placardpt
FC Porto vence em Vila Nova de Famalicão

A coroação do Príncipe da Pérsia

2021/01/08 23:05

Já lá vão nove vitórias seguidas em todas as provas para o FC Porto, que nos últimos 15 jogos que fez só não foi 100% vitorioso devido ao empate com o Manchester City. Desta vez houve triunfo claro por 1x4 na visita a um Famalicão que num passado recente até deu más memórias aos dragões mas que desta vez não conseguiu impedir uma vitória portista que mantém a equipa de Conceição na acesa luta a três pela liderança.

Mehdi Taremi foi grande figura com um bis, conquistando ainda um penálti que Sérgio Oliveira converteu, e o jogo contou ainda com o primeiro golo de João Mário pela equipa principal dos dragões. Jhonata Robert ainda chegou a empatar o encontro, mas a formação portista foi sempre a equipa mais esclarecida e a única a dar ares de equipa feita.

O Famalicão teve uma novidade de peso - Rúben Vinagre titular -, já não teve Rúben Lameiras e somou a sétima partida seguida sem vencer, sendo que a última vitória na Liga data já do início de novembro. A equipa-sensação da última época continua a viver um momento difícil, acentuado por esta derrota pesada.

Frio, mas quentinho

A noite era gelada em Vila Nova de Famalicão - como têm sido as noites por todo o país - mas não demorou a aquecer, com uma série de lances mais polémicos ao longo do primeiro tempo mas também com um ritmo de jogo interessante desde cedo, num encontro em que os portistas assumiram as rédeas com naturalidade.

Mehdi Taremi fez dois golos e conquistou mais um penálti ©Vítor Parente / Kapta+

O Famalicão jogava com três centrais, tendo João Pedro Sousa decidido juntar Riccieli a Diogo Queirós e Babic, promovendo ainda a novidade do reforço Rúben Vinagre, direto ao onze inicial e a permitir que Gil Dias jogasse mais à frente no terreno, num flanco privilegiado nos momentos de ataque famalicense. O plano seria tapar os caminhos aos dragões e sair para ataques rápidos, algo que permitiu que os minhotos dessem luta, mas os portistas descobriram bem cedo uma solução para contrariar a estratégia.

Sérgio Oliveira tinha já mostrado que as bolas paradas poderiam ser solução, mas Mehdi Taremi propôs algo de diferente. O avançado iraniano deixou-se ficar numa segunda linha de ataque, um pouco atrás do trio de centrais do Famalicão, descobrindo assim forma de ter espaço para receber um cruzamento rasteiro de Corona que o iraniano transformou em golo com um remate que Vaná não conseguiu travar.

Sérgio Oliveira ampliou a larga contagem da temporada ©Vítor Parente / Kapta+

Essa primeira vantagem acabou por durar pouco, porque o Famalicão descobriu pouco depois, da marca de grande penalidade, a solução para acabar com a série de três jogos sem marcar qualquer golo. O árbitro Rui Costa assinalou penálti por alegada falta de Diogo Leite sobre Anderson (para nós, ainda mais duvidoso se torna vendo-se o critério usado mais tarde) e Jhonata Robert fez o que já tinha feito contra Boavista e Sporting: marcar. Um remate colocado na perfeição, sem dar hipóteses a Marchesín.

O FC Porto via a vantagem fugir, mas Sérgio Conceição mantinha plena confiança na estratégia. Com Otávio de volta ao onze após dois jogos de castigo, o frequente 4x4x2 do FC Porto voltava a apresentar as nuances habituais, com os movimentos interiores do brasileiro desde a esquerda, contrariamente a uma faixa direita em que Corona e Nanú (a substituir Manafá, positivo a Covid-19) davam mais verticalidade. O primeiro golo tinha surgido da direita para esquerda, o segundo da esquerda para a direita, o movimento que Taremi fez para juntar mais um penálti conquistado à coleção.

