A seleção portuguesa está concentrada, na Cidade do Futebol, para dar início à preparação para os primeiros dois compromissos na fase de qualificação para o Campeonato da Europa. Portugal treinou, esta segunda-feira, pela primeira vez na nova FPF Arena Portugal e Afonso Jesus assumiu o papel de porta-voz do grupo.
Em conferência de imprensa, o internacional português deu conta da alegria do grupo por poder ter um novo espaço para trabalhar. O fixo analisou ainda o arranque da fase de qualificação, que contempla jogos frente a Andorra (13/12, 19h00) e Países Baixos (18/12, 20h15).
Afonso Jesus em discurso direto
O novo espaço: «Este espaço é muito bom. É um depositar de confiança muito grande no futsal, não poderíamos estar mais felizes. É muito bom estar neste espaço das Seleções como sempre, um orgulho enorme, e agora temos a nossa casa, o nosso pavilhão. É incrível. É uma felicidade muito grande. As pessoas podem não ter noção, mas estes detalhes fazem toda a diferença para atingir os objetivos a que nos propomos alcançar. É uma aposta muito grande da FPF no futsal e em nós. É uma grande alegria estar neste espaço e estrearmo-nos nesta arena. É um sentimento de muito orgulho.»
«É uma motivação extra para este arranque da qualificação. É um depositar de confiança em nós, naquilo que fazemos, que tem vindo a ser feito e no que as gerações anteriores fizeram. Se temos a oportunidade de cá estar, temos de aproveitar ao máximo. Resta-nos elevar ainda mais o nível para que esta aposta continue a ser feita.»
Arranque da qualificação: «Iniciámos agora a preparação para estes dois jogos que vão ser, sem dúvida, muito importantes para nós. É o início da qualificação, sabemos quais são os objetivos da Seleção e onde queremos estar. Temos de olhar para estes dois jogos com muita responsabilidade, são dois adversários diferentes. Serão dois jogos exigentes. Assumimos a responsabilidade e a qualidade que temos. Temos de aumentar o nível, tivemos um percalço no Mundial, que era um grande objetivo nosso. O último estágio de preparação também não correu da maneira como queríamos, Há que trabalharmos ainda mais e unirmo-nos ainda mais porque os objetivos são cada vez mais difíceis de alcançar, até porque as equipas trabalham cada vez melhor.»
Estreia de Diogo Basílio: «Quanto somos chamados para a Seleção é sempre um motivo de grande orgulho. Estamos aqui devido ao que temos feito nos clubes, claramente. É sempre muito bom estar neste espaço com estes jogadores e com esta equipa técnica. Temos de ter muito respeito por estar aqui. Abraçamos sempre este espaço com muita responsabilidade e alegria. É sempre muito bom quando vemos um colega de profissão ter esta oportunidade. Vamos recebê-lo com muito carinho, é uma oportunidade única. É muito importante termos a noção de que hoje estamos aqui estes 15, mas amanhã podem estar aqui outros 15. É um oportunidade que temos de agarrar com unhas e dentes.»