placardpt
Zalazar leva SC Braga ao pódio

Abrir a lata do terceiro lugar

O SC Braga está, à condição, no terceiro lugar da Liga Portugal Betclic. Os minhotos tiveram vida difícil na receção ao vizinho FC Vizela, mas operaram uma reviravolta e venceram por 2-1. O resultado permite à equipa de Rui Duarte dormir no pódio, com mais três pontos do que o FC Porto.

Num duelo pobre no que toca a espetáculo, foi preciso um abre-latas uruguaio para catapultar a equipa arsenalista para o terceiro andar. Rodrigo Zalazar, entrado ao intervalo, até começou por tirar o SC Braga desse caminho, ao perder a bola que resultou no 0-1 para o FC Vizela, mas redimiu-se com um bis numa noite em que a Pedreira não esqueceu os seus: aos 23 minutos, todo o estádio mostrou solidariedade com Rui Duarte, que perdeu o filho, Gustavo, há cerca de uma semana.

Uma canção de embalar

A história da primeira parte conta-se em poucas palavras, se formos rigorosos. Durante 45 minutos, Braga assistiu a uma partida que podia facilmente ser confundida com um encontro de pré-temporada ou, se preferirmos, a uma demonstração altamente detalhada do que uma já longa temporada faz às equipas numa altura que a linha da meta é já ali.

Ritmo lento de duas equipas sem a leveza de outros momentos da temporada e com a caixa de velocidades emperrada. Tudo isto agradava mais, claro está, aos vizelenses. Embora com a corda na garganta no que diz respeito à luta pela manutenção, a equipa de Rubén de la Barrera parecia satisfeita em manter o nulo pelo máximo de tempo possível, até porque não desperdiçou as oportunidades de reduzir ainda mais um ritmo de jogo que, por si só, já estava muito longe de ser estonteante.

@Catarina Morais / Kapta +

Nos primeiros 20 minutos, a equipa forasteira até foi aquela com maior presença no meio-campo ofensivo. Confortável com a bola e sustentada pela qualidade técnica de Lokilo e a inteligência e visão de jogo de Diogo Nascimento, a turma da Rainha teve uma primeira metade com nota positiva, mas faltou o mais importante: definir melhor, de forma a criar reais oportunidades para finalizar. Do outro lado, repete-se o desenho com um SC Braga lento e que raras vezes incomodou Ruberto. Banza e Bruma tentaram, mas sempre à figura.

Quem pode sequer resistir assim?

A segunda parte trouxe um jogo muito diferente, desde logo porque surgiram os golos. Rodrigo Zalazar, que entrou ao intervalo, perdeu a bola e o FC Vizela contra-atacou rapidamente para se colocar em vantagem, aos 50 minutos, com uma ótima finalização de Essende.

O goleador francês, como em tantas outras ocasiões, deu oxigénio à equipa, mas apenas para ver a máscara cair de imediato. Três minutos depois, Ruberto e Anderson Jesus tentaram sair curto num pontapé de baliza perante pressão alta do SC Braga e o guarda-redes italiano acabou por perder a bola, cabendo a Zalazar redimir-se do erro anterior e voltar a empatar. Acordou, assim, a Pedreira.

@Catarina Morais / Kapta +

Os minutos seguintes foram de sufoco para os visitantes. A equipa de Rui Duarte carregou, sempre com muita largura, e o desconforto vizelense foi notório. No pior momento do rival no encontro, faltou killer instinct aos arsenalistas para carimbar a reviravolta, que acabou por surgir numa altura em que o FC Vizela já tinha sido capaz de voltar a crescer na partida. Moutinho ganhou nas alturas, já dentro da área, e Zalazar, de primeira, não perdoou e atirou os bracarenses para o pódio.

Inicialmente num cenário altamente promissor, a equipa de Rubén de la Barrera voltou a pagar caro por erros pouco aceitáveis para este nível. A quatro jornadas do final da prova, o FC Vizela continua no último lugar, a seis pontos de distância do play-off. Assim será difícil resistir...

jogos históricos
U Sábado, 20 Abril 2024 - 20:30
Estádio Municipal de Braga
André Narciso
2-1
Rodrigo Zalazar 53' 85'
Samuel Essende 50'

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Braga
Lotação30 286
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
Positivo
O agitador necessário

Para uma primeira parte amorfa, a solução foi uma: Rodrigo Zalazar. O uruguaio saiu do banco ao intervalo e até começou por fazer asneira no lance que resultou no 0-1 do FC Vizela, mas redimiu-se da melhor forma: dois golos e três pontos que colocam o SC Braga no terceiro lugar. Num jogo até então com pouco ritmo, Zalazar acrescentou outra mudança ao jogo.

