No mesmo dia em que Francisco Trincão concedeu uma entrevista ao Mundo Deportivo, o seu colega de equipa e ex-Barcelona, Abel Ruiz, também prestou declarações ao jornal catalão, falando, obviamente, sobre o português que está prestes a fazer o percurso inverso do espanhol que chegou a Braga no último defeso.
«Tem muitíssima qualidade. Pode sair a jogar de qualquer lado, direita ou pela esquerda, remata muito bem... É muito completo. Podia dizer que faz lembrar Messi, mas não se pode comparar ninguém a Leo. É o típico esquerdino que possui um bom remate, que é habilidoso. Se joga pela direita, mete-se por dentro e parte para o um contra um. Se joga pela esquerda, marca muitos golos. Está mais do que preparado para jogar no Barcelona. Pode perfeitamente jogar lá e sair-se muito bem», disse.
Em sentido inverso, Abel Ruiz quebrou uma ligação de sete anos e meio, ainda que a título de empréstimo, com o Barcelona. O jogador mostrou-se frustrado com a atual política do clube para com os seus jovens, reclamando falta de oportunidades: «Durante os últimos anos tem existido uma limitação. Não se tem apostado nos jovens da cantera e parece-me que há medo em fazê-lo. Esse medo fez com que muitos de nós saíssemos para continuar a crescer noutra equipa», completou.
Abel Ruiz leva três jogos pelos minhotos, tendo apontado um golo, frente ao Rangers, na primeira mão da eliminatória referente aos 16 avos-de-final da Liga Europa.