placardpt
    FC Porto bateu o campeão Sporting

    A Taça é vossa, Dragões!

    O Dragão teve que insistir e mostrar a sua raça, mas aproveitou um leão ferido pela inferioridade numérica e, após prolongamento, conseguiu uma justa vitória por 2-1, para conquistar a Taça de Portugal. É a 3ª vitória consecutiva dos dragões na prova.

    Estava em jogo mais um título, o da Prova rainha do futebol português. Do lado portista, perante a ausência do capitão Pepe, por lesão, Sérgio Conceição apostava em Zé Pedro, a única novidade. Já do lado leonino, Rúben Amorim apostava nos habituais titulares, com destaque para Geny Catamo, Morita e St. Juste. O Jamor estava à espera de espetáculo.

    Um neerlandês que tudo muda

    O clima era de festa e o histórico Jamor estava bonito e bem dividido, entre azul e verde. O ritmo inicial era frenético e ambas as equipas estavam a jogar com linha defensiva alta, permitindo ao adversário explorar bem as suas costas. O Sporting foi o primeiro a assustar-se dessa forma e logo aos 2' Evanilson surgiu na cara do jovem Diogo Pinto, que mostrou algum nervosismo, hesitou imenso na saída, mas fez muito boa mancha e impediu o golo. De resto, o Sporting estava algo instável no controlo da profundidade e os dragões perceberam isso e foram jogando direto.

    Com bola, o Sporting estava a insistir pela sua ala esquerda, com Nuno Santos a aproveitar as deambulações de Pote para o meio para dar largura e explorar as debilidades defensivas de João Mário nesse lado. O FC Porto, por sua vez, estava com essa aposta na profundidade clara e cabia a Francisco Conceição a servir de vagabundo e a deambular entre corredores. Contudo, como esperado, era na direita que ia criando dificuldades a Gonçalo Inácio.

    Os dragões cresciam na partida, mas viram os leões chegar ao golo inaugural aos 20', num canto a partir da esquerda, finalizado com um belo golpe de cabeça de St. Juste. Apesar disso, os comandados de Sérgio Conceição não baixaram os braços e, apenas cinco minutos depois, empataram por Evanilson, que aproveitaram um erro enorme de Geny Catamo, num cruzamento aparentemente inofensivo. O jogo estava de loucos e, aos 28', Galeno explorou o tal mau controlo da profundidade leonina, surgiu isolado na cara do golo, mas acabou travado por St. Juste.

    Leões celebraram primeiro @Catarina Morais / Kapta +
    Inicialmente, Fábio Veríssimo deu penálti e expulsou o neerlandês (o que seria errado, por dupla penalização), mas o VAR viu que a falta foi fora da área. O Sporting acabou, no entanto, reduzido a dez e viu o jogo mudar. Rúben Amorim colocou prontamente Eduardo Quaresma em campo, retirou Morita e baixou Pote para o miolo. O campeão nacional perdeu poder de fogo no ataque (Gyokeres pouco apoiado) e o FC Porto passou a mandar na posse de bola, mas, agora, o leão, mais recuado, estava bem organizado.

    Sofrer para crer

    Percebendo que o Sporting estava com pouca capacidade de ter bola, Sérgio Conceição arriscou e ao intervalo fez entrar Taremi, retirando João Mário e fazendo baixar Pepê. Embora, a espaços, o Sporting tentasse ter um pouco mais critério com a bola no pé - Hjulmand um pouco mais ativo -, a verdade é que se sentia a inferioridade e o FC Porto estava mais confortável.

    FC Porto tentou golo até ao fim @Catarina Morais / Kapta +
    Sem capacidade de criar perigo sem ser na bola parada - embora Pote fosse dinamizando a equipa e equilibrando-a defensivamente -, o Sporting via na primeira fila o crescimento portista, que ia montando o estaminé no meio campo defensivo do leão. As maiores dificuldades leoninas eram na sua ala direita, onde Geny Catamo estava num dia não, e Rúben Amorim retirou-o de campo para proteger a equipa, com Eduardo Quaresma a assumir essa ala e Diomande a juntar-se à defesa. Sem bola, o leão protegia-se em 5x3x1.

