Espanha elimina França e está na final do Euro!

A coragem que atrai recordes

Não é graças ao fator casa de 1964, nem ao brilhante tiki-taka de 2008 e 2012, mas é, ainda assim, com muito mérito que a Espanha se assume como o primeiro finalista do Euro 2024 e dá força à sua candidatura a um quarto título! Será um máximo na competição, caso se confirme, mas esta seleção tem um talento muito próprio para chegar aos recordes...

Perante a França, tão habituada a conseguir resultados positivos a partir de exibições negativas, a roja voltou a apoiar-se na verticalidade e no futebol ofensivo e venceu por 2-1, após reviravolta. Lamine Yamal, o mais jovem a marcar na história da competição e Dani Olmo, o primeiro jogador a faturar em três jogos consecutivos a eliminar, voltaram a ser heróis, como já tinham sido na ronda anterior.

Primeiro caiu a máscara

Nos seus primeiros cinco jogos no Campeonato da Europa, a seleção francesa não conseguiu ir além de um mísero total três golos. Dois autogolos e uma grande penalidade, em nome da especificidade. É esse o registo de uma equipa que chegou às meias, eliminando Portugal, mas que não vai mais longe que isso.

Mesmo sendo o único jogador com um golo registado em seu nome, Kylian Mbappé era, ainda assim, um dos motivos por detrás da seca coletiva. A forma do capitão oscilou desde a chegada à Alemanha e houve mais alarido em torno da escolha da máscara de proteção do que propriamente em torno das suas exibições. Não era o ideal, num verão em que se prepara para conquistar uma nova cidade...

Arranque perfeito foi... apenas isso @Getty /
Mas quando Mbappé entrou no relvado da Allianz Arena, esta terça-feira, algo de diferente o acompanhou. Talvez aquilo a que nas redes sociais se referem como «aura». O que não o acompanhou foi a tal máscara, que caiu antes dos les bleus marcarem: o homem mais perigoso em campo no arranque do jogo dançou sobre Navas - talvez não se arriscasse a largar a proteção se o rival fosse Carvajal... - e fez o cruzamento perfeito para Kolo Muani assinalar o 1-0.

Parecia ser a noite de Mbappé, mas o domínio do gaulês não durou mais do que 20 minutos. O rendimento do 10 foi ultrapassado pelo de vários companheiros, num jogo em que a Espanha conseguiu reentrar e virar do avesso...

Depois caiu a França

Torna-se repetitiva a conversa sobre Lamine Yamal especialmente por ser constantemente pautada por referências à idade. É assim desde que se estreou pelo Barcelona, e assim continuará a ser enquanto o miúdo se assume aos olhos de todos como um dos melhores extremos do planeta.

Completará 17 anos um dia antes da final @Getty /
Há pouco mais de um ano, Yamal estava a marcar aos franceses na meia-final do Euro de Sub-17. Hoje, o rapaz de 16 anos que já levava três assistências no Euro dos crescidos, tornou-se no mais jovem de sempre a marcar nesta competição. Para que não sejam apenas dados objetivos a explicar este momento histórico, trazemos uma análise mais subjetiva: foi um belíssimo golo, seguramente dos melhores neste Europeu.

Maignan não podia ter feito absolutamente nada para impedir o empate e talvez ainda menos no tento da reviravolta, que chegou apenas dois minutos depois. Com confiança em crescendo, assim como o resto da sua equipa, Dani Olmo adversários do caminho e rematou para o seu terceiro golo na prova, beneficiando de um desvio de Koundé. O ataque da roja estava intratável, mesmo perante uma organização defensiva que carregou os franceses até esta fase!

A discussão manteve-se viva até ao fim, até porque Deschamps mexeu com a fórmula e viu Barcola e Griezmann agitar o jogo, mas nada abalou a equipa comandada por Luis De La Fuente, que guardou a vantagem até ao fim e festejou um lugar na final. É, ao que tudo indica, o grande favorito à conquista do troféu!

bwin
U Terça, 09 Julho 2024 - 20:00
Allianz Arena
Slavko Vinčić
2-1
Lamine Yamal 21'
Dani Olmo 25'
Randal Kolo Muani 8'
Allianz Arena
Lotação75 000
Medidas105x68
Inauguração2005
FaseMeias-Finais
A Chave

Minuto 25: depois de um corte incompleto da defesa francesa, Dani Olmo faz uma receção imaculada, tira adversários do caminho como se estivesse a ver o jogo em câmara lenta, e atira para o golo da vitória. 