Sérgio Oliveira não deu grandes hipóteses a Vaná, ainda que o guardião que reencontrava os dragões tenha adivinhado o lado, e os portistas reconquistaram à passagem da meia hora uma vantagem que ainda procuraram dilatar antes do intervalo, em lances como uma acrobacia de Tecatito para defesa de Vaná ou uma incursão de Sérgio Oliveira na grande área em que Riccieli tapou os caminhos ao médio. Sérgio Conceição mostrava a sua ira face à decisão (ou ausência dela).

Mehdi de novo e uma estreia a marcar

Os portistas mantinham-se controladores no encontro para lá do intervalo e foi com alguma naturalidade que o terceiro golo acabou por surgir, embora num lance algo estranho. Sérgio Oliveira bateu um canto, Vaná afastou a bola e o guardião viria a escorregar quando essa bola regressou ao coração da área, onde Mehdi Taremi colocou a cabeça e encaminhou o bis na partida. 

Pela primeira vez com dois golos de vantagem na partida, o FC Porto conquistava relativa tranquilidade, mas do lado oposto ainda houve alguns avisos, em particular graças a um muito ativo Gil Dias, a beneficiar da maior liberdade ofensiva e a querer agarrar o lugar que Lameiras deixou vago.

Conceição foi muito ativo a contestar decisões de arbitragem ©Vítor Parente / Kapta+

O camisola 28 lançou um aviso ao fazer a bola passar perto da baliza de Marchesín, guardião que agarrou também boa dose de protagonismo nos últimos dez minutos do encontro, com grandes defesas a remates de Lukovic e Anderson Oliveira.

O argentino ajudava - e de que maneira - o FC Porto a segurar a vantagem de dois golos e os dragões ainda conseguiram ampliar para três de vantagem, num lance rápido em que a velocidade com bola de Luis Díaz foi determinante e em que João Mário fuzilou a baliza de Vaná, estreando-se a marcar pela equipa principal do clube de formação.

A fechar esta sexta-feira rica em futebol, os dragões reagiram assim da melhor forma aos triunfos dos rivais e passam a somar os mesmos 31 pontos que o Benfica, menos quatro do que o Sporting, enquanto o Famalicão continua aflito nos lugares de baixo da tabela.



U Sexta, 08 Janeiro 2021 - 21:00
Estádio Municipal de Famalicão
Rui Costa
1-4
Jhonata Robert 20' (g.p.)
Mehdi Taremi 13' 58'
Sérgio Oliveira 32' (g.p.)
João Mário 89'
Estádio Municipal de Famalicão
Estádio Municipal de Famalicão
Portugal
Vila Nova de Famalicão
Lotação5 186
Medidas105x68
Inauguração1952
FaseCampeonato
JornadaJornada 13
Lances Capitais
13´
GOLO FC Porto!
Mehdi Taremi marca
Mehdi Taremi marca o seu 5º golo na prova (13 jogos)
20´
GOLO FC Famalicão
Jhonata Robert marca de grande penalidade!
Jhonata Robert marca o seu 3º golo na prova (10 jogos)
32´
GOLO FC Porto
Sérgio Oliveira marca de grande penalidade!
Sérgio Oliveira marca o seu 7º golo na prova (13 jogos)
58´
GOLO FC Porto!
Mehdi Taremi marca
Mehdi Taremi marca o seu 6º golo na prova (13 jogos)
89´
GOLO FC Porto!
João Mário marca
João Mário marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
A Chave

Minuto 29: Mehdi Taremi afasta a bola e aguarda o contacto de Vaná, um tipo de lance que é especialidade do iraniano e que permitiu aos dragões recuperarem a vantagem apenas 12 minutos depois do empate. 

O Árbitro

Critério sem lógica comparando o penálti assinalado a favor do Famalicão ao lance de Sérgio Oliveira. No mínimo a decisão teria que ser equivalente, mas mesmo que assim fosse ficariam dúvidas no que toca ao lance de Leite com Anderson. De resto, outras decisões questionáveis no capítulo disciplinar.

O Melhor
Mehdi Taremi

Grande jogo do iraniano, que voltou a bisar com a camisola dos dragões e mostrou mais uma vez a apetência para conquistar penáltis. Nesta altura é inquestionável no onze portista.