    Os minutos passavam, a ansiedade aumentava - embora a festa fosse bonita nas bancadas - e o FC Porto ia tendo dificuldades em penetrar o bloco baixo do leão. O trabalho de pivot de Evanilson ia funcionando para as tabelas ganharem vida à entrada da área, mas, desta vez, Diogo Pinto estava atento a sair da baliza e as compensações defensivas estavam lá. O perigo só surgia com cruzamentos e remates de longe. Os dragões tentaram a todo o custo desfazer o empate no tempo regulamentar, mas o inevitável prolongamento chegou.

    Um erro para festejar

    A ida do jogo para prolongamento pouco mudou o jogo, embora o Sporting tenha perdido o seu melhor elemento, Pote (completamente esgotado). O FC Porto continuou a insistir e acabou por beneficiar de uma má saída do jovem Diogo Pinto, aos 97', para ter direito a uma grande penalidade. Antes de se mudar em definitivo para Milão, Taremi assumiu a cobrança, não tremeu e levou o lado azul do Jamor à loucura.

    Sem nada a perder, Rúben Amorim apostou tudo a partir daqui, com a entrada de Paulinho e assumindo uma linha de quatro defesas, mas o FC Porto mostrou a maturidade necessária, e típica de uma equipa de Sérgio Conceição, a partir daí e acabou por vencer justamente por 2-1. A taça de Portugal é do Dragão, pela 3ª época seguida.



    U Domingo, 26 Maio 2024 - 17:15
    Estádio Nacional do Jamor
    Fábio Veríssimo
    2-1
    a.p.
    Evanilson 25'
    Mehdi Taremi 100' (g.p.)
    Jeremiah St. Juste 20'
    Estádio Nacional do Jamor
    Lotação37 593
    Medidas105x68
    Inauguração1944
    Lances Capitais
    20´
    GOLO Sporting!
    Jeremiah St. Juste marca
    25´
    GOLO FC Porto!
    Evanilson marca
    30´
    Cartão vermelho para Jeremiah St. Juste (Sporting), após travar incursão de Galeno quando era o último homem
    97´
    Cartão vermelho para Sérgio Conceição (FC Porto), por protestos
    100´
    GOLO FC Porto
    Mehdi Taremi marca de grande penalidade!
    A Chave

    A expulsão de St. Juste foi determinante, como esperado. O Sporting perdeu capacidade de ter bola, baixou linhas e os seus homens mais avançados tornaram-se redundantes na partida. O FC Porto cresceu a partir daí.

    O Árbitro

    O árbitro Fábio Veríssimo inicialmente ia dar vermelho e penalti pela falta de St. Juste e isso seria incorreto, por ser dupla penalização. Para sua sorte, o VAR viu que a falta foi fora da área (aí a expulsão é correta). Além disso, teve pouco critério ao nível das faltas. Devia ter feito melhor.

    O Melhor
    Raça de Dragão!

    Sérgio Conceição trouxe a lição estudada e explorou cedo as debilidades defensivas de um leão desconcentrado. Com mais um, os dragões mostraram-se pacientes com bola, tentaram de várias formas e acabaram por chegar ao golo no prolongamento, embora a partir de um erro adversário.

    O Pior
    Leão sem cabeça

    Logo a abrir se notou que o Sporting não estava com o nível de organização defensiva habitual e elementos como Diogo Pinto e Geny Catamo estavam a sentir o peso do momento. A expulsão apenas enfatizou e fez perder critério com bola. Foi um dia não

    Forma
    FC Porto
    2023/2024
    52J
    35V
    6E
    11D
    100-45G
    Sporting
    2023/2024
    54J
    40V
    8E
    6D
    141-50G
    Sabia que...by playmaker stats
    Sérgio Conceição conquista o 11.º título como treinador do FC Porto
    O FC Porto conquista a Taça de Portugal pela 20.ª vez, a 3.ª consecutiva

    Fotografias(92)

    Final da Taça de Portugal: FC Porto x Sporting
    Final da Taça de Portugal: FC Porto x Sporting
    Sondagem