O Árbitro

Nada a assinalar na exibição de Slavko Vincic.

O Melhor
O melhor ataque já é finalista

Não era o primeiro nome na lista de favoritos de ninguém antes do Euro 2024 começar, mas eis que a Espanha foi conquistando esse estatuto, jogo após jogo, e agora chega à final da competição como uma equipa muito mais respeitada. Sem o talento de outrora, a roja apoiou-se nas características de alguns dos seus elementos para construir uma máquina que entretém com golos e ganha jogos.

O Pior
Será que foi da máscara?

Kylian Mbappé é (discutivelmente, claro) o melhor jogador do planeta e já o provou no panorama internacional, em Campeonatos do Mundo, mas voltou a ter uma prestação tímida no Euro. Não foi dos piores da França, mas o novo atacante do Real Madrid foi inconsistente no seu rendimento e sai agora de prova, depois de parecer ter tido o jogo na mão. A fratura no nariz foi um azar e certamente limitativo, mas não explica tudo...

Forma
Espanha
2024/2025
França
2024/2025
Sabia que...by playmaker stats
Vitórias com reviravolta numa meia-final do Euro:
1960 Jugoslávia vs FRA
1976 Alemanha vs YUG
1984 França vs POR
1988 Países Baixos vs GER
2000 França vs POR
2008 Alemanha vs TUR
2020 Inglaterra vs DEN
2024 Espanha vs FRA
Igualado o melhor ataque da história da Espanha em Campeonatos da Europa:
13 golos Euro 2024, em 6 jogos (falta jogar a final)
13 golos Euro 2020, em 6 jogos
A Espanha de Luis de la Fuente é a primeira seleção a conquistar 6+ vitórias em Campeonatos da Europa.
A França perdeu pela 2.ª vez um jogo do Europeu depois de abrir o marcador:
2024 D 2-1 Espanha, meia-final
2000 D 3-2 Países Baixos, fase de grupos
Espanha volta a uma final do Europeu 12 anos depois.

Os espanhóis vão disputar a 5.ª final da sua história, nas 4 anteriores só perderam uma: 1984 França
Dani Olmo faz história e torna-se no primeiro jogador espanhol a marcar em 3 jogos consecutivos num Campeonato da Europa:
Geórgia, oitavos-de-final
Alemanha, quartos-de-final
França, meia-final
Sondagem

RESULTADO SONDAGEM

ESPANHA
EMPATE
FRANÇA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
4-4-2
2024-07-10 15h43m por Lezama
Não percebo como há gente a dizer que é uma tática ultrapassada.

Esta Espanha que no papel joga em 4-3-3 ou 4-2-3-1, a defender tanto na pressão como no bloco baixo aposta claramente num 4-4-2.

E resulta.
Espanha
2024-07-10 11h13m por Echelon77
Merecidíssima vitória e passagem à final. Sem dúvida que seriam os vencedores justos deste Euro.
Blueonblue
2024-07-10 10h49m por zlatan_21
A bola entraria na baliza, portanto, é correto atribuir o golo ao Dani Olmo.
Não se compreende
2024-07-10 10h12m por Blueonblue
como para certas equipas são autogolos, já o 2º golo da Espanha é atribuído ao Olmo quando é claramente um autogolo do Koundé. Daqueles de só encostar após centro!

Para mim é autogolo.
Y VIVA ESPAÑA!. . .
2024-07-10 10h03m por Toupeiral
. . . que equipazo!. . .

Futebol alegre, rápido, leve, rasgos individuais ao serviço do colectivo, entre-ajuda omnipresente, responsabilidades assumidas ser reservas, anti-vedetismo, classe. . .

Um regalo de futebol.

A ilação que tiro. . .
2024-07-10 10h02m por AmoFutebolAmoSLB
Que existem as vedetas e depois há os que jogam futebol.

As vedetas passeiam-se, pavoneiam-se e levam a cs à loucura. Há quem garante, somente pela paixão aos seus ofuscantes brilhos, que são os melhores do mundo e arredores, mesmo não o sendo na Europa, por manifesta falta de sorte.

