betano
      A entrevista completa de Roberto Martínez ao zerozero

      O torneio e o futuro de Cristiano Ronaldo

      © Getty /

      zz: Pegando nesse duelo diante da Geórgia, que causou muita desilusão aos portugueses, gostávamos de abordar o facto do Diogo Costa e do Ronaldo terem sido os únicos a continuar no onze inicial. Em relação à baliza, a escolha foi fácil numa posição tão solitária? O Ronaldo, por sua vez, porque é que jogou?

      RM: O principal objetivo não era ganhar, mas sim preparar todos os jogadores para os encontros seguintes. Foi uma oportunidade falhada para alguns atletas estarem no próximo onze. Mas, em geral, é importante demonstrar que queremos vencer. Passei por esta experiência em dois torneios distintos, onde conseguimos o apuramento após o segundo jogo.

      Penso que não existe um aspeto positivo a preparar o futuro ao mudar o guarda-redes titular. O Diogo Costa teve dois remates enquadrados em dois jogos e precisávamos de continuidade nesse sentido. Também adotei esse pensamento na questão do ponta de lança, uma vez que é importante termos presença na área. Nós sabemos o que o Cristiano representa para o adversário. Estive como selecionador contrário e existe uma mensagem nesse aspeto. A ideia passou por continuar a preparação física do Cristiano porque teve uma época muito boa e, numa fase posterior, ver as ligações com jogadores (ofensivos) que podemos utilizar.

      Ronaldo foi o rosto da frustração @Getty /
      A minha intenção ligou-se com o facto de querer manter presença na área. Precisamos de relembrar, também, que o Gonçalo Ramos teve um problema nas celebrações contra a Turquia e não estava apto para constar no onze inicial. Acima de tudo são decisões que precisam de ter um contexto.

      zz: Ter um nome como Cristiano Ronaldo é um privilégio, mas, nesta altura, ele possui condições físicas para atuar durante 90 minutos consecutivos, uma vez que conta com 39 anos?

      RM: Trata-se de uma pergunta que faz sentido. A idade, em torneios, não é importante. Acho que a idade até ajuda. Vimos isso no Pepe, que jogou a um nível superlativo. O importante passa pelo trabalho da equipa médica. Nós acompanhamos o seu desempenho através das estatísticas, que demonstram que o Cristiano foi bem gerido, bem utilizado. Tenho informação confidencial que comprova esta narrativa.

      É importante termos este tipo de metodologia porque assume um papel importante durante a competição. Não tivemos nenhum problema físico. O Pepe, ao contrário do que se falava anteriormente, conseguiu estar muito bem. Preparámos todos os jogadores nesse sentido. O Diogo Jota, por sua vez, teve um período de preparação incrível, depois de uma lesão no Liverpool. Chegou num grande nível.

      zz: Ficou satisfeito com o rendimento desportivo de Cristiano Ronaldo?

      RM: Quando falamos do Cristiano, falamos de um ponta de lança que marca golos. O nosso ponta de lança é muito mais do que isso. Fiquei satisfeito com a disciplina. Quando não jogamos com bola longa, mas sim bola dividida - ou seja, chegar ao último terço com quatro/cinco jogadores - precisamos de um ponta de lança com muita disciplina ao nível da posição.

      O Cristiano fez isso bem, abriu espaços, reagiu bem à perda da bola, mas acho que a falta de golo do Cristiano acabou por ser geral. Foi a falta de golo de jogadores na área, do Rafael Leão, do Bruno Fernandes ou do Bernardo Silva, por exemplo. O que o Ronaldo fez enquanto ponta de lança foi o que nós esperamos dele. Em geral, trabalhou muito bem.

      zz: Para quem estava de fora - e isto pode ser um pouco injusto - parecia-nos que o Cristiano queria muito. Acha que existiu algum excesso de ansiedade pelo golo que não apareceu?