    RESULTADO SONDAGEM

    FC PORTO
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Dani Moura
    2024-05-27 23h37m por luishenriques729
    Claro que conseguiste fazer um comentário longo e não mencionaste uma vez a direção do teu clube, o treinador do teu clube e afins. Eu nem falei de adeptos, porque se formos por aí todos temos telhados de vidro. Porrada e facadas entre adeptos dos grandes é o que há mais e qual será melhor claque nesse aspeto. Nem vou por ai, mas digo que infelizmente estive no momento mais negro do futebol português e ainda hoje me arrepio todo ao escrever ou falar disso: A MORTE DO RUI MENDES NO JAMOR. ...ler comentário completo »
    luishenriques72 9
    2024-05-27 20h07m por danimoura
    Pelos vistos já encontrou a raíz de todo o mal que resido no mundo. . .

    Nos outros clubes é só um mar de rosas. . .

    Foram os adeptos do Porto que se dedicaram a um verdadeiro festival de atirar de pedras quando a equipa adversária ganhou a partida, foi no Porto onde um grupo de adeptos entrou na academia do clube para agredir os próprios jogadores. . . Foi o presidente do Porto que agrediu um adepto em plena assembleia geral. . . Foram adeptos do Porto que mat...ler comentário completo »
    Tripeiros
    2024-05-27 19h32m por Tobin
    Com isto não estou a dizer que não tens razão quando referes a corrupção que houve durante anos, mas não concordo com a forma como o fazes
    Tripeiros
    2024-05-27 19h30m por Tobin
    Esse teu nick é lamentável, porque estás a ofender pessoas, e se és sportinguista devias saber que esse tipo de postura é de outros clubes, o Sporting tem classe.

    Até porque estás a ofender os sportinguistas da cidade do Porto. Os adeptos do Sporting a Norte são dos melhores adeptos que o Sporting tem, apoiam incondicionalmente a equipa em ambientes muitas vezes hostis (basta lembrar-nos daquilo que a mulher do Macaco fez a uma adepta do Sporting num jogo entre ambas as equi...ler comentário completo »
    42 anos
    2024-05-27 18h46m por luishenriques729
    De casos, corrupção, falta de educação, animosidade, falta de respeito pelos adversários, acicatar contra o sul e outras diatribes que nem vou pronunciar.
    Quem não se lembra de um comentador da RTP a ser agredido em pleno relvado das Antas e quem não se recorda do Guarda Abel e nem vou falar do Apito Dourado ou das coisas ainda mais recentes do Pinto da Costa mandar bater num jornalista da TVI e o caso da Guarda Pretoriana e esqueci-me de muitos outros. E desculpem ser fastidioso, ...ler comentário completo »
    Pessoa com demência
    2024-05-27 14h33m por JAM79
    Deixaram o curral aberto e dá isto, és um covarde que só fala [. . . ] sem sentido, arranja uma vida ou atira-te de uma ponte e deixa de chatear o pessoal!
    Fcp- Scp
    2024-05-27 12h43m por JAM79
    Vitória justa da equipa que mais fez por isso, lance do dinamarquês é intencional e penaltie por assinalar, St. Juste bem expulso, penaltie bem assinalado. A propósito SC era o treinador do chutão para o Marega, RA então é o do chutão para o Gyokeres. Espero que fiquem os dois, pois são os melhores treinadores em Portugal, espero que AVB invista um pouco na equipa, Scp precisa de um GR, um central, um PL que não seja Paulinho, Fcp precisa de um bom PL, dois centrais, um LD, um LE, talvez um jogador bom para o meio campo.
    Especialistas
    2024-05-27 12h41m por Tobin
    Eu nem vou lá ligar muito aos possíveis penaltis a favor do Sporting.

    Mas queria saber o que os especialistas dizem sobre o facto de um treinador expulso fazer uma palestra aos jogadores mesmo debaixo das barbas do árbitro. Numa clara infração dos regulamentos.

    Alguém sabe o que os especialistas dizem sobre isto?
    Tenho pena do St. Juste
    2024-05-27 12h39m por Triper
    Marcou e depois foi tramado pelo Galeno que estragou um jogo que estava a ser bem disputado por ambas as equipas.