O Pior
É crise, não há como fugir

O Famalicão ainda chegou a dar alguma luta no primeiro tempo, mas voltou a ser demasiado curto. A equipa-sensação da última temporada está a anos-luz desse nível e a rondar os lugares de descida. São necessárias melhorias urgentes, seja com os reforços que já chegaram ou com os que ainda possam chegar.

Forma
FC Famalicão
2020/2021
15J
3V
5E
7D
18-26G
FC Porto
2020/2021
23J
18V
2E
3D
53-21G
Sabia que...by playmaker stats
FC Porto tem 35 golos marcados: após 13 jogos, este é o melhor registo dos portistas na Liga desde 1984/85
Treinadores com + jogos pelo FC Porto:
321 Pedroto
254 Artur Jorge
188 Jesualdo Ferreira
188 SÉRGIO CONCEIÇÃO
156 Fernando Santos
Sérgio Conceição igualou Jesualdo Ferreira como 3.º treinador com mais jogos pelo FC Porto (188)
Famalicão tem, agora, isolado, a pior defesa da Liga, com 24 golos sofridos ? 16 deles em casa, onde sofreu em todos os jogos
Famalicão não ganha há 7 jogos
3.ª derrota consecutiva do Famalicão
FC Porto não perde há 15 jogos
FC Porto volta a vencer em Famalicão, depois de 2 derrotas no terreno dos famalicenses (em 2015/16 na Taça da Liga; e na época passada, no campeonato)
9.ª vitória consecutiva do FC Porto (todas as competições): ultrapassa o melhor registo da época passada
7.ª vitória consecutiva do FC Porto na Liga: igualado o melhor registo da época passada

Fotografias(30)

Liga NOS: FC Famalicão x FC Porto
Liga NOS: FC Famalicão x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC FAMALICÃO
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
VI
PeevesThePolter geist
2021-01-10 23h01m por Vilanova1
se é o clube da tua terra, era por ele que devias puxar. e porque é que ainda não podemos chegar à europa? Faltam 20 jogos!
💪 𝐌Ү 08;𝐈 19826; 𝟑 𝐏Ү 22;𝐍 19827;𝐎 𝐒 🐉
2021-01-09 17h25m por PeevesThePoltergeist
Entramos em campo sabendo que os 3 adversários que lutam pelo mesmo objetivo que o FC Porto tinham todos vencido e o FC Porto sem acusar qualquer pressão venceu com goleada na casa de uma equipa que tirou pontos ao primeiro classificado!

Quanto ao clube da minha terra, o Famalicão, esta época está a ser um fracasso, já que não podem ir à Europa, evitem ao menos a despromoção. O treinador João pedro Sousa é um excelente treinador, mas existem jogadores que não convencem e que...ler comentário completo »
AP
Não lhes dêem conversa
2021-01-09 17h16m por apsd93
Estes gajos nem sequer devem ver os jogos da própria equipa. Lá pq o vlachodimos pode andar por aí a atropelar jogadores como no Portimonense não quer dizer que todos possam. Aliás o próprio ZZ diz por igualdade de critério até ficou por assinalar mais um (pelo menos pq aquele lance do corona também é bastante discutível e por igualdade de critério mais uma vez também seria penalidade).
Por isso deixem falar daqui a uma semana a situação reverte e aí já é tudo normal
HA
Jogo
2021-01-09 16h24m por Halibut
Além de Pepê que se fala, um lateral esquerdo fazia sentido entrar. . . Zaidu se lesiona-se estamos lixados, só temos Sarr e Manafa, ambos adaptados. . . Já que Oleg fugiu, podíamos tentar o Matheus Reis ao Rio Ave, está a 6 meses de terminar contrato e podia ser o tal concorrente ao Zaidu. . . Podíamos até emprestar o Baro ao Rio Ave para ir ganhando estaleca, ainda o vejo muito verdinho.
HA
Jogo
2021-01-09 16h17m por Halibut
Mais uma vez Marega a titular e não joga nada, Diaz é superior e fica no banco. . . Devíamos começar a rotinar a equipa para jogar em 4-3-3 com um ponta de lança fixo, Marega não vai renovar e temos que pensar no presente/futuro. . . Se vier o Pepê sai Nakajima e possivelmente Anderson. . . Ficamos com 4 extremos. . . Diaz, Corona, João Mário e Pepê. . .