      RM: Pode ser, claro, mas não penso que seja algo que seja aplicável ao Cristiano. Acho que enquanto equipa, chegámos à Alemanha e sentimos muito o carinho dos adeptos portugueses. Foi incrível. Todos queríamos marcar golos, ganhar o torneio, ganhar jogos. Pode criar pressão? Pode, mas é um aspeto humano. Eu vi que, depois de marcarmos o primeiro golo, tínhamos mais controlo e estávamos mais tranquilos. Depois começámos a ter alguma falta de precisão, uma tensão diferente, mas por uma boa razão porque queríamos mais.

      zz: O Pepe, infelizmente, ficou por aqui. Para quem gosta de futebol, é uma pena que se retire, depois de um Euro 2024 em destaque, pese embora os 41 anos. Vamos começar uma nova caminhada que irá coincidir com a participação na Liga das Nações e no Mundial. O Cristiano vai permanecer na sua convocatória?

      RM: O Cristiano continua a jogar no respetivo clube, está a trabalhar muito. Nós, enquanto equipa técnica, temos um trabalho de responsabilidade, honestidade, de acompanhar todos os jogadores. Vocês sabem a minha forma de trabalhar: apanho informação e, numa fase posterior, tomo decisões. Da lista do Europeu, o Pepe reformou-se, mas deixou um legado incrível. Um modelo para os mais jovens. 

      O Gonçalo Ramos também está de fora, infelizmente. Penso que não precisamos de uma revolução drástica, mas sim de continuar a melhorar. Vamos participar numa Liga das Nações com um formato específico. Portugal foi o primeiro vencedor da prova, portanto, temos aqui alguma responsabilidade acrescida.

      Pepe despediu-se dos relvados @Getty /
      Queremos tentar ganhar a competição. Temos apenas dois dias de descanso entre os duelos. Acima de tudo, pode servir para criar competitividade no balneário - de forma equilibrada. É importante não perdermos o que fizemos anteriormente e dar opções a outros atletas.

      zz: O Cristiano, além de ser um capitão, é uma marca do nosso país, um embaixador. Enquanto selecionador de Portugal, acredito que não seja fácil gerir uma figura deste nível. Foi um desafio extra ou revelou ser mais simples por ser quem é?

      RM: Foi simples pelo compromisso que o Ronaldo tem. É muito difícil ser o Cristiano. É um facto. Gosto muito da disciplina, do trabalho. Do ponto de vista físico, está a um nível impecável. Depois, prende-se com o dia a dia dele. É o capitão, gosta de ajudar os jogadores novos e a atitude é bastante positiva. O Cristiano, no meu entender, foi um exemplo no balneário durante o Euro 2024. O Cristiano, como capitão, representa a equipa. Trabalharam 42 dias juntos para tentar ganhar o torneio. Foi um prazer.

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      TA
      Martinez
      2024-08-26 20h18m por tarik
      Das maiores aberrações que o futebol português viu nas últimas décadas.
      Não tem ponta por onde se lhe pegue.
      Roberto Martinez
      2024-08-25 17h57m por DaKlaw
      Yes Man! Pau mandado.
      A brincar com o fogo
      2024-08-25 12h40m por f1950
      Com este senhor e todo o contexto que o rodeia, mesmo com uma nova direção na FPF, está a fazer tudo para que os portugueses se comecem a desligar da seleção como os brasileiros com a sua seleção.
      Ronaldo vs Pinto da Costa
      2024-08-23 15h13m por BenHur87
      Alguns aqui não vêem mesmo o ridículo a frente deles. O Ronaldo tem 39 e vai a caminho dos 40! Têm noção do quão ridículo isto é? Faz lembrar o Pinto da Costa recandidatar se com 86! Foi arrumado com 80% de votos. A conversa da gratidão é areia para os olhos. É a lei da vida, os velhos dão lugar aos novos! Isto é contra natura. O Pinto da Costa que conheci morreu. Como o Ronaldo morreu também. Ainda a pouco tempo a equipa dele levou 4 batatas do Porto, e o Porto é um conjunto de mancos. ...ler comentário completo »
      Rodrialex
      2024-08-23 14h46m por PEDRO23CUC23
      Ouviste-me criticar o Ramos?

      Simplesmente é um facto nenhum dos avançados atuais da seleção tem perfil para ser jogador de área, os avançados atuais disponíveis servem mais para ataque movel ou para jogar a 2 na frente, a realidade é que o desenho que o Martinez deu à seleção é de termos um PL mais fixo, por exemplo, e ai sou um dos que criticar no Mundial o Fernando Santos fez bem a mudança para o Ramos dado o estilo de jogo utilizado e que era mais favoravel ao Ramos....ler comentário completo »
      AN
      Aposto
      2024-08-23 14h30m por angryagain
      que durante a fase de qualificação da Liga das Nações, CR vai pedir dispensa e volta só na fase final ou nos últimos 2 jogos do apuramento. . .

