Conheça o novo treinador do FC Porto

      A caminhada de Vítor Bruno: «É das pessoas mais fiáveis que conheço»

      Foi um autêntico furacão que atingiu o futebol português, mas eis que, uma semana depois das primeiras revelações (e acusações), a poeira assentou. O novo treinador do FC Porto é, oficialmente, Vítor Bruno.

      Saiu da sombra de Sérgio Conceição, que acompanhou como adjunto ao longo das últimas 13 temporadas, e aceitou o seu primeiro cargo de técnico principal. Uma aposta de AVB, que procura aliar a redução de custos salariais à sensação de continuidade, mas que deixa alguns adeptos apreensivos...

      Afinal, quem é o novo capitão do barco azul e branco? O zerozero procurou encontrar a resposta a esta pergunta, com a ajuda de algumas faces do passado de Vítor Bruno.

      Portistas «podem estar descansados»

      «Do que conheço dele, sei que é altamente rigoroso e conhecedor do jogo. É daqueles que literalmente nasceu no futebol. Alguém que domina a metodologia do treino. Não tenho dúvida que fará tudo para implementar as suas ideias», começou por dizer Vítor Gouveia.

      Foram colegas na formação da Académica quando eram crianças e (bem) mais tarde voltaram a ser colegas quando tiravam o curso de treinador. Hoje, Gouveia usa essa formação profissionalmente no Gil Vicente, onde é adjunto do irmão Tozé Marreco.

      O novo treinador do FC Porto @FC Porto
      Pelo contexto em que formaram amizade, não surpreende que a visão seja, acima de tudo, técnica. As palavras são tranquilizadoras para os adeptos do FC Porto: «Conseguirá ser um treinador com um sentido muito prático das coisas. Ou seja, chegar, analisar o contexto e rapidamente adaptar-se para tirar o melhor rendimento da equipa.»

      «Nisto acho que os sócios e simpatizantes do clube podem estar descansados, que vão ter um treinador com esse perfil. Depois juntando a isso a qualidade tática e a necessidade de querer sempre mais, é um perfil irrepreensível. Creio que é a pessoa certa neste momento», atirou o antigo companheiro.

      Filho de peixe sabe nadar

      Quando Vítor Gouveia diz que Vítor Bruno «literalmente nasceu no futebol», refere-se, pois claro, a Vítor Manuel. O pai do novo técnico dos dragões foi um profissional do futebol que atingiu mais de 500 jogos de Primeira Liga como treinador. Um incontornável exemplo para o seu filho... e não só.

      Uma das pessoas que retirou inspiração dessa figura foi José Viterbo, que, curiosamente, seria o primeiro treinador do filho de Vítor Manuel! À conversa com o zerozero, recordou esse mais pequeno Vítor Bruno:

      Viterbo no Estádio do Dragão, ao leme da Académica @Catarina Morais
      «Eu conheço-o desde criança, tinha ele sete anos. Foi meu atleta durante cerca de uma década. Comigo jogou como lateral, defesa, trinco e até extremo. Sabia jogar em qualquer uma dessas posições de forma excelente, tinha essa capacidade de adaptação.»

      «Depois estudava e acrescentava o seu conhecimento em campo, afirmava-se de forma natural. O Vítor Bruno é um produto da sua naturalidade, sabe que mais tarde ou mais cedo as coisas vão acontecer. Hoje ele é essencialmente um homem muito inteligente, perspicaz, ambicioso e competente nas várias áreas do treino.

      Vítor Bruno (primeiro à esquerda, em baixo) e ao seu lado Vítor Gouveia, numa equipa que tinha também Zé Castro. José Viterbo, do lado direito, era o treinador desta equipa da Académica.


      Por conhecer bem o homem desde que este era apenas um menino, José Viterbo não tem dúvidas acerca do sucesso que lhe espera nesta nova aventura.

      «É uma pessoa com quem o FC Porto poderá contar durante vários anos, se tiver uma equipa competitiva e com qualidade. Acho que é a escolha correta atendendo à saída do Sérgio e só quem não o conhece poderá desconfiar de qualquer coisa. É das pessoas mais fiáveis que conheço.»

      Para Viterbo, que aos 62 anos ainda está ligado à Académica após ter também ele chegado à Primeira Liga, a «cereja no topo do bolo» é Nuno Piloto, que até foi treinado por Conceição e Vítor Bruno no Olhanense e na Académica, ser adjunto: «Eles eram almas-gémeas. Tinham uma relação extraordinária desde a equipa de juniores, uma amizade indestrutível.»

      «Há muitas pessoas a fazer julgamentos precipitados»

      Vítor Bruno chega agora ao momento de maior pressão da sua carreira. Não só por ser o primeiro cargo de treinador principal, ou pela dimensão do clube, mas pelo clima de conflito que acompanhou os primeiros relatos de que seria ele o escolhido. 