A contratação de Pepê poderá significar também que na próxima época algum destes dois extremos vai sair, Diaz ou Corona.
Porto
2021-01-09 15h09m por Redfoo_16
Mais um jogo bom e consistente, deu até para gerir o esforço de alguns jogadores o que é bom e necessário. Corona já subiu mais o rendimento mas descansar um jogo só lhe fazia bem. Uribe a provar mais uma vez o grande jogador que é. Zaidu precisa de banco de forma evidente, já há uns jogos que está bastante abaixo e é normal. Terça podia e devia descansar. Ele devia ter um substituto. Nanu jogou bem mas os cruzamentos. . . muito maus. Falar do João Mário que eu nem sou grande fã (pouco...ler comentário completo »
SO
Lógica dos iluminados
2021-01-09 14h23m por SomosPorto1989
O Vlachodimos deve ser portista desde pequenino por sair da área e derrubar o Taremi ou o Defendi deve ser sportinguista, devemos ser o clube que tem mais ex-jogadores a marcarem golos contra nós e mesmo assim vêem falar bem sei que têm saudades dos tempos dos Migueis Rosas e Deyersons mas temos pena. Agora o Porto não pode ter penaltis porque já teve "muitos" mas quando eram eles a ter penaltis jogo sim jogo sim pelo Jonas aí já não falavam assim os penaltis eram bons e engraçado como agora o...ler comentário completo »
FCPorto
2021-01-09 14h11m por PORTO__INVICTUS
Seguimos!! :) tal como eu "previ", a partir do mês de Janeiro íamos ter um andamento e rendimento muito superior, e sem comparaçao em Portugal. .
Concordo com o wantorp
2021-01-09 14h01m por elenor
Este ano é penaltis atrás de penaltis. Só sabem reclamar e fazer barulho e quando alguem partilha a sua opinião ficam chateados. São quantos penaltis 10, 15, 20. Chegasse ao fim e metade eram penaltis fraquinhos que há 2/3 lances todos os jogos. Os chamados penaltis à Marega.
Mas sim wantorp deixa os ficar com os seus ovos da Páscoa. senão ainda te riscam a casa. Fanáticos
franscisquinho3 42
2021-01-09 13h53m por CreedEinsteinBratton
3. 3 épocas com mais de 30g. Como comentei em baixo, é só ir à ficha dele aqui no zerozero.
Martinez
2021-01-09 13h48m por tenshi
Não entendo as criticas sobre o jogador!!!
Virgens Ofendidas
2021-01-09 13h43m por wantorp
Não meus amigos, não sou dos de Lisboa. Sou de um clube pequeno que luta para não descer e com muito orgulho. É o clube da minha cidade.
Também não disse que o lance de ontem não era penalty.
Disse e digo de boca cheia que ao FCP ninguem perdoa, marca-se logo penaltis. Seja ou não seja é logo assinalado. É de longe a equipa com mais penaltis assinalados. Basta olhar para estatistica.
Os outros tem penaltis a favor e nunca se marca . Ontem num dos 3 jogos que vi, ...ler comentário completo »
Zlobin
2021-01-09 13h24m por moreno07
Para quem fala do vaná so digo 2 coisas (principalmente adeptos do benfas) : helton leite e zlobin, inbestigue-se

Depois falam da escorradela dele no 3º golo, então porque o luis diaz no 4º golo nos festejos escorregou no mesmo local?
Taremi
2021-01-09 13h23m por CreedEinsteinBratton
Muito bom jogador. Não dará dinheiro mas traz rendimento desportivo.

