Adewale Sapara é o melhor jogador do Campeonato de Portugal, versão 2019/20, numa eleição da página Campeonato de Portugal - Campeonato das Oportunidades, em parceria com o zerozero. O avançado nigeriano evidenciou-se ao serviço do Olhanense, tendo apontado 15 golos em 22 jogos até à data da interrupção forçada da prova no passado mês de março.
«Bom, em primeiro lugar agradeço a Deus por estes números, porque não é algo que consiga explicar. Mas uma coisa que posso dizer é que nunca deixo de trabalhar mais e mais para chegar a estes números», sustenta.
Pese os bom registo individual, que ajudaram o Olhanense a chegar ao topo da tabela classificativa da Série D, a verdade é que os esforços, não só de Sapara, como de toda a equipa algarvia, revelaram-se infrutíferos, uma vez que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) indicou o Vizela e o Arouca para a subida de divisão, dada a impossibilidade de recomeçar a liga.
«Toda a gente sabe que a decisão da FPF não é suficientemente justa, e sinto-me mal pela minha equipa. Trabalhámos muito para subir de divisão esta temporada e merecíamos isso», defende o avançado nigeriano.
«O Olhanense é um grande clube com uns adeptos fantásticos. Acredito que todos saibam disso. Temos também um grupo composto por excelentes jogadores», completou.
«O meu sonho é jogar com Ronaldo, Messi, Neymar...»
No futebol português desde 2014, altura em que deixou os juniores do Team Lagos, da Nigéria, para assinar pelo Farense, Sapara ainda não teve oportunidade de experienciar uma liga profissional desde que subiu a sénior. Contudo, os 42 golos marcados nas últimas três épocas dão asas ao sonho.
«A minha passagem pelo futebol português tem sido uma experiência ótima e também a mais difícil até agora. Tenho aprendido muito com todos os treinadores que tive», aponta.«Se acredito que posso chegar às ligas profissionais na próxima época? Bem, com Deus tudo é possível. Mas acredito que mereço estar numa liga profissional na próxima temporada. Acredito que posso ainda melhorar muito numa liga profissional... O meu sonho é jogar com grandes jogadores como Cristiano Ronaldo, Leo Messi e Neymar», confessa o atacante.
E como tem lidado Sapara com a quarentena? «Não tem sido fácil permanecer em casa sem jogar futebol, mas estou permanecer saudável e estar vivo é a coisa mais importante. É nisso que penso.»
Análise Campeonato de Portugal - Campeonato das Oportunidades:
- Sapara – Parte desde o corredor esquerdo mas a liberdade dos seus movimentos promove o desenvolvimento do seu jogo pelo corredor central. A capacidade associativa com os seus colegas e a qualidade que apresenta no remate exterior tornam as suas ações extremamente imprevisíveis e eficazes.