Às vedetas nem é exigido jogar, pois já ganharam antecipadamente todos os jogos, garantindo assim a sua eterna convocatória. Se necessário for, ficam a descansar, pois a qu...ler comentário completo »
Tink
2024-07-10 09h17m por PEDRO23CUC23
Estás enganado, nem o Ronaldo foi a seleção A no ano de estreia nem o Nuno Mendes o foi também , o Ronaldo foi chamado à seleção A , após se transferir para Manchester e o Nuno Mendes foi chamado no ano segunite à sua estreia na equipa A. Agora existem jogadores a quem isso aconteceu A. Silva, J. Neves, B. Varela, Gedson, Ruben Dias, Félix, Gonçalo Guedes, Helder Costa, Nelson Semedo, Ruben Neves, Vitinha e quase todos na era Fernando Santos
Espanha
2024-07-10 03h22m por moumu
Foram melhores e prontos a França não os conseguiu suster embora tenha tentado dar a volra na 2ª parte, pena que Mbpappé tenha estado limitado este torneio, mas prontos acho que a Espanha leva o caneco salvo supresa de maior.
España por favor!
2024-07-10 01h02m por BlackCat
Ou eu ando muito pouco exigente ou há aqui pessoal que acha que futebol é ópera.
Na minha opinião, assistimos a um bom jogo, com uma 1ª parte excelente, muito excitante, e uma 2ª menos viva, mas que não deixou de ser competitiva.
A França até entrou melhor, beneficiando do facto de Mbappé (sem máscara) se sentir mais solto e foi de um centro seu, com "conta, peso e medida", bem correspondido no cabeceamento do Kolo Muani, que nasceu o 1º golo francês, no 8º minuto, mo...ler comentário completo »
TI
Os comentadeiros de sempre
2024-07-10 01h02m por tink
E pronto lá voltam eles, que em Espanha há coragem de pôr a titular um jogador que é titular no BARCELONA!!! Em Portugal, o Renato Sanches, o Gedson (que entretanto desapareceu), o Félix, o Nuno Mendes, o CRISTIANO RONALDO e mais uns quantos chegaram todos à seleção durante o ano de estreia nos grandes de Portugal e foram logo titulares na seleção num curto espaço de tempo. Se o Rodrigo Mora, que é da idade do Yamal, aparecer a bom nível no FCP alguém acha que não vai ser convocado? E s...ler comentário completo »
Está feita justiça
2024-07-09 23h58m por DietmarVonKrieg
Uma seleção que nem o suficiente fez para passar os oitavos ter chegado às meias foi ridículo. Futebol mais fraquinho e pior jogado só pela Inglaterra, outra que também chega às meias sem saber ler nem escrever. Felizmente, uma das equipas borradas já foi de vela. Que ridículo que é chegar às meias só tendo marcado um golo em jogo jogado (claramente excluindo penáltis). Mostra bem o quão fraquinha e aborrecida a França foi.
PH
A ilação que tiro
2024-07-09 23h56m por phoenixfc
Se por acaso tivéssemos um "Yamal" português a ponta de lança nunca teria jogado na Selecção neste Euro. Parabéns à Espanha por apostar nos jovens sem medos, merecem ser campeões.
Muito bem a Espanha
2024-07-09 23h37m por filipeOliveiraCosta
Aguarda pela final, a Holanda ganha. Gosto do futebol Holandês, jogam sempre para marcar mais golos que o adversário, mentalidade diferente.

Quero festejar a vitória da Holanda. Inglaterra é um pormenor.
2024-07-09 23h12m por El_matad0r
Mais que merecido e esperado já tinha dito que esta seleção espanhola não é apenas o famoso tiki taka, são muito completos com e sem bola disparada a melhor seleção neste europeu e vai acabar por ganhar… Yamal… pfff qe ridículo este adolescente é surreal porque não são só lampejos de 1 pra 1 é a maturidade a capacidade de decisão e decidir quase sempre bem com 16 anos muitas variáveis claro mas qual o limite pra este menino se tudo correr dentro da normalidade??
O Barcelona tem obrigator...ler comentário completo »
Obrigado Messi
2024-07-09 23h04m por Homo_libero3003
Por dar banho ao Lamine Yamal. . . LoL
Agora a sério
2024-07-09 23h01m por TomPen
Vibrei com este jogo. Esta seleção sabe o que faz.

