O ano civil está a acabar, mas não diremos adeus a 2023 sem uma última jornada da Liga Portugal Betclic, onde o campeão nacional Benfica recebe o sempre difícil Famalicão. Ambos os conjuntos querem, naturalmente, acabar o ano em beleza.
Começando pelo Benfica, falamos de uma equipa que parece cada vez mais ter ultrapassado o meu momento que teve e vai subindo de forma, ao ponto de levar três vitórias consecutivas e estar em busca da quarta, para colocar pressão ao rival Sporting na liderança do campeonato e acabar o ano na mó de cima.
Para este jogo, no entanto, Roger Schmidt será obrigado a mexidas, uma vez que está privado de Otamendi (castigado), Di María (autorizado a apresentar-se mais tarde) e ainda Casper Tengstedt (lesionado). Para o lugar do capitão, Tomás Araújo já foi «preparado» no último jogo, mostrou-se bem e deve repetir, para o de Di María o nome de Tiago Gouveia surge em força, até pelo golo marcado ao AVS (4-1) e as declarações de Schmidt sobre o mesmo, e a grande questão surge na frente. Cabral ou Musa? Para o estilo encarnado, o croata parece sempre mais adequado, mas Cabral é um investimento e pode merecer confiança.
Ao nível das suas opções para este jogo, João Pedro Sousa continua privado de Puma Rodríguez, um dos principais desequilibradores da equipa, mas tem Riccieli de volta e este foi convocado, pelo que deve voltar ao seu lugar habitual no centro da defesa. Resta saber se será acompanhado de Otávio (que pode também regressar à titularidade, embora tenha sido apontado ao mercado nos últimos dias), De Haas ou Mihaj. Otávio parece a opção mais provável.
História pesada
O regresso do Famalicão à elite em 2019 fez com que os duelos com o Benfica fossem novamente mais frequentes e são já 25 encontros entre as duas equipas, nas várias competições, com as águias em clara vantagem, visto que ganharam 20 dos quais, contra apenas uma vitória famalicense. Contudo, nota para o facto de que três dos quatro empates tiveram lugar desde 2020 e o último até foi na Luz (0-0, em 2022).