      Mas isso até o professor Bamba predizia. . . .
      Martinez
      2024-08-23 14h23m por moumu
      Espera-se uma boa liga das Nações se vencer terá o seu nome na história do futebol português, para ganhar o mundial será preciso muito trabalho e ter "estrelinha" de campeão, não é a mesma coisa do Euro pois no mundial vão estarp presentes mais seleções de todos os continentes e nomeadamente as sul-americanas como Brasil, Argentina e Uruguai são muito dificeis de bater.
      Muita treta zero resultados
      2024-08-23 14h18m por fsimoes
      O que é que este comprovado incompetente ficou a fazer como selecionador depois do mais escandaloso fiasco no Euro? É para continuar a fazer o frete ao cadáver futebolístico do Ronaldo? Patético todo isto, um conjunto de jogadores espectacular que não jogam nada por conta deste incompetente. Pena que o jogo não seja em Alvalade para ouvir das boas.
      PEDRO23CUC23. . .
      2024-08-23 13h24m por AmoFutebolAmoSLB
      Não tínhamos, nem vamos ter tão cedo. . .

      Liga das Nações, Mundial 2026, Euro 2028 e Mundial 2030. . . CR7 é eterno!
      Dados confidenciais. . .
      2024-08-23 13h18m por AmoFutebolAmoSLB
      Vindos de uma aplicação que mede os índices físico do atleta que antes da marcação de uma grande penalidade consegue baixar o seu ritmo cardíaco para valores abaixo do normal. . . que máquina, que profissional, que jogador, que. . . FIGURINHA!
      Criticas
      2024-08-23 13h09m por PEDRO23CUC23
      Obvio que algumas críticas são aceitaveis e justificáveis, outra temos só de respeitar, agora a verdade é que mandamos sempre a culpa para o Ronaldo e criticamos os treinadores mas depois o desenvolvimento do assunto é 0.

      Falamos do Ronaldo no euro e de 1 ou 2 que não deviam ter ido mas vejam a convocatória e o que os jogadores fizeram no Euro.
      Felix 0, Bruno Fernades e B. Silva foram fracos durante o Euro, Cancelo foram mais os maus momentos que os bons (sobretudo...ler comentário completo »
      A verdadeira pergunta
      2024-08-23 12h58m por BenHur87
      A pergunta que ninguém tem coragem para fazer, é: Ronaldo joga por causa de questões de marketing, os milhões de seguidores que tem nas redes sociais? Quanto beneficia a FPF com isso?

      Já sabemos a resposta. Parem de atirar areia com perguntas parvas se tem condições para jogar ou não. Não precisamos de Ronaldo para marcar golos contra Irlandas. Estão a queimar gerações de jogadores por causa de um eucalipto egocêntrico. É um nojo o que andam a fazer.
      ZY
      ShaunTheSheep
      2024-08-23 12h46m por zyxw_4321
      Aplica-se ao Morato, como a qualquer outro jogador. A seleção deveria ter os jogadores em melhor forma a cada momento, sejam os que forem, e venham de onde vierem.
      video
      2024-08-23 12h43m por ruirochacosta
      excelente entreviste e bom timing. mas têm video de toda a conversa?
      Os dados confidenciais
      2024-08-23 12h39m por BenHur87
      Os dados confidenciais não é nada mais que o dinheiro que o Ronaldo dá a ganhar a FPF. Ele só lá está por causa disso, porque desportivamente já morreu a muito tempo. Enquanto o Ronaldo for a selecção, a selecção morreu para mim. Entrar com 10 jogadores, onde já se viu. Isto nada tem a ver com desporto. Tem a ver com marketing. Não me revejo nisto.
      jklinsmann
      2024-08-23 12h31m por BenHur87
      Operações de charme? Ele fez o mesmo na Bélgica! Deu zero. E tinham uma geração de ouro. Sim, é só imagem como seleccionador vale zero. Infelizmente estouramos no mundial do Catar, o europeu da Alemanha e vamos estourar o próximo mundial. Desde que Portugal foi campeão europeu, os factos é que a exigência caiu a pique. Primeiro ainda iamos longe, meias finais, finais, agora nem isso. E tínhamos menos escolhas que tinhamos hoje. Mas os jogadores eram de outra estirpe, eram muito mais unidos e não se achavam craques.
      zyxw_4321
      2024-08-23 12h31m por ShaunTheSheep
      Mas esse critério de estar acima dos outros centrais, seria apenas um critério para o Morato?

