A análise aos Países Baixos

ADN | Mecanismo laranja engrenado com renovação

2024/06/11 14:00
E3

Com o início do Euro 2024 ao virar da esquina, está na altura de conhecer todas as 24 equipas que vão participar no maior torneio de seleções do Velho Continente. Durante os dias que antecedem o pontapé de partida, o zerozero apresenta-lhe o perfil de cada seleção, assim como a sua figura e técnico.

Os Países Baixos. Presença assídua nas grandes competições de seleções - ainda que tenham falhado o Campeonato do Mundo de 2018 e o Europeu de 2016 -, já são velhos conhecidos de todo e qualquer adversário.

A mítica e eterna Laranja Mecânica está de volta aos grandes palcos e com uma fase de renovação a ser ultrapassada, fase após fase.

Depois dos quartos-de-final alcançados no Catar, muito mudou. Desde logo, Louis van Gaal abandonou o cargo de selecionador nacional, seguiu-se Ronald Koeman e uma busca por inserir os grandes e (literalmente) novos talentos neerlandeses nas contas. 

A grande cara permanece: Virgil van Dijk continua o dono e senhor da braçadeira de capitão laranja. No entanto, à sua volta, o 3x4x3 variou para um 4x3x3 mais ofensivo e, após a notícia da ausência por lesão de Frenkie de Jong, ainda mais sentido acaba por fazer a escolha do técnico. 

Aliado à grande experiência de jogadores como Stefan de Vrij, Gini Wijnaldum e Memphis Depay, cada setor do campo - praticamente - tem uma cara de grande nível associada. Mesmo assim, os talentos que têm vindo a despontar não deixam a desejar e que o digam os casos de Xavi Simons, Ryan Gravenberch ou Jeremie Frimpong.

Afinal, para chegarem ao Euro, os Países Baixos selaram o segundo lugar do Grupo B com seis vitórias em oito jogos na fase de apuramento - sendo que apenas foram derrotados pela seleção líder do grupo, França. No final, um registo bom para se ter em conta e para deixar o apetite aberto para perceber o que de bom e melhor podem trazer e fazer na Alemanha.

O Campeonato Europeu, no entanto, reservou um reencontro com a congénere gaulesa, mas Polónia e Áustria a partilhar os mesmos destinos. As expectativas de algo para lá da fase de grupos estão elevadas para os neerlandeses que se têm mostrado, cada vez mais, com o mecanismo engrenado.

bwin
jogos em destaque
U Domingo, 16 Junho 2024 - 14:00
Volksparkstadion
Artur Soares Dias
vs

ESTÁDIO

Volksparkstadion
Lotação56 889
Medidas105x68
Inauguração1953

COMPETIÇÃO

FaseFase de Grupos
JornadaGrupo DJornada 1
A Estrela
Virgil Van Dijk

Enquanto permanecer por estas andanças, Virgil Van Dijk vai ser sempre uma das grandes caras da seleção dos Países Baixos - se não a maior delas todas. O central do Liverpool traz segurança, experiência e liderança - algo imprescindível nesta fase de renovação.

O Técnico
Ronald Koeman

Técnico de nome e renome no futebol europeu, Ronald Koeman acumula uma gigante experiência nos mais variados campeonatos - entre eles o português. Com larga escala de entendimento na liga neerlandesa, o novo selecionador nacional (desde 2023) leva nove vitórias em 14 jogos - um rácio agradável às pretensões da seleção.

Sondagem
QUAL O SEU PROGNÓSTICO?
POLÓNIA
EMPATE
PAÍSES BAIXOS

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
PT
Pt
2024-06-12 23h21m por pt74
Quem viu e quem vê esta laranja mecânica, grandes jogadores, vamos ver, será uma incógnita
Holanda ou Países Baixos
2024-06-11 14h54m por Seidecor
Acredito que podem chegar bastante longes , equipa bastante coesa e forte
PA
Países Baixos
2024-06-11 14h37m por parita
Desse 11 apresentado acho que só mantinha o GR, van Dijk, van de Ven e Frimpong. De resto, encontram-se melhores jogadores dentro dos convocados.
Continuo a achar os Países Baixos uma excelente selecão, apesar das lesões de de Jong e Koopmeiners. Acredito que possam chegar longe e só espero que não os encontremos neste EURO (apesar de achar que teríamos obrigacão de os derrotar)

OUTRAS NOTÍCIAS

Euro
Antevisão
Teste para a candidata Inglaterra
Estreia perfeita para fortalecer o estatuto de eventual surpresa ou de candidato. Sérvia e Inglaterra dão o pontapé de saída no EURO 2024 com um teste ideal para ...