    O homem mal viu que estava na grande área, atirou-se logo para o chão para tentar cavar algo assim que viu que nunca iria ter condições para rematar como queria (na repetição nota-se que o Galeno começa a atirar-se logo para o chão antes do braço do St. Juste tocar nele; só começa é a representar melhor após o toque).

    O VAR caiu, o árbitro caiu, tu...ler comentário completo »
    FO
    jsilva77
    2024-05-27 10h34m por Formiga1979
    Eu não "contestei" a vitória do Porto. . . aliás, se o Sporting se pode queixar é sobretudo dele próprio. Apenas referi que, o Sporting teve tantas oportunidades como o Porto, mas o Porto soube aproveitar os erros do Sporting. Por isso, parabéns ao Porto pela vitória.
    Quanto ao Francisco, apenas o referi porque muitos comentários falavam dele como se tivesse feito um jogão enorme e o Pote e o Trincão fossem jogadores de distrital. Embora ache que ele não tem nível para a seleção ...ler comentário completo »
    PI
    Taça
    2024-05-27 10h20m por Pirisca
    Vitória justa do FCP em um jogo em que o SCP cometeu erros defensivos uns atrás dos outros. A juntar a isso, quando passou a jogar com menos um, abdicou por completo do jogo limitando-se a defender, o que não é justificável tendo em conta que ainda havia muito tempo para jogar. A prova de que dava para também atacar foi que o fizeram qdo sofreram o 2º golo.
    JS
    Formiga1979
    2024-05-27 10h06m por jsilva77
    OK, parabéns pelo campeonato, há coisas que não vale a pena . . . Gosto é de bola, o resto . . . Já agora, do caneco merecido, pela melhor equipa em campo, e se jogaram com 10 são incidências que só devem pedir contas a um culpado, o jogador que fez por isso . . . Da minha parte, encerro aqui a discussão sobre o jogo e vou desfrutar desta saborosa vitória, no salva uma época péssima, mas sempre é um caneco para o Museu em condições muito complicadas pelas incidências no clube . . .
    Franciscos
    2024-05-27 10h04m por Sir_jaof
    Volto a perguntar. . . Depois de ontem, onde está o "escândalo" de Conceição ir ao Europeu e Trincão não!?
    FO
    jsilva77
    2024-05-27 10h03m por Formiga1979
    Vi o jogo errado porquê? Não me diga que o GR de rosa afinal era o do Sporting?!! Ou lances perigosos, se forem de bolas paradas já não contam?! Ou os golos do Porto afinal foram grandes jogadas e não erros do Sporting?!
    O Sporting a partir do momento em que ficou com menos 1, obviamente que recuou as linhas (até pelo facto de todos sabermos que o Porto tem dificuldade em criar perigo contra equipas que defendem baixo) e tentou aproveitar as bolas paradas. Mal seria, para o Porto, s...ler comentário completo »
    Fcpflaw
    2024-05-27 10h01m por didirodas
    Foi exatamente o que eu disse, todos os recordes internos (ao Sporting) no campeonato.

    A sério? Pela maior parte dos comentários não é isso que parece, a grande maioria apenas faz referência ao varandas ou a falha na dobradinha do Sporting. Apenas refiro o que tenho lido por aí!
    Taça de Portugal. . .
    2024-05-27 09h52m por AmoFutebolAmoSLB
    Foi um grande espetáculo, com porrada, tiros, taça é isto. . . cerveja, churrasco e batatada.

    Tivemos dois presidentes durante muito tempo a mandar foguetes para o ar e depois em algum lado cairam as canas. . . mas, foi tranquilo.