Melhor PL em Portugal na minha opinião. É entre ele e Paulinho mas prefiro Taremi.
franscisquinho3 42
2021-01-09 13h21m por CreedEinsteinBratton
O Jonas, sempre que foi titular ao longo de toda a época, marcou sempre mais de 30g no SL Benfica. Basta entrar na ficha dele aqui no zerozero. Só ficou abaixo na época onde Guedes foi o titular na primeira metade da época e na época de Félix.
Vaná
2021-01-09 13h10m por pedrinho_dgl
Foi o elemento extra que a equipa do Porto precisava hoje. Afinal a sua contratação deu frutos, ainda que tardios
CO
Fraco Famalicão
2021-01-09 12h26m por costinhazz
Famalicão fraquinho.
PE
AcaroInformatic o
2021-01-09 11h38m por PeterSundays
Ui, agora já é talento um jogador saber atirar-se para o chão? lol

De relembrar que o "Piscinas" marcava mais de 30 golos por época, mas na altura como era jogador do Benfica a única coisa de jeito que tinha era o jogar-se para o chão.

Atenção, não está em causa o talento de Taremi. É bom ver que finalmente começa a ter mais minutos com regularidade, pois é um bom avançado. Só acho cómico o comentário.

Acrescentar que o jogador de 20 e muitos ...ler comentário completo »
Kempes
2021-01-09 11h11m por Ultras-__FCP
Marcano? Caramba, mal seria, ele já voltou super lento, longe de ser o jogador de 17/18, então agora depois desta lesão, pior estará. A nível de centrais estamos super bem servidos, Pepe, Mbemba, Leite e Sarr, portanto espero nunca mais ver o espanhol com a nossa camisola.
JS
Isto mais parece uma crónica criminal
2021-01-09 11h04m por jsilva77
Do que propriamente uma análise a um jogo de futebol em que é possível fazer uma análise técnica e tática de jogadores, treinadores e do jogo em si . . . Estás pessoas que vêm aqui lançar postas de pescada sobre a idoneidade e árbitros e jogadores, deveriam dirigir-se, ou até ser intimadas, a ir à polícia para apresentarem as suas provas irrefutáveis sobre os factos, se não as tivessem, deviam pagar a essas pessoas balurdios por difamação . . . Deviam fazer exatamente a mesma coisa nos s...ler comentário completo »
Taremi. . .
2021-01-09 10h39m por AcaroInformatico
Não é jogador top mundial, mas comparar um jogador deste pelo preço que foi. . . é negócio top mundial.

A grande penalidade não deixa duvida. . . mas por vezes é necessário o jogador saber sacar a grande penalidade. Por isso é que há jogadores que são apelidados de piscinas. . . mas o que importa são as que entram.

O SLB descartou este para ir buscar um por 20 e muitos milhões. . . rendimento de 1/5 e com custos a quintuplicar.


Penal...ler comentário completo »
Uma certa coerência. . .
2021-01-09 09h18m por jorgesilva404
Nestes 2 últimos jogos do porto. . . penaltis feitos por 2 jogadores ex-porto.
O central do moreirense e este gr do Famalicão, que junta mais um lance no terceiro golo em que escorrega e cai. . . enfim
Como dizia certo director de comunicação. . investigue-se.
Mas podem ser coincidências!
Mais penaltis do que pontos
2021-01-09 08h19m por wantorp
Vitória justa sem margem para dúvidas. Mas a continuar assim o porto vai ter mais pênaltis no fim do campeonato do que pontos. E não venham com histórias nos outros jogos também há casos mas nunca marcam. No jogos do porto basta pedir. Ontem foi um exemplo disso. Quem ladra controla tudo.
Nacional
2021-01-09 01h45m por Chupak
Já o jogo do Sporting foi sujinho, sujinho! Aquela lama na cara do redes do Nacional, aquela chuva, aquelas camisolas brancas todas sujas do Sporting, não se faz! Coitado do Paulinho, vai ter de pôr muito Skip amanhã na lavandaria Funchalense!!
Feito!
2021-01-09 01h35m por Chupak
Porto fez o que devia, simples. Limpinho, limpinho!
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Oficial
Após duas temporadas na turma algarvia
Depois de duas temporadas pelo Farense, Gonçalo Silva anunciou, esta quinta-feira, o adeus ao clube. Através das redes sociais, o experiente central mostrou-se agradecido pelo apoio que ...
13-06-2024 23:00E1