      Sairá da sombra de Conceição @Peter Spark / Kapta+
      Esse elefante na sala foi abordado na hora da apresentação, com a garantia de que poderia ser encarado apenas como uma «formiga». Vítor Gouveia fala num «comunicador por excelência que quererá deixar isto para trás», já Viterbo vê o tema como encerrado, antes de uma história que prevê brilhante:

      «Eu penso que estará completamente resolvido na cabeça dele. Há muitas pessoas a fazer julgamentos precipitados, mas ele precisa de tempo para trabalhar. É evidente que o Sérgio era o cabeça de cartaz e um excelente treinador, mas se não achasse que o Bruno pudesse acrescentar, então ele já não pertenceria aos quadros há muitos anos», explicou.

      «Prefiro falar do futuro do que do passado e acho que o Vítor Bruno vai ter um futuro brilhante. Não só no FC Porto, não ficará eternamente ligado ao clube. Vai ser um treinador de grande dimensão.»



      Portugal
      Vítor Bruno
      Nascimento/Idade1982-12-02(41 anos)
      PosiçãoMédio

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Blindsnake
      2024-06-08 13h03m por Seidecor
      Compreendo perfeitamente a situação é drástica , mas acredito que uma auditoria forense e a investigação da PJ metam quem lesou o Porto atrás das grades , é impossível que o Porto só tivesse 8mil euros , aguentaram até ao fim pra roubar o máximo possível , já aconteceu no Benfica também com vale e Azevedo
      Seidecor
      2024-06-08 12h44m por Blindsnake
      Sem stress. . . há que perceber que neste momento estamos meio traumatizados e com uma capa muito fina. . . LOL
      Blindsnake
      2024-06-08 10h40m por Seidecor
      Meti duas vezes e eram em notícias parecidas , mas pronto pessoal vamos levar isso numa boa não estou aqui para ofender ninguém , também sei hozar com o meu próprio clube e já o fiz antes
      Seidecor
      2024-06-08 10h35m por Blindsnake
      Brincar sim. . . até porque, infelizmente para nós portistas, esta foi uma realidade é que nos metemos por opção ao não agir mais cedo. O problema é que te repetes em várias noticias e aí perde-se a piada. . .
      Enfim
      2024-06-08 09h56m por Seidecor
      Já não se pode brincar um pouco com a situação
      Vic 54
      2024-06-08 09h18m por -Andrezinho-
      Este site está cada vez pior e os colaboradores ajudarem à festa. . . users como o cão raivoso, o zero zero deixa à solta, criando contas à sua vontade. . depois tens pessoal, que quando tem uma conta banida por ter opiniões diferentes, já não consegue comentar. Eu no meu trabalho, não consigo comentar com esta conta. . .
      Seidecor
      2024-06-08 08h56m por Vic-54
      Temos aqui um cão_raivoso_sublime sem palavrões ou meteram wifi na cadeia do Porto?
      Seidecor
      2024-06-08 08h30m por Martin90
      Já liquidou os salários de Maio. Espero que fiques mais sossegado já que perguntaste a mesma coisa em notícias diferentes. Um abraço
      Fc Porto
      2024-06-08 01h55m por Seidecor
      Já sabem se o Villas boas conseguiu pagar ao cortador de relvas e ao cozinheiro? Ouvi dizer que situação estava feia . Será que o prémio de assinatura do Vitor Bruno foi uma sandes de torresmos e um leite mimosa ?
      AS
      AVB e VB
      2024-06-08 00h28m por asa_scouting
      Tem tudo para dar certo, como o presidente disse, se for planeado tudo ao pormenor, será uma época excelente com a prata da casa, mercado cirurgicamente, o Porto, continua forte e a lutar pelos títulos.

      Gr: Cláudio Ramos; Diogo Fernandes; Gonçalo Ribeiro
      Ld: João Mário; Martim Fernandes;
      Le: Andrés Salazar (At. Nacional); Paolo Reyna (FBC Melgar)
      Dc: Cáceres (América); Otávio; Zé Pedro; David Carmo; António Ribeiro; Gabriel Brás;
      Mdf: Alan Vare...ler comentário completo »
      Tópicos Relacionados

      OUTRAS NOTÍCIAS

      É Viral
      Tem 41 anos, mas continua evidenciar ter a fama de goleador bem vincada. Óscar Cardozo voltou a marcar, ao serviço do Libertad, desta vez para a Copa Sudamericana, no jogo contra a ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      moumu 25-07-2024, 11:00
      Echelon77 25-07-2024, 10:57
      CupGameMerchant 25-07-2024, 10:56
      Echelon77 25-07-2024, 10:54
      Echelon77 25-07-2024, 10:52
      ZY
      zyxw_4321 25-07-2024, 10:50
      zlatan_21 25-07-2024, 10:49
      Echelon77 25-07-2024, 10:43
      Echelon77 25-07-2024, 10:34
      Echelon77 25-07-2024, 10:31
      Echelon77 25-07-2024, 10:25
      Echelon77 25-07-2024, 10:24
      ZZ
      zzcarlos 25-07-2024, 10:23
      moumu 25-07-2024, 09:56
      moumu 25-07-2024, 09:52
      moumu 25-07-2024, 09:50