      Este Martinez não mete os melhores a jogar. . .


      Ganha 4m€ ano
      2024-08-23 12h22m por BenHur87
      Enganei-me, queria dizer ano em vez de mês.
      Ganha 4m€ mês
      2024-08-23 12h21m por BenHur87
      Os portugueses gostam muito de ser enganados. Não fez nada na Bélgica, é dos seleccionadores mais bem pagos, 4 milhões limpos por ano, ganha mais que o seleccionador francês, este aufere 3. 5m e tem um currículo que dá 10 a zero ao Roberto. É um puro man de marketing, imagem, que só diz balelas para boi dormir. Prefiro mil vezes o Fernando Santos que isto.
      ZY
      ShaunTheSheep
      2024-08-23 12h19m por zyxw_4321
      Penso que a regra são seis anos, e não cinco. E sim, o Morato, se estiver no seu direito, pode pedir a nacionalidade portuguesa à vontade.

      Quanto a ir à seleção, já é outra conversa, mas só porque é preciso que ele esteja acima dos outros centrais, o que não é o caso neste momento, pelo menos na minha opinião.
      sa-rgio901
      2024-08-23 12h14m por ShaunTheSheep
      Para tudo tem de haver um bom senso. Percebo o que queres dizer e acho que tens toda a razão. Mas também há que ver a situação por outro prisma.

      1 - Há jogadores como o Matheus Nunes que apesar de ter nascido no Brasil, viveu em Portugal, desde muito novo. Concordo que jogue na selecção Portuguesa.
      2 - Depois há jogadores por estarem cá a viver, 5 anos, podem se naturalizar, casos do Octávio, Pepe, Deco. . . que por terem ido à selecção também facilitaram a su...ler comentário completo »
      Sa-rgio901
      2024-08-23 11h58m por Lezama
      Devíamos entregar o Euro 2016, e dizer que afinal não somos campeões?
      Quem marcou o golo da final era um jogador nascido em Bissau.
      ZY
      Sa-rgio901
      2024-08-23 11h57m por zyxw_4321
      Se houver alguém a jogar pela seleção sem ser português, avisa a malta.
      George Martinez
      2024-08-23 11h51m por Vadio16
      Qué triste, el mundo está lleno de idiotas.
      Roberto Martinez
      2024-08-23 11h30m por Aleaotejano
      Pode ser até uma excelente pessoa. Do que mostrou até agora, zero entusiasmo. Uma qualificação contra "pedreiros" e 3-0 contra Turquia, foi o que mostrou até agora.

      Encaixa bem no ditado "Cantas bem mas não me alegras".
      12

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Carvalhal assume-se «cansado»: «Prometi-me não carregar mais em cima da equipa»
      Taça de Portugal
      com video
      Desabafo do técnico do SC Braga
      O desabafo de Carlos Carvalhal, que assumiu os erros coletivos e individuais da equipa, que não quis voltar a criticar.

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      443MD 16-01-2025, 02:34
      HA
      Halibut 16-01-2025, 01:36
      johny016 16-01-2025, 01:25
      FO
      Formiga1979 16-01-2025, 01:25
      Maisinform 16-01-2025, 01:09
      PortimonDesdePiqueno 16-01-2025, 01:05
      pafizef 16-01-2025, 00:29
      ER
      Erkson-10 16-01-2025, 00:16
      ER
      Erkson-10 16-01-2025, 00:13
      DabidBTV 16-01-2025, 00:13
      One82 16-01-2025, 00:02
      SCBFAN 15-01-2025, 23:47
      robbiefowler9 15-01-2025, 23:47
      ER
      Erkson-10 15-01-2025, 23:32
      O_Jaime_Pacheco 15-01-2025, 23:29
      robbiefowler9 15-01-2025, 23:16