      29-17G
      Sporting
      2023/2024
      19J
      14V
      3E
      2D
      45-20G
      Sabia que...by playmaker stats
      Sporting garante o apuramento para a fase seguinte da Europa League.

      Os leões vão disputar os 1/16 avos de final e vão encontrar um 3.º classificado da Champions League.
      Sporting continua sem conseguir vencer em ??Itália, já lá vão 17 jogos, 4 empates e 12 derrotas.

      Não saía com pelo menos um empate desde 2009 quando foi a Florença falhar o acesso à fase de grupos da Champions League.
      O Sporting passou sempre a fase de grupos da Europa League nas quatro últimas ocasiões.

      A última edição com os leões a serem eliminados nos grupos da prova foi na 'fatídica' época 2012/13.
      Comentários (15)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      SE
      Foi o melhor que podia acontecer. . .
      2023-12-02 11h03m por Senpartia
      Ao Sporting!
      Vejam, se o SCP ganhasse por 2-1, no próximo jogo da LE teria de se empenhar a 100% para golear e com isso tentar garantir o primeiro lugar.
      Tal como terão de se empenhar totalmente na próxima jornada da LC FCP, SLB e SCB (por objectivos distintos).
      E 3 ou 4 dias depois há o clássico SCPxFCP.
      Assim, pragmaticamente, o SCP tem um jogo de treino antes desse clássico. Será isso mesmo, um jogo de treino.

      É provável que a equipa direc...ler comentário completo »
      Flying_Machine
      2023-12-01 19h02m por O_Pestinha666
      Percebo.
      Mas no golo anulado ainda havia 0-0.
      Mas pronto. . . . tambem nao interessa.
      O_Pestinha666
      2023-12-01 18h25m por brutal_power
      Mas ele falou em muitos foras de jogo duvidosos e um deles foi um golo anulado do Scamacca.
      Flying_Machine
      2023-12-01 14h09m por O_Pestinha666
      Acho que o user Ronaldinho está a referir o 2-0 que o Scamacca falhou e não o que estava fora de jogo.
      GERRARDandRONAL DINHO
      2023-12-01 13h52m por brutal_power
      Esse golo anulado do Scamacca era mesmo fora de jogo.
      8 ao Edwards é um exagero. . .
      2023-12-01 13h24m por GERRARDandRONALDINHO
      No lance do empate, o defesa roda no sentido errado e fica fora do lance. Edwards aproveita e faz um bom golo, ao seu estilo. Tirando isso, não teve uma exibição espetacular.
      Elemento mais consistente do Sporting foi claramente Gyo - aliás, é parte determinante do golo -, não só a criar a solo como a dar apoios (nem sempre com o acerto/ritmo tático de um Scamacca, é certo - Gyo tem de aprender que não pode sempre "disparar" para a frente e tornar-se mais consistente nos apoios ve...ler comentário completo »
      Nao faz mal
      2023-12-01 10h33m por O_Pestinha666
      Empatar ou perder bora lá festejar na mesma.
      culpa própria
      2023-12-01 09h45m por YAZALDE_1974
      Como toda a gente viu, era um jogo que podíamos e devíamos ter ganho. Da mesma forma que não devíamos ter perdido em casa. Falhamos o 1º lugar por culpa própria. Também me parece que o Sporting não levou totalmente a sério o grupo. Parece que falta alguma motivação nestes jogos - não necessariamente de hoje, mas por exemplo com o Rákow - da parte de equipas maiores como Sporting e Roma. Até o Fenerbahce foi goleado pelo Nordsjaelland.

      Seja como for, não me parece o mais ...ler comentário completo »
      SCP
      2023-12-01 02h45m por moumu
      Pena tantas chances desperdiçadas, já tem sido habitual em Pote esta temporada, vamos ver quem sai na rifa vindo da champions.
      Só gostava de saber até quando
      2023-12-01 02h42m por Triper
      é que temos de levar com o Trincão. Nenhum outro jogador tem tido tantas oportunidades quanto ele para falhar. Provavelmente até deve já ser desanimador para alguns jogadores.

      Hoje poderíamos ter tido um jogo diferente com o Catamo ou o Edwards, que fez uma boa 2ª parte e ainda nos deu o golo, na frente logo desde o começo mas em vez disso tivemos de levar novamente com ele e acabar por sofrer desde o começo ao fim.

      Parece impossível isto quando tínhamos uma equipa mais que capaz de cumprir os mínimos para acabar em 1º.
      Sporting
      2023-11-30 23h56m por brutal_power
      Merecia ter ganho. A primeira parte foi equilibrada e ambas as equipas estivereram a defender mais. Na segunda parte, o Sporting dominou. Teve azar de não ganhar este jogo e terminar o grupo em primeiro. Como já tinha dito, merecia ter empatado o jogo contra a Atalanta em Alvalade.
      Ficar em segundo
      2023-11-30 20h52m por OJaime_Pacheco
      Pode ser péssimo.
      Porque pelo que fui ver tem ali muitas possibilidades que podem encostar o Sporting para canto caso realmente sejam eliminados da Champions League.
      Jogo
      2023-11-30 20h24m por pedrinho_dgl
      Resultado justo. Foi um pouco o que se viu na 1ª volta. Uma primeira parte fraca (não tão má como em Alvalade) e uma segunda parte a reagir mas com o resultado a ficar curto.
      Voltou a ser uma entrada mal preparada, muita dificuldade a lidar com a pressão alta da Atalanta. E depois há opções que não se percebem, Coates no banco porque? É o líder da defesa. . . Resultado: Uma defesa em muitos momentos ao papéis, o golo é reflexo disso. Depois, Esgaio e M. Reis a titulares em simu...ler comentário completo »
      BL
      Uma parte de avanço
      2023-11-30 20h20m por BlackCat
      Tal como tinha acontecido em Alvalade, o Sporting voltou a dar uma parte de avanço aos italianos. Aliás, parece que as equipas portuguesas, nas competições da UEFA, só jogam bem durante meia parte, como se viu nesta jornada: o Porto e o Benfica, com um 1º temo bom e um 2º em que "adormeceram", e, hoje, o Sporting.
      A Atalanta entrou melhor, muito pressionante, a jogar em transições rápidas, perante uma defesa "leonina" a abrir espaços, que permitiram, primeiro, um golo (be...ler comentário completo »
      ZY
      Sporting
      2023-11-30 20h01m por zyxw4321
      Fica a dever a si próprio o que podia ter sido a primeira vitória em Itália. O Pote, então, podia ter feito um hat trick hoje, e sai de mãos a abanar, num misto de infelicidade e algum nervosismo.

      Primeira parte má, como vem sendo hábito nesta prova, e o Adán parece. mal batido no golo, mas esteve bem no resto do jogo. A segunda parte foi excelente, claramente a entrada do Edwards e do Catamo transfigurou a equipa.

      Podiam sair daqui em primeiro. Em vez ...ler comentário completo »

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Outras ligas
      Presidente do Steaua Bucareste sem filtros
      Gigi Becali. O nome será, seguramente, familiar para os adeptos de futebol. O presidente dos romenos do Steaua Bucareste é uma «figura» conhecida do mundo do futebol e, ...