Negativo
Demasiados tiros nos pés

Não é a primeira vez que o FC Vizela sai penalizado por erros de palmatória. Em Braga, a equipa vizelense colocou-se em vantagem e rapidamente entregou, literalmente, o empate ao adversário. Num pontapé de baliza que já tinha sido usado várias vezes na primeira parte e que nada de novo trouxe, tendo em conta que acabou quase sempre com uma bola longa na frente, a equipa decidiu tentar sair curto quando altamente pressionada. Mais um tiro no pé de uma equipa com cada vez menos tempo para curativos.

Forma
SC Braga
2023/2024
49J
29V
8E
12D
98-68G
FC Vizela
2023/2024
36J
8V
9E
19D
36-67G
O Árbitro

Demasiada benevolência para com as constantes perdas de tempo do guarda-redes Ruberto terá sido, porventura, o único grande erro de André Narciso. 

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SC BRAGA
EMPATE
FC VIZELA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
O Francesco
2024-04-21 14h48m por carlos_batuta
Já tinha metido água no início do descalabro na Luz. Nesse jogo magoou-se, e só iltou há uma semana . . .
Braga e Vizela
2024-04-21 09h42m por zlatan_21
O Braga joga mesmo mal e porcamente, mas valeram novamente os 3 pontos para pressionar o Porto que é obrigado a vencer para voltar ao pódio.

O Vizela volta a cometer erros graves no capítulo individual. Incrível o que o GR's fez. Assim não há mesmo hipóteses, mas é pena.
Barag
2024-04-21 07h21m por moumu
Boa vitória q. b contra um provável ultimo classificado Vizela, ainda têm o VSC à perna mas deve conseguir segurar, paciência pelo Vizela mas saiu gente importante e era dificil colmatar as saidas.
O Braga não joga nada
2024-04-21 06h58m por Buzioscp
. . mas ainda acredito que podem ficar no pódio. É só o honesto Sporting dar uma ajuda ganhando com toda a naturalidade no dragao. Rumos aos 92 pontos!
Jogo
2024-04-20 23h41m por redlegion
Mais 3 pontos sem jogar nada, ainda por cima com o último, mas só dependemos de nós para chegar ao terceiro lugar. Nota ainda para mais um golo anulado sem explicação ao Braga.
Braga
2024-04-20 23h26m por OrgulhoBracaro
Mais uma vitória caída do céu mas nesta altura da época também vai ser isto até ao fim.
Vale os 3 pontos.
Agora vem a fase que vai ser a doer, Luz, Guimarães e Porto em casa. Agora sim vamos precisar de uma equipa unida.
Braga
2024-04-20 22h51m por SCBFAN
Valeu pelos três pontos e pela homenagem ao mister q bem merece todo o apoio neste momento difícil.
A qualidade continua fraca mas deverá dar para segurar o quarto lugar.
Génio de la Barrera
2024-04-20 22h40m por f1950
Se fosse ao señorito não punha hoje os pés em Vizela. . .
Querer sair em construção com a equipa no último lugar e contra uma equipa com uma excelente pressão alta que dá a genialidade do primeiro golo do Braga, estar em amena cavaqueira com o Zalazar que depois acaba por fazer a reviravolta. . . Imagino a raiva com que os vizelenses devem ter visto esses momentos, tal como eu passei como adepto do Paços na época passada.
No entanto se fraudes como o César Peixoto ou o José G...ler comentário completo »
EN
Braga
2024-04-20 22h35m por EnormeSCB
Vitória justa que só peca por escassa da única equipa que quis jogar futebol. Zalazar é Craque. Grande homenagem a Rui Duarte. Mais 3 na caminhada. Quanto ao anti jogo não merece outro caminho que a 2 liga. Vamos Braga!

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Mercado
Lateral em final de contrato
Depois de três temporadas de dragão ao peito, o lateral esquerdo português João Mendes está de saída do FC Porto e tem muito mercado interessado em adquirir os ...