    Sobre o jogo, veio ao de cima a inteligência do defesa do SCP. Se ele fizesse aquela falta a 5 minutos do fim, poderia ser o homem do jogo, pois revelava uma inteligência soberba para garantir o empate. A mais de 1 hora para ...ler comentário completo »
    Para os sportinguistas
    2024-05-27 09h50m por didirodas
    De assinalar a mudança de mentalidade, os portistas todos felizes depois de uma época miserável só porque tiraram a chance ao Sporting de conquistar a dobradinha, tendo ganho da forma como ganharam onde dão a entender que foram claramente superiores (Diogo Costa dos melhores do Porto e aquele empurrãozinho básico do Veríssimo). Sim, porque parece que é isso que estão a festejar, isso e as críticas ao Varandas. Continuem assim, pode ser que para o ano nem no pódio terminem!

    ...ler comentário completo »
    Em relação
    2024-05-27 09h42m por Diasmartins
    À prestação do árbitro. . . . o jornalista está errado. O árbitro não ia errar ao dar vermelho se fosse penalti!!!! Quais dupla penalização???? Informem-me sobre as leis . . . só não é vermelho nestes casos se o jogador tentar jogar a bola. Se o St. Juste agarra isso é tentar jogar a bola???? Se fosse dentro era mostrado e bem o vermelho e disse logo ao ver o jogo a quem estava comigo.
    As pessoas têm o vício de dizer é só amarelo se for penalty mas não é assim.
    Pergunta aos sportinguistas
    2024-05-27 09h41m por Sir_jaof
    Agora, após algumas horas, já "a frio". . . Já deixaram de reclamar da arbitragem e viram que afinal foi o FCP que foi prejudicado pela arbitragem!?

    Já conseguiram ver que houve uma grande penalidade por assinalar. . . mas a favor do FCP, com as imagens a mostrar claramente o sueco na barreira a meter o braço para fora e desviar o livre do FCP!?

    Já conseguiram ver a dualidade de critérios nos amarelos, o de o Sporting fazendo faltas mais evidentes não vêm o ca...ler comentário completo »
    Sr Doutor
    2024-05-27 09h38m por Diasmartins
    Não é pra ganhar é pra rebentar com eles . . . . . . 🎉🥳😁 28513;😁😁
    Sportinguistas
    2024-05-27 09h35m por Ronaldinho-gaucho
    Estavam todos confiantes vinham para arrebemtar, perderam logo foram roubados. 😂😂😂 28514;
    Nao há dobradinha para timinhos
    LE
    continuaçao
    2024-05-27 09h33m por leoleoleo
    e assinalar o parágrafo d'o arbitro no zerozero, está bonito mas se calhar falta falar em 2 lances capitais de possivel penalti - mão na bola e diomande - e nao dar enfase ao lance em que acabou por decidir com ajuda do var, seria interessante saber dos que nao foram decididos
    LE
    arbitragem
    2024-05-27 09h30m por leoleoleo
    descobri agora que o porto ainda foi muito prejudicado, ha uma mao do hjulmand clara e a expulsao injusta do treinador. . .
    agora com verdade, fizeram de tudo para levar esta taça que fica mesmo manchada pela "batotice", chamemos assim, carateristica intrinseca habitual do fc porto
    a parte mais triste para o futebol é que eles ainda gostam mais de ganhar assim, mas por incrivel que pareça esta final foi so uma amostra para quem conhece bem o modus operandi e historia deste cl...ler comentário completo »
    JS
    danimoura
    2024-05-27 08h55m por jsilva77
    Nem mais . . . Do que te foste lembrar, o Diamonde . . . Excelente comentário, subscrevo e assino por baixo . . .
    Porto - Sporting
    2024-05-27 07h50m por danimoura
    É um fartote ler os comentários daqui. . . nem me vou alongar naquele que falam da arbitragem, adeptos que so sabem ver para um lado da nisto. . . para aquele que falou no apito dourado sugiro que consulte com o Sr. Howard King para ele lhe explicar que tipo de recepções lhe preparavam quando vinha arbitrar a Lisboa. . .

    Em relação ao jogo, dizer que o Sporting merecia a vitória e que teve mais ocasiões de golo do que o Porto e de rir. Tirando o golo o único perigo relativo...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Benfica
    Mercado
    Internacional alemão mais perto da Luz
    O dossier Pavlidis está fechado e o Benfica já está focado em fechar o próximo reforço: Robin Gosens. O ala esquerdo é o desejo de ...