A França entrou bem e atacou o claro elo fraco da Espanha e conseguiu um golo muito cedo graças a isso. Aí notou-se alguma ansiedade na seleção espanhola, expôs-se demasiado e ainda sofreu um par de ataques que podiam ser perigosos, mas Yamal marcou um GANDA GOLO e arrumou aí com as inspirações francesas. Um bocado de pressing e 4 minutos depois a bola estava lá dentro outra vez. Se este jogadores malharem numa tarefa, ele...ler comentário completo »
Quanto o jogo em si.
2024-07-09 22h49m por marcosteixeira860
Foi jogo pouco aquém de ambas equipas, tirando os golos (golo Yamal ficará na história) a Espanha foi igual a si mesmo, fez os golos e depois nada, fizeram a sua estratégia do Tiki taka do Costume que nunca fui grande apreciador Este estilo de jogo, a França nulidade, não arriscaram nada, Mbappé não apareceu no jogo enfim, Parabéns a Espanha e vão ganhar no domingo, apesar não gostaria mas vão ganhar contra Inglaterra ou Países baixos, ainda assim duvido que essa Espanha faça o mesmo f...ler comentário completo »
Jogo
2024-07-09 22h33m por redlegion
Existem seleções que não jogam nada e vão passando pelos pingos da chuva, mas depois até fazem um bom jogo e acabam arrumadas.
A França atacou muitas vezes sem critério, com cruzamentos sem nexo, Dembelé muito mal e que devia ter saído mais cedo. Ainda há aquele lance do Mbappé perto do fim em que podia ter feito o 2-2 e manda um cacete para fora. . . Nota-se também que falta um bom ponta de lança a esta equipa.

PS: Em relação ao "brilhantismo" de 2012, se tivesse ha...ler comentário completo »
AN
Pergunta. . .
2024-07-09 22h31m por angryagain
Se Yamal fosse português e estivesse convocado para o Euro, com 16 anos, teria alguma hipótese de jogar e mais que isso, ser titular indiscutível na nossa seleção?
Com os estatutos vigentes e o sr. Robert Martinez?

Julgo, leia-se tenho a certeza absoluta, que NÃO!

Depois vê-se, uns ganham, outros. . .
Golo de Dani Olmo?
2024-07-09 22h25m por marcosteixeira860
Para mim foi auto golo e mais um desse euro, é segundo euro com mais auto golos.
JS
Pessoalmente gosto muito desta Espanha
2024-07-09 22h24m por jsilva77
Vai contra muitos dos entendidos que por aqui andam mas, acho que formam uma verdadeira equipa . . . Joga o que quer jogar e deixa jogar também o que lhe convém, tudo certo . . . Depois tem uma facilidade de colocar a bola na frente, de variar a velocidade do jogo, de controlar a bola o jogo e o adversário. Hoje, claramente, a Espanha não quis mais do jogo a partir do segundo golo, acho essa a maior brecha desta equipa, tinha tempo para matar o jogo e preferiu controlar e acabar a sof...ler comentário completo »
EL
Euro
2024-07-09 22h16m por El_tigre44
Fico com a sensaçao de que a cada 4 anos temos um vencedor mais fraco e com nomes de menor destaque. Tirando a surpreendente grecia passamos de zidane, henry, iniesta, xavi, cristiano ronaldo para este tipo de jogadores no maximo bons de bola. É de fato uma decadencia clara da qualidades dos protagonistas do jogo.
Parabéns à França
2024-07-09 22h15m por TomPen
Por marcar o seu primeiro golo proper do torneio.

Realmente uma proeza só ao alcance de seres divinos. O elevado grau de dificuldade da tarefa preocupava as famílias e galvanizava os adeptos destes jogadores, nay, destes HOMENS cujos ombros carregavam tamanha responsabilidade. Mais que Mundial, uma responsabilidade Divina.

Mas contra tudo e contra todos, quando já quase ninguém tinha fé, eis que eles se superaram em vários graus de magnitude, numa performa...ler comentário completo »
Espanha
2024-07-09 22h15m por petitor
Grande equipe, espero que possam ganhar o campeonato da Europa, o meu campo é muito bom com Olmo, Rodri e Fabian Ruiz que está a jogar muito

Os extremos são craques, falta um PL com mais qualidade que Morata, apesar de este trabalhar imenso para a equipe
Espanha x França
2024-07-09 22h06m por CupGameMerchant
Achei um jogo da treta
Teve os golos e nada antes e nada depois. A segunda parte não teve absolutamente NADA. Sim, fez parte da estratégia de Espanha que teve muita mais sobriedade do que esperava - mas de um ponto de vista neutro não foi um jogo agradável de se ver. Prometeu muito com 3 golos antes dos 25 e depois? Nada

OUTRAS NOTÍCIAS

Palavras à Sorte
Destaque
Rubrica Palavras à Sorte (O Euro visto no ZZ)
Inglaterra joga futebol atrativo? Nem por sombras. Tem qualidade individual suficiente para jogar muito melhor? Óbvio. Mas a verdade é que vai disputar apenas a segunda final de um Euro ...